Prefeitura de Ubatuba divulga locais de provas para concurso público
A Comissão Organizadora de Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Ubatuba divulgou nessa semana os locais para a realização das provas do concurso público para os cargos de Professor de Educação Básica I e II e o processo seletivo para Professor Adjunto de Ensino Básico I e II. As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro, domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Conheça os locais e horários das provas:
EM “Padre José de Anchieta”
Rua Amazonas, 595, Sumaré
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Educação Física – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
EM “Profª Olga Ribas de Andrade Gil”
Rua Conceição, 710, centro
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Português – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Matemática – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
História – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Educação Artística – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico II
Matemática - PAEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico II
Inglês- PAEB II
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica I
PEB I
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova
Obs: nesta Escola ficarão os candidatos inscritos para o cargo de PEB I, somente com inscrição a partir do n° 1539 (inclusive).
EE “Cap. Deolindo de Oliveira Santos”
Rua Conceição, 844, centro
Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico I – PAEB I
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova
Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica I
PEB I
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova
Obs: nesta Escola ficarão os candidatos inscritos para o cargo de PEB I, somente com inscrição até o n° 1538 (inclusive).
A Comissão Organizadora pede a atenção dos candidatos para verificar com antecedência o local das provas, comparecendo pelo menos 30 minutos antes da hora marcada. Deverão estar munidos de documento original de identificação, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Quem não apresentar o documento de identificação ou apresentar-se após o fechamento dos portões será automaticamente excluído do concurso. PMU
Apreensões de bicicletas começam nesta sexta-feira
O infrator poderá resgatar sua bicicleta mediante pagamento de taxa e documento que comprove a propriedade do veículo
A partir desta sexta-feira, 1º de dezembro, os ciclistas que cometerem infrações terão suas bicicletas apreendidas. A medida, adotada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, numa ação conjunta entre a Coordenadoria de Trânsito e a Guarda Municipal, visa a aplicação de procedimentos para regularizar a circulação de bicicletas nas vias públicas e próprios municipais.
Todos os ciclistas que cometerem infrações, como circular com bicicletas na contramão nas ruas e nas ciclofaixas, circular com bicicletas sobre calçadas e praças, estacionar as bicicletas em locais proibidos e atravessar o sinal vermelho do semáforo, entre outras, terão suas bicicletas apreendidas e encaminhadas para o pátio de bicicletas da Secretaria de Segurança Pública.
Disciplinando o trânsito
O infrator poderá resgatar a bicicleta mediante a apresentação de nota fiscal (ou outro documento que comprove a propriedade do veículo) e pagamento de R$ 5,00 de taxa de apreensão. Para reaver a bicicleta, o proprietário deve comparecer à Secretaria de Segurança Pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Se o infrator possuir menos de 18 anos, deve ir acompanhado de algum responsável. Neste sábado, 2, a Secretaria ficará aberta, já que, por ser o segundo dia em que a medida estará em vigor, estão previstas muitas apreensões.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique dos Santos, “esta medida vai ajudar muito a disciplinar o trânsito de bicicletas em Ubatuba. Temos recebido muitos elogios pelo início da aplicação das apreensões”, disse o secretário. O prefeito Eduardo Cesar também está satisfeito: “a apreensão é uma medida complementar ao Programa Cicloviário de Ubatuba, que é necessária para que as pessoas entendam que respeitar as normas de trânsito é algo importante e necessário para a segurança de todos”.
Programa Cicloviário
A medida que passará a vigorar nesta sexta-feira faz parte das diretrizes do Programa Cicloviário de Ubatuba, que está sendo desenvolvido pela prefeitura desde 2005. O projeto é composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pela Coordenadoria Municipal de Trânsito. O objetivo é disciplinar o trânsito de ciclistas no município, que tem hoje cerca de 70 mil bicicletas.
Duas das ruas por onde circulam a maior parte das bicicletas já receberam as ciclofaixas: as ruas Thomaz Galhardo e Conceição, no Centro. Desde que as ciclofaixas foram implantadas, em maio deste ano, houve significativa redução no número de acidentes envolvendo bicicletas nestas duas ruas e nenhum acidente grave foi registrado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a medida de apreensão das bicicletas visa também conscientizar o cidadão quanto à lei que deve ser respeitada. “Com esta atitude mais enérgica que será tomada em relação àqueles que insistem em burlar a lei, conseguiremos alcançar o objetivo de dar mais segurança aos nossos ciclistas, motoristas e pedestres”. PMU
Matrículas para o ensino fundamental ainda podem ser feitas na rede municipal
A Secretaria de Municipal de Educação de Ubatuba solicita aos pais que ainda não efetuaram matrículas de seus filhos para o ano letivo de 2007 na Rede Municipal de Ensino que procurem a unidade escolar mais próxima de sua residência.
Para matricular os alunos é necessária a apresentação dos seguintes documentos, com cópia (que ficará retida na escola): certidão de nascimento, carteira de vacinação, comprovante de residência e RG da mãe, pai ou responsável legal. PMU
Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência
Parabéns por estar lutando pela mudança mais radical de todos os tempos.
Romper as barreiras atitudicionais, transpor tempos de descaso, correr contra o tempo, sensibilizar-se com as dificuldades alheias, pensar que um simples degrau é um obstáculo às vezes intransponível para alguns e que nada representa para muitos.
Mudar o conceito, pois, ser diferente é ser normal .
Poder admitir que o mundo perfeito é integrar as pessoas com as mesmas possibilidades mesmo estando em desigualdades de condições.
Parabéns pela data 3 Dezembro - Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.
Que um dia esta data seja esquecida, pois só assim teremos derrubado a maior de todas as barreiras que é nossa atitude perante alguém simplesmente diferente...
Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
Yara Regina de Camargos - Presidente do CMPAPPD PMU
Unir realiza Semana da Pessoa Portadora de Deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em todo o mundo no dia 3 de dezembro
A Unidade de Reabilitação (Unir) de Ubatuba, órgão ligado à prefeitura pela Secretaria de Saúde, realizará, na próxima semana, uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, que é celebrado em todo o mundo no dia 3 de dezembro. O objetivo desse dia é estimular a integração plena das pessoas portadoras de deficiência à sociedade, aumentando a conscientização e minimizando o preconceito.
Neste ano, durante toda a semana, de 4 a 8, acontecerão atividades voltadas aos portadores de deficiência do município, como palestras, reuniões e passeios. Os participantes da semana poderão receber orientações sobre "pára-atletismo", sexualidade e saúde bucal. A semana termina com um passeio ao Sítio Santa Cruz, na região sul da cidade.
Segurança e autonomia
A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza explica que o Dia Internacional da Pessoa tem como objetivo gerar conscientização, compromissos e ações que promovam a atividade e o direito de ir e vir de todas as pessoas portadoras de deficiência.
Segundo ela, esse momento é importante para que seja assegurado o respeito e a dignidade do cidadão portador de deficiência. “Todos os anos a Unir realiza atividades de conscientização com a comunidade, como exposições, simpósios e palestras. Neste ano, a ênfase será o trabalho com os próprios deficientes, com o objetivo de dar a eles segurança e autonomia para praticar esportes, ter contato com a natureza e consciência do próprio corpo”, explica Sueli.
Equiparação de oportunidades
Sueli afirma que tradicionalmente, a deficiência tem sido vista como um problema e por isso, o indivíduo deficiente é que teria que se adaptar à sociedade. “O desafio da sociedade moderna é garantir a equiparação de oportunidades através do cumprimento dos direitos humanos e da formulação de políticas públicas que proporcionem à pessoa com deficiência uma participação plena e igualitária na comunidade".
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, a comemoração de datas como essa contribui para eliminar a violação dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. "É importante que o poder público e as entidades desenvolvam ações que envolvem diretamente a comunidade com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência pois elas ajudam a diminuir o distanciamento e incentivam a participação,” afirma o prefeito.
Acessibilidade urbana
As pessoas portadoras de deficiência, ainda hoje, sofrem com a discriminação e falta de estrutura nos lugares públicos para atendê-los. Esses fatores costumam obstruir a sua plena participação na sociedade, influenciando diretamente na qualidade de vida. Em Ubatuba, a prefeitura está buscando adaptar os logradouros públicos para permitir a acessibilidade de deficientes.
Segundo o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi, todas as novas obras têm essa preocupação e seguem os padrões exigidos pelas leis federais. Além disso, todos os novos comércios devem prever a acessibilidade para poder licenciar os estabelecimentos. "Para os comércios antigos, a prefeitura realizará uma campanha para iniciar, gradativamente, as adequações. Para os prédios da prefeitura, as adequações também estão previstas. A Secretaria de Educação já contratou uma equipe especializada, visando reformar e adequar os prédios das escolas. O próprio prédio do Paço Municipal também já tem uma planta para tornar os setores acessíveis aos portadores de deficiência". PMU
Rios do Centro ganham placa educativa
Os rios Acaraú, Grande e Tavares, que deságuam nas praias do Centro e do Itaguá, ganharam placas educativas. A iniciativa é do Projeto Cuidágua, que quer mostrar à população a importância da conservação dos rios e dos manguezais para a qualidade da vida aquática e terrestre.
As placas contêm mapas indicando todo o curso dos rios, de sua nascente até a foz, informações a respeito da área total de drenagem, e sugestões para conservá-los limpos. Foram instaladas em locais próximos à foz dos rios, e feitas em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras.
O Projeto Cuidágua é uma iniciativa da Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba (Assu), financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo (Fehidro), tem parceria com o Instituto Seiva Advogados pela Natureza e apoio da Prefeitura de Ubatuba. PMU
Hotel realiza jantar em prol da Apae de Ubatuba
Acontece no próximo dia 9 de dezembro, à partir das 20h30, nas dependências do Hotel Pousada Dellamares, um jantar dançante em prol da Apae de Ubatuba. Os convites dão direito a escolha entre dois pratos: Badejo à Belle Muniere ou Filé à Dom Carlos e vinho tinto ou branco. Os convites podem ser adquiridos no hotel, que fica na Av.Governador Abreu Sodré,1047 ou através do telefone 3832-6677, com Betta. PMU
Futebol de campo abre sexta edição dos Jogos Intersecretarias de Ubatuba
O torneio de futebol abre as disputas dos “6º JOIS”, neste domingo, 3, à partir das 12 horas no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Doze equipes se inscreveram para o torneio, que será disputado em duas etapas, em eliminatórias simples. As partidas terão duração de 50 minutos (dois tempos de 25). No dia 10 será disputada a etapa final, com os vencedores das partidas da primeira rodada.'
Confira as partidas de domingo, 3:
12h - Administração X Saúde I
13h – Obras I X Segurança
14h – Obras II X Esporte
15h – Educação II X Fundart
16h – Educação I X Câmara
17h – Regionais X Turismo PMU
Voltar
Total de visualizações de página
quinta-feira, novembro 30, 2006
quarta-feira, novembro 29, 2006
Notícias da Prefeitura
Impostos atrasados podem ser negociados em plantões na Prefeitura de Ubatuba
Plantões aos sábados oferecem mais uma oportunidade para quem está com tributos atrasado em Ubatuba; lei de incentivos fiscais oferece facilidades
Continuam os plantões aos sábados na Prefeitura de Ubatuba para negociação de impostos atrasados. Os plantões se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei, de concessão de incentivos fiscais, terá validade até o dia 22 de dezembro.
Na semana passada a Prefeitura lançou uma campanha publicitária que está sendo veiculada em emissora de televisão, rádios e divulgada também por meio de mala direta e cartazes. A campanha enfatiza os benefícios da lei que oferece incentivos para o contribuinte quitar suas dívidas, além de mostrar as belezas naturais da cidade e toda a sua infra-estrutura.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, a Prefeitura de Ubatuba vem procurando oferecer oportunidades e facilidades para quem está com os tributos atrasados. “O contribuinte estando em dia com seus impostos quem ganha é a cidade. O dinheiro arrecadado é revertido em obras e serviços de qualidade para os munícipes, veranistas e turistas”, declarou Cesar.
Estão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de Receita. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou 3834-1007
Os benefícios
Para ter direito ao benefício da lei o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancárias na segunda-feira. PMU
Prefeitura busca solução para moradores de rua
Ação conjunta procura solucionar o problema de um dos locais que mais recebe queixas da população
A Prefeitura de Ubatuba realizou nos dias 27 e 28 uma ação conjunta das Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social, Segurança, Obras e Guarda Municipal para solucionar a questão de moradores de rua em um dos locais que mais tem recebido queixas da população: a ponte sobre o Rio Tavares, que liga a Av. Rio Grande do Sul à Av. Pacaembu.
Durante a ação, um assistente social tomava as providências quanto ao encaminhamento dos andarilhos; a Guarda Municipal checava a documentação e encaminhava à Delegacia para verificação de antecedentes criminais e a Secretaria de Obras preparava o fechamento do vão, que servia de abrigo.
Oportunidade de reintegração
O chefe de migração da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Fernando Hidalgo, conta que todos estão passando por entrevistas e aqueles que têm problemas com álcool ou drogas poderão ser encaminhados a uma casa de recuperação. “Estamos dando uma chance para essas pessoas se reintegrarem à sociedade”, diz Hidalgo. Os moradores de rua que não quiserem auxílio serão encaminhados até suas cidades de origem pela equipe da Secretaria. “Vamos intensificar as ações, efetuando rondas nas madrugadas”, avisa Fernando.
O comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, diz que a retirada das pessoas do local era extremamente necessária: “muitos passavam o dia sob efeito de álcool ou drogas, oferecendo risco aos transeuntes e moradores das proximidades. Além disso, o local funcionava como esconderijo, como pudemos constatar. Agora as pessoas poderão transitar com mais segurança pela área”, avalia o comandante.
No total oito pessoas foram retiradas do local, sendo que três foram encaminhadas para averiguação: destas, uma se encontrava em liberdade condicional e outra, o pedreiro W.J.S., de 40 anos, ficou detido na cadeia pública, à disposição da Justiça, pois constavam contra ele, infrações aos artigos 129 (lesão corporal), 155 (furto simples), 180 (receptação) e 329 (resistência).
Prefeito acompanha retirada
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhou a retirada dos pertences dos moradores de rua e explicou pessoalmente a ação a alguns deles. “Estamos dispostos a reabilitar os que quiserem, mas temos que deixar claro que a segurança da população vem em primeiro lugar. Além disso, não podemos permitir que pessoas vivam nessas condições sub-humanas”, disse o prefeito.
Eduardo Cesar lembrou ainda que com a proximidade do verão, muitos andarilhos vêm para as cidades litorâneas.“Com esta ação a prefeitura mostra que não pretende abrir espaço para a chegada de novos andarilhos, principalmente agora, às vésperas da temporada de verão, quando existe a tendência de crescimento da vinda deles, não apenas em Ubatuba, mas em todo o Litoral Norte”, concluiu o prefeito.
Obra no local
A Secretaria de Obras inicia na manhã desta quarta-feira, 29, o fechamento das laterais sob a ponte que liga a Av. Rio Grande do Sul à Av. Pacaembu. Na tarde desta terça-feira, 28, foi feita a limpeza e capinação do local e na quarta, será erguida uma parede de pedra para evitar o retorno de andarilhos ao local. PMU
Santa Casa busca parcerias para equipar nova ala
A UTI de Ubatuba capacitará o hospital a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região
A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba está realizando uma campanha junto à iniciativa privada para arrecadar recursos para equipar a nova ala, no piso superior. Os interessados podem "adotar" um leito da Unidade Tratamento Intensivo (UTI), um quarto de enfermaria, ou fazer doações em dinheiro, por meio de conta bancária. As vantagens para empresários são incentivos fiscais em forma de abatimentos no Imposto de Renda, além da publicidade, dentro do conceito de responsabilidade social.
A estrutura física do prédio foi inaugurada no último dia 3 e compreende uma UTI, com capacidade para dez leitos; duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove enfermarias e capacidade para 18 leitos. A realização da obra foi possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal.
O secretário de Saúde, Dr. Marcos da Silveira, explica que a melhora na estrutura do hospital possibilita maiores investimentos da iniciativa privada e do próprio governo. “Quando temos um hospital bem estruturado, as empresas se sentem motivadas a colaborar. Nesse caso, recursos que costumam ir para outras cidades, ficam conosco. Atualmente, a Santa Casa não tem condições de fazer cirurgias eletivas, por exemplo. Num futuro próximo, com a ajuda da comunidade, nós teremos essas condições”.
Parcerias fortes
As Santas Casas em geral, originalmente, têm como característica serem mantidas pela comunidade, por serem entidades filantrópicas. Por essa razão, uma das formas encontradas pela Prefeitura de Ubatuba para ajudar a equipar as novas instalações são as parcerias com a iniciativa privada. Além do contato com os governos, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando o apoio de empresas e entidades para transformar a Santa Casa em uma referência na região.
O grupo Santander Banespa já firmou um termo de cooperação com a entidade, que prevê a doação de cinco leitos para a UTI, num total de R$ 500 mil. Na última semana, o ministro de Saúde, Agenor Álvares esteve em Ubatuba para visitar a nova ala e trouxe novas perspectivas de envio de recursos por parte do governo federal.
Para a diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura, o fato de o ministro ter vindo pessoalmente à cidade já significa uma atenção especial a Ubatuba. "Nós acreditamos que ele tenha vindo para conhecer a nossa realidade, com a intenção de colaborar".
O prefeito Eduardo Cesar explica que, desde antes de assumir a Prefeitura, sua principal preocupação era com a saúde e que desde o começo de sua administração este setor foi prioridade. “Com muito esforço e com parcerias fortes, nós já estamos conseguindo mudar a cara da saúde de Ubatuba, principalmente na Santa Casa. Logo que assumimos reformamos postos de saúde, visando descentralizar o atendimento. Num determinado momento, a situação na Santa Casa chegou a um ponto em que foi necessária a nossa intervenção. De lá para cá houve uma série de mudanças significativas, entre elas, a construção da nova ala”. Os interessados em fazer doações devem procurar o setor de captação de recursos da Santa Casa. PMU
Guarda Municipal apreende droga e socorre motorista
Agentes da Guarda Municipal de Ubatuba efetuavam rondas por volta das 19h do último dia 27, nas proximidades da quadra de Esportes da Silop, quando dois indivíduos correram ao avistar a viatura. Durante a fuga, o adolescente F.A.F.S., conhecido como Príncipe, de 17 anos, atirou um pacote de plástico ao chão, que foi devidamente recuperado pelos agentes, que se depararam com dez trouxinhas de maconha.
O outro adolescente, F.V.D, também de 17 anos, confirmou que havia procurado Príncipe, com a finalidade de comprar a droga apreendida. Ambos foram levados à Delegacia, onde ficaram à disposição da Vara da Infância e Juventude de Ubatuba.
Socorro a motorista
O agente Dias, da Guarda Municipal de Ubatuba, atendeu ao chamado de populares, por volta das 9 horas desta terça-feira, 28, e prestou os primeiros-socorros ao motorista F.A.E.Q., que sofreu ferimentos leves ao colidir seu veículo no guard-rail da ponte do Rio Grande (bairro da Ressaca), ao desviar de um grupo de cães que estava na pista da rodovia Governador Mário Covas. F.A.E.Q. foi socorrido posteriormente pela viatura de resgate da Polícia Rodoviária Federal, que o conduziu à Santa Casa para melhor atendimento. PMU
Manhã de lazer na praça Trópico de Capricórnio
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no sábado, 25, o Agito Recreativo, na praça Trópico de Capricórnio. Centenas de jovens e adultos aproveitaram a manhã ensolarada para praticar atividades como basquete, vôlei, skate, jogos de mesa e tabuleiro. Os menores tiveram a disposição uma brinquedoteca e também pintura facial e esculturas em bexigas.
Os participantes que contribuíram com um quilo de alimento não perecível, concorreram a diversos brindes, entre camisetas, jantares em restaurantes que apoiaram o evento, livros e até uma bicicleta. Os alimentos arrecadados foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Aduba realiza Festival de Prêmios de Natal
A Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) promove no próximo dia 17 de dezembro um Festival de Prêmios de Natal. “Esse evento não estava em nossos planos, porém, devido ao furto ocorrido em nossas dependências, ficamos obrigados a realizar mais um evento para continuarmos atendendo nossos associados”, conta André Luiz dos Santos, da comissão de eventos da ADUBA.
No mesmo dia acontecerá a formatura dos alunos dos cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), braile e informática. “Vamos aproveitar e mostrar ao público o trabalho que estamos desenvolvendo com nossos associados, realizando a diplomação durante o Festival”, diz André. O Festival de Prêmios de Natal da ADUBA acontece a partir das 14 horas na praça BIP. PMU
Natação de Ubatuba recebe troféus do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas neste sábado
A Federação Aquática Paulista divulgou a lista completa dos atletas que serão agraciados no almoço de premiação do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, que acontece no dia 2 de dezembro, no Restaurante Florestal, em São Bernardo do Campo.
A lista divulgada anteriormente citava todos os atletas que se posicionaram entre a primeira e a oitava posição no ranking, mas o regulamento exige, para efeito de premiação, que o atleta tenha participado de pelo menos cinco provas durante o ano. Desta forma, a natação de Ubatuba receberá 37 troféus na cerimônia de encerramento de atividades de 2006, além do troféu Waldir de Souza, destinado à equipe campeã paulista de maratonas aquáticas na prova curta.
Confira a lista dos atletas de Ubatuba que figuram na lista final de premiados:
Prova curta
mirim masc.:Patrick B.Graglia – campeão, Pedro H.O.S. Bueno – 3º, Matheus R. Silva – 6º
Petiz 1fem: Anne Lise B. de Carvalho – 5º
Petiz 1 masc: Gustavo P. Mendes 3º, Rafael V. Campos – 4º,
Petiz 2 fem: Bruna Santos – 4º;
Petiz 2 masc: Abner M. França – Campeão, Lucas P. Moura – 4º, Gabriel P. Martinez – 5º
Infantil 1 masc.: Caio C.P. Santos – Campeão, João M. S Matta – 3º, Caíque M Fileto – 5º, Celso V.O. Andrade – 6º;
Infantil 2 fem: Stefany I.C.Luz – Campeã, Priscila R. Santos – 3º, Sara R. Sartorato – 4º, Flavia Fernandes – 8º;
Infantil 2 masc: Rômulo A.C. Santos – Campeão, Ricardo P. Rocha – 3º;
Juvenil 1 masc: Igor G. Barros – 3º, Ricardo M Gouveia – 4º;
Juvenil 2 fem: Aline R. Sartorato – 3º,
Juvenil 2 masc: Felipe A. Costilhas – 2º, Vinicius B. Mauro - 4º;
Junior 1 masc: Felipe P. Martins - 4º, Diego M. Franco – 7º, Guilherme S. Oliveira – 8º; Junior 2 fem: Beatriz Frisanco – 6º
Junior 2 masc: Jorge E. S. Oliveira – 4º, Lucas S. Azevedo – 6º;
Master A fem: Patrícia A. Santos – 6º;
Master B masc: Igor Mathey – 5º;
Master G masc: Delmar S. Corrêa – Campeão, Nelson D. Batista – 6º;
Master H masc: Rivaldo de Oliveira – 4º,
Prova média / longa
Master E masc:Ivan da Costa – 8º PMU
Jogos Inter-Secretarias de Ubatuba começam neste domingo
Futebol de campo abre as atividades
A Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPEM) de Ubatuba divulgou o cronograma de atividades dos “6º Jogos Inter-Secretarias” (JOIS). A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, 4, mas a bola começa a rolar antes, no domingo, 3, com o início do torneio de futebol, no estádio Ciccillo Matarazzo.
“O principal objetivo nós já estamos atingindo, que é a integração do funcionalismo”, diz Clélio Teodorico Coutinho, presidente da ASPEM, se referindo a união de algumas secretarias para a disputa. “As regionais Norte e Sul disputarão como uma só equipe, o mesmo acontecerá com as secretarias de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Agricultura e Fundart”, completa.
Abertura
O Ginásio de Esportes Tubão será o palco da cerimônia de abertura dos “6º¨JOIS”, na segunda-feira, 4, a partir das 18 horas. Cada delegação deverá desfilar com no mínimo dez componentes. Após a execução dos hinos e o juramento dos atletas, acontecerão as apresentações da Academia Biodance e Jê Academia. Em seguida começam as partidas do torneio de vôlei.
As modalidades em disputa na sexta edição dos JOIS são: atletismo, basquetebol, damas, dominó, futebol de campo, futebol de mesa, futebol society, malha, natação, surfe, tênis de mesa, truco, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A ASPEM estima que a competição reunirá aproximadamente 300 participantes.
Comissão
Na segunda feira, 27, foi escolhida a comissão que analisará as ocorrências dos JOIS. A comissão é constituída por cinco pessoas, que foram escolhidas entre os representantes das secretarias participantes: Nicrano Gomes Jr. (Esporte), Antonio C. Custódio (ASPEM), George Thomas (Câmara), Marcos V. Fowler (Administração) e Ivanildo Nunes (Fundart). PMU
Cronograma de atividades da primeira semana dos “6º¨JOIS”
03/12 – Futebol – Estádio Ciccillo Matarazzo – 12h
04/12 – Abertura – Tubão - 18h / Vôlei – Tubão - 19h
05/12 - Basquete - Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Natação – Piscina Municipal – 18h
06/12 – Vôlei – Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Dominó – Sec. Esportes 18h
07/12 - Vôlei – Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Damas - – Sec. Esportes 18h
08/12 – Basquete - Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Futebol de Mesa – Fundac – 18h
09/12 – Vôlei de Praia – Praia Grande – 9h
Voltar
Plantões aos sábados oferecem mais uma oportunidade para quem está com tributos atrasado em Ubatuba; lei de incentivos fiscais oferece facilidades
Continuam os plantões aos sábados na Prefeitura de Ubatuba para negociação de impostos atrasados. Os plantões se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei, de concessão de incentivos fiscais, terá validade até o dia 22 de dezembro.
Na semana passada a Prefeitura lançou uma campanha publicitária que está sendo veiculada em emissora de televisão, rádios e divulgada também por meio de mala direta e cartazes. A campanha enfatiza os benefícios da lei que oferece incentivos para o contribuinte quitar suas dívidas, além de mostrar as belezas naturais da cidade e toda a sua infra-estrutura.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, a Prefeitura de Ubatuba vem procurando oferecer oportunidades e facilidades para quem está com os tributos atrasados. “O contribuinte estando em dia com seus impostos quem ganha é a cidade. O dinheiro arrecadado é revertido em obras e serviços de qualidade para os munícipes, veranistas e turistas”, declarou Cesar.
Estão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de Receita. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou 3834-1007
Os benefícios
Para ter direito ao benefício da lei o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancárias na segunda-feira. PMU
Prefeitura busca solução para moradores de rua
Ação conjunta procura solucionar o problema de um dos locais que mais recebe queixas da população
A Prefeitura de Ubatuba realizou nos dias 27 e 28 uma ação conjunta das Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social, Segurança, Obras e Guarda Municipal para solucionar a questão de moradores de rua em um dos locais que mais tem recebido queixas da população: a ponte sobre o Rio Tavares, que liga a Av. Rio Grande do Sul à Av. Pacaembu.
Durante a ação, um assistente social tomava as providências quanto ao encaminhamento dos andarilhos; a Guarda Municipal checava a documentação e encaminhava à Delegacia para verificação de antecedentes criminais e a Secretaria de Obras preparava o fechamento do vão, que servia de abrigo.
Oportunidade de reintegração
O chefe de migração da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Fernando Hidalgo, conta que todos estão passando por entrevistas e aqueles que têm problemas com álcool ou drogas poderão ser encaminhados a uma casa de recuperação. “Estamos dando uma chance para essas pessoas se reintegrarem à sociedade”, diz Hidalgo. Os moradores de rua que não quiserem auxílio serão encaminhados até suas cidades de origem pela equipe da Secretaria. “Vamos intensificar as ações, efetuando rondas nas madrugadas”, avisa Fernando.
O comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, diz que a retirada das pessoas do local era extremamente necessária: “muitos passavam o dia sob efeito de álcool ou drogas, oferecendo risco aos transeuntes e moradores das proximidades. Além disso, o local funcionava como esconderijo, como pudemos constatar. Agora as pessoas poderão transitar com mais segurança pela área”, avalia o comandante.
No total oito pessoas foram retiradas do local, sendo que três foram encaminhadas para averiguação: destas, uma se encontrava em liberdade condicional e outra, o pedreiro W.J.S., de 40 anos, ficou detido na cadeia pública, à disposição da Justiça, pois constavam contra ele, infrações aos artigos 129 (lesão corporal), 155 (furto simples), 180 (receptação) e 329 (resistência).
Prefeito acompanha retirada
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhou a retirada dos pertences dos moradores de rua e explicou pessoalmente a ação a alguns deles. “Estamos dispostos a reabilitar os que quiserem, mas temos que deixar claro que a segurança da população vem em primeiro lugar. Além disso, não podemos permitir que pessoas vivam nessas condições sub-humanas”, disse o prefeito.
Eduardo Cesar lembrou ainda que com a proximidade do verão, muitos andarilhos vêm para as cidades litorâneas.“Com esta ação a prefeitura mostra que não pretende abrir espaço para a chegada de novos andarilhos, principalmente agora, às vésperas da temporada de verão, quando existe a tendência de crescimento da vinda deles, não apenas em Ubatuba, mas em todo o Litoral Norte”, concluiu o prefeito.
Obra no local
A Secretaria de Obras inicia na manhã desta quarta-feira, 29, o fechamento das laterais sob a ponte que liga a Av. Rio Grande do Sul à Av. Pacaembu. Na tarde desta terça-feira, 28, foi feita a limpeza e capinação do local e na quarta, será erguida uma parede de pedra para evitar o retorno de andarilhos ao local. PMU
Santa Casa busca parcerias para equipar nova ala
A UTI de Ubatuba capacitará o hospital a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região
A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba está realizando uma campanha junto à iniciativa privada para arrecadar recursos para equipar a nova ala, no piso superior. Os interessados podem "adotar" um leito da Unidade Tratamento Intensivo (UTI), um quarto de enfermaria, ou fazer doações em dinheiro, por meio de conta bancária. As vantagens para empresários são incentivos fiscais em forma de abatimentos no Imposto de Renda, além da publicidade, dentro do conceito de responsabilidade social.
A estrutura física do prédio foi inaugurada no último dia 3 e compreende uma UTI, com capacidade para dez leitos; duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove enfermarias e capacidade para 18 leitos. A realização da obra foi possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal.
O secretário de Saúde, Dr. Marcos da Silveira, explica que a melhora na estrutura do hospital possibilita maiores investimentos da iniciativa privada e do próprio governo. “Quando temos um hospital bem estruturado, as empresas se sentem motivadas a colaborar. Nesse caso, recursos que costumam ir para outras cidades, ficam conosco. Atualmente, a Santa Casa não tem condições de fazer cirurgias eletivas, por exemplo. Num futuro próximo, com a ajuda da comunidade, nós teremos essas condições”.
Parcerias fortes
As Santas Casas em geral, originalmente, têm como característica serem mantidas pela comunidade, por serem entidades filantrópicas. Por essa razão, uma das formas encontradas pela Prefeitura de Ubatuba para ajudar a equipar as novas instalações são as parcerias com a iniciativa privada. Além do contato com os governos, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando o apoio de empresas e entidades para transformar a Santa Casa em uma referência na região.
O grupo Santander Banespa já firmou um termo de cooperação com a entidade, que prevê a doação de cinco leitos para a UTI, num total de R$ 500 mil. Na última semana, o ministro de Saúde, Agenor Álvares esteve em Ubatuba para visitar a nova ala e trouxe novas perspectivas de envio de recursos por parte do governo federal.
Para a diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura, o fato de o ministro ter vindo pessoalmente à cidade já significa uma atenção especial a Ubatuba. "Nós acreditamos que ele tenha vindo para conhecer a nossa realidade, com a intenção de colaborar".
O prefeito Eduardo Cesar explica que, desde antes de assumir a Prefeitura, sua principal preocupação era com a saúde e que desde o começo de sua administração este setor foi prioridade. “Com muito esforço e com parcerias fortes, nós já estamos conseguindo mudar a cara da saúde de Ubatuba, principalmente na Santa Casa. Logo que assumimos reformamos postos de saúde, visando descentralizar o atendimento. Num determinado momento, a situação na Santa Casa chegou a um ponto em que foi necessária a nossa intervenção. De lá para cá houve uma série de mudanças significativas, entre elas, a construção da nova ala”. Os interessados em fazer doações devem procurar o setor de captação de recursos da Santa Casa. PMU
Guarda Municipal apreende droga e socorre motorista
Agentes da Guarda Municipal de Ubatuba efetuavam rondas por volta das 19h do último dia 27, nas proximidades da quadra de Esportes da Silop, quando dois indivíduos correram ao avistar a viatura. Durante a fuga, o adolescente F.A.F.S., conhecido como Príncipe, de 17 anos, atirou um pacote de plástico ao chão, que foi devidamente recuperado pelos agentes, que se depararam com dez trouxinhas de maconha.
O outro adolescente, F.V.D, também de 17 anos, confirmou que havia procurado Príncipe, com a finalidade de comprar a droga apreendida. Ambos foram levados à Delegacia, onde ficaram à disposição da Vara da Infância e Juventude de Ubatuba.
Socorro a motorista
O agente Dias, da Guarda Municipal de Ubatuba, atendeu ao chamado de populares, por volta das 9 horas desta terça-feira, 28, e prestou os primeiros-socorros ao motorista F.A.E.Q., que sofreu ferimentos leves ao colidir seu veículo no guard-rail da ponte do Rio Grande (bairro da Ressaca), ao desviar de um grupo de cães que estava na pista da rodovia Governador Mário Covas. F.A.E.Q. foi socorrido posteriormente pela viatura de resgate da Polícia Rodoviária Federal, que o conduziu à Santa Casa para melhor atendimento. PMU
Manhã de lazer na praça Trópico de Capricórnio
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no sábado, 25, o Agito Recreativo, na praça Trópico de Capricórnio. Centenas de jovens e adultos aproveitaram a manhã ensolarada para praticar atividades como basquete, vôlei, skate, jogos de mesa e tabuleiro. Os menores tiveram a disposição uma brinquedoteca e também pintura facial e esculturas em bexigas.
Os participantes que contribuíram com um quilo de alimento não perecível, concorreram a diversos brindes, entre camisetas, jantares em restaurantes que apoiaram o evento, livros e até uma bicicleta. Os alimentos arrecadados foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Aduba realiza Festival de Prêmios de Natal
A Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) promove no próximo dia 17 de dezembro um Festival de Prêmios de Natal. “Esse evento não estava em nossos planos, porém, devido ao furto ocorrido em nossas dependências, ficamos obrigados a realizar mais um evento para continuarmos atendendo nossos associados”, conta André Luiz dos Santos, da comissão de eventos da ADUBA.
No mesmo dia acontecerá a formatura dos alunos dos cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), braile e informática. “Vamos aproveitar e mostrar ao público o trabalho que estamos desenvolvendo com nossos associados, realizando a diplomação durante o Festival”, diz André. O Festival de Prêmios de Natal da ADUBA acontece a partir das 14 horas na praça BIP. PMU
Natação de Ubatuba recebe troféus do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas neste sábado
A Federação Aquática Paulista divulgou a lista completa dos atletas que serão agraciados no almoço de premiação do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, que acontece no dia 2 de dezembro, no Restaurante Florestal, em São Bernardo do Campo.
A lista divulgada anteriormente citava todos os atletas que se posicionaram entre a primeira e a oitava posição no ranking, mas o regulamento exige, para efeito de premiação, que o atleta tenha participado de pelo menos cinco provas durante o ano. Desta forma, a natação de Ubatuba receberá 37 troféus na cerimônia de encerramento de atividades de 2006, além do troféu Waldir de Souza, destinado à equipe campeã paulista de maratonas aquáticas na prova curta.
Confira a lista dos atletas de Ubatuba que figuram na lista final de premiados:
Prova curta
mirim masc.:Patrick B.Graglia – campeão, Pedro H.O.S. Bueno – 3º, Matheus R. Silva – 6º
Petiz 1fem: Anne Lise B. de Carvalho – 5º
Petiz 1 masc: Gustavo P. Mendes 3º, Rafael V. Campos – 4º,
Petiz 2 fem: Bruna Santos – 4º;
Petiz 2 masc: Abner M. França – Campeão, Lucas P. Moura – 4º, Gabriel P. Martinez – 5º
Infantil 1 masc.: Caio C.P. Santos – Campeão, João M. S Matta – 3º, Caíque M Fileto – 5º, Celso V.O. Andrade – 6º;
Infantil 2 fem: Stefany I.C.Luz – Campeã, Priscila R. Santos – 3º, Sara R. Sartorato – 4º, Flavia Fernandes – 8º;
Infantil 2 masc: Rômulo A.C. Santos – Campeão, Ricardo P. Rocha – 3º;
Juvenil 1 masc: Igor G. Barros – 3º, Ricardo M Gouveia – 4º;
Juvenil 2 fem: Aline R. Sartorato – 3º,
Juvenil 2 masc: Felipe A. Costilhas – 2º, Vinicius B. Mauro - 4º;
Junior 1 masc: Felipe P. Martins - 4º, Diego M. Franco – 7º, Guilherme S. Oliveira – 8º; Junior 2 fem: Beatriz Frisanco – 6º
Junior 2 masc: Jorge E. S. Oliveira – 4º, Lucas S. Azevedo – 6º;
Master A fem: Patrícia A. Santos – 6º;
Master B masc: Igor Mathey – 5º;
Master G masc: Delmar S. Corrêa – Campeão, Nelson D. Batista – 6º;
Master H masc: Rivaldo de Oliveira – 4º,
Prova média / longa
Master E masc:Ivan da Costa – 8º PMU
Jogos Inter-Secretarias de Ubatuba começam neste domingo
Futebol de campo abre as atividades
A Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPEM) de Ubatuba divulgou o cronograma de atividades dos “6º Jogos Inter-Secretarias” (JOIS). A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, 4, mas a bola começa a rolar antes, no domingo, 3, com o início do torneio de futebol, no estádio Ciccillo Matarazzo.
“O principal objetivo nós já estamos atingindo, que é a integração do funcionalismo”, diz Clélio Teodorico Coutinho, presidente da ASPEM, se referindo a união de algumas secretarias para a disputa. “As regionais Norte e Sul disputarão como uma só equipe, o mesmo acontecerá com as secretarias de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Agricultura e Fundart”, completa.
Abertura
O Ginásio de Esportes Tubão será o palco da cerimônia de abertura dos “6º¨JOIS”, na segunda-feira, 4, a partir das 18 horas. Cada delegação deverá desfilar com no mínimo dez componentes. Após a execução dos hinos e o juramento dos atletas, acontecerão as apresentações da Academia Biodance e Jê Academia. Em seguida começam as partidas do torneio de vôlei.
As modalidades em disputa na sexta edição dos JOIS são: atletismo, basquetebol, damas, dominó, futebol de campo, futebol de mesa, futebol society, malha, natação, surfe, tênis de mesa, truco, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A ASPEM estima que a competição reunirá aproximadamente 300 participantes.
Comissão
Na segunda feira, 27, foi escolhida a comissão que analisará as ocorrências dos JOIS. A comissão é constituída por cinco pessoas, que foram escolhidas entre os representantes das secretarias participantes: Nicrano Gomes Jr. (Esporte), Antonio C. Custódio (ASPEM), George Thomas (Câmara), Marcos V. Fowler (Administração) e Ivanildo Nunes (Fundart). PMU
Cronograma de atividades da primeira semana dos “6º¨JOIS”
03/12 – Futebol – Estádio Ciccillo Matarazzo – 12h
04/12 – Abertura – Tubão - 18h / Vôlei – Tubão - 19h
05/12 - Basquete - Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Natação – Piscina Municipal – 18h
06/12 – Vôlei – Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Dominó – Sec. Esportes 18h
07/12 - Vôlei – Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Damas - – Sec. Esportes 18h
08/12 – Basquete - Tubão - 18h / Futebol Society – Quadra da Piscina- 18h / Futebol de Mesa – Fundac – 18h
09/12 – Vôlei de Praia – Praia Grande – 9h
Voltar
terça-feira, novembro 28, 2006
Notícias da Prefeitura
Fundart entrega certificados aos mestres-artesãos de Ubatuba
Na ocasião, acontecerá também a abertura da Mostra do Despertar do Mestre-Artesão, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará, no próximo dia 1º, às 19h30, no auditório da Fundação, a entrega de certificados de Mestre-Artesão para onze artistas da cidade, reconhecidos por seus trabalhos tradicionais pelo projeto "Despertar do Mestre-Artesão". Logo após a cerimônia, haverá a abertura de uma mostra que leva o mesmo nome do projeto, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006, com 46 participantes.
A mostra apresenta artesanatos produzidos em entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear, entre outras técnicas. Os trabalhos são frutos de pesquisas sobre a cultura caiçara desenvolvidas durante as oficinas, em que os elementos tradicionais da região foram resgatados. Esses elementos foram incorporados na feitura de novos objetos com identidade local, desenvolvidos nas oficinas.
Reconhecendo talentos
As oficinas foram realizadas sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz. Para ele, o reconhecimento dessas pessoas como “mestres” é um primeiro passo para tornar pública a importância desses talentos e de seus ofícios. "O segundo passo é despertar interesse na comunidade em aprender suas técnicas, a fim de preservá-las e enriquecê-las. É o que está sendo feito nesta fase do trabalho”, diz Herglotz.
Segundo o pesquisador, o contato com os mestres de ofício revelou que o município tem uma riqueza ímpar em talentos e tecnologia patrimonial. Ele afirma que o resgate e a preservação dessas técnicas é urgente para tirá-las do risco de extinção. “O fim dessas tradições poderá significar um empobrecimento irreparável na identidade de Ubatuba”, finaliza.
"Despertar do Mestre-Artesão"
O projeto "Despertar do Mestre-Artesão" surgiu com diversos e importantes objetivos que visam, basicamente, organizar o setor produtivo, dando aos artesãos condições para melhorar a qualidade de seus produtos, aliando a isso, o resgate da auto-estima e da cultura caiçara.
Para atingir essas metas, o projeto foi realizado em três etapas: diagnóstico, oficinas e mostra. Foi na primeira etapa que os onze "Mestres-Artesãos" foram identificados e escolhidos. Depois disso, foram selecionados aprendizes que tivessem aptidão para aprender o que os mestres poderiam ensinar na segunda etapa, ou seja, nas oficinas de design. Agora, com a exposição que mostrará o resultado dos trabalhos desenvolvidos, encerra-se a terceira e última etapa do projeto.
Para o prefeito Eduardo Cesar, projetos como esse desempenham um papel fundamental no propósito de manter vivas as tradições do município. "Com essas capacitações, além de ajudar a resgatar o orgulho de viver em Ubatuba, é possível proporcionar aos profissionais, ferramentas importantes, poderão contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de seus ofícios. Estamos trabalhando para que os produtos ubatubenses sejam cada vez mais reconhecidos e apreciados pelos nossos turistas, tornando-se marcas registradas de nossa cidade", afirma o prefeito. PMU
Ação Cidadania integra Polícia Militar e comunidade em Ubatuba
A 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Ubatuba realizou o “1º Ação Cidadania - Polícia e Comunidade” no domingo, 26, em um evento que reuniu milhares de pessoas que tiveram horas de lazer e prestação de serviços no quartel da PM em Ubatuba.
Na abertura, logo após saudação do capitão Ivo de Oliveira Lopes Jr., comandante da 3ª Cia, aconteceu apresentação da soldado Ligia, que encantou a todos com uma bela apresentação musical. Em seguida apresentou-se a Banda do CPI 1, da Polícia Militar de São José dos Campos, que executou diversas obras populares. Outra apresentação que chamou bastante atenção do público foi a do Canil da 5º Cia da PM de Taubaté. Durante todo o dia aconteceram apresentações musicais de escolas municipais, dança de rua, judô e ginástica rítmica.
As crianças puderam conhecer as viaturas, motos e equipamentos das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal. Muita gente também conheceu a Unidade Móvel da Saúde Bucal, da Prefeitura de Ubatuba, que vem percorrendo a cidade, levando princípios de higiene bucal.
Prestação de serviços
Em toda área do quartel havia stands de atendimentos de entidades e prestadores de serviços como Alcoólicos Anônimos, Ordem do Advogados do Brasil, Procon, Proerd, Conselho Tutelar, Banco do Povo, Projeto Tamar, oferecendo orientações, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, tipagem sanguínea e glicemia, pesagem e distribuição de camisinhas. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social promoveu preenchimento de formulários de 1ª e 2ª vias de RG e certidões de nascimento e óbito, enquanto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentou hortas suspensas e criação de vieiras, entre outras ações.
A Casa do Brinquedo foi uma das atrações mais procuradas, ao lado do stand do Proerd, onde as crianças trocavam armas de brinquedo por brinquedos, e da “Tirolesa”, armada pelo Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba.
Para o Cap. Ivo o principal objetivo foi alcançado. “Queríamos uma interação maior com a população e acredito que conseguimos atingir o objetivo, pois a comunidade respondeu ao chamado. Vamos agora fazer um balanço final do número de atendimentos e estudar novas ações como essa”, disse Ivo, que aproveitou o momento para homenagear a equipe de trabalho. “Quero agradecer a cada um dos policiais militares envolvidos no evento, bem como os funcionários das entidades e órgãos públicos que abrilhantaram o Ação Cidadania”, completou o capitão.
O prefeito Eduardo Cesar também compareceu ao evento e salientou o apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias.“A prefeitura apoiou desde o início o projeto, inclusive montando atendimento em várias áreas e esse é o nosso objetivo, ir ao encontro da comunidade”, disse Eduardo. PMU
Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos arrecadados no “Futebol dos Artistas”
O Fundo Social de Solidariedade efetuou a entrega de aproximadamente 640 quilos de alimentos e 30 litros de leite para a Comunidade Emaús e Paróquia Exaltação à Santa Cruz. Os alimentos foram arrecadados pela Liga Ubatubense de Futebol, durante evento esportivo realizado no aniversário de Ubatuba.
“Gostaria de agradecer a Liga de Futebol, que sempre promove iniciativas dessa espécie. Esses alimentos são um importante auxílio para as instituições assistenciais de Ubatuba. Essa ação denota o compromisso da Liga com o bem estar social de nossa cidade”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Prefeitura de Ubatuba reúne-se com associações de bairro da Região Sul
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, promoveu uma reunião com representantes de 27 associações de moradores de bairros da região e também com os vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza. Durante quase de duas horas foram discutidos diversos assuntos, todos eles visando melhorias nos bairros da região e futuras parcerias.
“O prefeito Eduardo Cesar reforçou o pedido para que estejamos mais próximos da comunidade, buscando, juntos, a solução dos problemas e é isso que estamos fazendo. Agradeço aos presidentes de associações que atenderam o convite e vieram conversar conosco”, disse o Administrador da Regional, Moralino Valim Coelho. De imediato definiu-se como prioridade a limpeza da Avenida Marginal, na Maranduba, que já está em andamento. PMU
Ubatuba escolhe Miss Melhor Idade
Vencedora disputará Miss São Paulo Melhor Idade em 2007
Ubatuba já tem representante para o concurso Miss São Paulo Melhor Idade 2007. A vencedora foi Áurea Mesquita da Silva. A escolha aconteceu na noite de 25 de outubro no ginásio de Esportes Tubão, em um desfile que contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, da presidente do Fundo Social da Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar e do Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.
O concurso teve a participação de 15 candidatas com idade superior a 60 anos, que realizaram duas passagens em frente às juradas desfilando fantasias e traje social. Todas foram avaliadas nos quesitos beleza, sensualidade, desenvoltura, simpatia e elegância.
Após a soma dos votos o resultado apontou Áurea Mesquita da Silva, de 70 anos, cabeleireira, moradora do Centro, como a representante de Ubatuba no concurso estadual do próximo ano. No desfile à fantasia, Áurea apresentou um modelo country, depois retornou em um belo vestido preto. Na segunda posição ficou Izabel Rodarte dos Reis (76 anos), e em terceiro Maria José de Lima (62); todas receberam flores e presentes.
Miss Atividade Física
Além da Miss Melhor Idade foi conhecida também a Miss Atividade Física 2006. Nilda Botosi superou outras 16 candidatas. Todas foram avaliadas nos mesmos quesitos do concurso Melhor Idade. Nilda, que é vendedora, residente no Centro, 54 anos, desfilou fantasiada de enfermeira em sua primeira passagem, esbanjando simpatia e recebendo muitos aplausos do público. Nilfa Jacometi de Lima (58), ficou em segundo lugar e Maria Januária Santos (59) completou a lista de premiadas da noite.
Os concursos Miss Melhor Idade e Miss Atividade Física 2006 tiveram o apoio da Floricultura Rosa de Saron, Ousadia Surf Shop, Rossi Calçados, Cosmetic Center, Com Carinho Presentes, Pró Preços Roupas e Calçados e Solar Cabeleireiros.
A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Saúde, que proporcionam à Melhor Idade de Ubatuba o projeto Atividade Física e Cidadania. PMU
Atletas de Cruzeiro dominam “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no último sábado, 25, a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. Reunindo atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Sul Fluminense a prova exigiu muito dos atletas devido ao calor da mais de 30 graus e um grande diferencial nas provas de 6 e 12 Km: um trecho disputado na areia, na praia do Itaguá.
Mais uma vez o destaque foi para a equipe Papa-Léguas, de Cruzeiro, vencedora da maioria das provas. A primeira largada da tarde foi da categoria infantil, cujo percurso de 3 Km foi concluído em primeiro lugar por Ananda Gonçalves com o tempo de 8m50; o primeiro atleta a concluir a prova de 6Km foi Adan Venâncio Santos e a prova principal (12Km) teve a vitória de Luciano Regis de Paula, com 38m09, todos atletas da Papa-Léguas.
Confira a lista de vencedores por categoria:
Mirim Masc. – Ian Rosendo Tavares (Papa-Léguas) / Fem. – Ananda C.S.V. Gonçalves (Papa-Léguas)
Infantil: Masc. – Adan V.G. Santos (Papa-Léguas) / Fem. – Tamires F. Silva (Papa-Léguas)
Junior: Masc. – Wesley S. Ramos (Papa-Léguas) / Fem – Patricia F. Costa (Papa-Léguas)
Adulto 1: Masc. – Eder N. Silva (Universo) / Fem: Ana Carolina S. Barbosa (Ubatuba)
Adulto 2: Masc. – Luciano R. R. Paula (Papa-Léguas)
Master 1: Masc. – Ilson de Araújo (Paraty) / Fem. – Maria F. Miranda (S. Sebastião)
Master 2 Masc. – José M Silva (Taubaté)/ Fem. - Tânia Ap. Barbosa (S. Sebastião)
Veterano 1: Masc – Joaguim G. Silva (Ubatuba)
Veterano 2: Masc. – Ivanir J. Oliveira (Jacareí)
Vereraníssimo: Nelson D. Batista (Ubatuba) PMU
Ubatuba é tricampeã paulista no Hang Loose Surf Attack
O surfista Wiggoly Dantas conquista quinto título na categoria amador
Ubatuba confirma mais uma vez o título de “Capital do Surfe” e vence o circuito paulista amador por cidades pela terceira vez. Pela primeira vez na história uma equipe ultrapassou a barreira dos 5 mil pontos no final de semana do torneio (5.095), disputado em Cambury, São Sebastião. A última etapa do Hang Loose Surf Attack (19ª edição do Circuito Paulista de Surf amador) teve três surfistas de Ubatuba na final Junior, dois na mirim, um na estreantes e um na petit.
Para José Alberto Jacob, o título é mais um fruto colhido da árvore plantada há dez anos pela Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba. “Esse é um trabalho sério que vem sendo desenvolvido há anos, pela Escolinha Municipal de Surfe e os resultados tem aparecido, com o surgimento de novos campeões. Em todos os campeonatos existe um atleta de Ubatuba entre os destaques, e aqui não poderia ser diferente”, disse o treinador.
Cinco vezes Guigui
O ubatubense Wigolly Dantas, o Guigui, conquistou seu quinto título estadual, desta vez na categoria Junior. “Minha missão como amador está cumprida. Este ano eu fui campeão brasileiro open e paulista júnior. Agora, vou para o Havaí e no ano que vem para a Austrália para iniciar minha carreira profissional”, disse Wigolly.
Mas a vitória não foi tão fácil assim: Wigolly foi eliminado na semi final e teve que torcer por um resultado de Alex Ribeiro, de Praia Grande, que começou muito bem, com uma nota 8 logo em sua segunda onda. Porém Ubatuba tinha os outros três atletas da final, Matheus Toledo (que terminou em 4º), Tamae Bettero (2º) e o grande destaque do final de semana, Emerson Santos, que venceu a etapa e garantiu o título de Wigolly.
Outros bons resultados
O surfista Filipe Toledo venceu a categoria estreante ,da qual era campeão por antecipação e seu irmão, Matheus Toledo foi ao pódio com o terceiro lugar na categoria mirim; Wesley Dantas também em terceiro na estreantes. Na categoria petit, Alex Sandro Santos ficou em quarto lugar na final.
Ranking final
Junior - Wiggolly Dantas – campeão; Estreantes - Filipe Toledo, campeão; Mirim - Matheus Toledo (3º); petit Wesley Dantas (3º). PMU
Voltar
Na ocasião, acontecerá também a abertura da Mostra do Despertar do Mestre-Artesão, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará, no próximo dia 1º, às 19h30, no auditório da Fundação, a entrega de certificados de Mestre-Artesão para onze artistas da cidade, reconhecidos por seus trabalhos tradicionais pelo projeto "Despertar do Mestre-Artesão". Logo após a cerimônia, haverá a abertura de uma mostra que leva o mesmo nome do projeto, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006, com 46 participantes.
A mostra apresenta artesanatos produzidos em entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear, entre outras técnicas. Os trabalhos são frutos de pesquisas sobre a cultura caiçara desenvolvidas durante as oficinas, em que os elementos tradicionais da região foram resgatados. Esses elementos foram incorporados na feitura de novos objetos com identidade local, desenvolvidos nas oficinas.
Reconhecendo talentos
As oficinas foram realizadas sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz. Para ele, o reconhecimento dessas pessoas como “mestres” é um primeiro passo para tornar pública a importância desses talentos e de seus ofícios. "O segundo passo é despertar interesse na comunidade em aprender suas técnicas, a fim de preservá-las e enriquecê-las. É o que está sendo feito nesta fase do trabalho”, diz Herglotz.
Segundo o pesquisador, o contato com os mestres de ofício revelou que o município tem uma riqueza ímpar em talentos e tecnologia patrimonial. Ele afirma que o resgate e a preservação dessas técnicas é urgente para tirá-las do risco de extinção. “O fim dessas tradições poderá significar um empobrecimento irreparável na identidade de Ubatuba”, finaliza.
"Despertar do Mestre-Artesão"
O projeto "Despertar do Mestre-Artesão" surgiu com diversos e importantes objetivos que visam, basicamente, organizar o setor produtivo, dando aos artesãos condições para melhorar a qualidade de seus produtos, aliando a isso, o resgate da auto-estima e da cultura caiçara.
Para atingir essas metas, o projeto foi realizado em três etapas: diagnóstico, oficinas e mostra. Foi na primeira etapa que os onze "Mestres-Artesãos" foram identificados e escolhidos. Depois disso, foram selecionados aprendizes que tivessem aptidão para aprender o que os mestres poderiam ensinar na segunda etapa, ou seja, nas oficinas de design. Agora, com a exposição que mostrará o resultado dos trabalhos desenvolvidos, encerra-se a terceira e última etapa do projeto.
Para o prefeito Eduardo Cesar, projetos como esse desempenham um papel fundamental no propósito de manter vivas as tradições do município. "Com essas capacitações, além de ajudar a resgatar o orgulho de viver em Ubatuba, é possível proporcionar aos profissionais, ferramentas importantes, poderão contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de seus ofícios. Estamos trabalhando para que os produtos ubatubenses sejam cada vez mais reconhecidos e apreciados pelos nossos turistas, tornando-se marcas registradas de nossa cidade", afirma o prefeito. PMU
Ação Cidadania integra Polícia Militar e comunidade em Ubatuba
A 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Ubatuba realizou o “1º Ação Cidadania - Polícia e Comunidade” no domingo, 26, em um evento que reuniu milhares de pessoas que tiveram horas de lazer e prestação de serviços no quartel da PM em Ubatuba.
Na abertura, logo após saudação do capitão Ivo de Oliveira Lopes Jr., comandante da 3ª Cia, aconteceu apresentação da soldado Ligia, que encantou a todos com uma bela apresentação musical. Em seguida apresentou-se a Banda do CPI 1, da Polícia Militar de São José dos Campos, que executou diversas obras populares. Outra apresentação que chamou bastante atenção do público foi a do Canil da 5º Cia da PM de Taubaté. Durante todo o dia aconteceram apresentações musicais de escolas municipais, dança de rua, judô e ginástica rítmica.
As crianças puderam conhecer as viaturas, motos e equipamentos das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal. Muita gente também conheceu a Unidade Móvel da Saúde Bucal, da Prefeitura de Ubatuba, que vem percorrendo a cidade, levando princípios de higiene bucal.
Prestação de serviços
Em toda área do quartel havia stands de atendimentos de entidades e prestadores de serviços como Alcoólicos Anônimos, Ordem do Advogados do Brasil, Procon, Proerd, Conselho Tutelar, Banco do Povo, Projeto Tamar, oferecendo orientações, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, tipagem sanguínea e glicemia, pesagem e distribuição de camisinhas. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social promoveu preenchimento de formulários de 1ª e 2ª vias de RG e certidões de nascimento e óbito, enquanto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentou hortas suspensas e criação de vieiras, entre outras ações.
A Casa do Brinquedo foi uma das atrações mais procuradas, ao lado do stand do Proerd, onde as crianças trocavam armas de brinquedo por brinquedos, e da “Tirolesa”, armada pelo Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba.
Para o Cap. Ivo o principal objetivo foi alcançado. “Queríamos uma interação maior com a população e acredito que conseguimos atingir o objetivo, pois a comunidade respondeu ao chamado. Vamos agora fazer um balanço final do número de atendimentos e estudar novas ações como essa”, disse Ivo, que aproveitou o momento para homenagear a equipe de trabalho. “Quero agradecer a cada um dos policiais militares envolvidos no evento, bem como os funcionários das entidades e órgãos públicos que abrilhantaram o Ação Cidadania”, completou o capitão.
O prefeito Eduardo Cesar também compareceu ao evento e salientou o apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias.“A prefeitura apoiou desde o início o projeto, inclusive montando atendimento em várias áreas e esse é o nosso objetivo, ir ao encontro da comunidade”, disse Eduardo. PMU
Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos arrecadados no “Futebol dos Artistas”
O Fundo Social de Solidariedade efetuou a entrega de aproximadamente 640 quilos de alimentos e 30 litros de leite para a Comunidade Emaús e Paróquia Exaltação à Santa Cruz. Os alimentos foram arrecadados pela Liga Ubatubense de Futebol, durante evento esportivo realizado no aniversário de Ubatuba.
“Gostaria de agradecer a Liga de Futebol, que sempre promove iniciativas dessa espécie. Esses alimentos são um importante auxílio para as instituições assistenciais de Ubatuba. Essa ação denota o compromisso da Liga com o bem estar social de nossa cidade”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Prefeitura de Ubatuba reúne-se com associações de bairro da Região Sul
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, promoveu uma reunião com representantes de 27 associações de moradores de bairros da região e também com os vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza. Durante quase de duas horas foram discutidos diversos assuntos, todos eles visando melhorias nos bairros da região e futuras parcerias.
“O prefeito Eduardo Cesar reforçou o pedido para que estejamos mais próximos da comunidade, buscando, juntos, a solução dos problemas e é isso que estamos fazendo. Agradeço aos presidentes de associações que atenderam o convite e vieram conversar conosco”, disse o Administrador da Regional, Moralino Valim Coelho. De imediato definiu-se como prioridade a limpeza da Avenida Marginal, na Maranduba, que já está em andamento. PMU
Ubatuba escolhe Miss Melhor Idade
Vencedora disputará Miss São Paulo Melhor Idade em 2007
Ubatuba já tem representante para o concurso Miss São Paulo Melhor Idade 2007. A vencedora foi Áurea Mesquita da Silva. A escolha aconteceu na noite de 25 de outubro no ginásio de Esportes Tubão, em um desfile que contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, da presidente do Fundo Social da Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar e do Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.
O concurso teve a participação de 15 candidatas com idade superior a 60 anos, que realizaram duas passagens em frente às juradas desfilando fantasias e traje social. Todas foram avaliadas nos quesitos beleza, sensualidade, desenvoltura, simpatia e elegância.
Após a soma dos votos o resultado apontou Áurea Mesquita da Silva, de 70 anos, cabeleireira, moradora do Centro, como a representante de Ubatuba no concurso estadual do próximo ano. No desfile à fantasia, Áurea apresentou um modelo country, depois retornou em um belo vestido preto. Na segunda posição ficou Izabel Rodarte dos Reis (76 anos), e em terceiro Maria José de Lima (62); todas receberam flores e presentes.
Miss Atividade Física
Além da Miss Melhor Idade foi conhecida também a Miss Atividade Física 2006. Nilda Botosi superou outras 16 candidatas. Todas foram avaliadas nos mesmos quesitos do concurso Melhor Idade. Nilda, que é vendedora, residente no Centro, 54 anos, desfilou fantasiada de enfermeira em sua primeira passagem, esbanjando simpatia e recebendo muitos aplausos do público. Nilfa Jacometi de Lima (58), ficou em segundo lugar e Maria Januária Santos (59) completou a lista de premiadas da noite.
Os concursos Miss Melhor Idade e Miss Atividade Física 2006 tiveram o apoio da Floricultura Rosa de Saron, Ousadia Surf Shop, Rossi Calçados, Cosmetic Center, Com Carinho Presentes, Pró Preços Roupas e Calçados e Solar Cabeleireiros.
A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Saúde, que proporcionam à Melhor Idade de Ubatuba o projeto Atividade Física e Cidadania. PMU
Atletas de Cruzeiro dominam “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no último sábado, 25, a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. Reunindo atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Sul Fluminense a prova exigiu muito dos atletas devido ao calor da mais de 30 graus e um grande diferencial nas provas de 6 e 12 Km: um trecho disputado na areia, na praia do Itaguá.
Mais uma vez o destaque foi para a equipe Papa-Léguas, de Cruzeiro, vencedora da maioria das provas. A primeira largada da tarde foi da categoria infantil, cujo percurso de 3 Km foi concluído em primeiro lugar por Ananda Gonçalves com o tempo de 8m50; o primeiro atleta a concluir a prova de 6Km foi Adan Venâncio Santos e a prova principal (12Km) teve a vitória de Luciano Regis de Paula, com 38m09, todos atletas da Papa-Léguas.
Confira a lista de vencedores por categoria:
Mirim Masc. – Ian Rosendo Tavares (Papa-Léguas) / Fem. – Ananda C.S.V. Gonçalves (Papa-Léguas)
Infantil: Masc. – Adan V.G. Santos (Papa-Léguas) / Fem. – Tamires F. Silva (Papa-Léguas)
Junior: Masc. – Wesley S. Ramos (Papa-Léguas) / Fem – Patricia F. Costa (Papa-Léguas)
Adulto 1: Masc. – Eder N. Silva (Universo) / Fem: Ana Carolina S. Barbosa (Ubatuba)
Adulto 2: Masc. – Luciano R. R. Paula (Papa-Léguas)
Master 1: Masc. – Ilson de Araújo (Paraty) / Fem. – Maria F. Miranda (S. Sebastião)
Master 2 Masc. – José M Silva (Taubaté)/ Fem. - Tânia Ap. Barbosa (S. Sebastião)
Veterano 1: Masc – Joaguim G. Silva (Ubatuba)
Veterano 2: Masc. – Ivanir J. Oliveira (Jacareí)
Vereraníssimo: Nelson D. Batista (Ubatuba) PMU
Ubatuba é tricampeã paulista no Hang Loose Surf Attack
O surfista Wiggoly Dantas conquista quinto título na categoria amador
Ubatuba confirma mais uma vez o título de “Capital do Surfe” e vence o circuito paulista amador por cidades pela terceira vez. Pela primeira vez na história uma equipe ultrapassou a barreira dos 5 mil pontos no final de semana do torneio (5.095), disputado em Cambury, São Sebastião. A última etapa do Hang Loose Surf Attack (19ª edição do Circuito Paulista de Surf amador) teve três surfistas de Ubatuba na final Junior, dois na mirim, um na estreantes e um na petit.
Para José Alberto Jacob, o título é mais um fruto colhido da árvore plantada há dez anos pela Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba. “Esse é um trabalho sério que vem sendo desenvolvido há anos, pela Escolinha Municipal de Surfe e os resultados tem aparecido, com o surgimento de novos campeões. Em todos os campeonatos existe um atleta de Ubatuba entre os destaques, e aqui não poderia ser diferente”, disse o treinador.
Cinco vezes Guigui
O ubatubense Wigolly Dantas, o Guigui, conquistou seu quinto título estadual, desta vez na categoria Junior. “Minha missão como amador está cumprida. Este ano eu fui campeão brasileiro open e paulista júnior. Agora, vou para o Havaí e no ano que vem para a Austrália para iniciar minha carreira profissional”, disse Wigolly.
Mas a vitória não foi tão fácil assim: Wigolly foi eliminado na semi final e teve que torcer por um resultado de Alex Ribeiro, de Praia Grande, que começou muito bem, com uma nota 8 logo em sua segunda onda. Porém Ubatuba tinha os outros três atletas da final, Matheus Toledo (que terminou em 4º), Tamae Bettero (2º) e o grande destaque do final de semana, Emerson Santos, que venceu a etapa e garantiu o título de Wigolly.
Outros bons resultados
O surfista Filipe Toledo venceu a categoria estreante ,da qual era campeão por antecipação e seu irmão, Matheus Toledo foi ao pódio com o terceiro lugar na categoria mirim; Wesley Dantas também em terceiro na estreantes. Na categoria petit, Alex Sandro Santos ficou em quarto lugar na final.
Ranking final
Junior - Wiggolly Dantas – campeão; Estreantes - Filipe Toledo, campeão; Mirim - Matheus Toledo (3º); petit Wesley Dantas (3º). PMU
Voltar
segunda-feira, novembro 27, 2006
Notícias da Prefeitura
Regional Norte realiza melhorias em estradas
Após um grande esforço da Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, hoje já é possível chegar até o Cemitério Centenário da Praia do Estaleiro de carro. A única forma de chegar ao cemitério era por meio de trilhas. Para a conclusão da obra de correção do leito carroçável, com aproximadamente 350 metros, foram utilizados 495 m3 de materiais.
A comunidade da região encontrava muita dificuldade ao ter que se dirigir ao cemitério para se despedir de seus entes queridos, pois para isso tinha que carregar nas costas o caixão e enfrentar os mesmos 350 metros de caminho, porém, encharcado e com muita lama, principalmente no início de novembro, por ocasião do dia de Finados, quando houve grande ocorrência de chuva na cidade.
O nome “Cemitério Centenário” originou-se devido ao fato de sua existência estar ligada a época da escravidão, o que atrai turistas por seu fator histórico e a proximidade com a praia.
Serviços na Picingüaba
A Administração Regional Norte, em parceria com Secretaria Municipal de Obras, concluiu nesta última semana o serviço nas ruas do bairro da Picingüaba. Após realizar a limpeza (roçada, capina e abertura de valas) de toda a margem da estrada municipal, foram executados serviços de tapa buraco e recapeamento asfáltico, atendendo a uma reivindicação de vários anos dos moradores locais.
Na Rua da Assembléia, foi asfaltada a área mais critica, uma área que quando chovia ficava com muita lama e dificultava o trânsito dos carros, uma vez que se trata de um local com grande fluxo de veículos, por ser uma vila com uma grande visitação turística.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Regional Norte tem realizado um trabalho importantíssimo para a comunidade daquela região. “Antes a prefeitura não dava a atenção necessária aos bairros da Região Norte, mas hoje em dia, com a Regional Norte trabalhando constantemente, a região tem recebido a devida atenção”. PMU
Prefeitura de Ubatuba participa de uma das maiores feiras de turismo da América Latina
Ubatuba foi apresentado como destino turístico a mais de 11 mil visitantes
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente na última edição do Festival de Turismo de Gramado, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de novembro, no centro de convenções do Hotel Serra Park, em Gramado.
Com patrocínio integral do “trade turístico” local, a Secretaria distribuiu mais de oito mil folders promocionais, levando ao conhecimento dos visitantes da feira todo o potencial turístico que Ubatuba possui. De acordo com a organização do evento, mais de 11 mil visitantes percorreram os 360 estandes da 18ª edição do Festival, que é considerado um dos maiores do setor em toda a América Latina. Cerca de 1100 produtos foram apresentados, gerando um grande número de negócios. Delegações como a China, Uruguai e Oriente Médio estiveram na feira em busca de novos destinos turísticos e opções de negócios.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a ida para uma feira de turismo deste nível, com a participação de tantos países, é extremamente importante para que o produto turístico “Ubatuba” seja divulgado: “a ida da Secretaria de Turismo para o Festival de Gramado vai ao encontro de todo nosso ideal de investir em um turismo de qualidade e para isso é necessário que as pessoas conheçam os inúmeros atrativos que nossa cidade oferece. Uma feira como esta é a oportunidade ideal para atingirmos este objetivo”.
Instituto Brasil – China
Entre as mais de 60 rodadas de negócios realizadas em Gramado, destaque para o contato realizado com o presidente regional do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento, Intercâmbio e Comércio Exterior (IBCDE), para o qual o produto Ubatuba foi apresentado e muito apreciado, o que pode gerar um importante fluxo de negócios e turistas vindos do mercado chinês.
Ainda com o mercado chinês, Ubatuba se fez representar junto ao “China Trade Center”, na pessoa do Senhor Marcos Nogueira, que se comprometeu a buscar tornar viável a parceria com Ubatuba no quesito turismo.
Vai Brasil
Outro aspecto relevante foi o contato realizado entre a Secretaria de Turismo de Ubatuba e a Secretaria Executiva do Ministério do Turismo. O tópico discutido foi a inclusão de Ubatuba no programa “Vai Brasil”, criado pelo Ministério de Turismo com o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos em períodos de baixa ocupação nos diversos destinos do Brasil.
A Prefeitura de Ubatuba agradece o apoio e o incentivo das empresas e entidades que patrocinaram e viabilizaram a participação de Ubatuba no Festival de Turismo de Gramado: Associação de Pousadas e Hotéis de pequeno porte de Ubatuba, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba), Itamambuca Eco Resort, Porto Marina Timoneiro, Kauaí Centro Náutico, Pousada Recanto das Palmeiras, Ecosphera Dive Resort, Anchieta Forneria, bar e café, Belmar Turismo, Terra Turismo de Aventura, Operadora de mergulho Omnimare. PMU
Voltar
Após um grande esforço da Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, hoje já é possível chegar até o Cemitério Centenário da Praia do Estaleiro de carro. A única forma de chegar ao cemitério era por meio de trilhas. Para a conclusão da obra de correção do leito carroçável, com aproximadamente 350 metros, foram utilizados 495 m3 de materiais.
A comunidade da região encontrava muita dificuldade ao ter que se dirigir ao cemitério para se despedir de seus entes queridos, pois para isso tinha que carregar nas costas o caixão e enfrentar os mesmos 350 metros de caminho, porém, encharcado e com muita lama, principalmente no início de novembro, por ocasião do dia de Finados, quando houve grande ocorrência de chuva na cidade.
O nome “Cemitério Centenário” originou-se devido ao fato de sua existência estar ligada a época da escravidão, o que atrai turistas por seu fator histórico e a proximidade com a praia.
Serviços na Picingüaba
A Administração Regional Norte, em parceria com Secretaria Municipal de Obras, concluiu nesta última semana o serviço nas ruas do bairro da Picingüaba. Após realizar a limpeza (roçada, capina e abertura de valas) de toda a margem da estrada municipal, foram executados serviços de tapa buraco e recapeamento asfáltico, atendendo a uma reivindicação de vários anos dos moradores locais.
Na Rua da Assembléia, foi asfaltada a área mais critica, uma área que quando chovia ficava com muita lama e dificultava o trânsito dos carros, uma vez que se trata de um local com grande fluxo de veículos, por ser uma vila com uma grande visitação turística.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Regional Norte tem realizado um trabalho importantíssimo para a comunidade daquela região. “Antes a prefeitura não dava a atenção necessária aos bairros da Região Norte, mas hoje em dia, com a Regional Norte trabalhando constantemente, a região tem recebido a devida atenção”. PMU
Prefeitura de Ubatuba participa de uma das maiores feiras de turismo da América Latina
Ubatuba foi apresentado como destino turístico a mais de 11 mil visitantes
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente na última edição do Festival de Turismo de Gramado, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de novembro, no centro de convenções do Hotel Serra Park, em Gramado.
Com patrocínio integral do “trade turístico” local, a Secretaria distribuiu mais de oito mil folders promocionais, levando ao conhecimento dos visitantes da feira todo o potencial turístico que Ubatuba possui. De acordo com a organização do evento, mais de 11 mil visitantes percorreram os 360 estandes da 18ª edição do Festival, que é considerado um dos maiores do setor em toda a América Latina. Cerca de 1100 produtos foram apresentados, gerando um grande número de negócios. Delegações como a China, Uruguai e Oriente Médio estiveram na feira em busca de novos destinos turísticos e opções de negócios.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a ida para uma feira de turismo deste nível, com a participação de tantos países, é extremamente importante para que o produto turístico “Ubatuba” seja divulgado: “a ida da Secretaria de Turismo para o Festival de Gramado vai ao encontro de todo nosso ideal de investir em um turismo de qualidade e para isso é necessário que as pessoas conheçam os inúmeros atrativos que nossa cidade oferece. Uma feira como esta é a oportunidade ideal para atingirmos este objetivo”.
Instituto Brasil – China
Entre as mais de 60 rodadas de negócios realizadas em Gramado, destaque para o contato realizado com o presidente regional do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento, Intercâmbio e Comércio Exterior (IBCDE), para o qual o produto Ubatuba foi apresentado e muito apreciado, o que pode gerar um importante fluxo de negócios e turistas vindos do mercado chinês.
Ainda com o mercado chinês, Ubatuba se fez representar junto ao “China Trade Center”, na pessoa do Senhor Marcos Nogueira, que se comprometeu a buscar tornar viável a parceria com Ubatuba no quesito turismo.
Vai Brasil
Outro aspecto relevante foi o contato realizado entre a Secretaria de Turismo de Ubatuba e a Secretaria Executiva do Ministério do Turismo. O tópico discutido foi a inclusão de Ubatuba no programa “Vai Brasil”, criado pelo Ministério de Turismo com o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos em períodos de baixa ocupação nos diversos destinos do Brasil.
A Prefeitura de Ubatuba agradece o apoio e o incentivo das empresas e entidades que patrocinaram e viabilizaram a participação de Ubatuba no Festival de Turismo de Gramado: Associação de Pousadas e Hotéis de pequeno porte de Ubatuba, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba), Itamambuca Eco Resort, Porto Marina Timoneiro, Kauaí Centro Náutico, Pousada Recanto das Palmeiras, Ecosphera Dive Resort, Anchieta Forneria, bar e café, Belmar Turismo, Terra Turismo de Aventura, Operadora de mergulho Omnimare. PMU
Voltar
sábado, novembro 25, 2006
Notícias da Prefeitura
Eduardo Cesar recebe prêmio Top Vip 2006
O prêmio homenageou personalidades em destaque
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última quinta-feira, 23, o prêmio “Top Vip 2006 ‘Troféu Jose Ernesto Servidei’ ”, na cidade de Caraguatatuba. Em uma noite “black tié” no salão de festas do Clube Ilha Morena, a cerimônia homenageou personalidades que se destacaram em Caraguá e Ubatuba no ano de 2006.
Eduardo Cesar ficou emocionado com a homenagem, que contou com a apresentação de um vídeo que narrava sua trajetória, desde os tempos de militância estudantil até hoje, quando ocupa o cargo de prefeito de Ubatuba. “Fico feliz por ter sido lembrado para receber esse prêmio como destaque em 2006, mas vale lembrar que na verdade o destaque é para a cidade de Ubatuba, que vem retomando seu lugar de honra no Litoral Norte”, disse o prefeito.
Promovida pelo programa VIP, apresentado por Tarcisio Matheus, do SBT, a festa de entrega do Top Vip 2006 foi presenciada por aproximadamente mil convidados, que foram recepcionados com champanhe e puderam desfrutar de um delicioso jantar italiano. As imagens da festa devem ir ao ar nas próximas semanas no programa VIP. PMU
Eduardo Cesar recebe Ministro da Saúde em Ubatuba
O ministro, autoridade máxima do país na área da Saúde, viajou para Ubatuba para visitar a nova ala da Santa Casa
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, em seu gabinete. A visita do ministro foi acompanhada pela imprensa local, vereadores, secretários municipais e pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. O principal objetivo da vinda do ministro a Ubatuba foi conhecer um pouco sobre a realidade do município na área da saúde.
Acontecimento histórico
Do gabinete do prefeito, a comitiva se dirigiu à Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, onde o ministro conheceu a nova ala do hospital, construída nesta administração municipal e que compreende uma área para a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O ministro visitou também o local onde futuramente será construído um pronto-socorro municipal.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a vinda do ministro Álvares a Ubatuba foi um acontecimento histórico. “Muito nos honra a visita do ministro Agenor Álvares. Os assuntos relacionados à saúde em Ubatuba só avançam graças a esta boa relação que mantemos com o governo federal”, disse o prefeito, que aproveitou para entregar às mãos do ministro algumas reivindicações para melhorias na área da saúde em Ubatuba.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, que foi citado pelo ministro como companheiro de militância, afirmou que a visita de Álvares é importante por dois principais aspectos: "Por um lado, o ministro pôde ver de perto a realidade das nossas demandas, a necessidade de equipar a UTI e coloca-la à disposição da comunidade. Por outro lado, ele presenciou também o nosso esforço coletivo no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão".
Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recursos federais para a construção de quatro novas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Sertão da Quina, Itaguá, Rio Escuro e Praia Dura.
Avanços na Saúde
Em seu discurso, o ministro falou sobre as dificuldades que o setor da Saúde enfrenta por todo o país e os avanços alcançados nos últimos anos, como o fato de o Brasil ter o segundo maior programa público de transplante em todo o mundo e deter índices de cobertura vacinal que são exemplos para outros países. O ministro falou também sobre melhorias na gestão dos recursos e prometeu estudar com carinho as necessidades da região.
Parcerias importantes
Outra questão importante que a ocasião proporcionou foi o encontro entre autoridades das cidades vizinhas. Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanharam o ministro seu secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o secretário de saúde de Ilhabela, Arquimedes Hipólito de Matos e um representante do prefeito de São Sebastião.
Segundo o secretário de Saúde de Ubatuba, existe uma cooperação mútua entre os municípios, uma vez que cada cidade tem suas especialidades. "A UTI de Ubatuba nos capacitará a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região".
Também estiveram presentes no encontro com o ministro os vereadores de Ubatuba, Marcos Demo, Romerson de Oliveira, Osmar de Souza, Cláudio Gulli e Jairo dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, o médico Ricardo Cortes. “O encontro com um ministro que vem das bases é uma oportunidade única”, disse o presidente da Câmara que reivindicou a revisão da tabela de valores do SUS, que, segundo ele, são muito baixos. PMU
Alunos de Turismo realizam City Tour em Ubatuba
Os alunos do curso técnico de turismo (guia de turismo regional – EMBRATUR) da EM Tancredo Neves em Ubatuba promoverão neste sábado um City Tour denominado “Ubatuba de ponta a ponta”. A ação é válida como último trabalho da atividade “viagens técnicas obrigatórias” para os alunos.
Sob supervisão do professor Edson Chagas, nove alunos desempenharão a função de Guias de Turismo, conduzindo um grupo de aproximadamente quarenta pessoas aos pontos turísticos de Ubatuba. Farão parte do grupo autoridades municipais, empresários do ramo turístico e convidados da direção da escola. Com saída prevista para as 9 horas em frente ao Centro de Informações Turísticas, o ônibus segue em direção ao sul, mais precisamente ao portal de entrada da cidade, na Tabatinga, onde começa o “Ubatuba de ponta a ponta”. O passeio termina no Camburi, na divisa com Paraty, RJ.
A diretora da EM Tancredo Neves, Rose Marangoni, acredita no bom desempenho da turma. “É a prova de fogo desses alunos, que serão apresentados ao trabalho que pretendem desenvolver futuramente. Pretendemos mostrar um lado ainda não explorado de nossas potencialidades neste City Tour. Acredito que todos se sairão bem e desde já desejo boa sorte a todos”, disse a diretora. PMU
Ubatuba sedia encontro nacional de hotéis do “Roteiros de Charme”
O hotel Recanto das Toninhas, em Ubatuba, é um dos onze do Estado a fazer parte desta seleta lista
Ubatuba foi escolhida para sediar o encontro nacional da Associação de Hotéis “Roteiros de Charme”, que ocorreu nas instalações do Hotel “Recanto das Toninhas”, na última segunda-feira, 21 .Os estabelecimentos agraciados com o selo “Roteiros do Charme” devem cumprir uma série de exigências para integrar o seleto grupo, que atualmente conta com 47 participantes.
Rígidos padrões de qualidade
Segundo o presidente da entidade, Helenio Waddington, não basta ter um hotel charmoso para se integrar ao roteiro. “O turismo, antes privilégio de alguns, passou a ser acessível a centenas de milhões de pessoas, ávidas em satisfazer suas curiosidades e prazeres, em busca de novos destinos turísticos, preferencialmente longe dos grandes centros urbanos, onde a natureza ainda se encontra preservada. Assim, o espaço, a água limpa e o ar puro, antes essenciais ao atendimento de qualquer padrão de qualidade, por causa da escassez passaram a ser considerados como atributos de luxo”, afirmou Waddington.
Em 2006 mais de duzentos estabelecimentos se submeteram à aprovação da entidade. Destes, apenas quatro foram aprovados dentro dos rígidos padrões do “Roteiros de Charme”. Ainda de acordo com Waddington, “a hotelaria que depende de preservação ambiental dos destinos turísticos para sua sobrevivência, se vê cada vez mais compelida a utilizar de forma racional e sustentável os patrimônios natural e cultural que os cercam, incentivando sua conservação”, completou o presidente da Associação de Hotéis “Roteiro de Charme”.
Referência
Em Ubatuba, o único estabelecimento que compõe o “Roteiros de Charme”, é o sofisticado hotel “Recanto das Toninhas”. De acordo com a classificação estabelecida pelo “Roteiros de Charme”, são consideradas cinco categorias específicas: esmeralda, topázio-imperial, água-marinha, ametista e cristal. O Recanto das Toninhas é classificado como “esmeralda”, o que designa um aconchegante hotel, com conforto, instalações e serviços que atendem aos padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional.
“O hotel Recanto das Toninhas é uma referência para a nossa cidade. Vale ressaltar que são apenas onze os estabelecimentos do “Roteiros de Charme” em todo o Estado de São Paulo, dos quais somente três possuem a categoria esmeralda”, afirma o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. PMU
Ubatuba participa do Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Neste ano, o tema nacional é: “A vida é mais forte que a Aids” e tem como enfoque o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) da Secretaria de Saúde, realizará uma programação em comemoração ao Dia Mundial
de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro. As atividades acontecerão nos dias 26 e 29 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo das ações é promover uma sensibilização para impedir o crescimento do HIV/Aids no município.
Neste domingo, dia 26, das 9h às 16h, a Epaa participa da Ação Cidadania promovida pela Polícia Militar, através do PSF da Estufa 1, com a distribuição de kits contendo material educativo e preservativos.
No dia 29, quarta-feira, será apresentada uma teleconferência, com o título “Viver com HIV/AIDS”, voltada para os pacientes HIV/Aids do município, na sala de Capacitação do Ambulatório de Especialidades. No dia 1º, sexta-feira, a equipe participará de entrevistas nas rádios locais e exibirá o filme “Cazuza: O tempo não pára” em diversas sessões para os alunos da rede pública. Além disso, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) distribuirão kits com materiais educativos e preservativos em todos os bairros da cidade.
Para mais informações, ligue para o Disque Aids de Ubatuba: (12) 3832. 5353
A vida é mais forte que a Aids
O tema deste ano, “A vida é mais forte que a Aids”, tem como objetivo o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV e Aids. O foco da campanha nacional será a participação ativa das pessoas que têm Aids na busca pela diminuição do estigma e pelo respeito aos direitos humanos.
Solidariedade, tolerância e compaixão
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compaixão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O laço vermelho foi criado como símbolo de solidariedade e de comprometimento, criado para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids em 1991. A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.
Hoje, são 39,5 milhões de pessoas que vivem com Aids no mundo, na maioria africanos. São 6,5% a mais do que há dois anos. O programa das Nações Unidas elogiou o Brasil pela combinação entre prevenção e tratamento, que tem mantido a epidemia sob controle. No Brasil são 600 mil brasileiros contaminados. A vontade política, controle social e acerto nas ações efetivas do ponto de vista técnico do serviço de saúde, são os três fatores que ajudam a avançarmos no combate da doença. PMU
Guarda Municipal de Ubatuba apreende drogas e arma
A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) efetuou na madrugada de 18 de novembro a prisão de quatro adolescentes por posse de drogas. Os policiais efetuavam ronda no bairro do Itaguá e ao passar pelo grupo notaram que eles agiam de modo estranho. Ao efetuar vistoria foram encontrados cinco envólucros contendo maconha e dezenove papelotes de cocaína em poder dos menores, além de quatro bicicletas sem documentação.
Diante das carecteristicas do fato, D.A.S.V, R.J.A.S, E.S, e J.C.B, foram conduzidos à delegacia de policia, ficando à disposição da Vara da Infância e Juventude.
Porte ilegal de arma
Ao efetuar ronda pelo bairro do Ipiranguinha, agentes da GMU abordaram dois elementos que agiam de modo estranho na Rua da Assembleia. Realizando busca pessoal, os agentes apreenderam com E.R.S um revolver calibre 38, oxidado e com numeração raspada; no tambor, quatro cartuchos, sendo três já deflagrados. Os agentes conduziram E.R.S à delegacia, onde o mesmo ficou recolhido à disposição da Justiça, por infração ao artigo 14 (porte ilegal de arma). PMU
Ligeirinho fatura campeonato Dentinho 2006 em Ubatuba
A equipe do Chaveiro Ligeirinho foi a vencedora do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, na categoria Dentinho. O time, que teve melhor campanha na primeira fase, venceu ao time do Tio Sam por dois a um na partida final e ficou com o troféu de campeão do torneio. A terceira posição ficou para o time do Quiosque Pica Pau, que venceu o Smidi Calçados por três a um.
O artilheiro da competição foi Douglas Rodrigues, que marcou 16 vezes, enquanto Lucas Martins foi o goleiro menos vazado. “Agradeço aos empresários que apoiaram mais esse evento das categorias de base do futebol de Ubatuba e também aos pais e mães que acompanharam seus filhos no decorrer do campeonato”, disse Reginaldo, coordenador das escolinhas de futebol da Prefeitura de Ubatuba. PMU
Voltar
O prêmio homenageou personalidades em destaque
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última quinta-feira, 23, o prêmio “Top Vip 2006 ‘Troféu Jose Ernesto Servidei’ ”, na cidade de Caraguatatuba. Em uma noite “black tié” no salão de festas do Clube Ilha Morena, a cerimônia homenageou personalidades que se destacaram em Caraguá e Ubatuba no ano de 2006.
Eduardo Cesar ficou emocionado com a homenagem, que contou com a apresentação de um vídeo que narrava sua trajetória, desde os tempos de militância estudantil até hoje, quando ocupa o cargo de prefeito de Ubatuba. “Fico feliz por ter sido lembrado para receber esse prêmio como destaque em 2006, mas vale lembrar que na verdade o destaque é para a cidade de Ubatuba, que vem retomando seu lugar de honra no Litoral Norte”, disse o prefeito.
Promovida pelo programa VIP, apresentado por Tarcisio Matheus, do SBT, a festa de entrega do Top Vip 2006 foi presenciada por aproximadamente mil convidados, que foram recepcionados com champanhe e puderam desfrutar de um delicioso jantar italiano. As imagens da festa devem ir ao ar nas próximas semanas no programa VIP. PMU
Eduardo Cesar recebe Ministro da Saúde em Ubatuba
O ministro, autoridade máxima do país na área da Saúde, viajou para Ubatuba para visitar a nova ala da Santa Casa
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, em seu gabinete. A visita do ministro foi acompanhada pela imprensa local, vereadores, secretários municipais e pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. O principal objetivo da vinda do ministro a Ubatuba foi conhecer um pouco sobre a realidade do município na área da saúde.
Acontecimento histórico
Do gabinete do prefeito, a comitiva se dirigiu à Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, onde o ministro conheceu a nova ala do hospital, construída nesta administração municipal e que compreende uma área para a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O ministro visitou também o local onde futuramente será construído um pronto-socorro municipal.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a vinda do ministro Álvares a Ubatuba foi um acontecimento histórico. “Muito nos honra a visita do ministro Agenor Álvares. Os assuntos relacionados à saúde em Ubatuba só avançam graças a esta boa relação que mantemos com o governo federal”, disse o prefeito, que aproveitou para entregar às mãos do ministro algumas reivindicações para melhorias na área da saúde em Ubatuba.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, que foi citado pelo ministro como companheiro de militância, afirmou que a visita de Álvares é importante por dois principais aspectos: "Por um lado, o ministro pôde ver de perto a realidade das nossas demandas, a necessidade de equipar a UTI e coloca-la à disposição da comunidade. Por outro lado, ele presenciou também o nosso esforço coletivo no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão".
Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recursos federais para a construção de quatro novas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Sertão da Quina, Itaguá, Rio Escuro e Praia Dura.
Avanços na Saúde
Em seu discurso, o ministro falou sobre as dificuldades que o setor da Saúde enfrenta por todo o país e os avanços alcançados nos últimos anos, como o fato de o Brasil ter o segundo maior programa público de transplante em todo o mundo e deter índices de cobertura vacinal que são exemplos para outros países. O ministro falou também sobre melhorias na gestão dos recursos e prometeu estudar com carinho as necessidades da região.
Parcerias importantes
Outra questão importante que a ocasião proporcionou foi o encontro entre autoridades das cidades vizinhas. Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanharam o ministro seu secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o secretário de saúde de Ilhabela, Arquimedes Hipólito de Matos e um representante do prefeito de São Sebastião.
Segundo o secretário de Saúde de Ubatuba, existe uma cooperação mútua entre os municípios, uma vez que cada cidade tem suas especialidades. "A UTI de Ubatuba nos capacitará a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região".
Também estiveram presentes no encontro com o ministro os vereadores de Ubatuba, Marcos Demo, Romerson de Oliveira, Osmar de Souza, Cláudio Gulli e Jairo dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, o médico Ricardo Cortes. “O encontro com um ministro que vem das bases é uma oportunidade única”, disse o presidente da Câmara que reivindicou a revisão da tabela de valores do SUS, que, segundo ele, são muito baixos. PMU
Alunos de Turismo realizam City Tour em Ubatuba
Os alunos do curso técnico de turismo (guia de turismo regional – EMBRATUR) da EM Tancredo Neves em Ubatuba promoverão neste sábado um City Tour denominado “Ubatuba de ponta a ponta”. A ação é válida como último trabalho da atividade “viagens técnicas obrigatórias” para os alunos.
Sob supervisão do professor Edson Chagas, nove alunos desempenharão a função de Guias de Turismo, conduzindo um grupo de aproximadamente quarenta pessoas aos pontos turísticos de Ubatuba. Farão parte do grupo autoridades municipais, empresários do ramo turístico e convidados da direção da escola. Com saída prevista para as 9 horas em frente ao Centro de Informações Turísticas, o ônibus segue em direção ao sul, mais precisamente ao portal de entrada da cidade, na Tabatinga, onde começa o “Ubatuba de ponta a ponta”. O passeio termina no Camburi, na divisa com Paraty, RJ.
A diretora da EM Tancredo Neves, Rose Marangoni, acredita no bom desempenho da turma. “É a prova de fogo desses alunos, que serão apresentados ao trabalho que pretendem desenvolver futuramente. Pretendemos mostrar um lado ainda não explorado de nossas potencialidades neste City Tour. Acredito que todos se sairão bem e desde já desejo boa sorte a todos”, disse a diretora. PMU
Ubatuba sedia encontro nacional de hotéis do “Roteiros de Charme”
O hotel Recanto das Toninhas, em Ubatuba, é um dos onze do Estado a fazer parte desta seleta lista
Ubatuba foi escolhida para sediar o encontro nacional da Associação de Hotéis “Roteiros de Charme”, que ocorreu nas instalações do Hotel “Recanto das Toninhas”, na última segunda-feira, 21 .Os estabelecimentos agraciados com o selo “Roteiros do Charme” devem cumprir uma série de exigências para integrar o seleto grupo, que atualmente conta com 47 participantes.
Rígidos padrões de qualidade
Segundo o presidente da entidade, Helenio Waddington, não basta ter um hotel charmoso para se integrar ao roteiro. “O turismo, antes privilégio de alguns, passou a ser acessível a centenas de milhões de pessoas, ávidas em satisfazer suas curiosidades e prazeres, em busca de novos destinos turísticos, preferencialmente longe dos grandes centros urbanos, onde a natureza ainda se encontra preservada. Assim, o espaço, a água limpa e o ar puro, antes essenciais ao atendimento de qualquer padrão de qualidade, por causa da escassez passaram a ser considerados como atributos de luxo”, afirmou Waddington.
Em 2006 mais de duzentos estabelecimentos se submeteram à aprovação da entidade. Destes, apenas quatro foram aprovados dentro dos rígidos padrões do “Roteiros de Charme”. Ainda de acordo com Waddington, “a hotelaria que depende de preservação ambiental dos destinos turísticos para sua sobrevivência, se vê cada vez mais compelida a utilizar de forma racional e sustentável os patrimônios natural e cultural que os cercam, incentivando sua conservação”, completou o presidente da Associação de Hotéis “Roteiro de Charme”.
Referência
Em Ubatuba, o único estabelecimento que compõe o “Roteiros de Charme”, é o sofisticado hotel “Recanto das Toninhas”. De acordo com a classificação estabelecida pelo “Roteiros de Charme”, são consideradas cinco categorias específicas: esmeralda, topázio-imperial, água-marinha, ametista e cristal. O Recanto das Toninhas é classificado como “esmeralda”, o que designa um aconchegante hotel, com conforto, instalações e serviços que atendem aos padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional.
“O hotel Recanto das Toninhas é uma referência para a nossa cidade. Vale ressaltar que são apenas onze os estabelecimentos do “Roteiros de Charme” em todo o Estado de São Paulo, dos quais somente três possuem a categoria esmeralda”, afirma o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. PMU
Ubatuba participa do Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Neste ano, o tema nacional é: “A vida é mais forte que a Aids” e tem como enfoque o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) da Secretaria de Saúde, realizará uma programação em comemoração ao Dia Mundial
de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro. As atividades acontecerão nos dias 26 e 29 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo das ações é promover uma sensibilização para impedir o crescimento do HIV/Aids no município.
Neste domingo, dia 26, das 9h às 16h, a Epaa participa da Ação Cidadania promovida pela Polícia Militar, através do PSF da Estufa 1, com a distribuição de kits contendo material educativo e preservativos.
No dia 29, quarta-feira, será apresentada uma teleconferência, com o título “Viver com HIV/AIDS”, voltada para os pacientes HIV/Aids do município, na sala de Capacitação do Ambulatório de Especialidades. No dia 1º, sexta-feira, a equipe participará de entrevistas nas rádios locais e exibirá o filme “Cazuza: O tempo não pára” em diversas sessões para os alunos da rede pública. Além disso, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) distribuirão kits com materiais educativos e preservativos em todos os bairros da cidade.
Para mais informações, ligue para o Disque Aids de Ubatuba: (12) 3832. 5353
A vida é mais forte que a Aids
O tema deste ano, “A vida é mais forte que a Aids”, tem como objetivo o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV e Aids. O foco da campanha nacional será a participação ativa das pessoas que têm Aids na busca pela diminuição do estigma e pelo respeito aos direitos humanos.
Solidariedade, tolerância e compaixão
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compaixão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O laço vermelho foi criado como símbolo de solidariedade e de comprometimento, criado para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids em 1991. A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.
Hoje, são 39,5 milhões de pessoas que vivem com Aids no mundo, na maioria africanos. São 6,5% a mais do que há dois anos. O programa das Nações Unidas elogiou o Brasil pela combinação entre prevenção e tratamento, que tem mantido a epidemia sob controle. No Brasil são 600 mil brasileiros contaminados. A vontade política, controle social e acerto nas ações efetivas do ponto de vista técnico do serviço de saúde, são os três fatores que ajudam a avançarmos no combate da doença. PMU
Guarda Municipal de Ubatuba apreende drogas e arma
A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) efetuou na madrugada de 18 de novembro a prisão de quatro adolescentes por posse de drogas. Os policiais efetuavam ronda no bairro do Itaguá e ao passar pelo grupo notaram que eles agiam de modo estranho. Ao efetuar vistoria foram encontrados cinco envólucros contendo maconha e dezenove papelotes de cocaína em poder dos menores, além de quatro bicicletas sem documentação.
Diante das carecteristicas do fato, D.A.S.V, R.J.A.S, E.S, e J.C.B, foram conduzidos à delegacia de policia, ficando à disposição da Vara da Infância e Juventude.
Porte ilegal de arma
Ao efetuar ronda pelo bairro do Ipiranguinha, agentes da GMU abordaram dois elementos que agiam de modo estranho na Rua da Assembleia. Realizando busca pessoal, os agentes apreenderam com E.R.S um revolver calibre 38, oxidado e com numeração raspada; no tambor, quatro cartuchos, sendo três já deflagrados. Os agentes conduziram E.R.S à delegacia, onde o mesmo ficou recolhido à disposição da Justiça, por infração ao artigo 14 (porte ilegal de arma). PMU
Ligeirinho fatura campeonato Dentinho 2006 em Ubatuba
A equipe do Chaveiro Ligeirinho foi a vencedora do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, na categoria Dentinho. O time, que teve melhor campanha na primeira fase, venceu ao time do Tio Sam por dois a um na partida final e ficou com o troféu de campeão do torneio. A terceira posição ficou para o time do Quiosque Pica Pau, que venceu o Smidi Calçados por três a um.
O artilheiro da competição foi Douglas Rodrigues, que marcou 16 vezes, enquanto Lucas Martins foi o goleiro menos vazado. “Agradeço aos empresários que apoiaram mais esse evento das categorias de base do futebol de Ubatuba e também aos pais e mães que acompanharam seus filhos no decorrer do campeonato”, disse Reginaldo, coordenador das escolinhas de futebol da Prefeitura de Ubatuba. PMU
Voltar
sexta-feira, novembro 24, 2006
Desequilíbrio
Continuação
Isso se explica pela disparidade na persistência dos assuntos no noticiário. O casos municipais “duram” muito menos tempo no noticiário do que os casos estaduais, e estes menos do que os federais. Assim, cerca de 1000 dos 1269 casos municipais (79%) receberam coberturas de no máximo três dias, sendo que 700 (55%) foram cobertos um único dia. Para os casos estaduais, cerca de 545 assuntos (ou 64%) foram cobertos no máximo três dias e 340 (40%) uma só vez. Já para os casos federais, a cobertura de no máximo três dias afetou 158 assuntos (42%) e a de um só dia, 48 assuntos (21%).
Não há nenhum motivo para supor que o desequilíbrio na cobertura de outros assuntos políticos e econômicos seja diferente. Nossos jornais fornecem uma imagem do Brasil segundo a qual tudo o que acontece de importante acontece em Brasília, se acontece em Brasília então é importante e se acontece nos estados e nos municípios é desimportante. É como se o Brasil fosse um desses países altamente centralizados nos quais de fato todas as decisões são tomadas pelo governo central, pelos tribunais nacionais e pelos respectivos Congressos.
Mas o Brasil não é assim. Na verdade, trata-se de um dos países mais descentralizados do mundo (sendo que há quem diga que seja o mais descentralizado). Todos os dias, os governos estaduais e municipais, as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores e os Judiciários estaduais tomam decisões importantes para a vida da comunidade.
Não obstante, a maior parte disso tudo passa fundamentalmente em branco para os jornais brasileiros. Não é incomum que uma irrelevância qualquer brasiliense mereça duas ou três colunas de texto nos jornais, enquanto as discussões sobre uma nova Lei de Zoneamento na Câmara de Vereadores, ou sobre um esquema mirabolante na Assembléia Legislativa, não encontrem espaço na cobertura.
Sem dúvida, parte do problema nasce da “cadernização” dos jornais – a segregação das esferas em cadernos fechados. Nascida de determinantes industriais, a cadernização estabelece limites enrijecidos. Um assunto municipal só emplacará o primeiro caderno se for monumentalmente relevante no julgamento do editor. Reciprocamente, como os cadernos têm tamanhos mínimos (não é possível publicar um primeiro caderno com apenas quatro páginas), o resultado é que, mesmo quando falta assunto, o espaço precisa ser ocupado com o que pintar, mesmo que seja perfeitamente descartável.
O determinante principal, porém, não é industrial, mas mental. Parece que nossos jornais e por decorrência nossos jornalistas vivem como na Primeira República. Aparentemente, não se deram conta de que a ordem das coisas mudou muito no país.
O Brasil retratado pelos jornais é como um organismo com uma cabeça hipertrofiada e uns pezinhos de miniatura. Por isso, não é de espantar que governantes e parlamentares estaduais e municipais nadem de braçada. A probabilidade de que malfeitorias e irresponsabilidades sejam detectadas pelos veículos de comunicação é muito baixa. E, é claro, o mesmo vale para progressos relevantes na gestão pública. Não é só o mal que deixa de ser iluminado – o que se faz de bom passa ainda mais despercebido.Por outro lado, o efeito deletério da visão distorcida que a imprensa fornece tende a restringir-se a poucas pessoas, pois no Brasil quase ninguém lê jornal. Para se fazer uma idéia, o jornal com maior circulação no país é hoje O Estado de S. Paulo. Quando imprime muito, esse jornal distribui cerca de 300 mil exemplares por dia, a grande maioria dos quais na cidade de São Paulo. O resto do estado recebe uma pequena fração. A circulação desse jornal fora de São Paulo praticamente se restringe a meia-dúzia de exemplares vendidos em Brasília.Mas duzentos e poucos mil exemplares numa cidade que tem 12 milhões de habitantes (17 milhões na área metropolitana) são nada. O mesmo padrão, até piorado, se repete em todos os estados.
Moral da história: nada disso chega à tigrada. O que pode ser uma boa.
(Os números referentes à cobertura de corrupção mencionados podem ser consultados na área de estatísticas do projeto, no endereço informado. Aproveite para explorar o mapa de relacionamentos derivado do noticiário.)
(*) Claudio Weber Abramo é jornalista e diretor da ONB Transparência Brasil
Voltar
Isso se explica pela disparidade na persistência dos assuntos no noticiário. O casos municipais “duram” muito menos tempo no noticiário do que os casos estaduais, e estes menos do que os federais. Assim, cerca de 1000 dos 1269 casos municipais (79%) receberam coberturas de no máximo três dias, sendo que 700 (55%) foram cobertos um único dia. Para os casos estaduais, cerca de 545 assuntos (ou 64%) foram cobertos no máximo três dias e 340 (40%) uma só vez. Já para os casos federais, a cobertura de no máximo três dias afetou 158 assuntos (42%) e a de um só dia, 48 assuntos (21%).
Não há nenhum motivo para supor que o desequilíbrio na cobertura de outros assuntos políticos e econômicos seja diferente. Nossos jornais fornecem uma imagem do Brasil segundo a qual tudo o que acontece de importante acontece em Brasília, se acontece em Brasília então é importante e se acontece nos estados e nos municípios é desimportante. É como se o Brasil fosse um desses países altamente centralizados nos quais de fato todas as decisões são tomadas pelo governo central, pelos tribunais nacionais e pelos respectivos Congressos.
Mas o Brasil não é assim. Na verdade, trata-se de um dos países mais descentralizados do mundo (sendo que há quem diga que seja o mais descentralizado). Todos os dias, os governos estaduais e municipais, as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores e os Judiciários estaduais tomam decisões importantes para a vida da comunidade.
Não obstante, a maior parte disso tudo passa fundamentalmente em branco para os jornais brasileiros. Não é incomum que uma irrelevância qualquer brasiliense mereça duas ou três colunas de texto nos jornais, enquanto as discussões sobre uma nova Lei de Zoneamento na Câmara de Vereadores, ou sobre um esquema mirabolante na Assembléia Legislativa, não encontrem espaço na cobertura.
Sem dúvida, parte do problema nasce da “cadernização” dos jornais – a segregação das esferas em cadernos fechados. Nascida de determinantes industriais, a cadernização estabelece limites enrijecidos. Um assunto municipal só emplacará o primeiro caderno se for monumentalmente relevante no julgamento do editor. Reciprocamente, como os cadernos têm tamanhos mínimos (não é possível publicar um primeiro caderno com apenas quatro páginas), o resultado é que, mesmo quando falta assunto, o espaço precisa ser ocupado com o que pintar, mesmo que seja perfeitamente descartável.
O determinante principal, porém, não é industrial, mas mental. Parece que nossos jornais e por decorrência nossos jornalistas vivem como na Primeira República. Aparentemente, não se deram conta de que a ordem das coisas mudou muito no país.
O Brasil retratado pelos jornais é como um organismo com uma cabeça hipertrofiada e uns pezinhos de miniatura. Por isso, não é de espantar que governantes e parlamentares estaduais e municipais nadem de braçada. A probabilidade de que malfeitorias e irresponsabilidades sejam detectadas pelos veículos de comunicação é muito baixa. E, é claro, o mesmo vale para progressos relevantes na gestão pública. Não é só o mal que deixa de ser iluminado – o que se faz de bom passa ainda mais despercebido.Por outro lado, o efeito deletério da visão distorcida que a imprensa fornece tende a restringir-se a poucas pessoas, pois no Brasil quase ninguém lê jornal. Para se fazer uma idéia, o jornal com maior circulação no país é hoje O Estado de S. Paulo. Quando imprime muito, esse jornal distribui cerca de 300 mil exemplares por dia, a grande maioria dos quais na cidade de São Paulo. O resto do estado recebe uma pequena fração. A circulação desse jornal fora de São Paulo praticamente se restringe a meia-dúzia de exemplares vendidos em Brasília.Mas duzentos e poucos mil exemplares numa cidade que tem 12 milhões de habitantes (17 milhões na área metropolitana) são nada. O mesmo padrão, até piorado, se repete em todos os estados.
Moral da história: nada disso chega à tigrada. O que pode ser uma boa.
(Os números referentes à cobertura de corrupção mencionados podem ser consultados na área de estatísticas do projeto, no endereço informado. Aproveite para explorar o mapa de relacionamentos derivado do noticiário.)
(*) Claudio Weber Abramo é jornalista e diretor da ONB Transparência Brasil
Voltar
Notícias da Prefeitura
Fórum da Agenda 21 acontece na próxima semana em Ubatuba
Na próxima terça-feira, 28, acontece o Fórum da Agenda 21 Comunitária da Bacia do Rio Tavares, onde será apresentado o trabalho de pesquisa sócio-ambiental desenvolvido nas comunidades do entorno do Rio Tavares-Lagoa. A pesquisa foi aplicada por agentes do PSF (Programa Saúde da Família) de Ubatuba em oito comunidades: Monte Valério, Jardim Carolina, Silop, Parque Guarani, Núcleo Botafogo, Estufa I, Parque Vivamar e Barra da Lagoa.
O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, acontecerá a partir das 19 horas na escola municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves”. PMU
Prefeitura promove dia de campo para pescadores em Arraial do Cabo
A visita à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo atende a uma solicitação dos pescadores da Picingüaba
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Sebrae, está promovendo uma visita à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo (Resex), no Rio de Janeiro. O evento é voltado para pescadores e maricultores ubatubenses e acontecerá no dia 11 de dezembro. Os interessados devem fazer as inscrições diretamente na Smapa ou por telefone, gratuitamente, até o próximo dia 5.
A Resex é uma unidade de conservação de interesse ecológico-social, que visa promover o sustento dos pescadores artesanais, bem como a proteção da flora e a fauna locais. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, a ocasião representa uma importante oportunidade para conhecer a realidade dos pescadores do Arraial do Cabo. "Nossos pescadores poderão conhecer um modelo de gestão do recurso pesqueiro que alia a preservação do meio ambiente às atividades de pesca e maricultura. Visitas como esta estimulam uma troca de experiências entre os pescadores, que pode vir a ser aproveitada em nosso município".
Para se inscrever ou obter mais informações, ligue para 3033-3500 e fale com Mayr ou Isabel. Participe! PMU
Escolas de Ubatuba realizam eleições para escolha de diretor
Acontece na próxima quarta-feira, 30, a eleição para diretores de Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, para o biênio 2007-2008. A eleição faz-se necessária em cumprimento à Lei 1771/98, que garante a escolha dos dirigentes das unidades escolares. A Secretaria Municipal de Educação regulamentou o processo por meio da ordem interna 08/2006.
Estarão aptos para votar os alunos com 13 anos (completos ou mais), independente da série que estejam cursando, pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos; integrantes do quadro do Magistério, com exercício na respectiva unidade; integrantes do quadro do Magistério sem exercício na respectiva unidade, desde que candidatos a diretor e demais servidores que prestam serviços na unidade escolar.
Vale lembrar que o voto é facultativo e secreto e cada unidade escolar divulgará o horário em que a eleição acontecerá. Após a apuração, a Secretaria enviará uma lista contendo o nome dos três candidatos mais votados, para que seja feita a escolha do diretor de Escola pelo Prefeito Municipal, de acordo com a Lei 1771/98.
A Secretária Patrícia Gomes Veloso Pereira diz que espera uma eleição tranqüila nas unidades. “A eleição deve ser realizada seguindo todos os princípios de respeito e ética”, disse Patrícia. PMU
Fundart abre inscrições para o II Festival de Marchinhas Carnavalescas
O objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural, predominante no carnaval do interior paulista, e revelar novos talentos
A partir do dia 1º de dezembro estarão abertas as inscrições para o II Festival de Marchinhas de Ubatuba, que acontecerá durante os dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2007, em local ainda indeterminado. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era normal cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".
O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 8 de janeiro, na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº 6, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria.
O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor. Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou em seu site: www.fundart.com.br
Premiação
Os cinco primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro. O vencedor ganhará um prêmio de 400 reais. Vencedores até a 5ª colocação também receberão troféus e prêmios diversos. Mais informações sobre o concurso podem ser adquiridas na Fundart (3833-7000).
Primeira edição
Na primeira edição do festival, no início deste ano, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada” e a 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. PMU
Equipe Cavalo Marinho vence Travessia da Ilha Anchieta
A equipe Pousada Cavalo Marinho foi a grande vencedora da “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta”. A prova lembrou o feito do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o canal da Ilha Anchieta durante a rebelião no presídio local. Com o tempo de uma hora e cinqüenta e cinco minutos, a equipe Cavalo Marinho (Juca S. Azevedo, Camila Montini de Faria e Augusto C. Leite) enfrentou mar mexido e chuva no percurso 5.500 metros, que teve largada na Ilha, passagem pelo canal do Boqueirão e chegada na Praia da Enseada.
A equipe Surf Team (Daniel Rosa, Mauricio Abud e Amanda Koga) chegou dois minutos depois (1h 57m) e ficou na segunda colocação; em terceiro, com o tempo de 1h59m, chegou a equipe Praia Site (Marcia P. Marques, Igor Motrey e Marco A Congilio).
A prova teve a participação de sete equipes, todas de Ubatuba. Para Aline Lima P. Moralles da equipe Consciência Verde, a travessia vai fazer história em Ubatuba. “Os atletas aprovaram o percurso, e apesar das dificuldades que encontraram, disseram que voltarão no ano que vem. Esperamos que em 2007 a prova reúna mais equipes, principalmente de outras cidades, pois um de nossos objetivos é divulgar a natureza de Ubatuba”, disse Aline.
A “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta” é organizada pela Equipe Consciência Verde, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU
É hora de decisão no Circuito Ubatuba de Surfe
As inscrições para a última etapa do Circuito Ubatuba Surf Challenge, promovido pela Associação Ubatuba de Surf (AUS), com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, estarão abertas a partir do próximo dia 29, para os atletas pré classificados. Os demais atletas poderão se inscrever a partir do dia 6 de dezembro..
A etapa será disputada de 8 a 10 de dezembro, na praia Vermelha do Norte e reunirá alguns dos melhores surfistas do Brasil nas categorias Profissional, Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Estreante, Petit, Feminino Pro, Feminio Open, Feminino Iniciante, Longboard, Longboard Máster, Longboard Veterano, Master, Gran Master e Universitários. Com a participação de 16 categorias, o circuito municipal de surfe de Ubatuba é considerado o maior do gênero em todo o país.As inscrições deverão ser efetuadas na sede da AUS, localizada na Rua Conceição, 120, loja 16. O valor da inscrição será de: R$ 30,00 para sócios e R$ 35,00 para não sócios. O valor para a inscrição da categoria profissional será de R$ 50,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3832-2649 ou 9118-7427 com João de Carle. PMU
Voltar
Na próxima terça-feira, 28, acontece o Fórum da Agenda 21 Comunitária da Bacia do Rio Tavares, onde será apresentado o trabalho de pesquisa sócio-ambiental desenvolvido nas comunidades do entorno do Rio Tavares-Lagoa. A pesquisa foi aplicada por agentes do PSF (Programa Saúde da Família) de Ubatuba em oito comunidades: Monte Valério, Jardim Carolina, Silop, Parque Guarani, Núcleo Botafogo, Estufa I, Parque Vivamar e Barra da Lagoa.
O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, acontecerá a partir das 19 horas na escola municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves”. PMU
Prefeitura promove dia de campo para pescadores em Arraial do Cabo
A visita à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo atende a uma solicitação dos pescadores da Picingüaba
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Sebrae, está promovendo uma visita à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo (Resex), no Rio de Janeiro. O evento é voltado para pescadores e maricultores ubatubenses e acontecerá no dia 11 de dezembro. Os interessados devem fazer as inscrições diretamente na Smapa ou por telefone, gratuitamente, até o próximo dia 5.
A Resex é uma unidade de conservação de interesse ecológico-social, que visa promover o sustento dos pescadores artesanais, bem como a proteção da flora e a fauna locais. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, a ocasião representa uma importante oportunidade para conhecer a realidade dos pescadores do Arraial do Cabo. "Nossos pescadores poderão conhecer um modelo de gestão do recurso pesqueiro que alia a preservação do meio ambiente às atividades de pesca e maricultura. Visitas como esta estimulam uma troca de experiências entre os pescadores, que pode vir a ser aproveitada em nosso município".
Para se inscrever ou obter mais informações, ligue para 3033-3500 e fale com Mayr ou Isabel. Participe! PMU
Escolas de Ubatuba realizam eleições para escolha de diretor
Acontece na próxima quarta-feira, 30, a eleição para diretores de Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, para o biênio 2007-2008. A eleição faz-se necessária em cumprimento à Lei 1771/98, que garante a escolha dos dirigentes das unidades escolares. A Secretaria Municipal de Educação regulamentou o processo por meio da ordem interna 08/2006.
Estarão aptos para votar os alunos com 13 anos (completos ou mais), independente da série que estejam cursando, pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos; integrantes do quadro do Magistério, com exercício na respectiva unidade; integrantes do quadro do Magistério sem exercício na respectiva unidade, desde que candidatos a diretor e demais servidores que prestam serviços na unidade escolar.
Vale lembrar que o voto é facultativo e secreto e cada unidade escolar divulgará o horário em que a eleição acontecerá. Após a apuração, a Secretaria enviará uma lista contendo o nome dos três candidatos mais votados, para que seja feita a escolha do diretor de Escola pelo Prefeito Municipal, de acordo com a Lei 1771/98.
A Secretária Patrícia Gomes Veloso Pereira diz que espera uma eleição tranqüila nas unidades. “A eleição deve ser realizada seguindo todos os princípios de respeito e ética”, disse Patrícia. PMU
Fundart abre inscrições para o II Festival de Marchinhas Carnavalescas
O objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural, predominante no carnaval do interior paulista, e revelar novos talentos
A partir do dia 1º de dezembro estarão abertas as inscrições para o II Festival de Marchinhas de Ubatuba, que acontecerá durante os dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2007, em local ainda indeterminado. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era normal cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".
O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 8 de janeiro, na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº 6, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria.
O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor. Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou em seu site: www.fundart.com.br
Premiação
Os cinco primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro. O vencedor ganhará um prêmio de 400 reais. Vencedores até a 5ª colocação também receberão troféus e prêmios diversos. Mais informações sobre o concurso podem ser adquiridas na Fundart (3833-7000).
Primeira edição
Na primeira edição do festival, no início deste ano, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada” e a 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. PMU
Equipe Cavalo Marinho vence Travessia da Ilha Anchieta
A equipe Pousada Cavalo Marinho foi a grande vencedora da “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta”. A prova lembrou o feito do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o canal da Ilha Anchieta durante a rebelião no presídio local. Com o tempo de uma hora e cinqüenta e cinco minutos, a equipe Cavalo Marinho (Juca S. Azevedo, Camila Montini de Faria e Augusto C. Leite) enfrentou mar mexido e chuva no percurso 5.500 metros, que teve largada na Ilha, passagem pelo canal do Boqueirão e chegada na Praia da Enseada.
A equipe Surf Team (Daniel Rosa, Mauricio Abud e Amanda Koga) chegou dois minutos depois (1h 57m) e ficou na segunda colocação; em terceiro, com o tempo de 1h59m, chegou a equipe Praia Site (Marcia P. Marques, Igor Motrey e Marco A Congilio).
A prova teve a participação de sete equipes, todas de Ubatuba. Para Aline Lima P. Moralles da equipe Consciência Verde, a travessia vai fazer história em Ubatuba. “Os atletas aprovaram o percurso, e apesar das dificuldades que encontraram, disseram que voltarão no ano que vem. Esperamos que em 2007 a prova reúna mais equipes, principalmente de outras cidades, pois um de nossos objetivos é divulgar a natureza de Ubatuba”, disse Aline.
A “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta” é organizada pela Equipe Consciência Verde, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU
É hora de decisão no Circuito Ubatuba de Surfe
As inscrições para a última etapa do Circuito Ubatuba Surf Challenge, promovido pela Associação Ubatuba de Surf (AUS), com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, estarão abertas a partir do próximo dia 29, para os atletas pré classificados. Os demais atletas poderão se inscrever a partir do dia 6 de dezembro..
A etapa será disputada de 8 a 10 de dezembro, na praia Vermelha do Norte e reunirá alguns dos melhores surfistas do Brasil nas categorias Profissional, Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Estreante, Petit, Feminino Pro, Feminio Open, Feminino Iniciante, Longboard, Longboard Máster, Longboard Veterano, Master, Gran Master e Universitários. Com a participação de 16 categorias, o circuito municipal de surfe de Ubatuba é considerado o maior do gênero em todo o país.As inscrições deverão ser efetuadas na sede da AUS, localizada na Rua Conceição, 120, loja 16. O valor da inscrição será de: R$ 30,00 para sócios e R$ 35,00 para não sócios. O valor para a inscrição da categoria profissional será de R$ 50,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3832-2649 ou 9118-7427 com João de Carle. PMU
Voltar
quinta-feira, novembro 23, 2006
Notícias da Prefeitura
Eduardo Cesar recebe ministro da Saúde
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, vai receber, na próxima sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, que deve fazer uma visita às novas instalações da Santa Casa e ao local para onde há um projeto de construção de um futuro Pronto Socorro Municipal. Além disso, o ministro verificará as condições de algumas áreas, nas quais o Ministério da Saúde vai financiar as construções de quatro Unidades de Saúde e reformas de outras quatro.
Álvares será recepcionado pelo prefeito, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, em um encontro para o qual serão convidados prefeitos e secretários de Saúde de todo o Litoral Norte, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a vinda do ministro é de extrema importância para Ubatuba. “Será uma honra receber o ministro Álvares, que virá a Ubatuba justamente para verificar as condições para a efetivação de melhorias para o atendimento à saúde no município. Isto demonstra que, indiferentemente de qual partido cada um pertence, possuímos prestígio e bom relacionamento junto ao Governo Federal ”, afirmou o prefeito. PMU
Produtores rurais de Ubatuba buscam novas formas de comercialização
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba e produtores rurais do município estiveram na última terça-feira, 21, em São Paulo, visitando uma empresa que comercializa hortaliças. A visita faz parte de um dos itens estabelecidos pela Secretaria no Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura: a comercialização.
Hoje a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Smapa, já possibilita que produtores rurais comercializem seus produtos no Mercado do Produtor Rural, negociem com a empresa Verdurama, que fornece alimentação para as creches e está em contato com a Santa Casa de Ubatuba para que a mesma possa adquirir produtos agrícolas da cidade.
Segundo a nutricionista Mirna Zucheratto, gerente de Abastecimento da Smapa, esse incentivo que a prefeitura vem oferecendo objetiva proporcionar mais uma opção de comercialização. “Incentivamos a agricultura no município, procurando gerar benefícios, mantendo os agricultores no campo e acreditando no aumento cada vez maior no número de participantes”, disse a nutricionista. PMU
Prefeitura oferece lazer a todas as idades neste sábado
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove neste sábado, 25 o Agito Recreativo. Neste dia, crianças, jovens e adultos poderão praticar atividades e competições como basquete, vôlei, peteca, skate, jogos de mesa e tabuleiro e ainda participar de atividades na brinquedoteca.
O Agito Recreativo acontecerá na praça Tropico de Capricórnio (em frente ao aeroporto), das 9h às 14h. A organização pede aos participantes que colaborem com um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Etapa final do Torneio da Melhor Idade começa nesta sexta-feira
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade, realizam nesta sexta e sábado, 24 e 25, a segunda etapa do Torneio da Melhor Idade. Aproximadamente 200 participantes do projeto Atividade Física e Cidadania, que reúne pessoas com idade superior a 40 anos, participarão das seguintes atividades: atletismo, bocha, buraco, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco e vôlei adaptado.
No dia 24, às 8 horas acontecem as disputas do atletismo, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo e no período da tarde acontecem as provas de natação, na Piscina Municipal.
No sábado pela manhã serão disputados os jogos de vôlei adaptado (quadra do Colégio Taba), bocha e malha (quadra da Piscina); no período da tarde acontecem os jogos de mesa e tabuleiro, no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 13h.
Miss e Mister
Na sexta-feira, 24, acontecerá o desfile de Miss e Mister Melhor Idade 2006. A coordenadora de competição da Melhor Idade em Ubatuba, Valéria Carvalho, diz que neste ano os homens não estão muito animados para o concurso.“Já temos a confirmação de 30 mulheres que disputarão o concurso, porém os candidatos a Mister estão um pouco tímidos e acho que não atingiremos o número de candidatos suficientes”, lamenta Valéria.
O concurso definirá os representantes de Ubatuba para a disputa estadual de 2007. Os candidatos serão avaliados em beleza, elegância, simpatia e desenvoltura em duas categorias: 50 a 59 anos e acima de 60 anos. O concurso, que faz parte dos Jogos da Melhor Idade, começa às 19h, no Tubão e o público deve levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Wiggolly Dantas pode conquistar o pentacampeonato estadual
Filipe Toledo, também de Ubatuba, já garantiu o título da categoria estreantes, por antecipação
O surfista ubatubense Wiggolly Dantas está perto de ganhar seu quinto título estadual seguido. A definição do novo campeão paulista júnior de surf promete emoção na 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack, nos próximos sábado e domingo, 25 e 26, na Praia de Camburi, em São Sebastião.
Wiggolly, atual campeão brasileiro na categoria open, está matematicamente empatado com o surfista Dodô Veiga, de Praia Grande e ambos tem chances de conquistar o título em Camburi. Enquanto Guigui, como é conhecido o atleta de Ubatuba, tenta o incrível pentacampeonato estadual, Dodô quer entrar para a galeria de campeões de São Paulo. A 4ª etapa do Hang Loose Surf Attack deve reunir mais de 140 atletas, inclusive de outros estados.
Filipe Toledo, campeão por antecipação
O Hang Loose Surf Attack reúne surfistas com até 18 anos de idade. Além da júnior, estarão em disputa as categorias mirim (no máximo 16 anos), iniciantes (limite de 14 anos), estreantes (até 12 anos) e petit (até 10 anos).
Na estreantes, Filipe Toledo, também atleta de Ubatuba, já garantiu o título por antecipação, ao vencer as três etapas anteriores. Filipe, com apenas 11 anos de idade, teve 100% de aproveitamento e já acumula três títulos paulistas, pois já foi bicampeão da categoria petit. Na categoria iniciantes, Miguel Pupo, de São Sebastião, também garantiu o título na penúltima etapa.
Os campeões paulistas da temporada nas categorias júnior e mirim ganharão passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS mais badalado do Continente, o Hang Loose Pro, no início de 2007. Na iniciantes, estreantes e petit, os melhores da temporada levarão I-Pods.
Edgar Bischof pode conquistar vaga para o SuperSurf 2007
O surfista de Ubatuba, Edgar Bischof, foi o melhor colocado entre os surfistas de fora do Rio, na quinta etapa do Circuito Carioca Profissional 2006, que aconteceu no último final de semana no Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes, litoral norte do Rio de Janeiro. Edgar conquistou a quarta colocação e com isso ainda pode assegurar a vaga para o circuito brasileiro do ano que vem. O campeão da etapa foi o carioca Eduardo Rolins, e o título do circuito carioca já está definido, pois o surfista Leonardo Neves venceu as quatro provas anteriores. PMU
Voltar
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, vai receber, na próxima sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, que deve fazer uma visita às novas instalações da Santa Casa e ao local para onde há um projeto de construção de um futuro Pronto Socorro Municipal. Além disso, o ministro verificará as condições de algumas áreas, nas quais o Ministério da Saúde vai financiar as construções de quatro Unidades de Saúde e reformas de outras quatro.
Álvares será recepcionado pelo prefeito, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, em um encontro para o qual serão convidados prefeitos e secretários de Saúde de todo o Litoral Norte, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a vinda do ministro é de extrema importância para Ubatuba. “Será uma honra receber o ministro Álvares, que virá a Ubatuba justamente para verificar as condições para a efetivação de melhorias para o atendimento à saúde no município. Isto demonstra que, indiferentemente de qual partido cada um pertence, possuímos prestígio e bom relacionamento junto ao Governo Federal ”, afirmou o prefeito. PMU
Produtores rurais de Ubatuba buscam novas formas de comercialização
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba e produtores rurais do município estiveram na última terça-feira, 21, em São Paulo, visitando uma empresa que comercializa hortaliças. A visita faz parte de um dos itens estabelecidos pela Secretaria no Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura: a comercialização.
Hoje a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Smapa, já possibilita que produtores rurais comercializem seus produtos no Mercado do Produtor Rural, negociem com a empresa Verdurama, que fornece alimentação para as creches e está em contato com a Santa Casa de Ubatuba para que a mesma possa adquirir produtos agrícolas da cidade.
Segundo a nutricionista Mirna Zucheratto, gerente de Abastecimento da Smapa, esse incentivo que a prefeitura vem oferecendo objetiva proporcionar mais uma opção de comercialização. “Incentivamos a agricultura no município, procurando gerar benefícios, mantendo os agricultores no campo e acreditando no aumento cada vez maior no número de participantes”, disse a nutricionista. PMU
Prefeitura oferece lazer a todas as idades neste sábado
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove neste sábado, 25 o Agito Recreativo. Neste dia, crianças, jovens e adultos poderão praticar atividades e competições como basquete, vôlei, peteca, skate, jogos de mesa e tabuleiro e ainda participar de atividades na brinquedoteca.
O Agito Recreativo acontecerá na praça Tropico de Capricórnio (em frente ao aeroporto), das 9h às 14h. A organização pede aos participantes que colaborem com um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Etapa final do Torneio da Melhor Idade começa nesta sexta-feira
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade, realizam nesta sexta e sábado, 24 e 25, a segunda etapa do Torneio da Melhor Idade. Aproximadamente 200 participantes do projeto Atividade Física e Cidadania, que reúne pessoas com idade superior a 40 anos, participarão das seguintes atividades: atletismo, bocha, buraco, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco e vôlei adaptado.
No dia 24, às 8 horas acontecem as disputas do atletismo, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo e no período da tarde acontecem as provas de natação, na Piscina Municipal.
No sábado pela manhã serão disputados os jogos de vôlei adaptado (quadra do Colégio Taba), bocha e malha (quadra da Piscina); no período da tarde acontecem os jogos de mesa e tabuleiro, no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 13h.
Miss e Mister
Na sexta-feira, 24, acontecerá o desfile de Miss e Mister Melhor Idade 2006. A coordenadora de competição da Melhor Idade em Ubatuba, Valéria Carvalho, diz que neste ano os homens não estão muito animados para o concurso.“Já temos a confirmação de 30 mulheres que disputarão o concurso, porém os candidatos a Mister estão um pouco tímidos e acho que não atingiremos o número de candidatos suficientes”, lamenta Valéria.
O concurso definirá os representantes de Ubatuba para a disputa estadual de 2007. Os candidatos serão avaliados em beleza, elegância, simpatia e desenvoltura em duas categorias: 50 a 59 anos e acima de 60 anos. O concurso, que faz parte dos Jogos da Melhor Idade, começa às 19h, no Tubão e o público deve levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU
Wiggolly Dantas pode conquistar o pentacampeonato estadual
Filipe Toledo, também de Ubatuba, já garantiu o título da categoria estreantes, por antecipação
O surfista ubatubense Wiggolly Dantas está perto de ganhar seu quinto título estadual seguido. A definição do novo campeão paulista júnior de surf promete emoção na 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack, nos próximos sábado e domingo, 25 e 26, na Praia de Camburi, em São Sebastião.
Wiggolly, atual campeão brasileiro na categoria open, está matematicamente empatado com o surfista Dodô Veiga, de Praia Grande e ambos tem chances de conquistar o título em Camburi. Enquanto Guigui, como é conhecido o atleta de Ubatuba, tenta o incrível pentacampeonato estadual, Dodô quer entrar para a galeria de campeões de São Paulo. A 4ª etapa do Hang Loose Surf Attack deve reunir mais de 140 atletas, inclusive de outros estados.
Filipe Toledo, campeão por antecipação
O Hang Loose Surf Attack reúne surfistas com até 18 anos de idade. Além da júnior, estarão em disputa as categorias mirim (no máximo 16 anos), iniciantes (limite de 14 anos), estreantes (até 12 anos) e petit (até 10 anos).
Na estreantes, Filipe Toledo, também atleta de Ubatuba, já garantiu o título por antecipação, ao vencer as três etapas anteriores. Filipe, com apenas 11 anos de idade, teve 100% de aproveitamento e já acumula três títulos paulistas, pois já foi bicampeão da categoria petit. Na categoria iniciantes, Miguel Pupo, de São Sebastião, também garantiu o título na penúltima etapa.
Os campeões paulistas da temporada nas categorias júnior e mirim ganharão passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS mais badalado do Continente, o Hang Loose Pro, no início de 2007. Na iniciantes, estreantes e petit, os melhores da temporada levarão I-Pods.
Edgar Bischof pode conquistar vaga para o SuperSurf 2007
O surfista de Ubatuba, Edgar Bischof, foi o melhor colocado entre os surfistas de fora do Rio, na quinta etapa do Circuito Carioca Profissional 2006, que aconteceu no último final de semana no Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes, litoral norte do Rio de Janeiro. Edgar conquistou a quarta colocação e com isso ainda pode assegurar a vaga para o circuito brasileiro do ano que vem. O campeão da etapa foi o carioca Eduardo Rolins, e o título do circuito carioca já está definido, pois o surfista Leonardo Neves venceu as quatro provas anteriores. PMU
Voltar
quarta-feira, novembro 22, 2006
Notícias da Prefeitura
Prefeitura de Ubatuba entrega ponte na Maranduba
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, atendeu a uma antiga reivindicação da população da Maranduba e entregou à comunidade a ponte que liga a Avenida dos Expedicionários à Rua Alcides de Oliveira. O que antes era uma antiga passarela, agora é uma ponte que beneficia pedestres, ciclistas e motoristas.
A inauguração marcou o primeiro trabalho entregue pelo novo administrador da Regional Sul, Moralino Valim Coelho, que ressaltou a importância da parceria com a comunidade para o sucesso da obra. “Essa obra foi possível graças ao apoio da Associação de Moradores da Maranduba, aos vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza e ao trabalho incansável do empresário Luiz Carlos e sua equipe”, disse o administrador.
“O prefeito Eduardo Cesar tem por objetivo estreitar ao máximo o contato com as associações de bairros, procurando atender ao maior número de reivindicações possível, sempre buscando idéias e parcerias para a melhoria da Região Sul, e já estamos trabalhando nesta direção”, concluiu Moralino. PMU
Impostos atrasados
Prefeitura de Ubatuba lança campanha para informar sobre parcelamento de impostos
Campanha publicitária conta com comercial televisivo, inserções em rádios, cartazes e mala direta
A Prefeitura de Ubatuba inicia nesta quarta-feira, 22, uma campanha publicitária que será veiculada na TV Vanguarda, afiliada na Rede Globo na região, nos intervalos dos programas Bom Dia Brasil, Vanguarda TV, Globo Esporte, Vale a Pena Ver de Novo, Jornal da Globo e Mais Você. O comercial informa sobre os benefícios da lei que oferece incentivos para o contribuinte quitar suas dívidas, além de mostrar as belezas naturais da cidade e a infra-estrutura que o município oferece. A Prefeitura também utilizará como ferramentas de marketing a mala direta, cartazes e spots em rádios.
“Pretendemos mostrar tudo o que já vem sendo feito com o dinheiro arrecadado de quem paga em dia os seus impostos e sensibilizar aqueles que por algum motivo não conseguiram acertar os seus tributos. Acreditamos que com a lei de incentivos fiscais em vigor muitas pessoas poderão aproveitar os benefícios e as facilidades oferecidas por ela e colocar em dia os seus tributos municipais”, declarou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Plantões
Para oferecer mais oportunidades, a Prefeitura de Ubatuba adotou esquema de plantões aos sábados, exclusivamente para negociação de impostos atrasados. Os plantões se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei terá validade até o dia 22 de dezembro. Estão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de Receita. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou 3834-1007.
Os benefícios
Para ter direito ao benefício da lei, o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. PMU
Prefeitura prorroga inscrições para recadastramento de agentes ambientais
As inscrições para o recadastramento de agentes ambientais voluntários, que iriam até esta quarta-feira, 22, foram prorrogadas até a sexta-feira, 24. Os agentes ambientais voluntários que fizeram curso de formação da Transpetro no ano de 2003 participarão de um novo curso, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Transpetro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá na Escola Tancredo Neves, no dia 27 de novembro, das 8h às 12h.
O curso será promovido pela Alpina Briggs Defesa Ambiental, com palestras ministradas pela psicóloga Ivanir Maciel, que falará sobre a importância da preservação do meio ambiente. O especialista Mário Izidoro, também marcará presença, para relembrar aos agentes ambientais as principais técnicas aprendidas durante o curso de 2003.
Os interessados poderão fazer a pré-inscrição até o dia 24, na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3833-4636, das 9 às 14h. No dia do curso, é necessário apresentar a carteirinha de identificação de Agente Ambiental. A Escola Tancredo Neves fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, no centro de Ubatuba. PMU
Comunidade da Região Norte é convidada para participar do Conselho Gestor de Saúde
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, convida a comunidade organizada da Região Norte do município a comparecer à plenária que escolherá os membros do Conselho Gestor de Saúde nesta região. A reunião acontecerá no próximo dia 27, às 19h, na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no Poruba.
A função do Conselho Gestor de Saúde é definir necessidades e prioridades nessa área, procurando desenvolver, dentro do possível, propostas de atuação e programação para o governo. O principal objetivo deste grupo, formado de maneira paritária por usuários e funcionários do sistema de saúde, além de representantes do governo, é ampliar a participação social na gestão do Sistema Único de Saúde.
O Conselho tem o poder de influenciar em decisões que tratam da formulação de estratégias e da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros. O prefeito Eduardo Cesar afirma que a participação popular é fundamental para que as necessidades dos cidadãos sejam sanadas satisfatoriamente. “O cidadão tem o direito de opinar, de dizer o que é necessário e o que podemos fazer para melhorar o atendimento à população. Essa é a única forma de se construir um governo realmente democrático, fundamentado nos anseios da comunidade”, ressaltou o prefeito. PMU
Inscrições para concurso público encerram-se nesta quarta-feira
A Prefeitura de Ubatuba informa que termina nesta quarta-feira, 22, o prazo para as inscrições para concurso público e processo seletivo para cargos de professor de Educação Básica I/II e professor adjunto de Ensino Básico I/II. As inscrições podem ser feitas somente pela Internet, no endereço www.ubatuba.sp.gov.br/concursos, até as 16h desta quarta-feira, dia 22 de novembro.
Em caso de necessidade de orientações adicionais referentes à inscrição, o candidato deve procurar a Coordenadoria de Recursos Humanos, das 9h às 12h, na Avenida Dona Maria Alves, 865 ou escrever sua dúvida para o e-mail concursos@ubatuba.sp.gov.br. O pagamento da taxa de inscrição será realizado pelo boleto bancário impresso e não serão aceitos pagamentos por meio de transferência ou depósitos bancários. O candidato poderá confirmar e acompanhar sua inscrição através do site www.ubatuba.sp.gov.br/concursos.
A prova escrita será realizada no dia 17 de dezembro, com local e horário a serem divulgados no dia 25 de novembro, nos jornais Imprensa Livre e A Cidade, no site citado anteriormente e afixados no Paço Municipal da Prefeitura de Ubatuba. A relação dos aprovados e não aprovados será divulgada no dia 30 de dezembro. PMU
Semana da Música começa amanhã em Ubatuba
Começa amanhã, 22, a Semana da Música em Ubatuba, reunindo no mesmo evento, música erudita, popular, folclórica e muito mais. O evento, que está sendo promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio do Grupo Setorial de Música da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), poderá ser apreciado até o próximo dia 26.
A programação apresenta grupos nascidos na Banda Lira Padre Anchieta e na Fundação, além de workshops e shows com convidados especiais. Algumas apresentações poderão acontecer na Praça Anchieta, em frente ao Casarão do Porto, se o tempo ajudar. Acompanhe a programação e participe! PMU
22 de novembro - quarta - Casarão do Porto
20h - Coquetel de Abertura
20h30 - Tupinambrás
21h – Canoá (grupo vocal)
21h30 - Dudu Quarteto(workshow)
23 de novembro - quinta - Casarão do Porto
20h - Fandango Caiçara
21h - Saia Justa (quarteto de clarinetes)
21h30 - Canja Fresca (apresentações de novos grupos)
24 de novembro - sexta - Casarão do Porto
18h - workshop de percussão com Marco Aurélio (Marcão)
19h - workshop de violão - música antiga - com Paulo Andrade
20h - projeto Alegr’art
20h30 - Sexteto Caiçara (quinteto de metais e percussão)
21h - Canja Fresca (apresentações de novos grupos)
25 de novembro - sábado - Casarão do Porto
20h - Serestas e Seresteiros, com participação especial do grupo solstício maior
21h30 - Sinfônica Lira Padre Anchieta
Atletismo de Ubatuba chega perto da medalha na final estadual do Pró-Atletismo
Competição para jovens foi experiência para equipe de Ubatuba
O atletismo de Ubatuba não obteve medalhas na final estadual do Pró-Atletismo, que aconteceu em Itapira, mas esteve próximo de subir ao pódio. A atleta Bruna A. Andrade conseguiu o quarto lugar no arremesso de peso, atingindo a marca de 8m06.
Para o coordenador de atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Thomaz Jefferson de Oliveira, ainda falta experiência em competição. “Tivemos uma boa participação no geral. Os garotos têm um potencial que precisa ser desenvolvido e estamos apenas iniciando nosso trabalho com eles. Todos foram grandes guerreiros na competição. Acredito em bons resultados no futuro”, declarou Thomaz.
“O objetivo do Pró-Atletismo é revelar novos talentos de 9 a 16 anos e estamos fazendo isso em Ubatuba, com a escolinha de atletismo”, finalizou o treinador.
A delegação que participou da competição em Itapira e reuniu atletas de todo o Estado, foi formada em parceria com as escolas da rede pública e da Escolinha de Atletismo da Prefeitura. Além de Bruna, competiram por Ubatuba Letícia F. Santos, Andresa M. Santos, Saulo Oliveira, Jorge H.A. Souza, Ana C.R. Borges, Mariana Oliveira e Kalisa Pereira.
Prova Pedestre
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba informa que continuam abertas até sexta, 24, as inscrições para a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. A prova será realizada neste sábado, 25, com largada prevista para as 16h. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, atrás do Ginásio de Esportes Tubão ou pelo e-mail esportes@ubatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818. PMU
Voltar
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, atendeu a uma antiga reivindicação da população da Maranduba e entregou à comunidade a ponte que liga a Avenida dos Expedicionários à Rua Alcides de Oliveira. O que antes era uma antiga passarela, agora é uma ponte que beneficia pedestres, ciclistas e motoristas.
A inauguração marcou o primeiro trabalho entregue pelo novo administrador da Regional Sul, Moralino Valim Coelho, que ressaltou a importância da parceria com a comunidade para o sucesso da obra. “Essa obra foi possível graças ao apoio da Associação de Moradores da Maranduba, aos vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza e ao trabalho incansável do empresário Luiz Carlos e sua equipe”, disse o administrador.
“O prefeito Eduardo Cesar tem por objetivo estreitar ao máximo o contato com as associações de bairros, procurando atender ao maior número de reivindicações possível, sempre buscando idéias e parcerias para a melhoria da Região Sul, e já estamos trabalhando nesta direção”, concluiu Moralino. PMU
Impostos atrasados
Prefeitura de Ubatuba lança campanha para informar sobre parcelamento de impostos
Campanha publicitária conta com comercial televisivo, inserções em rádios, cartazes e mala direta
A Prefeitura de Ubatuba inicia nesta quarta-feira, 22, uma campanha publicitária que será veiculada na TV Vanguarda, afiliada na Rede Globo na região, nos intervalos dos programas Bom Dia Brasil, Vanguarda TV, Globo Esporte, Vale a Pena Ver de Novo, Jornal da Globo e Mais Você. O comercial informa sobre os benefícios da lei que oferece incentivos para o contribuinte quitar suas dívidas, além de mostrar as belezas naturais da cidade e a infra-estrutura que o município oferece. A Prefeitura também utilizará como ferramentas de marketing a mala direta, cartazes e spots em rádios.
“Pretendemos mostrar tudo o que já vem sendo feito com o dinheiro arrecadado de quem paga em dia os seus impostos e sensibilizar aqueles que por algum motivo não conseguiram acertar os seus tributos. Acreditamos que com a lei de incentivos fiscais em vigor muitas pessoas poderão aproveitar os benefícios e as facilidades oferecidas por ela e colocar em dia os seus tributos municipais”, declarou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Plantões
Para oferecer mais oportunidades, a Prefeitura de Ubatuba adotou esquema de plantões aos sábados, exclusivamente para negociação de impostos atrasados. Os plantões se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei terá validade até o dia 22 de dezembro. Estão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de Receita. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou 3834-1007.
Os benefícios
Para ter direito ao benefício da lei, o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. PMU
Prefeitura prorroga inscrições para recadastramento de agentes ambientais
As inscrições para o recadastramento de agentes ambientais voluntários, que iriam até esta quarta-feira, 22, foram prorrogadas até a sexta-feira, 24. Os agentes ambientais voluntários que fizeram curso de formação da Transpetro no ano de 2003 participarão de um novo curso, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Transpetro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá na Escola Tancredo Neves, no dia 27 de novembro, das 8h às 12h.
O curso será promovido pela Alpina Briggs Defesa Ambiental, com palestras ministradas pela psicóloga Ivanir Maciel, que falará sobre a importância da preservação do meio ambiente. O especialista Mário Izidoro, também marcará presença, para relembrar aos agentes ambientais as principais técnicas aprendidas durante o curso de 2003.
Os interessados poderão fazer a pré-inscrição até o dia 24, na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3833-4636, das 9 às 14h. No dia do curso, é necessário apresentar a carteirinha de identificação de Agente Ambiental. A Escola Tancredo Neves fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, no centro de Ubatuba. PMU
Comunidade da Região Norte é convidada para participar do Conselho Gestor de Saúde
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, convida a comunidade organizada da Região Norte do município a comparecer à plenária que escolherá os membros do Conselho Gestor de Saúde nesta região. A reunião acontecerá no próximo dia 27, às 19h, na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no Poruba.
A função do Conselho Gestor de Saúde é definir necessidades e prioridades nessa área, procurando desenvolver, dentro do possível, propostas de atuação e programação para o governo. O principal objetivo deste grupo, formado de maneira paritária por usuários e funcionários do sistema de saúde, além de representantes do governo, é ampliar a participação social na gestão do Sistema Único de Saúde.
O Conselho tem o poder de influenciar em decisões que tratam da formulação de estratégias e da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros. O prefeito Eduardo Cesar afirma que a participação popular é fundamental para que as necessidades dos cidadãos sejam sanadas satisfatoriamente. “O cidadão tem o direito de opinar, de dizer o que é necessário e o que podemos fazer para melhorar o atendimento à população. Essa é a única forma de se construir um governo realmente democrático, fundamentado nos anseios da comunidade”, ressaltou o prefeito. PMU
Inscrições para concurso público encerram-se nesta quarta-feira
A Prefeitura de Ubatuba informa que termina nesta quarta-feira, 22, o prazo para as inscrições para concurso público e processo seletivo para cargos de professor de Educação Básica I/II e professor adjunto de Ensino Básico I/II. As inscrições podem ser feitas somente pela Internet, no endereço www.ubatuba.sp.gov.br/concursos, até as 16h desta quarta-feira, dia 22 de novembro.
Em caso de necessidade de orientações adicionais referentes à inscrição, o candidato deve procurar a Coordenadoria de Recursos Humanos, das 9h às 12h, na Avenida Dona Maria Alves, 865 ou escrever sua dúvida para o e-mail concursos@ubatuba.sp.gov.br. O pagamento da taxa de inscrição será realizado pelo boleto bancário impresso e não serão aceitos pagamentos por meio de transferência ou depósitos bancários. O candidato poderá confirmar e acompanhar sua inscrição através do site www.ubatuba.sp.gov.br/concursos.
A prova escrita será realizada no dia 17 de dezembro, com local e horário a serem divulgados no dia 25 de novembro, nos jornais Imprensa Livre e A Cidade, no site citado anteriormente e afixados no Paço Municipal da Prefeitura de Ubatuba. A relação dos aprovados e não aprovados será divulgada no dia 30 de dezembro. PMU
Semana da Música começa amanhã em Ubatuba
Começa amanhã, 22, a Semana da Música em Ubatuba, reunindo no mesmo evento, música erudita, popular, folclórica e muito mais. O evento, que está sendo promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio do Grupo Setorial de Música da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), poderá ser apreciado até o próximo dia 26.
A programação apresenta grupos nascidos na Banda Lira Padre Anchieta e na Fundação, além de workshops e shows com convidados especiais. Algumas apresentações poderão acontecer na Praça Anchieta, em frente ao Casarão do Porto, se o tempo ajudar. Acompanhe a programação e participe! PMU
22 de novembro - quarta - Casarão do Porto
20h - Coquetel de Abertura
20h30 - Tupinambrás
21h – Canoá (grupo vocal)
21h30 - Dudu Quarteto(workshow)
23 de novembro - quinta - Casarão do Porto
20h - Fandango Caiçara
21h - Saia Justa (quarteto de clarinetes)
21h30 - Canja Fresca (apresentações de novos grupos)
24 de novembro - sexta - Casarão do Porto
18h - workshop de percussão com Marco Aurélio (Marcão)
19h - workshop de violão - música antiga - com Paulo Andrade
20h - projeto Alegr’art
20h30 - Sexteto Caiçara (quinteto de metais e percussão)
21h - Canja Fresca (apresentações de novos grupos)
25 de novembro - sábado - Casarão do Porto
20h - Serestas e Seresteiros, com participação especial do grupo solstício maior
21h30 - Sinfônica Lira Padre Anchieta
Atletismo de Ubatuba chega perto da medalha na final estadual do Pró-Atletismo
Competição para jovens foi experiência para equipe de Ubatuba
O atletismo de Ubatuba não obteve medalhas na final estadual do Pró-Atletismo, que aconteceu em Itapira, mas esteve próximo de subir ao pódio. A atleta Bruna A. Andrade conseguiu o quarto lugar no arremesso de peso, atingindo a marca de 8m06.
Para o coordenador de atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Thomaz Jefferson de Oliveira, ainda falta experiência em competição. “Tivemos uma boa participação no geral. Os garotos têm um potencial que precisa ser desenvolvido e estamos apenas iniciando nosso trabalho com eles. Todos foram grandes guerreiros na competição. Acredito em bons resultados no futuro”, declarou Thomaz.
“O objetivo do Pró-Atletismo é revelar novos talentos de 9 a 16 anos e estamos fazendo isso em Ubatuba, com a escolinha de atletismo”, finalizou o treinador.
A delegação que participou da competição em Itapira e reuniu atletas de todo o Estado, foi formada em parceria com as escolas da rede pública e da Escolinha de Atletismo da Prefeitura. Além de Bruna, competiram por Ubatuba Letícia F. Santos, Andresa M. Santos, Saulo Oliveira, Jorge H.A. Souza, Ana C.R. Borges, Mariana Oliveira e Kalisa Pereira.
Prova Pedestre
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba informa que continuam abertas até sexta, 24, as inscrições para a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. A prova será realizada neste sábado, 25, com largada prevista para as 16h. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, atrás do Ginásio de Esportes Tubão ou pelo e-mail esportes@ubatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818. PMU
Voltar
Assinar:
Postagens (Atom)