Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais faz vistoria nas instalações esportivas em Ubatuba
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., recebe nesta quinta-feira, 8, a visita de integrantes do Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O objetivo da visita é a vistoria das instalações que servirão de estrutura para a realização dos Jogos em Ubatuba.
Rildo Mendes Turienzo, chefe do Comitê Dirigente e Nelson Gil de Oliveira, coordenador de esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, percorrerão, acompanhados pelo secretário Bittencurt, as praças esportivas e os alojamentos das delegações que participarão da competição, a partir de 3 de julho, em Ubatuba. “Este é um grande momento e vamos mostrar que estamos trabalhando com o objetivo de realizar um grande evento”, disse Bittencurt.
O roteiro prevê visitas ao estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, alguns campos de futebol da cidade, seis ginásios, escolas onde ficarão alojadas as delegações e ao campo do Horto, onde será construída a pista de atletismo. “É uma vistoria de rotina, onde o Comitê Dirigente fica a par do andamento das obras das cidades sedes do Jogos”, esclarece o secretário. PMU
Prefeitura consegue reforço do Estado para ações de combate à dengue
A Prefeitura de Ubatuba, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente na reunião do Comitê Regional de Dengue nesta terça-feira, 6, em Caraguatatuba. Esse tipo de encontro acontece regularmente, mas desta vez, a comitiva ubatubense solicitou à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado ao Governo do Estado, um reforço para as ações de combate ao mosquito da dengue no município. Como resultado, a Sucen disponibilizou para Ubatuba sete funcionários e sete equipamentos de proteção individual (EPI's).
Com a chegada dos equipamentos e dos funcionários da Sucen, a aplicação de veneno destinada a eliminar os insetos alados transmissores da dengue, chamada nebulização, será intensificada. Os agentes de controle de endemias que são capacitados para realizar a nebulização, mas não possuiam equipamentos, poderão reforçar as atividades. Os funcionários da Sucen trabalharão no sentido de preparar os moradores para receber a equipe de nebulização em suas casas.
O procedimento é simples e demora cerca de dez minutos. Antes, porém, os moradores das casas devem prender animais domésticos, tirar roupas dos varais e cobrir alimentos. No centro da cidade, a instrução aos agentes é visitar todas as casas, orientando moradores e fazendo a aplicação de veneno. Cabe ao munícipe colaborar com as ações, permitindo que os agentes, devidamente uniformizados e identificados, entrem em suas casas para realizar vistoria e, posteriormente, nebulização. PMU
Vereadores rejeitam moção de repúdio a prefeito e secretários
Com nove votos contrários, a moção de repúdio ao prefeito Eduardo Cesar e seus secretários foi rejeitada até mesmo pelos vereadores de oposição
A Moção de Repúdio ao chefe do Poder Executivo de Ubatuba, Eduardo Cesar, e seus secretários, proposta pelo vereador Jairo dos Santos por suposto abandono às vias públicas, foi rejeitada por todos os outros edis na 4ª sessão ordinária desta terça-feira, 6.
Os nove vereadores foram unânimes em contrariar a decisão do vereador Jairo dos Santos de generalizar a moção, estendendo-a a todos os secretários municipais. “Se eu fosse favorável a esta moção seria injusto não só com os secretários, mas comigo mesmo. O vereador Jairo não poderia generalizar desta forma”, afirmou o vereador Charles Medeiros.
O vereador Gerson de Oliveira lembrou que os vereadores deveriam estar muito mais preocupados em olhar os avanços que estão acontecendo em Ubatuba devido ao esforço do prefeito Eduardo Cesar. “Deveria haver uma visão mais ampla aos avanços que o prefeito tem proporcionado, com obras como a da Avenida Iperoig e o empenho em trazer cruzeiros marítimos para cá. O vereador Jairo tem criticado por criticar. O prefeito está com boa intenção em trabalhar pelo município”, disse Gerson “Biguá”.
Claudinho Gulli concordou com o colega: “os vereadores devem colocar a mão na massa ao invés de se preocuparem apenas com críticas”, disse o vereador, ressaltando uma série de conquistas para o município, viabilizadas em parceria com a prefeitura e as associações de bairro. A vereadora Luciana Machado também contrariou o repúdio aos secretários e lembrou que sem eles, provavelmente muitos dos avanços conquistados não seriam possíveis.
Edílson Félix, vereador que declara abertamente fazer oposição à atual administração, também votou contra a moção do colega Jairo dos Santos. “Peço desculpas ao vereador Jairo, mas vou votar contra esta moção. O presidente da Casa de Leis, Ricardo Cortes, afirmou que o vereador Jairo dos Santos foi infeliz na inclusão da moção de repúdio na Ordem do Dia e sugeriu a retirada da mesma da pauta da sessão.
Jairo dos Santos admitiu ter sido uma falha generalizar, estendendo o repúdio a todos os secretários e sugeriu que a moção fosse, então, direcionada apenas ao prefeito Eduardo Cesar. Mesmo assim, ao entrar em votação, a moção de repúdio ao prefeito não ganhou forças e teve nove votos contrários.
O prefeito Eduardo Cesar agradeceu os nove vereadores pela postura equilibrada. “Nos doze anos que passei na Câmara Municipal já vi de tudo, mas é a primeira vez que vejo uma atitude tão desequilibrada por parte de um vereador. Um vereador não precisa ser louco e injusto para fazer oposição”, afirmou o prefeito. “É por meio do trabalho dos vereadores parceiros que a cidade tem avançado e não pela perseguição de um ou outro vereador que tem ódio no coração e acaba desviando a atenção do seu trabalho, deixando de olhar pelo município para continuar com esta oposição desequilibrada”. PMU
Prefeitura realiza curso de Mecânica de Motores para setor produtivo
O objetivo do curso é proporcionar conhecimento aos produtores, para que possam resolver problemas de ordem mecânica, quando estiverem em alto mar ou em trabalhos agrícolas
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento realizará um curso de Mecânica de Motores, voltado para os setores pesqueiro e agrícola. A capacitação será ministrada por um assistente técnico especializado em motores de uma conceituada marca de motores, terá duração de quatro horas e acontecerá nos dias 12 e 13, no auditório da Fundart. O objetivo do curso é proporcionar conhecimento aos produtores, para que possam resolver problemas de ordem mecânica, quando estiverem em alto mar ou em trabalhos agrícolas.
O curso de Mecânica de Motores faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e foi uma solicitação feita pelo próprio setor produtivo. A secretária da Smapa, Valéria Gelli afirma que essa capacitação será de grande valia para pescadores e agricultores. "Considerando que esses profissionais geralmente trabalham em locais de difícil acesso, é muito importante que eles próprios saibam resolver seus problemas emergenciais, até mesmo para poder voltar para a casa com segurança e tranqüilidade."
O curso acontecerá em dois horários diferentes, nos dois dias. Uma turma de manhã, das 8 às 12 e uma à tarde, das 14 às 18. Ao todo, serão quatro grupos, três do setor pesqueiro e um do setor agrícola. Ainda é possível fazer inscrições. Para mais informações, ligue para a Smapa e fale com Isabel, pelo telefone 3833-3500. PMU
Juizado Especial Federal oferece serviços gratuitos para cidadãos de Ubatuba
O Juizado Especial Federal Cível de Caraguatatuba, que tem abrangência regional, está oferecendo, também aos cidadãos de Ubatuba, serviços gratuitos para aqueles que possuem interesse em realizar propositura de ações judiciárias contra a União, autarquias da União (INSS), empresas públicas da União (Caixa Econômica Federal) e fundações da União (IBGE).
Ao procurar o Juizado Especial Federal, o cidadão pode pedir assistência para causas judiciais contra o INSS, tais como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, revisões de aposentadorias, benefícios assistenciais para idosos e deficientes, entre outros. Contra a Caixa Econômica Federal, estão causas como danos morais e materiais, levantamento do FGTS, atualização do FGTS, SFH (Sistema Financeiro da Habitação), Planos Econômicos de Poupança, entre outros.
O Juizado Especial de Caraguatatuba fica na Rua São Benedito, 39, no Centro, ao lado da Caixa Econômica Federal. O atendimento é gratuito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os processos podem ser propostos sem advogado. Mais informações pelo telefone (12) 3897-3633. PMU
Errata
A Prefeitura de Ubatuba veiculou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, uma matéria relativa à parceria realizada com comerciantes do bairro do Itaguá para pavimentar três importantes ruas. Esclarecemos que a Rua Valdelice está sendo pavimentada entre as casas de número 89 e 187. PMU
Voltar