Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 11, 2005

PT versus PT

Comportamento de Dirceu irrita cassáveis

Continuação
Na semana passada, Dirceu entrou com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o processo que pode causar a cassação de seu mandato. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria criticado Dirceu nos últimos dias. A avaliação interna no núcleo do governo é de que Dirceu resolveu fazer uma defesa solo junto ao Supremo depois que percebeu de que teria poucas chances de escapar da cassação no plenário da Câmara.
O que mais incomodou ao Planalto no gesto recente de Dirceu é que em agosto os deputados petistas estavam dispostos a renunciar. Na ocasião, o próprio Lula chegou a estimular a renúncia dos petistas como forma de diminuir a crise política. Estavam praticamente decididos os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Professor Luizinho (PT-SP) e José Mentor (PT-SP). Eles recuaram depois de uma conversa com Dirceu, em que ele convenceu os colegas de bancadas a assumir o enfrentamento político das denúncias.


Constrangimento com defesa no Conselho

No Planalto, a avaliação é a de que Dirceu provocou constrangimento aos demais deputados petistas ao fazer sua defesa no Conselho de Ética da Câmara. Naqueles dias, Lula chegou a enviar alguns emissários para que Dirceu optasse pela renúncia, entre eles o senador José Sarney (PMDB-AP) e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Na ocasião, Lula foi informado de uma conversa entre Dirceu e João Paulo, no início de agosto: João Paulo foi ao apartamento de Dirceu para comunicar sua disposição em renunciar, mas foi demovido da idéia pelo ex-ministro.
Nos últimos dias, o presidente já deu sinal verde para que os deputados petistas renunciem ao mandato. Internamente, ele já se manifestou favorável à proposta de que o partido deve dar legenda para quem optar pela renúncia, diferente do que defendeu o atual presidente do PT, Tarso Genro. Ontem, a expectativa era de que uma possível vitória de Ricardo Berzoini na disputa pelo comando do PT facilitaria a renúncia dos deputados petistas. No Planalto, o grande temor é pela vitória de Raul Pont, que já criticou a estratégia que está sendo discutida com os petistas ameaçados de cassação. A vitória de Pont, portanto, poderia prejudicar a renúncia dos deputados petistas.