Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 04, 2007

Notícias da Prefeitura

Santa Casa de Ubatuba se prepara para receber equipamentos da UTI

Para receber a UTI, a Santa Casa passará por uma grande reforma. Além das mudanças estruturais, diversos aspectos estão sendo revistos, com o objetivo de humanizar o atendimento

O gerente administrativo da Santa Casa de Ubatuba, Álvaro Spínola, esteve em Taubaté, na última semana, numa reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR), com o objetivo de solicitar a implantação de 11 leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) para a nova ala do hospital ubatubense. Na ocasião, a diretora técnica do Departamento Regional de Saúde XVII (DIR 17), Sandra Maria Carneiro se comprometeu a fazer um investimento de um milhão de reais para a compra de equipamentos para o funcionamento da UTI. Para tanto, será necessário fazer uma completa reforma nas instalações do piso inferior da Santa Casa, onde se encontram o Centro Cirúrgico, Pediatria e Enfermaria, entre outros setores.
Segundo Álvaro, as reformas solicitadas pela DIR serão iniciadas dentro de 30 dias, com previsão de término em seis meses após o seu início. Estão previstas reformas no Centro Cirúrgico, Enfermaria e Pediatria, trocando pisos, revestimentos das paredes e mobiliários, melhorando a ventilação e iluminação, adequando e redistribuindo melhor os espaços. Além disso, será criado um Centro Obstetrício, separando-o do Centro Cirúrgico. Para esta reforma, serão utilizadas verbas, no valor de R$ 400 mil, doadas pelo Santander Banespa e R$ 100 mil de verba parlamentar conseguida pelo Deputado Padre Afonso, para serem utilizadas exclusivamente em melhorias do hospital.
O projeto para as reestruturações da Santa Casa está sendo desenvolvido pelos gerentes do hospital, em parceria com a comunidade, através do Conselho Municipal de Saúde (Comus). Para realizar as reformas, a enfermaria será temporariamente transferida para a nova ala, no piso superior do hospital, onde posteriormente funcionará a UTI. Os equipamentos doados pelo Hospital Sírio Libanês serão utilizados nesta nova ala.

Humanizando o atendimento

Além das reformas estruturais, diversos aspectos estão sendo revistos, com o objetivo de humanizar o atendimento. Uma das mudanças que já pode ser percebida é o sistema de visitação aos hospitalizados. Agora, a entrada dos visitantes está acontecendo pela Rua Conceição. Agora os visitantes estão entrando no hospital pelo hall que foi construído recentemente, ao lado da entrada do Pronto Socorro. Um bicicletário foi implantado no corredor de entrada, evitando que as bicicletas fiquem estacionadas na calçada e atrapalhem o fluxo de pedestres.
Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos pacientes no Pronto Socorro, um profissional de enfermagem foi contratado para prestar o primeiro atendimento e fazer uma triagem priorizando os casos mais graves. Os casos que não urgência ou emergência são encaminhados para as Unidades de Saúde da Família em seus próprios bairros, evitando o tempo de espera e possibilitando que pacientes mais graves sejam melhor atendidos.

Sustentabilidade e confiança

Álvaro Spínola afirma que a Santa Casa está iniciando uma nova etapa de sua existência, que busca a sustentabilidade. "Não estamos investindo apenas nas reformas de pisos e paredes, mas sim em toda uma reformulação de conceitos e formas de trabalho. Estamos investindo na capacitação e valorização dos nossos recursos humanos, para que o desperdício seja evitado e o atendimento seja humanizado. Otimizando o tratamento, o tempo de internação é menor e os gastos, consequentemente, diminuem."
O prefeito Eduardo Cesar apóia as mudanças e acredita que elas farão com que a credibilidade da Santa Casa perante a comunidade, os empresários e os governos será gradativamente resgatada. "Estamos trabalhando para proporcionar à comunidade ubatubense e às pessoas que nos visitam um sistema de saúde adequado às nossas necessidades. Acredito que, com esse trabalho sério que agora se inicia, um bom planejamento estratégico e transparência, conseguiremos fazer da Santa Casa, uma referência regional." PMU



Curso de Manipulação de Alimentos é levado à comunidade do Sertão do Ubatumirim

O curso faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura, que tem como objetivo fomentar os setores produtivos, dando a eles respaldo técnico para otimizarem suas atividades

Dando continuidade ao Programa de Manejo Sustentável, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, durante os dias 22, 23 e 24 de abril, um Curso de Manipulação de Alimentos em parceria com o Sebrae, voltada para a comunidade do Ubatumirim. Participaram da capacitação 21 produtores rurais daquela região. Um outro curso de padronização e aperfeiçoamento dos produtos comercializados durante a Festa da Mandioca será realizado nos próximos dias 21 e 22 de maio. Posteriormente, será ministrada uma capacitação sobre o Aproveitamento Total da Mandioca.
O Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura tem como objetivo fomentar os setores produtivos, dando a eles subsídios e respaldo técnico para otimizarem suas atividades, desde a produção até a comercialização. A secretária da Smapa, Valéria Gelli, explica que as capacitações oferecidas pela prefeitura são resultados de pedidos e demandas das próprias comunidades. "Toda comunidade organizada que quiser solicitar algum curso ou informação, seja na área da pesca, agricultura ou maricultura, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 3833-3500." PMU



7ª Festa do Trabalhador começa nesta sexta, no Bairro Ipiranguinha

Em sua sétima edição, o evento contará com uma extensa programação, com atrações diurnas e noturnas para toda a comunidade

A tradicional Festa do Trabalhador, realizada pela Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (Sabi), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, tem início nesta sexta-feira, 4 e prossegue até o dia 6. Em sua sétima edição, o evento acontecerá no palco da Praça Madre Sofia e contará com uma extensa programação, com atrações diurnas e noturnas para a comunidade. Serão diversos shows, prestações de serviços, atividades para as crianças, gastronomia, bingo e muito mais.
Para a programação musical, já confirmaram presença as bandas: Xapados do Forró, Blecaute, San Francisco, Almir Neto e Banda e uma apresentação especial da Banda Lira Padre Anchieta. Entre as prestações de serviço, a comunidade poderá contar com variadas atividades gratuitas, como: corte de cabelo, aferição da pressão arterial, preenchimento de currículo, retirada da Carteira de Trabalho, Posto de Atendimento do INSS, assessoria jurídica, Conselho Tutelar e outras.
O domingo, 6, será um dia totalmente voltado para as crianças. A partir das 9h terá início um Festival de Brincadeiras. Acontecerão também: futebol de campo, apresentações de capoeira e aeróbica, desfile representando as profissões, torneio de xadrez, pinturas e muito mais.
O presidente da Sabi, Adilson Lopes, afirma que a Festa do Trabalhador neste ano será ainda melhor que nos outros anos. "A comunidade contará com mais opções de prestação de serviços e uma carreta de som promete animar os presentes com músicas de primeira qualidade. A Festa vem crescendo a cada ano e hoje é considerada a maior homenagem ao trabalhador de Ubatuba. Devemos isso também à prefeitura, pois sem ela, nada disso seria possível." PMU

Confira a programação e participe:

Dia: 4 de Maio (Sexta–Feira)
19h: Banda Xapados de Forró - Banda Blecaute

Dia: 5 de Maio (Sábado)
13h: prestação de serviços
20h: abertura oficial da festa, com a presença dos patrocinadores, do prefeito Eduardo Cesar e outras autoridades.
22h Grande Show Musical com a Banda San Francisco

Dia: 6 de Maio – (Domingo)
9h: Programação Infantil
14h: Apresentação da FAMIPA (Fanfarra Municipal Padre Anchieta)
16h: Bingão da SABI.
21h - Show Musical com Almir Neto e Banda
Encerramento da Festa – Queima de Fogos



Melhor Idade de Ubatuba vence competição em Guararema

Ubatuba ficou em primeiro lugar por equipes

A Melhor Idade de Ubatuba, representada pelo Centro de Convivência da Terceira Idade, conquistou o título por equipes do Torneio da Amizade, disputado em Guararema, no último final de semana. O evento, que foi promovido pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Manhãs de Sol, contou com a participação de equipes de 16 cidades, entre elas a da capital.
Os atletas de Ubatuba, em preparação para o 11º JORI (Jogos Regionais do Idoso), conquistaram duas medalhas de ouro e quatro de bronze. As medalhas de ouro vieram nas modalidades buraco e dominó. As medalhas de bronze foram conquistadas nas modalidades vôlei feminino, tranca, peteca e bocha.

Mudanças para equipe do JORI

Devido à mudanças no regulamento da modalidade dança de salão, que apresenta duas categorias (A: de 60 a 69 anos e B: a partir de 70), o casal Wilson e Vanda, classificado nos jogos da Melhor Idade para representar Ubatuba no JORI terá que ser desfeito. Ambos estão buscando novos parceiros para a competição. A dança de salão faz sua participação no dia 26, na A.A. Ferroviária.
Outra novidade é a inclusão da modalidade damas feminino, cuja representante de Ubatuba será definida nos próximos dias. O 11º JORI será realizado em Pindamonhangaba, de 23 a 27 de maio e Ubatuba contará com uma equipe de 55 atletas, que contam com o apoio do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba. PMU



Congresso Técnico define jogos do torneio de futevôlei em Ubatuba

O Congresso Técnico para a segunda etapa do “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” acontece nesta sexta-feira, 4, às 18 horas, na secretaria de Esportes e Lazer. “No Congresso Técnico faremos o sorteio dos jogos e passaremos as instruções aos atletas, por isso é importante que todos compareçam”, disse Almir Ramos, o Pipoka, organizador do evento.
Os jogos acontecem no sábado, dia 5, a partir das 9h, na Praia Vermelha do Centro, em frente ao Quiosque do Wilson. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer ou pelo telefone 9119-9650, com Pipoka, até as 17 h de sexta e custam R$ 25,00 por dupla. O evento classificará a segunda dupla que representará Ubatuba nos Jogos Regionais; Caio e Georges já se classificaram, com o resultado obtido na primeira etapa do circuito (2º lugar), disputada em março.
“Existem boas duplas que podem conquistar a vaga, mas prefiro não arriscar um palpite. Só sei que não será fácil para ninguém”, comentou bittencurt Jr., secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, que também participa do torneio (ficou em 14º na primeira etapa) e disputou a modalidade nos Jogos Regionais em 2006, na cidade de Lorena.
O “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Liga Ubatubense de Futebol. PMU

Voltar