Total de visualizações de página

terça-feira, maio 15, 2007

Notícias da Prefeitura

Região Norte recebe "Prefeitura no Bairro" neste sábado, 19

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários e diversas secretarias envolvidas, retoma, no próximo sábado, 19, o projeto "Prefeitura no Bairro", que leva lazer, cultura e serviços às comunidades ubatubenses. Nesta retomada, a região norte será contemplada com o evento, que acontecerá no Bairro Puruba, na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, das 9 às 17h.
Diversas atividades estão programadas para este dia e serão abertas a toda a comunidade. Nas áreas de lazer e cultura, a criançada poderá se divertir com diversas brincadeiras oferecidas pela Casa do Brinquedo e atividades esportivas. Haverá também sessões de cinema, com exibição de filmes infantis e adultos. Além disso, artistas da região farão apresentações e exposições.
No setor de serviços, a comunidade poderá contar com cadastramento de Bolsa-Família, exposição e venda de produtos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social, Ouvidoria e cadastramento de agricultores, maricultores e pescadores. Na área da saúde, serão realizados aferimentos de pressão arterial, realização de exames de glicemia e oerientações sobre a saúde bucal. Os bichinhos de estimação também terão a sua vez, com o Programa de Saúde Animal, com orientações para prevenção e promoção de saúde de cães e gatos.
O prefeito Eduardo Cesar afirma estar feliz com a volta desse importante projeto. "É uma grande satisfação para nós o fato de podermos estar mais próximos das comunidades, levando a elas os nossos serviços, proporcionando um dia de descontração e lazer". PMU



Prefeito reinaugura com festa a nova Praça Treze de Maio

A festa contou com apresentações musicais, queima de fogos e a presença de centenas de pessoas que puderam apreciar a beleza da praça reurbanizada

Uma grande festa foi realizada para comemorar a reinauguração de uma das mais tradicionais e importantes praças de Ubatuba. Centenas de pessoas se reuniram no último domingo, 13, para prestigiar e conhecer a nova Praça Treze de Maio, que passou por uma completa reurbanização, tornando-se mais um bonito atrativo na região central.
O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado de secretários e assessores municipais, falou sobre a satisfação em ver um local que antes era perigoso, escuro e alvo de muitos problemas, transformado em uma praça bonita, arborizada, moderna e segura. “É muito gratificante ver a presença de tantas pessoas, que fazem com que a praça fique ainda mais bonita do que já está. Era muito difícil ver uma praça central da qual as pessoas desviavam por não se sentirem seguras. Hoje entregamos uma praça bonita e iluminada, onde as pessoas poderão não apenas passear, mas aproveitar muitos momentos, sentindo-se seguras”, disse Eduardo Cesar, que lembrou várias obras e realizações da prefeitura, principalmente no centro da cidade.
A festa contou com as apresentações da Banda Pracaniz e do grupo infantil “Timbalata”, além de queima de fogos, distribuição de pipoca e algodão doce. Um dos momentos mais emocionantes da festa ocorreu após o descerramento da placa, quando os chafarizes e a iluminação dos lagos foram ligados, surpreendendo os presentes com um bonito espetáculo.

Principais mudanças

Entre as principais mudanças que foram realizadas na Praça Treze de Maio, na obra executada em parceria com o Governo do Estado, através do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), estão os três espelhos d’água com chafarizes e iluminação; a troca do piso, que antes era de cimento e estava todo remendado, e agora é em pavimento intertravado, um material moderno, utilizado nos Estados Unidos e Europa, seguindo as normas de mobilidade urbana e acessibilidade.
Os espelhos d’água possuem jardins rústicos e um riacho artificial interligando dois dos três lagos. Anteriormente, a praça tinha apenas quatro ruas, com dois metros de largura; agora a área de estar é maior e as ruas possuem mais de três metros de largura.
Um aspecto importante é que a vegetação foi quase totalmente mantida, tendo sido realizada poda e suprimidas apenas a vegetação arbustiva que servia de esconderijo para bandidos e usuários de drogas. “Priorizamos a segurança e a acessibilidade. Por isso a praça agora se destaca em claridade entre o restante dos estabelecimentos. A praça possui também rampas de acesso e piso táctil para portadores de necessidades especiais”, acrescentou o prefeito.

Sem água parada, lagos não são criadouros

O prefeito Eduardo Cesar falou, durante seu discurso, sobre a falsa atribuição de focos de dengue na Praça Treze de Maio e lembrou que nenhum dos funcionários que trabalharam na obra contraiu a doença. “Este é mais um comentário injusto que estamos deixando para trás”, disse o prefeito, explicando que os lagos não terão água parada, já que os chafarizes provocam movimento e a água circula entre um e outro. Outra medida que já está sendo tomada na prevenção de criadouros do mosquito transmissor da dengue na praça é a colocação de peixes que comem mosquitos e larvas depositados na água. PMU

Voltar