Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 09, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura entrega revitalização da Praça 13 de Maio

A Prefeitura de Ubatuba entrega no próximo domingo, dia 13, a Praça 13 de Maio, que passou por uma total revitalização. A festa deve reunir muita gente para conhecer o novo visual de uma das mais tradicionais praças do município.
A Praça 13 de Maio vinha sendo alvo de uma série de problemas decorrentes da situação de abandono em que se encontrava, como falta de iluminação e a conseqüente presença de moradores de rua e assaltos. Agora a praça é mais um atrativo na região central de Ubatuba, com um chafariz, lago, nova iluminação e novo pavimento em toda a praça.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está finalizando a parte elétrica, o sistema hidráulico da fonte, e o plantio de grama na praça. A Biblioteca Municipal e a sede da Comtur receberão nova pintura antes da entrega da obra. Há estudos para a implantação de um museu em homenagem a Ciccillo Matarazzo.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a revitalização da Praça 13 de Maio deu ao local a atenção que merecia há anos: “a praça era um lugar sombrio, que atraía diversos problemas. Com a revitalização a beleza da praça foi resgatada”. A obra foi realizada pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). PMU



Centenas de nadadores disputam a Travessia Cidade de Ubatuba neste domingo

Prova tradicional é válida como etapa do campeonato paulista

A Praia do Cruzeiro recebe neste domingo, 13, a “38ª Travessia Cidade de Ubatuba – 4ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas”. O evento, promovido pela Federação Aquática Paulista e Igor de Souza Eventos Promoções, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, deve reunir centenas de atletas, que disputarão provas de 850m (curta), 3 km (média) e 9 km (longa).
O congresso técnico da prova curta está previsto para as 9h e às 11h terá início o congresso técnico das provas média e longa. A “38ª Travessia de Ubatuba – 4ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas” conta ainda com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e SPEEDO.

História da prova

A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição.
Em 1967 aconteceu um empate na prova masculina: Kenishi Tozaki (A.A. Ubatuba) e José Antônio Ribeiro da Silva (S.C. Corinthians Ptª) foram declarados campeões. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação, a prova assumiu caráter internacional.
O primeiro atleta estrangeiro a vencer a prova foi um argentino, em 1969: Daniel Sepikura do clube Gimnasia y Esgrima (s argentinos dominaram a prova até 1974. Em 1975, Djan Madruga devolveu a vitória aos brasileiros. A primeira participação feminina foi em 1971 e a vitória foi de Fátima de Jesus Cesar (Corinthians). As mulheres também protagonizaram um empate em 1973, quando Fátima de Jesus Cesar (Corinthians) e Liliana C. Codaro (C.M. Buenos Aires, Argentina) terminaram em primeiro. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983. PMU


Voltar