Total de visualizações de página

sábado, maio 05, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura reforma Casa da Farinha

O telhado está sendo totalmente reformado e o local receberá também nova iluminação

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, está reformando a “Casa da Farinha”, ponto turístico situado no Sertão da Fazenda e que remonta os tempos coloniais. A reforma está abrangendo principalmente o telhado da “Casa da Farinha”, que estava interditado pela Defesa Civil devido ao risco iminente de desabamento.
O prefeito Eduardo Cesar esteve, na última quinta-feira, 3, visitando as obras da reforma, com alguns secretários municipais e comunidade local. “Fiquei muito satisfeito ao ver que depois de tantos anos este patrimônio está sendo resgatado”, disse o prefeito, que pretende realizar a inauguração da nova “Casa da Farinha” durante o período noturno, para apresentar também a nova iluminação que está sendo feita no local.
De acordo com o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, há a intenção de capacitar os moradores dos arredores da “Casa da Farinha” para receber os turistas. “Queremos fazer com que a este ponto turístico se torne mais um benefício para a comunidade local”, disse Junior.

Luz na Fazenda

O prefeito Eduardo Cesar esteve também na casa de um morador do Sertão da Fazenda para conhecer como estava sendo a nova vida da comunidade, depois da chegada da luz naquela região. “Estou muito feliz pelo fato de a luz ter chegado aqui durante a minha gestão à frente do Executivo, pois esta foi uma conquista que exigiu muita batalha por parte da comunidade”, disse o prefeito, que conversou também sobre a “Festa da Luz”, que deve acontecer no bairro, numa parceria entre a prefeitura e a Elektro.

História

A “Casa da Farinha” localiza-se no Sertão da Fazenda, na região norte de Ubatuba, próximo ao km 12 da Rodovia Rio - Santos e faz parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século XVIII. Abandonada a usina, aproveitou-se a roda d'água para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha construída na década de 50. Atualmente a Casa de Farinha é utilizada pelos produtores locais da mandioca e também apreciada como objeto histórico. PMU



Tribunal de Contas realiza seminário em Ubatuba no próximo dia 10

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai realizar em Ubatuba um seminário que faz parte do Ciclo 2007 de Orientação aos Municípios. O evento acontece no dia 10 de maio, a partir das 13h30, no Hotel Wembley Inn, na Praia das Toninhas. Este seminário é voltado às administrações públicas de 14 cidades da região: Aparecida, Caraguatatuba, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Roseira, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.
O Ciclo 2007 de Orientação os Municípios é composto por 36 encontros com prefeitos, presidentes de Câmara, secretários, contadores e outros agentes municipais. O objetivo do Tribunal de Contas é orientar, esclarecer, ouvir os problemas, debater, enfim, aproximar-se dos municípios em busca de melhorar os resultados da administração pública.Todos os encontros possuem formato semelhante. São quatro painéis, divididos por temas: Ensino, Lei de Responsabilidade Fiscal, Projeto Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos) e um quarto painel, preparado com perguntas dos municípios e respostas do TCE. Os eventos do Ciclo-2007 serão transmitidos em tempo real via Internet. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico
www.tce.sp.gov.br . O Hotel Wembley Inn fica na Rua A, 147, na Praia das Toninhas.

O que é?

Ao Tribunal de Contas compete atuar na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, bem como na das respectivas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas. A jurisdição do Tribunal alcança administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, além das pessoas físicas ou jurídicas, que, mediante convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congêneres, apliquem auxílios, subvenções ou recursos repassados pelo Poder Público. PMU



Prefeitura dá andamento à obra de reurbanização da Avenida Iperoig

Com a retirada do Parque Trombini, a prefeitura prossegue com as obras da segunda etapa da reurbanização da Avenida Iperoig

A Prefeitura de Ubatuba já está trabalhando na área onde ficava o parque de diversões Trombini. A retirada do parque foi fundamental para o andamento das obras de reurbanização da Avenida Iperoig, já que o projeto prevê para o local um espaço para usufruto de toda a população, onde poderão ser realizados diversos tipos de eventos.
O lado da orla já está recebendo o calçamento, onde já se tomam forma o novo passeio e a ciclovia. Ainda na segunda etapa da obra, serão providenciados novo mobiliário urbano, iluminação e jardinagem, com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, tal como no lado dos comércios.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a saída do parque reflete o desejo de toda a população: “era uma vontade de toda comunidade que aquela área pública fosse devolvida aos verdadeiros donos, que são nossos munícipes. Aquele espaço será uma área livre para diversas utilidades, desde práticas esportivas, até eventos, como shows e exposições, a exemplo da Feira das Nações”, disse o prefeito. “Agradeço a todos os funcionários da prefeitura que trabalharam debaixo de chuva, com muita seriedade e respeito, na retirada do parque. Demos a área do povo para o povo”, acrescentou.

Comerciantes satisfeitos


A presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, afirma que os proprietários de estabelecimentos na avenida estão muito felizes com a retirada do parque, já que a paisagem foi recuperada e a segurança aumentou. “Nós redescobrimos que a orla existe e é bonita. A gente nem se lembrava mais disso. Os comerciantes estão extasiados com a paisagem, que tanto tempo ficou escondida atrás do parque. Agora a poluição visual acabou e, além disso, com a retirada do parque, os trombadinhas e marginais que ficavam lá atrás, sumiram”, diz Patrícia.

Uma conquista para todos

A jornalista Maria Eliza Duarte é um exemplo que reflete a satisfação da população ubatubense: “quando vi a avenida sem o parque, parei e chorei de felicidade”, conta a munícipe, que há mais de quinze anos esperava pela retirada do Parque Trombini.
Maria Eliza entrou com um processo na Justiça contra o parque há cerca de 15 anos, quando uma criança de sua família se feriu em um dos brinquedos. Desde então, a jornalista brigava pela saída do parque. “No início dos anos 90 alguns técnicos já haviam realizado uma vistoria e ficaram surpresos com o mau-estado do maquinário do parque. Desde aquela época muita gente tentou e não conseguiu tirar o parque dali. Por isso parabenizo e agradeço o prefeito Eduardo Cesar por esta vitória tão importante”, disse Maria Eliza Duarte.
O Parque Trombini foi retirado do local que ocupava há mais de trinta anos, na última sexta-feira, 27 de abril, por determinação da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), em atendimento ao projeto de reurbanização da Avenida Iperoig. O prefeito Eduardo Cesar vinha lutando pela saída do parque desde quando era vereador e tanto a não renovação do alvará quanto a lacração do parque, em abril do ano passado, contribuíram para a conclusão do processo. PMU



Levantamentos para elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo serão apresentados à população

O processo está em fase de levantamento e diagnóstico; o próximo passo é apresentar e discutir os trabalhos com a comunidade

O núcleo gestor que está trabalhando nos estudos para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.) estabeleceu uma data para a primeira audiência pública que vai apresentar à população o trabalho de levantamento que vem sendo realizado, principalmente na região sul do município. A audiência acontece no dia 17 de maio, em local e horário a serem divulgados posteriormente.
No dia 26 de abril, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, na pessoa de seu presidente, Mauro Sérgio Bezerra, entregou um ofício ao Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), solicitando a prorrogação da apresentação da L.U.O.S, justificando que o prazo é curto para uma discussão refinada entre a área técnica e a comunidade, o que poderia empobrecer o processo de discussão da referida lei.
Em reunião do núcleo gestor nesta quinta-feira, 3, o Núcleo Municipal do Plano Diretor (representado por Alexandre Lourenço de Oliveira e Gerson Florindo de Souza) e o CMD (representado por Thomaz de Carle e Fabian A. Perez) também manifestaram a necessidade da ampla discussão com a comunidade e concordaram com a elaboração de um novo cronograma.

Pré-conferências

Também foram definidas as datas para as pré-conferências a serem realizadas nos cinco Distritos Municipais. A primeira pré-conferência será realizada no Distrito Sul, no dia 22 de maio; no Distrito Centro-Sul a pré-conferência acontece no dia 23; no Distrito Oeste dia 24; no Distrito Sede no dia 25 e, finalizando, no dia 28 de maio, no Distrito Norte do município.

Saiba mais

A L.U.O.S. é um instrumento fundamental para organizar o processo de desenvolvimento de Ubatuba, disciplinando, por exemplo, a construção de imóveis, a localização das áreas agrícolas, áreas de proteção e áreas de especial interesse turístico, entre outros. Para mais informações acesse:
http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=127; http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=128; http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=58 . PMU



Agricultores comemoram venda de produtos para merenda escolar

A comemoração, no sertão do Ubatumirim, contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar e de secretários municipais

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido com produtores do Sertão do Ubatumirim, nesta quinta-feira, 3. A reunião foi uma confraternização entre o prefeito, alguns secretários municipais e os agricultores, que comemoravam a introdução da banana produzida por eles na merenda da rede pública de ensino em Ubatuba. “A merenda, depois que foi terceirizada, passou a ter mais qualidade e facilitou a aquisição de alimentos diretamente dos produtores locais”, disse o prefeito.
Cerca de 12 produtores do Sertão do Ubatumirim distribuem semanalmente 17 mil bananas para a rede escolar. O prefeito também levou à comunidade a notícia de que a empresa que fornece as merendas também passará a comprar mandioca dos produtores locais. De acordo com o produtor Vanildo Néri Barbosa, “a prefeitura nunca havia comprado nada produzido por nós até esta administração. Nosso produto é de grande qualidade, sem agrotóxico e o que é melhor: agora estamos vendendo para alimentar nossas crianças.”
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, essa é mais uma grande conquista para os produtores rurais de Ubatuba. "Nós estamos batalhando para proporcionar aos diversos setores produtivos do município, alternativas de escoamento de produção. Certamente, a inserção de alimentos produzidos aqui na alimentação dos estudantes é benéfica para todos. As crianças consomem produtos mais frescos e saudáveis e os agricultores contam com uma importante forma de comercializar seus produtos."
O secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, elogiou a iniciativa: “hoje vemos dentro da comunidade o efeito positivo que a terceirização da merenda trouxe para todo o município”. Já o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, salientou a união dos produtores: “os produtores estão mais organizados e unidos. Este é o caminho para a possível formação de uma cooperativa para aumentar o número de produtos vendidos e, conseqüentemente, aumentando a qualidade da merenda e ajudando o produtor local”. PMU



Termina a primeira fase para escolha do nome do mascote para os Jogos Regionais de Ubatuba

O Comitê Organizador dos 51º Jogos Regionais recolheu nesta sexta-feira, 4, as urnas das escolas que participaram da primeira fase do concurso para a escolha do nome do mascote dos Jogos em Ubatuba.
Na primeira fase, os alunos da rede pública participaram sugerindo nomes para o Tubarão. Agora, o Comitê Organizador se reúne à partir de segunda-feira, 9, para escolha dos três nomes mais criativos. Após a seleção, as escolas receberão cédulas e urnas para votar em uma das três opções e o mais votado será o nome do mascote dos 51º Jogos Regionais.
O autor do nome vencedor receberá um prêmio pela participação no concurso. PMU



Unidade de Esterilização de Cães e Gatos permanece na Tabatinga até o dia 16

A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular

A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba permanece no bairro da Tabatinga até o próximo dia 16. Ela está abrigada na Sala Verde e ainda há vagas para quem tiver interesse em submeter seus animais de estimação à cirurgia, gratuitamente. O agendamento poderá ser feito durante toda esta semana, a partir das 9h.
A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastramento deve ser maior de idade e levar CPF e RG.

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia

Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços. PMU



Centros de Educação Infantil de Ubatuba programam atividades em homenagem às mães

Os Centros de Educação Infantil (CEI) de Ubatuba estão organizando uma programação especial para o Dia das Mães. As mães das crianças que freqüentam a CEI Terezinha Fernandes Rossi e a CEI Nativa Fernandes terão toda a semana dedicada a elas.
O CEI Nativa Fernandes, do Sertão da Quina, preparou a “Semana da Cidadania”, com diversos serviços direcionados às mães; já no CEI Terezinha Rossi, no bairro da Pedreira, as mães terão diversas atividades incluindo cuidados com a saúde e até sorteio de tratamento de beleza.
Na quinta feira, 10, o CEI Ipiranguinha organiza um café da manhã em homenagem às mães, enquanto o CEI Irmã Sofia, também localizado no bairro Ipiranguinha, promove apresentação dos alunos no período da tarde.


Maior presente

O maior presente que as mães da Estufa e do Perequê Mirim receberão na semana dedicada a elas, é a inauguração de duas novas unidades dos Centros de Educação Infantil. A unidade da Estufa terá capacidade para 100 crianças, enquanto o Perequê Mirim atenderá a 60. A entrega das unidades acontecerá no próximo dia 11. PMU



Outro trecho da Rua Cunhambebe terá mão de direção alterada

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, informa que a partir do dia 21 de maio, a Rua Cunhambebe, no centro da cidade, terá a sinalização alterada no trecho compreendido entre a Rua Dom João III e a Rua Liberdade. O motorista poderá trafegar apenas no sentido Dom João III - Liberdade. Após da alteração, quem quiser ir da Rua Liberdade para a Rua Dom João III poderá utilizar as Ruas Gastão Madeira e Cel Domiciano. A mudança será realizada tendo em vista a necessidade de adequação do fluxo de veículos. PMU

Voltar