Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 16, 2007

Notícias da Prefeitura

Secretaria de Educação promove palestra com geógrafo da USP, Aziz Ab’Saber

Palestra faz parte do projeto “Ubatuba, o lugar em que vivemos – suas memórias, sua arte e cultura

A Secretaria de Educação de Ubatuba promove nesta quarta-feira, 16, a palestra “O lugar em que vivemos”, ministrada pelo geógrafo e professor da USP, Aziz Ab'Saber. O evento faz parte do projeto “Ubatuba, o lugar em que vivemos – suas memórias, sua arte e cultura”.
Segundo o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinham enfrentando dificuldades em obter dados sobre a cidade nas áreas de história, geografia e ciências naturais. “O projeto nasceu após constatarmos que alguns conteúdos não estavam atendendo as necessidades dos alunos. Surgiu então a idéia de produção de um material didático que contemplasse esses conteúdos”, explica o secretário.
A palestra com o renomado geógrafo é destinada aos professores da Rede Municipal de Ensino e acontece na Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 16 horas. PMU



Convention Bureau inicia planos para divulgação do Litoral Norte

O grupo é formado por representantes de associações comerciais, secretarias de turismo e empresariado, e tem como objetivo promover o Litoral Norte como importante destino turístico

Dando seqüência às atividades do “Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau” (LNSPC&VB), que visam divulgar e realizar ações de fomento ao turismo na região, uma reunião foi realizada no último dia 10, na Secretaria de Turismo de São Sebastião. Participaram do encontro os quatro secretários de Turismo das cidades envolvidas e demais membros da diretoria. Na ocasião, foram discutidas estratégias para divulgar o Litoral Norte nas principais feiras de turismo do país e do exterior, durante o segundo semestre deste ano.
O LNSPC&VB foi formado oficialmente em meados de março e já conta com uma diretoria formada e planos de ação definidos. O próximo passo é buscar a adesão do empresariado de todo o Litoral Norte. Em breve, o presidente do LNSPC&VB, Eduardo Cimino, que é, também, vice-presidente da Associação Comercial de São Sebastião, virá a Ubatuba, com o objetivo de apresentar as propostas ao empresariado local.

Desenvolvendo o turismo

O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada, em parceria com o poder público e entidades afins. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux.
Segundo o vice-presidente do LNSPC&VB, Ieve dos Mares Rios Filho, que também faz parte de um dos grupos de trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo, o Convention Bureau é formado por setores que se unem em prol do desenvolvimento da atividade turística, criando calendários de eventos, pacotes turísticos e divulgação do destino que se deseja fomentar. "Por essa razão, é tão importante a participação do empresariado. Estamos propondo a união de pessoas das quatro cidades para que a região como um todo seja beneficiada e as qualidades de cada município sejam ressaltadas em suas particularidades", afirma Ieve.
Para o secretário de Turismo, Felipe Azevedo, o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas mais diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."

Plano de ação

O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CD's multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas. PMU



Escola de Ubatuba promove Festa do Pastel

A Escola Municipal de Educação Infantil Dinorah Pereira de Souza, na Estufa I, promove neste sábado, 18, a já tradicional “Festa do Pastel”. A festa que chega ao décimo ano de sucesso, terá música ao vivo e barracas de doces, pizza e churrasco, mas a principal atração da festa é o pastel, com diversos recheios.
A renda da festa será aplicada em melhorias da escola, como a aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos.
A “10ª Festa do Pastel” acontece neste sábado, 18, na EMEI Dinorah, que fica na Praça da Matriz, 46, Estufa I, à partir das 18 horas. PMU



Festa anima comunidade do Prumirim

A noite do último sábado, 12, foi animada para a comunidade do Sertão do Prumirim, onde ocorreu a X Festa de Confraternização das Associações de Bairro da região norte de Ubatuba. A festa, que contou com muita música e barracas de comidas e bebidas, foi animada pelo folclorista Nei Martins, pela dupla de música sertaneja Beira-Mar e Ulisses e pela “Ciranda Elétrica”.
Além das diversas pessoas das comunidades da região, estavam presentes o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo e a vereadora Luciana Machado. PMU



Novas unidades dos Centros de Educação Infantil de Ubatuba recebem matrícula até sexta-feira, 18

As matrículas para as unidades dos Centros de Educação Infantil (CEI) da Estufa 2 e do Perequê-Mirim poderão ser efetuadas até a próxima sexta-feira,dia 18. Para a unidade da Estufa 2 os interessados devem se dirigir à rua Nacional 132. Quem pretende vagas para a unidade do Perequê-Mirim deve procurar a Escola Municipal Judite Cabral, que fica na Rua Benedito Henrique s/nº. Para efetuar matrícula é necessário levar cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento e carteira de vacinação (da criança), comprovante de residência, CPF e RG (dos pais). As vagas no CEI são para crianças de 0 a 3 anos.

Luta antiga

O vereador Romerson de Oliveira prestigiou, na última sexta-feira, 11, a entrega da casa onde funcionará a CEI Perequê-Mirim e disse que esta conquista é o fruto de um trabalho de mais de dois anos. “Desde que iniciamos nosso mandato, temos lutado pela implantação de uma creche que atendesse à comunidade do Sertão do Perequê-Mirim com qualidade. O prefeito Eduardo Cesar entendeu a nossa luta e hoje podemos ver esse espaço sendo entregue”, declarou o vereador.
Para o prefeito Eduardo Cesar, que também acompanhou a entrega da unidade do Perequê-Mirim, as unidades do CEI em Ubatuba têm ajudado muito no desenvolvimento das crianças. “As mães poderão deixar as crianças em um lugar onde além do cuidado, as crianças serão tratadas com carinho e dignidade. Enfim um lugar onde é trabalhado o desenvolvimento completo da criança”, disse o prefeito. PMU



Campeonato Paulista de Vela Oceânica tem etapa em Ubatuba

O Ubatuba Iate Clube (UIC), promove nos dias 19, 20, 26 e 27 de maio a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Oceano 2007 – Circuito Ubatuba. A competição é aberta a barcos das classes IMS, ORC, RGS e bico de proa, e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19 no site do UIC (
www.ubatubaic.com.br) , ou no próprio UIC até às 10 horas do mesmo dia.

Cronograma

Na sexta-feira, 18, a partir das 17 horas acontece a pesagem de tripulantes das classes IMS e ORC e a entrega das instruções de regata; no sábado, 19, a partir das 8 horas acontece a seqüência desses procedimentos. A partir das 12 horas tem início a regata de percurso longo (entre 30 e 45 milhas).
No domingo, 20, acontece a regata Barla Sota (demarcada por bóias), a partir das 12 horas.
Para os dias 26 e 27 estão programadas regatas Barla Sota.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3842-1234 com Clarisse ou pelo e-mail
ubatubaiateclube@terra.com.br .
A 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Oceano 2007 – Circuito Ubatuba é realizada pelo UIC em parceria com a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Marinha do Brasil e Projeto Navega São Paulo. PMU



Natação de Ubatuba vence prova do Paulista de Maratonas Aquáticas


A equipe de natação de Ubatuba foi a campeã da prova curta (850m) da “38ª Travessia de Ubatuba”, competição válida pela 4ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. O torneio realizado domingo, 13, em Ubatuba, reuniu cerca de 500 atletas de 24 equipes do Estado, disputando provas nas distâncias de 1km (curta), 3.500m (média) e 8 km (longa).
Ao contrário de anos anteriores, quando a largada acontecia em três lugares diferentes (Praia do Cruzeiro, Cais do Itaguá e Perequê-Açu), o congresso técnico definiu que todas as baterias largariam da Praia do Cruzeiro. Ubatuba somou 861 pontos na prova curta, 400 pontos a mais que a equipe do Clube Gran São João, que ficou em segundo lugar; em terceiro ficou a equipe do 4 Fit/ Círculo Militar, com 374 pontos.
Na prova curta, a equipe de Ubatuba conquistou 11 primeiros lugares, oito segundos e quatro terceiros. Na prova longa, Ubatuba terminou a etapa na 12ª colocação entre as equipes, enquanto na master ocupou a quinta posição.
A próxima etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas acontecerá no dia 17 de junho, em Bragança Paulista. A “38ª Travessia de Ubatuba” foi promovida pela Federação Aquática Paulista e Igor de Souza Eventos Promoções, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e SPEEDO. PMU



Prova pedestre Soldado Paulino acontece no próximo dia 26, em Ubatuba

Prova completa 10 anos e será disputada em 11 categorias

A tradicional “Prova Pedestre Soldado Paulino” completa 10 anos e pretende reunir os melhores atletas da região no próximo dia 26 de maio. A prova acontece em comemoração aos 18 anos de criação da 3ª Cia PM - Ubatuba / SP e é uma homenagem ao soldado Francisco Paulino de Souza, atleta que sempre representou a Polícia Militar e a cidade de Ubatuba em provas pedestres por todo o Brasil. Paulino venceu seis vezes a Corrida Pedestre de Ubatuba e teve mais de quinze participações na tradicional “Corrida de São Silvestre”.
A largada acontecerá às 9 horas, no quartel da Polícia Militar no Parque Vivamar e a prova será disputada em 11 categorias masculinas e femininas: Masculino – mirim (até 11 anos); infantil (de 12 a 14); juvenil (de 15 a 17); adulto (de 18 a 39); veterano (de 40 a 59); veteraníssimo (mais de 70 anos) e Polícia Militar. No Feminino: infanto-juvenil (até 18); adulto (de 19 a 27); master (de 28 a 39) e veterano (acima de 40 anos).

Percurso

O percurso da prova, que tem 8 Km, é o seguinte: saída em frente ao quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar, perfazendo o seguinte trecho: Rua João Ramalho, Rua Marília, Av. Carlos Drummond de Andrade (Av. Brasil), Av. 9 de Julho, Av. Leovigildo Dias Vieira, (com retorno no cais), Av Leovigildo Dias Vieira, Av. 9 de Julho, Av. Carlos Drummond de Andrade, Rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel).
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ou no quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar. Mais informações através dos telefones 3832-3598 e 3833-3818. A “10ª Prova Pedestre Soldado Paulino” é uma realização da Polícia Militar de Ubatuba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU

Voltar