Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 03, 2007

Notícias da Prefeitura

Sapo-Uba promoveu “Pedágio Solidário”

A Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba (Sapo-Uba) promoveu, nos dias 27 e 28 de janeiro, um “Pedágio Solidário”. A ação teve como objetivo divulgar os serviços e arrecadar fundos para a entidade, no cruzamento das avenidas Thomaz Galhardo e Rio Grande do Sul. Foram distribuídos folhetos explicativos sobre a associação e cartilhas que informam os métodos de prevenção de câncer, publicadas pelo Hospital do Câncer.
Com dois anos de existência, a SAPO-UBA ajuda o paciente com câncer no município de Ubatuba, com informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, além de fornecer suplementos alimentares, protetores solares, próteses mamárias de pano, fraldas descartáveis e contribui na compra de remédios e realização de exames de alto custo.
A SAPO-UBA oferece também acompanhamento psicológico e fisioterápico para os portadores de câncer. Tudo totalmente gratuito. Para obter esses benefícios, basta ser paciente cadastrado na SAPO-UBA. As inscrições podem ser feitas na sede, de 2ª à 6ª feira, de 14h30 às 17h, à Rua Cunhambebe, 703 - fundos - Centro, pelo telefone 3836-2408 ou através do e-mail
sapouba@hotmail.com.
Obtenha outras informações sobre a SAPO-UBA no site
www.sapouba.org.br. PMU



Reforma da Avenida Iperoig leva melhoria a diversos bairros de Ubatuba

Bloquetes e paralelepídedos retirados da avenida Iperoig e da Salvador Correa estão sendo reutilizados em outros pontos do município

Diversos bairros de Ubatuba estão sendo beneficiados com os bloquetes e paralelepípedos que foram retirados da avenida Iperoig e da rua Salvador Correa, por ocasião de suas reurbanizações. Na Vila Mariana Teixeira, na região sul do município, a avenida Corcovado recebeu bloquetes e a praça no final da rua Serra Verde, no Perequê-Mirim, foi revestida de paralelepípedos, criando uma nova área de lazer para a comunidade.
Na praia da Enseada, o acesso da Rua Eugênio Ruiz recebeu paralelepípedos, enquanto a sede do Corpo de Bombeiros, o pátio da igreja Imaculada Conceição e a Rua Praia da Almada, no bairro do Perequê-Açu receberam bloquetes de concreto.
A estrada municipal, no bairro da Estufa, foi outra via pavimentada com bloquetes, assim como a Rua Jacatira, no Perequê-Mirim. Outras vias deverão receber o material em breve.

Avenida Iperoig

E a avenida Iperoig que teve suas obras de reurbanização retomadas no início do ano, está recebendo agora as rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais. Segundo o prefeito Eduardo Cesar, alguns desavisados têm feito críticas com relação a construção das rampas depois das calçadas prontas, afirmando que isto trará custos extras para a prefeitura. “Qualquer tipo de reparo ou problema que possa vir a existir nas obras que a prefeitura contrata, são resolvidos pela própria empreiteira, que têm um contrato que prevê estas questões. Nenhum centavo dos cofres públicos é gasto com este tipo de conserto”, afirma o prefeito.
O prefeito Eduardo Cesar lembra também que as calçadas com revestimento intertravado de concreto, os chamados pavers, que receberam algumas críticas na cidade, hoje estão sendo usados na revitalização do centro de São Paulo e também será utilizado na reurbanização da Avenida Paulista. "Isso demonstra que se trata de uma tendência mundial, já que estes materiais são hoje, os que mais se adaptam às questões da acessibilidade", disse Eduardo Cesar.

Várias cidades aderem ao paver

Na capital paulista, segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland, o preferido foi o pavimento intertravado nas cores natural, cinza grafite e salmão e a escolha do piso foi resultado de um longo trabalho de análise das várias soluções envolvendo especialistas em pavimentos, técnicos da Prefeitura, membros do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, da Associação Paulista Viva (organização não-governamental que luta pela recuperação dessa área da cidade).
Ainda segundo a Associação, as cidades de Belo Horizonte (MG), Canoas (RS), Blumenau (SC) e Apucarana (PR) também aderiram à aplicação dos pavers em seus projetos de reurbanização, com ótimo efeito, já que têm preço competitivo e alta durabilidade. Além disso, os blocos do pavimento são encaixados e removíveis, o que permite a retirada caso seja necessário mexer no subsolo e evita os remendos e a produção de entulho, pois todo o material é reaproveitado. E também permite a penetração de água entre os blocos, atingindo o solo. Desta forma, contribui no combate a enchentes e poças d'água na calçada. PMU



Ubatuba acelera obras para os Jogos Regionais

Competição acontece na primeira quinzena de julho, reunindo atletas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte

A Prefeitura de Ubatuba está acelerando a execução das obras em escolas e ginásios para garantir que elas fiquem prontas em tempo hábil para as competições dos 51º Jogos Regionais, na primeira quinzena de julho. Com a realização dos Jogos Regionais em Ubatuba, a cidade ganhará dois ginásios, com capacidade para aproximadamente 800 pessoas, nos bairros do Perequê-Açu e Sertão da Quina, cujas obras estão na fase de conclusão da super-estrutura (cerca de 30% da obra já concluída).
Para o evento, a cidade utilizará cerca de cinco ginásios poliesportivos, seis campos de futebol, uma pista de atletismo (cujo projeto está em fase final de aprovação), uma piscina semi-olímpica, duas canchas de bocha e duas de malha e uma pista de skate. A partir de 3 de julho, data do início dos jogos, toda essa infra-estrutura servirá de palco para cerca de 7 mil atletas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte.
A Secretaria Estadual de Esportes já nomeou como chefe do comitê dirigente, Rildo Mendes Turienzo, que deve visitar a cidade ainda este mês. Esta é a primeira vez que Ubatuba sedia a competição. O Comitê Organizador dos Jogos Regionais tem se reunido desde dezembro, visando o envolvimento de toda a comunidade com os Jogos.

Movimentando a cidade


Muita gente na cidade já começou a trabalhar para que a competição tenha alto nível e atraia, além de atletas e dirigentes, o maior número de turistas interessados em acompanhar as competições esportivas. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Jr., o evento tem um caráter que vai além da questão esportiva. “Vale lembrar que o comércio em geral - lojas, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros - acabam sendo diretamente beneficiados com o evento. Assim como profissionais e prestadores de serviços que, em função da demanda, acabam fornecendo mão-de-obra especializada para atender atletas e esportistas. Além disso, a competição ajudará a fomentar o esporte na cidade, ocupando jovens e formando futuros atletas”, completa o secretário.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o importante é a herança dos Jogos. “Durante décadas Ubatuba pôde contar apenas com o Tubão e agora a cidade ganhará ginásios, uma pista de atletismo, piscinas, enfim locais que serão posteriormente utilizados por toda a comunidade para o lazer e formação de novos atletas. O município já tem se destacado por sediar grandes campeonatos de surfe, como o mundial, versão WQS e o Supersurf. Vamos agora, com os Jogos Regionais, consolidar Ubatuba como uma cidade de grandes eventos esportivos, de um modo geral", finaliza o prefeito. PMU



Projeto Guri de Ubatuba inicia suas atividades nesta semana, dia 6

Ainda há vagas para os jovens que quiserem realizar cursos de violão, percussão, canto e macheto, gratuitamente

O projeto Guri em Ubatuba, que ensina música a alunos e adolescentes, inicia suas atividades do ano letivo de 2007 no próximo dia 6. Ainda há vagas para os jovens que quiserem realizar cursos de violão, percussão, canto e macheto, gratuitamente. Os alunos aprendem teoria musical, leitura de partituras e a prática. O Projeto Guri em Ubatuba é realizado pelo governo estadual em parceria com a prefeitura.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é um honra contribuir para a realização deste projeto no município. "Foi com grande esforço que conseguimos implantar esse belo projeto aqui em Ubatuba e percebemos que os resultados já estão aparecendo. As crianças que iniciaram os cursos no meio do ano passado já sabem tocar diversas músicas e encantam o público que os assiste. Quando os dons da música são incentivados pelos pais e apoiados por iniciativas como essa, os resultados são maravilhosos".
A orientadora do projeto em Ubatuba, Rejane Pedra, explica que "o Guri" utiliza a música para promover a inclusão das crianças na sociedade. Uma vez que o pólo de Ubatuba é novo, as expectativas para o ano de 2007 são grandes. "Nós pretendemos realizar apresentações em datas comemorativas, eventos e escolas. Os nossos alunos se sentem valorizados e felizes."
Para as inscrições, as crianças devem comparecer com seus pais ou responsáveis ao pólo que fica na Rua Professor Hans Staden, 770, Centro. Para a matrícula, é necessária a apresentação do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência, bem como o RG do responsável. As vagas são limitadas.

O projeto

O Projeto Guri, desde 1995, promove a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, em diversas cidades do estado. Seu principal objetivo é desenvolver a sociabilidade e a auto-estima dos jovens, transmitindo noções de cidadania, por meio do ensino coletivo da música aos mais diversos segmentos da sociedade.
Presente em 375 pólos, sendo 49 instalados na Fundação do Bem- Estar do Menor (Febem), o Projeto conta com 48 mil alunos participando de suas atividades. Surgiu na Secretaria de Estado de Cultura, e em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004, foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo. PMU

Patrocinadores: Telefônica, Vivo, Motorola, Pirelli, Gelita, AES Tietê, Capuani, EDS, Porto Seguro, Instituto Camargo Corrêa, Bosch, Cia. Vale do Rio Doce, Cipatex, PPE Invex, Sodexho Pass, Hedging-Griffo e Banco Fator.

Colaboradores: Killing, Rock Fibras, Pampili, Klin, Kidy, Kiuty e ITB.
Parceiros: Khan Consultoria e Planejamento



Prefeito Eduardo Cesar comemora com agricultores chegada de trator

O novo equipamento adquirido pela prefeitura possui diversos implementos que permite o preparo completo da terra para a plantação

O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido, na manhã da última quinta-feira, 1, com agricultores do município. O encontro, que aconteceu na Praça Benedito Inácio Pereira, teve como objetivo realizar a entrega solene de um trator agrícola, que servirá para auxiliar nas plantações dos agricultores ubatubenses.
O novo equipamento adquirido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) é da marca John Deere e possui diversos implementos, como a enxada rotativa, que prepara a terra, a encanteiradeira, que tem a função de fazer os canteiros, o arado de disco reversível, que revolve a terra profundamente e a roçadeira, que corta o mato. A união desses implementos permite o preparo completo da terra para a plantação.
Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Cesar relembrou a época da campanha, em que os agricultores se reuniram para falar de seus anseios e que, dentre eles, estava a necessidade de se comprar um trator. "Essa é mais uma ação guiada pelo princípio do governo participativo. Estamos procurando dar nossos passos de acordo com as informações que nos são passadas pelos setores. Apesar das dificuldades, sabemos que estamos avançando e esperamos poder proporcionar muito mais aos setores produtivos.
A secretária da Smapa, Valéria Gelli, se emocionou ao fazer seu pronunciamento e afirmou que essa aquisição faz parte do Programa de Manejo Sustentado da Pesca, Agricultura e Maricultura. "Nós temos muito carinho e respeito por esse setor produtivo e estamos todos emocionados por mais essa conquista. Quando assumimos a administração, a frota da Smapa estava sucateada para atender a todo o município. Agora, poderemos dar mais atenção aos agricultores". PMU



Prefeito Eduardo Cesar se reúne com Governador José Serra

Durante encontro, prefeito assinou convênio para construção de ponte na Maranduba e reiterou pedidos antigos do municipio junto ao governo do Estado

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi recebido pelo governador José Serra no último dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, em encontro com mais de 40 prefeitos de municípios paulistas que sofreram prejuízos com enchentes. Na ocasião, foi assinado pelo Governador termo de compromisso que prevê a liberação de R$ 5 milhões que serão aplicados pelas prefeituras, que oferecerão uma contrapartida de R$ 1,25 milhão, na construção de pontes, barragens e de galerias de águas pluviais arrastadas pela força das águas. Todas as cidades contempladas receberam a visita de técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que avaliaram a solicitação dos prefeitos. Os valores serão repassados aos municípios após aprovação do orçamento deste ano pela Assembléia Legislativa.

Ponte na Maranduba

Ubatuba irá receber R$ 230.139,20 do Governo do Estado para construção de nova ponte na Maranduba, no rio da Laje, na estrada que liga o bairro ao Sertão da Quina. De acordo com o convênio, a prefeitura terá que desembolsar R$ 57.534,80 para a construção da nova ponte que terá duas pistas para veículos e uma passagem de pedestre. A nova ponte também será construída dois metros acima do nível que está hoje para evitar problemas com enchentes. A previsão é que o dinheiro esteja disponível apenas daqui há quatro ou cinco meses.
Ainda durante o encontro, o prefeito de Ubatuba teve a oportunidade de discutir outros assuntos com o governador José Serra. Entre eles, a construção da pista de atletismo no Horto Florestal. “Reforçamos junto ao governador o pedido que já fizemos junto a Casa Civil e à Secretaria de Agricultura, da construção da pista de atletismo naquele local. O governador viu com bons olhos a solicitação e elogiou Ubatuba por sediar os Jogos Regionais em julho”, reforçou o prefeito.

Ponte da Ressaca e Casa da Cultura

Eduardo Cesar também reiterou junto a Serra o pedido de construção da nova ponte da Ressaca, que foi destruída pela força das águas, ainda em 2005. O prefeito de Ubatuba ainda aproveitou a oportunidade para agradecer o Governo pela cessão do prédio do Fórum para abrigar a Casa de Cultura do município. “O governador achou bastante interessante a nossa proposta e disse que o projeto de implantação será estudado na Secretaria Estadual de Cultura, que tem à frente, João Sayad.
O governador adiantou como pretende conduzir o Governo de São Paulo nos próximos quatro anos, bem como será o seu relacionamento com os prefeitos. “Temos muita coisa a fazer pela frente em diversas áreas, como saúde e transportes. Enfim, há um conjunto de ações a serem feitas e eu quero fazê-las em parceria com prefeitos, assim como estamos fazendo em virtude dessa calamidade natural”, disse. PMU

Voltar