Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Notícias da Prefeitura

Pedro Bismarck comemora "Neversário do Nerso" em Ubatuba

A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo"
Com o objetivo de reconstruir o hábito de freqüentar o teatro em Ubatuba, a Produtora Flor de Nan, em parceria com a iniciativa privada e a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart inicia, no próximo mês, uma série de apresentações teatrais de renome nacional. O primeiro espetáculo será o "Nerversário do Nerso", comandado por Pedro Bismark.
O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de março no "Salão Paroquial da Igreja São Francisco" que fica na Rua Thomaz Galhardo. Os pontos de venda de ingresso serão no Posto do Jija no Pereque-Açú, nos Supermercados Paulista do Centro e do Lázaro e no Aquário de Ubatuba, no Itaguá. Os ingressos estarão à venda a partir do próximo dia 12.

Cativando a platéia ubatubense

Segundo o responsável pela vinda do artista à cidade, Fernando Moreno, que é também coordenador do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundart, a intenção é trazer um grande evento a cada mês. "Com isso, nós conseguiremos recriar a platéia de Ubatuba e preparar a cidade para que quando o nosso teatro estiver pronto, o hábito de ir ao teatro já esteja na mente das pessoas".
Moreno afirma ainda que esse é o caminho para colocar Ubatuba na rota dos grandes espetáculos e produções de teatro nacionais. "Caraguatatuba é exemplo de um trabalho árduo de formação de platéia que foi feito e surtiu resultados. Lá, o público já teve a oportunidade de ver de perto artistas como Lucinha Lins e Otávio Augusto, com a peça "Intimidade Indecente", além de Fafi Siqueira e Cininha de Paula na hilariante peça "Monólogos da Vagina", entre muitos outros. Aqui, nós estamos iniciando esse trabalho e esperamos atingir o mesmo sucesso."


Sobre a peça e o ator

A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, chamado Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo". Nesses 20 anos, o mineiro de Muriaé criou muitos personagens, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo.
Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecê-los e para que o público fiel, que já o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora, possa relembrar.
A concepção do show, com a garimpagem dos novos “causos” e a seleção das melhores piadas de sua carreira, ficou a cargo do próprio Pedro e da diretora Lúcia Martins. O show conta ainda com trilha sonora de Sérgio Leite e figurino de Lúcia Sobreira. A produção e supervisão geral ficaram a cargo de Geraldo Magela Lauro.
Nos intervalos do espetáculo, enquanto o artista se prepara para dar vida a cada um dos personagens, o público terá a oportunidade de assistir num telão de vídeo às confusões e trapalhadas em que Nerso e o primo Gervásio se metem na tentativa de fazer um bolo de aniversário. O vídeo conta com as participações especiais de Tarcísio Santos, como o primo Gervásio e de Toninho Dutra como o dono do Armazém da Capitinga. Para sua realização, foram criados especialmente cenários e locações que envolveram vários profissionais, do projeto à execução.
Só uma coisa não mudou ao longo desses 20 anos: o carisma e a extraordinária capacidade de fazer rir deste mineiro hoje querido pelo Brasil inteiro. Para quem procura diversão, nada melhor do que se juntar a Pedro Bismarck para soprar as 20 velinhas. PMU



II Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta em Ubatuba

Numa homenagem ao já tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, a Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco Juca Teles, fará a abertura do nosso Festival

Fazendo uma prévia do carnaval que vem por aí, a segunda edição do Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta, 9, em Ubatuba, com muita animação. O evento acontecerá no Terminal Turístico da cidade, na Praia do Perequê-Açu, até o dia 11. Foram inscritas 24 marchinhas, das quais 12 serão apresentadas no primeiro dia, 12 no segundo e a grande final acontece no terceiro dia do evento, no domingo. Numa homenagem ao já tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, a Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco Juca Teles, fará a abertura do nosso Festival, juntamente com o grupo vencedor do Festival de lá.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos da cidade. Serão premiados os cinco primeiros colocados. Serão distribuídos troféus e prêmios em dinheiro, num valor total de R$ 1.150,00.

Primeira edição

Na primeira edição do festival, realizado no ano passado, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. PMU



CARNAVAL 2007
Campanha criativa de prevenção à Aids é mais uma opção de diversão em Ubatuba

Projeto "Folia com Saúde" levará para os bairros de Ubatuba “barco elétrico” e “pinto-bumbá”

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério de Saúde, realizará, durante todos os dias de carnaval, de 17 a 20, uma campanha criativa de prevenção ao vírus da Aids. Trata-se do Projeto "Folia com Saúde", que levará performances musicais nos bairros mais movimentados da cidade. O projeto incentivará a utilização da camisinha, através da divertida linguagem das marchinhas carnavalescas e elementos cênicos característicos da festa.
Para realizar a "folia", um grupo formado por músicos e atores levará às ruas um "barco elétrico", fazendo alusão a um trio elétrico. Nesse barco, artistas executarão marchinhas de carnaval, mesclando canções antigas e composições específicas para o projeto. Aproveitando a idéia folclórica do boi-bumbá, a trupe criou o pinto-bumbá, que dançará ao encontro de uma camisinha gigante.
O coordenador da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) de Ubatuba, Tom Blasques afirma que o projeto "Folia com Saúde" está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo, devido ao grande sucesso da edição anterior e dá um recado importante. "A campanha de carnaval ajuda bastante a lembrar da camisinha, mas o trabalho deve ser desenvolvido durante todo o ano e as pessoas não podem nunca se descuidar".

Campanha nacional

A campanha nacional deste ano tem o slogan "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". A idéia é fazer com que os foliões descubram a tranqüilidade que eles podem ter depois da festa, quando usam camisinha, prolongando assim, a alegria e o prazer. Neste ano, a campanha terá um diferencial importante, que tem o objetivo de atingir e incluir as pessoas portadoras de HIV nas campanhas oficiais. A mensagem, nesse sentido é: "Vivendo com AIDS ou não, use camisinha e fique tranqüilo". PMU

Programação

Sábado 17/02 – a partir das 17 horas
Ipiranguinha
Monte Valério
Centro da cidade

Domingo 18/02 - a partir das 17 horas
Av. Leovigildo – Itaguá
Av. Guarani – Itaguá
Av. Iperoig – Centro da cidade

Segunda-feira - a partir das 17 horas
Praia da Maranduba
Praia do Lázaro
Praia Grande

Terça-feira - a partir das 17 horas
Praia do Ubatumirim
Praia do Perequê-Açu
Avenida Iperoig – Centro da cidade



Atividades para a Melhor Idade de Ubatuba recomeçam em março

As atividades do Projeto Atividade Física e Cidadania, destinado à melhor idade de Ubatuba, retornam no próximo dia 5 de março. As pessoas que participavam do programa em 2006 e têm interesse em renovar a matrícula devem comparecer ao bairro onde realizam suas atividades, no primeiro dia de aula, munidos de atestado médico. Para quem irá participar pela primeira vez é necessário apresentar documentos pessoais e uma foto 3x4, além de atestado médico. Para esses iniciantes as aulas também começarão no dia 5. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.

Confira os locais onde acontecem as aulas:

Centro – Salão da Igreja São Francisco e Praça BIP
Perequê-Açu – Terminal Turístico
Maranduba – Capela
Lagoinha – sede da Salga
Lázaro – Quadra do Centro Comunitário
Perequê Mirim - sede da Associação
Itaguá - Quadra da Escola de Samba
Estufa I – Igreja São Benedito
Estufa 2 – SABE
Taquaral - Escola José Simeão
Horto – local a ser definido
Ipiranguinha - Escola Mário Covas
Marafunda - Igreja


Mais de 700 pessoas atendidas

O projeto, que atendeu em 2006, mais de 700 pessoas com mais de 40 anos, é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Esportes e Lazer. Tem por objetivo a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, buscando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Entre as atividades desenvolvidas estão alongamento, caminhada, vôlei adaptado, natação e hidroginástica, além de passeios e encontros durante todo o ano.
Na área de competição, a equipe participa dos Jogos da Melhor Idade, em Ubatuba, que servem como seletiva para os Jogos Regionais do Idoso (Jori), evento classificatório para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI). Os ubatubenses participam também dos concursos Miss e Mister Melhor Idade do Estado de São Paulo. PMU



Mesmo nas férias, Balcão de Empregos em Ubatuba tem grande procura

O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba mostrou que mesmo nas férias consegue atender a expectativa de empregadores e candidatos à vagas de emprego. No mês de janeiro, o Balcão atendeu 474 pessoas, encaminhando 388 para entrevistas, visando o preenchimento de 138 vagas disponíveis. Todas foram preenchidas.
Em 2006, foram 5.358 atendimentos, 3.143 pessoas encaminhadas para entrevistas, sendo que destas, 1.342 foram incluídas no mercado de trabalho, preenchendo todas as vagas disponíveis. Uma média de quase 112 pessoas empregadas por mês.
Já o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social providenciou o preenchimento de 87 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 48 pedidos de certidões. PMU



Alunos da Rede Municipal de Ubatuba voltam às aulas nesta quinta-feira

Aproximadamente 12 mil alunos devem retornar às aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba nesta quinta-feira, 8. São mais de 700 professores em 45 unidades escolares que disponibilizam 445 salas de aula (entre creches e ensino médio).
Durante toda a semana aconteceram atividades para marcar o retorno às aulas. Na última segunda-feira, 5, aconteceu a aula inaugural do ano letivo; na quarta-feira, 7, foi o “Dia dos pais na escola” e na próxima sexta-feira, 9 acontecerá a inauguração da Escola Municipal Maestro Pedrinho, às 9 horas. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, na região mais populosa da cidade, tem oito salas de aula de ensino fundamental e uma sala de pré-escola, atendendo a mais de 200 alunos dos bairros do Horto, Figueira e Pé da Serra. PMU



BMX freestyle radicaliza o verão em Ubatuba

Evento ciclístico promete manobras ousadas na Pista de skate, que fica próxima ao aeroporto, na praia do Cruzeiro

Grandes feras do BMX (Bicicross) estarão em Ubatuba no próximo domingo, 11, para a disputa do BMX Freestyle Ubatuba, na pista de skate da praça Trópico de Capricórnio, a partir das 9 horas. O evento, disputado na modalidade Street Park, consiste em uma prova com obstáculos, como rampas, degraus e muretas, onde, com criatividade, o ciclista desenvolve performances de saltos e manobras técnicas no tempo de um minuto (fase eliminatória). Na fase final, os 10 melhores classificados têm direito a duas voltas de um minuto valendo a melhor nota.
As manobras são julgadas por dificuldade, perfeição, criatividade, estilo e conjunto e geralmente tem nomes complicados, como lookdown to X-up, look sweet back, spins, whips, mas todas garantem um grande espetáculo.
O BMX Freestyle Ubatuba será disputado nas categorias amador e profissional, sendo que a premiação da Pró é de R$ 3 mil, divididos entre os seis melhores classificados na final.
Para os amadores estão destinados troféus e kits.

Detalhes da pista

A pista de Ubatuba tem aproximadamente 1500 metros quadrados e conta com mini ramp, 45’s, mureta, escada e corrimão, obstáculos para fazer a alegria de atletas e público. Os quarters altos garantem os vôos e a velocidade na sessão.


Destaques


Entre os participantes da categoria profissional destacam-se os bmxers Leandro Moreira "Overall", campeão de 2006 pela ABBMX, Daniel Azevedo "Dandan" vindo do Piauí, o Maike Moura, campeão dos Jogos Mundiais de Verão Dirt Jump da TV Globo em 2004, Henrique Castro conhecido pelos seus aéreos gigantes, Rafael "BMXato" atleta que subiu de categoria e que promete nessa temporada.

História

O BMX surgiu no final dos anos 60, nos EUA, com o sucesso estrondoso do motocross, que influenciou diretamente a criação deste esporte. Surgia então o Bicicross (em inglês, BMX, sigla de Bicycle Motocross). O BMX Freestyle veio em seguida, pela fissura dos praticantes que usavam tudo ao seu redor como obstáculo.
Entre os ícones do esporte aparece o nome de Bob Haro, considerado o "Pai do freestyle”. Bob foi o primeiro a andar em bowls e parks de skate, e criador da primeira bicicleta de BMX freestyle.
O BMX Freestyle de Ubatuba tem a realização da Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike. PMU



Prefeito de Ubatuba recebe representantes do Programa Luz para Todos

Técnicos informaram que obra para instalação de energia elétrica nos bairros Fazenda, Camburi e Cabeçuda deve começar em breve

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu no último dia 2, representantes do Programa Luz Para Todos, que apresentaram a segunda fase do Programa para o município. O programa para Ubatuba em 2007, foca prioritariamente as comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas existentes no município, sem prejuízo de atendimento às outras comunidades. Segundo os técnicos, o atendimento à comunidade Quilombola da Caçandoca, teve início no final do mês de janeiro e hoje a área de engenharia da Elektro está estudando as alternativas técnicas para atender a parte alta de Caçandoca, cujos projetos, estão em fase de orçamento.
“Sentimos que a parceria com a Prefeitura de Ubatuba tem tudo para dar certo. Vamos agora, entre outras coisas, auxiliar a prefeitura na busca de recursos para viabilizar outros projetos que visam a melhoria da qualidade de vida daquelas comunidades”, disse Shinji Yoshino, agente do Programa Luz para Todos. “Vale lembrar que a chegada da energia elétrica facilita a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde e educação, entre outros”, completou o agente.
Aproximadamente duas mil pessoas foram beneficiadas com o Programa Luz Para Todos no município e as comunidades da Fazenda, Cabeçuda e Camburi deverão ser as próximas a serem atendidas e as providências para o início das obras estão em sua fase final.
Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, os moradores podem se preparar para boas notícias. “Os agentes trouxeram novidades, com relação a algumas pendências que fizeram o programa estacionar, mas, agora, temos boas notícias para dar às comunidades da Região Norte que receberão em breve os benefícios”, disse José Roberto. O administrador esteve reunido com a comunidade, na última terça-feira, 6, onde apresentou um resumo do que foi discutido durante a reunião.
Para o prefeito Eduardo Cesar, as informações trazidas pelos agentes do Programa Luz para Todos chegam em boa hora. “Além da notícia que falta muito pouco para o início das obras que levarão a energia às comunidades da Fazenda, Cabeçuda e Camburi, fomos informados também da vontade da equipe em auxiliar a prefeitura na obtenção de recursos para projetos bastante interessantes para as comunidades envolvidas”, afirmou.

O Programa


No Brasil, até o ano de 2003, 12 milhões de pessoas não tinham acesso à energia elétrica. Para acelerar o processo de inclusão social deste contingente de brasileiros, o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, está desenvolvendo desde aquele ano, o Programa Luz Para Todos. A proposta do Programa é antecipar o cronograma de universalização do acesso à energia elétrica que antes estava previsto para 2015.A ligação da energia elétrica é gratuita para todos os beneficiados, incluindo-se a instalação do padrão de entrada e, em alguns casos a instalação elétrica interna, com um kit composto de caixa de distribuição, conduítes, fiação, três lâmpadas e duas tomadas.

Gestão do Programa

O andamento das obras e o cumprimento das metas do Programa são acompanhados em cada Estado por um Comitê Gestor Estadual, que no Estado de São Paulo, tem a coordenação do Fernando Selles Ribeiro, com a participação do Ministério de Minas e Energia, de agências reguladoras estaduais, de governos estaduais, de prefeituras e de representantes da sociedade civil. PMU

Voltar