Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Notícias da Prefeitura

Conselho Tutelar de Ubatuba realiza reunião visando eleição do dia 25

Os candidatos à conselheiro tutelar em Ubatuba estiveram reunidos na última segunda-feira, 5, com a comissão de eleição, para um tira-dúvidas sobre o processo eleitoral. Vinte e oito candidatos estão aptos a participar, no dia 25 (domingo após o carnaval), da eleição para o preenchimento de cinco vagas de conselheiro tutelar no município.
Mais de 100 pessoas se inscreveram e 61 fizeram uma prova sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Destes, apenas 28 candidatos irão participar da eleição. “Queremos que os conselheiros eleitos estejam bem informados sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assim, possam aplicá-lo na íntegra quando do exercício da função”, disse Luciana Valério, presidente da comissão de eleição. “Precisamos também fortalecer as parcerias do Conselho com as entidades que defendem os interesses da criança e do adolescente em Ubatuba”, reforçou Luciana.
A eleição acontece no dia 25 próximo, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes Tubão e podem votar todos os cidadãos moradores que têm título de eleitor de Ubatuba, que aliás, deve ser apresentado, acompanhado de documento com foto.

Função do Conselho

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O papel do conselheiro é fiscalizar e orientar a situação dos direitos das crianças e dos adolescentes na região onde atuará, além de enfrentar as situações de violações do ECA, atuando junto ao Ministério Público. PMU



Renovações de matrículas para escolinhas de esportes vão até 15 de fevereiro

Para as novas matrículas, o período é de 16 a 28

O período para renovação de matrículas das escolinhas de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba que começou na segunda-feira, 5, prossegue até o dia 15. Os alunos que freqüentaram as escolinhas em 2006 devem procurar a secretaria das 9h às 11h e das 14h às 17h30. Já as matrículas para 2007 podem ser efetuadas entre os dias 16 e 28. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento.

Natação

As renovações para as aulas de natação devem ser feitas na piscina municipal até a próxima sexta-feira, 9. As inscrições para as vagas remanescentes foram efetuadas em 2006 e nos dias 13 e 14 acontece uma avaliação. Os inscritos devem comparecer no horário indicado no comprovante de inscrição, trajando sunga ou maiô. O sorteio das vagas remanescentes acontecerá no dia 23, às 9h para os adultos e às 14h para as crianças. As aulas da natação começam no dia 5 de março.

Cursos


A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), futsal, natação, vôlei, skate, atletismo e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. PMU



Prefeitura de Ubatuba informa mudanças no trânsito durante carnaval

A Prefeitura de Ubatuba realizará alterações no trânsito do centro da cidade durante os dias de carnaval, de 16 a 20 de fevereiro. Para não prejudicar moradores, turistas e comerciantes, a Avenida Iperoig será fechada somente meia hora antes dos desfiles. A previsão é que o término dos desfiles acontece por volta das 2 horas da madrugada. Nesse período, a indicação para as pessoas que necessitam transitar no sentido Itaguá/Perequê-Açu é seguir pela Rua Dom João III e virar na Rua Cel Domiciano, seguir até a Rua Condessa de Vimieiro ou pela Rua Dr.Esteves da Silva.
A Avenida Iperoig será fechada na madrugada de sexta para sábado, somente a partir da 1h da manhã, para a passagem do Galo da Meia-Noite. No sábado e na segunda, o trânsito será interditado a partir das 21h, já que o desfile começa às 21h30. Já no domingo e na terça, a Avenida será fechada a partir das 22h e o desfile começa às 22h30.
A única mudança que ocorre no trânsito, além do fechamento da Avenida, é o trecho da Rua Esteves da Silva entre a Rua Jordão Homem da Costa e a Av. Iperoig. Normalmente, esse trecho é mão única, mas durante o carnaval ele se tornará mão dupla para atender àqueles que desejam seguir rumo ao Perequê-Açu.
Para quem mora ou está hospedado em bairros, é mais aconselhável utilizar a Rodovia BR-101, e evitar passar por dentro do bairro do Itaguá para chegar ao Centro. Quem fica no Itaguá tem diversas opções para se dirigir à pista. Alguns exemplos são as avenidas Capitão Felipe e Bernardino Querido e as ruas Robillard de Marigny e Taubaté.

Estacionamento

Quem quiser estacionar com mais conforto nas imediações do Centro de Ubatuba existem duas opções. Um bolsão funcionará dentro da Ilha dos Pescadores das 18h às 2h. A outra opção é a área situada ao lado do Aeroporto. A Comtur será responsável pela organização de ambos. Na primeira opção será cobrado um valor de R$ 2,00 por hora. Já no Aeroporto o valor será de R$ 5,00 por seis horas. Cada estacionamento contará com, aproximadamente, 200 vagas e maior segurança.

Dica: usar o bom senso

Para quem mora nas imediações do Centro, início do Bairro Itaguá e Perequê-Açu, a dica é deixar o carro em casa e sair passeando a pé. Segundo o Coordenador de Trânsito, Ronaldo Lopes, existem diversas vantagens nessa atitude. "Além de evitar uma possível lentidão no trânsito e dificuldade para estacionar, andar a pé propicia bem-estar e descontração. Uma vez que as pessoas vêm para Ubatuba para desacelerar o ritmo do dia-a-dia, caminhar combina com a situação." PMU



Aula inaugural reúne docentes da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba

A Secretaria de Educação de Ubatuba promoveu na última segunda-feira, 5, a aula inaugural do ano letivo de 2007. O evento, que foi realizado na E.M. Tancredo Neves, reuniu professores e diretores da Rede Municipal de Ensino e serviu também para empossar os 28 novos professores de educação básica (PEB) I e II e apresentar os 12 professores adjuntos de educação básica (PAEB) I e II, aprovados em recente concurso público.
De acordo com o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, a chegada dos novos professores é motivo de grande alegria. “Ubatuba merece uma educação melhor a cada dia e a contratação destes novos professores faz parte deste projeto de melhoria constante da nossa rede de ensino”, disse.

Creches

O secretário disse em seu pronunciamento, que a atual administração deverá criar, até o fim de 2008, 911 novas vagas em creches municipais. “Precisamos atender a grande demanda que existe em Ubatuba, e acredito que com trabalho e dedicação conseguiremos chegar a essa marca”, disse o secretário.

Diretrizes

Arnaldo apresentou ainda as diretrizes para a Rede Municipal de Ensino de Ubatuba.
O trabalho é fruto de uma pesquisa com os professores da rede, levou cinco meses para ser concluído e é um diagnóstico atual da situação do ensino em Ubatuba. “A pesquisa foi respondida por mais de 89% dos professores de Ubatuba e servirá para embasar nosso trabalho nos próximos dois anos”, disse o secretário.

Pais na escola e volta às aulas

Nesta quarta-feira, 7, é o dia dos pais de alunos da rede municipal de ensino irem à escola.
A secretaria de Educação programou o “Pais na Escola”, evento para que os pais de alunos das Emeis e Ensino Fundamental compareçam à unidade escolar onde seu filho está matriculado e conversem com os professores sobre a metodologia de trabalho que será desenvolvida durante o ano.
Os pais de alunos devem comparecer à unidade escolar no período de aula em que a criança está matriculada: pela manhã, os professores estarão atendendo à partir das 7 horas e a tarde, à partir das 13h. As crianças voltam às aulas no dia seguinte, 8, nos mesmos horários. PMU



Secretaria de Obras atua em diversos bairros de Ubatuba

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba vem realizando diversos serviços em vários bairros do município. No centro da cidade os funcionários trabalham na rua Batista de Oliveira e na praça Cícero Gomes. Para evitar alagamentos com fortes chuvas, estão sendo realizadas obras para desobstrução das galerias de drenagem na rua Batista de Oliveira, além da troca de tampas de concreto que estão quebradas. Na praça Cícero Gomes, os estacionamentos já foram pavimentados e a praça já está na reta final de conclusão. Ainda na região central do município a Prefeitura concretou a laje da Colônia Z 10, na Ilha dos Pescadores.
No pátio de obras da Prefeitura, os funcionários estão reestruturando a cobertura da oficina mecânica, que agora terá estrutura metálica e telha de amianto. Com a reforma a oficina poderá abrigar veículos de grande porte quando os mesmos estiverem em manutenção.
Na Delegacia de Polícia, a Prefeitura cedeu a mão-de-obra, a delegacia deu o material necessário e todo o piso da repartição está sendo substituído por cerâmica.

Outros bairros

No bairro das Toninhas, atendendo a uma reivindicação da Sociedade Amigos da Ponta das Toninhas, os funcionários da Prefeitura estão executando a troca de tubulação de drenagem para passagem de água e a recuperação do leito carroçável no acesso à Ponta das Toninhas. A Secretaria de Obras deverá concluir o serviço até o final deste mês. No Perequê-Açu as obras de urbanização da orla da praia estão na fase 2, no trecho que compreende as ruas Pedra Negra e o Terminal Turístico. Os braçais estão realizando o assentamento de guias para a construção da ciclovia e do calçadão. PMU

Voltar