Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Notícias da Prefeitura

Bloco "Cuca Legal" leva alegria para as ruas de Ubatuba

Pacientes, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Saúde mental e Apae anteciparam o clima de carnaval numa grande festa

Para comemorar a chegada do Carnaval, as turmas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Saúde mental e Apae, formaram o Bloco Cuca Legal e saíram pelas ruas do Centro, na tarde desta quarta-feira, 14, cantando marchinhas e animando as pessoas dos comércios e das casas. O grupo seguiu rumo ao Lar Vicentino, onde pacientes e idosos interagiram numa cantoria carnavalesca alegre e descontraída. Rostos pintados, sorrisos abertos, máscaras e instrumentos produzidos pelos próprios pacientes deram um colorido especial ao desfile, que terminou numa grande festa na Associação dos Aposentados.
Segundo o psicólogo Luiz Henrique Aparício, essa atividade, aparentemente simples, tem objetivos sérios, que fazem parte do tratamento das pessoas que freqüentam o Caps, Saúde Mental. "Geralmente, a pessoa que sofre algum tipo de transtorno mental, tem uma percepção distorcida sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor. Aos poucos, com o tratamento, ela vai redescobrindo o sentido da existência e o valor da vida. O contato com a sociedade, então, tem o objetivo de restaurar a ligação dos pacientes com o mundo exterior, mostrar a eles o quanto podem ser úteis para a sociedade. Ao visitarmos o Lar Vicentino, estamos dando atenção aos idosos e isso reflete na auto-estima dos nossos pacientes."

Quebrando preconceitos

O outro lado dessas atividades desenvolvidas junto à sociedade é a mudança do pensamento e a busca pela eliminação do preconceito. A psicóloga Denise Janinni explica que ações como o Bloco Cuca Legal fazem parte de um tratamento que cuida para que o paciente não seja excluído da sociedade por suas limitações. “Nós queremos sensibilizar e estimular a reflexão dos indivíduos ditos “normais”. A única forma de quebrar o preconceito é mostrar que as pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental são ainda pessoas produtivas e atuantes. Ser aceito pelas pela sociedade contribui sensivelmente para a melhora dos pacientes.”

Saúde Mental, direito de todos

As ações desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estão de acordo com a reforma psiquiátrica e possibilitam a desospitalização no caso de pacientes graves e severos. Esses trabalhos são promovidos pela Prefeitura, por meio Secretaria de Saúde.
Atualmente, as equipes que atuam no Caps e na Saúde Mental estão criando um movimento de interação com outras entidades, como é o caso da Apae e do Lar Vicentino neste evento de carnaval. A intenção é criar um vínculo maior também com o Programa de Saúde da Família (PSF) e as comunidades, por meio das escolas e associações de bairro, com o objetivo de promover, não só o tratamento, mas também a prevenção. PMU



Ubatuba aguarda a visita de 250 mil turistas no Carnaval

Foram realizadas entrevistas em hotéis, pousadas e campings do município, concluindo que a média de ocupação nesses estabelecimentos é de 82%

O Carnaval de Ubatuba, em 2007, promete ser uma grande festa que irá receber cerca de 250 mil foliões de todo o Brasil. A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Turismo realizou uma pesquisa por amostragem referente ao índice de ocupação no período do Carnaval, nos estabelecimentos cadastrados. Foram realizadas entrevistas em hotéis, pousadas e campings do município, concluindo que a média de ocupação nesses estabelecimentos é de 82% e deve aumentar nos próximos dias.
A programação para a festa deste ano terá ênfase no carnaval tradicional, com o resgate dos blocos de samba-enredo, incentivo aos blocos de embalo e às marchinhas carnavalescas.
Os eventos estão sendo promovidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart, em parceria com Comtur. Na Avenida, acontecem os desfiles de blocos de embalo, de marchinhas ou de enredo. Na praça Exaltação da Santa Cruz, acontece o Baile Popular de Carnaval, com ênfase também no carnaval antigo, apropriado para famílias e amantes das marchinhas, interpretadas por banda ao vivo, composta por dez músicos, que tocam trompetes, sax, trombones, bombardino, violão, contrabaixo, percussão e voz.
Para quem gosta de trio elétrico, ele abrirá o carnaval na avenida, com o Bloco do Galo da Meia Noite de Ubatuba, na sexta-feira e depois seguirá rumo à Praia da Maranduba, onde ficará durante as quatro noites de carnaval, com a presença de uma banda.
Durante os quatro dias de folia, 17,18,19 e 20, acontecerá a já consagrada Matinê no Tubão, resgatando o tradicional Carnaval de Salão, contando com a presença da Banda Tropical, animando a criançada das 15 as 18 horas.

Artes, cores, memória e cultura

A decoração do carnaval ubatubense, neste ano, faz uma homenagem à "Paz de Iperoig", um fato acontecido em Ubatuba, que faz parte da própria história do Brasil. Trata-se do primeiro tratado de paz ibero-americano, feito entre índios e colonizadores. Esses personagens figurarão na Avenida Iperoig em máscaras de 2,5 metros, feitas em papel machê, pela artista Natasha Ferretti. Além disso, grandes bandeiras, de 14x04m, retratarão as belezas naturais da nossa cidade. O coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, onde tradicionalmente se realiza o Baile Popular de Carnaval, também terá uma decoração especial.

Trânsito

A Avenida Iperoig será fechada na sexta-feira, 16, somente a partir da 1h da manhã, para a passagem do Galo da Meia-Noite. No sábado e na segunda, o trânsito será interditado a partir das 21h, já que o desfile começa às 21h30. Já no domingo e na terça, a Avenida será fechada a partir das 22h e o desfile começa às 22h30. A previsão de término dos desfiles é às 2 horas da madrugada. Nesse período, a indicação para as pessoas que necessitam transitar no sentido Itaguá/Perequê-Açu é seguir pela Rua Dom João III e virar na Rua Cel. Domiciano.
Os turistas que quiserem curtir a noite nas imediações do Centro de Ubatuba terão uma duas opções de estacionamento. Um bolsão de estacionamento funcionará dentro da Ilha dos Pescadores, das 18 às 2h, com uma taxa de R$ 2,00 a hora. A outra opção é a área situada ao lado do Aeroporto, por um valor de R$ 5,00 por seis horas. A Comtur será responsável pela organização dos estacionamentos. Cada estacionamento contará com aproximadamente, 200 vagas e maior segurança. Para quem mora nas imediações do Centro, a dica é deixar o carro em casa e sair passeando a pé.

Confira a programação dos desfiles e participe!

Sexta – 1 hora da manhã
Galo da Meia Noite sai do Perequê-Açu, rumo à Avenida Iperoig

Sábado – 21h30
Bloco Recordar é Viver e Bloco da Caxorrada

Domingo – 22h30
Desfile de Blocos de Enredo do Perequê-Açu, Itagua e Estufa,
Bloco Cultural O Guaruçá desfila pelas ruas centrais

Segunda-feira – 21h30
Bloco Recordar é Viver e Bloco da Caxorrada e Bloco da Água Doce

Terça-feira – 22h30
Desfile de Blocos de Enredo do Perequê-Açu, Itagua e Estufa e a Turma do Funil
Bloco Cultural O Guaruçá desfila pelas ruas centrais

Voltar