Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Notícias da Prefeitura

COMBATE À DENGUE
Prefeitura reforça busca de criadouros de Aedes Aegypti em áreas públicas

Todos devem fazer a sua parte, pois o mosquito que se desenvolve na casa do vizinho pode contaminar alguém da sua família e vice-versa

Dando continuidade à serie de ações relativas à prevenção da dengue no município, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Obras, está realizando uma busca de criadouros em prédios e locais públicos. Nesta terça-feira, 13, o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira e o secretário de Obras, João Paulo Rolim, vistoriaram pessoalmente o Cemitério Municipal.
A Praça Treze de Maio, que está sendo reurbanizada, também passou por vistoria. Os dois locais foram apontados por moradores das redondezas como possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue. No entanto, as vistorias comprovaram que o problema não se concentra nesses locais. Em ambos os casos, não foram encontrados recipientes que pudessem acumular água.

Mudança de hábitos

Neilton explica que, no caso do Cemitério, um trabalho sério de prevenção vem sendo desenvolvido há bastante tempo e que a própria população já se acostumou a não deixar vasos e pratinhos que acumulam água em cima dos túmulos. "No começo, foi difícil, as pessoas não queriam que os recipientes fossem retirados, mas aos poucos, nós conseguimos mudar os hábitos nesse sentido. Fora isso, a equipe de Controle de Vetores da Vigilância vistoria o Cemitério semanalmente, para garantir que a ordem seja mantida no local."
Na opinião de Neilton, assim como aconteceu no Cemitério, a população ubatubense precisa passar por um processo de mudança de hábitos em relação à dengue. "Enquanto a comunidade não tomar para si a responsabilidade de retirar os criadouros de mosquito de suas casas, nós estaremos sempre correndo o risco de enfrentar uma epidemia na cidade."


Vizinhança descuidada

No caso da Praça Treze de Maio, foram feitas denúncias de que a população estaria jogando lixo por cima dos tapumes que cercam a obra. A coordenadora do Controle de Vetores e Endemias da Vigilância, Carolina Pannuti, afirma que foi à praça, com uma equipe e caminhão para recolher os criadouros e não encontrou nada no local. "Em compensação, visitei casas no entorno da praça, inclusive de moradores que já haviam recusado nossa visita, que tinham calhas e vasos de plantas infestados de larvas."
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a prefeitura está trabalhando para combater a dengue, mas cada família deve cuidar do quintal, da calha e da caixa d'agua. "Todos devem fazer a sua parte, pois o mosquito que se desenvolve na casa do vizinho pode contaminar alguém da nossa família e vice-versa. Então, além de cuidadores do nosso espaço, precisamos ser também fiscalizadores e denunciar a negligência das outras pessoas, para que atitudes enérgicas sejam tomadas, no sentido de bloquear o vírus na nossa cidade".
Para fazer denúncias de criadouros, o telefone é: 3832-6810.

O trabalho da Vigilância

Com a missão de coibir a incidência do mosquito da dengue no município, diversas ações são realizadas pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde (Vigilância Sanitária) e seu setor de Controle de Vetores e Endemias. Cada uma dessas ações tem um objetivo específico. Diariamente, são realizados combates à procriação do mosquito, eliminando seus criadouros; bloqueios da circulação viral, para matar os mosquitos alados por meio da nebulização; monitoramento de pontos estratégicos, como ferros-velhos, usinas de reciclagem e outros, além da busca ativa de novos casos de dengue na cidade, orientações aos munícipes e colocação de armadilhas em locais onde ainda não foi detectada a presença do mosquito, como é o caso da região sul e norte.
Para realizar todos esses trabalhos, a Secretaria de Saúde possui uma equipe formada por 19 agentes de controle de endemias municipais. Com a chegada do calor e do período de chuvas, um reforço foi pedido à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão estadual, que enviou para Ubatuba mais cinco agentes e uma caminhonete que serve para carregar os produtos e bombas utilizados na nebulização. A equipe conta ainda com quatro veículos em atividade e mais três que foram adquiridos recentemente e estão sendo licenciados no momento.
Neilton Nogueira explica que as ações acontecem independente da positivação de casos. Quando há suspeita de dengue em determinada área e essa região estiver comprovadamente infestada pelo mosquito, é feita a nebulização. Neste momento, a equipe está concentrando seus esforços nas áreas mais atingidas, que são a região central e oeste. "Nós realizamos buscas, de casa em casa, eliminando criadouros existentes. Os mutirões e arrastões também são atividades importantes, no sentido de incentivar e ensinar à comunidade a fazer a limpeza por si mesma e não para dar a impressão de que essas atividades não sejam responsabilidade de cada um." PMU



Prefeito Eduardo Cesar reúne-se com médicos da Santa Casa

O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido no final da tarde de ontem, 13, com o corpo clínico da Santa Casa discutindo as novas medidas anunciadas na semana passada pelo gestor Álvaro Spinola, para enfrentar a grave crise da instituição. Durante mais de três horas, os médicos puderam tirar suas dúvidas e discutir com o prefeito os detalhes das novas ações que já estão sendo implementadas na Santa Casa.
Diante da ameaça de paralisação de uma parte dos médicos, o prefeito Eduardo Cesar voltou a insistir que não teme a greve e que não irá voltar atrás das demissões dos dois médicos. “Eles foram demitidos porque não cumpriram suas obrigações de médico contratado pelo hospital de atender bem a população”, reafirmou o prefeito aos médicos presentes, ressaltando que se novamente for registrado algum caso de mau atendimento, os profissionais envolvidos serão também demitidos. “Existem bons médicos na Santa Casa e estes estão entendendo o momento pelo qual passa o nosso único hospital e estão dispostos a ajudar na solução da crise”, enfatizou Eduardo Cesar.
Além da discussão dos problemas atuais e das novas medidas para saneá-las, algumas outras sugestões foram feitas visando a melhoria no atendimento. Uma nova reunião foi agendada para a finalização das negociações. PMU



Projeto "Folia com Saúde" faz mudanças no roteiro de apresentações

Projeto Folia com Saúde levará para os bairros de Ubatuba “barco elétrico” e “pinto-bumbá”

O Projeto "Folia com Saúde", que levará performances musicais nos bairros mais movimentados da cidade durante os dias de carnaval está realizando alterações no roteiro, devido ao grande fluxo de carros que estarão circulando nas estradas durante esse período. Como as apresentações contam com a utilização de um "barco-elétrico", ficará inviável conduzi-los aos extremos da cidade, como a praia da Maranduba e Ubatumirim. Ao invés disso, serão visitados os bairros Estufa I e Perequê-Açu.
"Folia com Saúde" é um projeto promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério de Saúde. Durante todos os dias de carnaval, de 17 a 20, um grupo de artistas levará às ruas da cidade, uma campanha criativa de prevenção ao vírus da Aids. O projeto incentivará a utilização da camisinha, através da divertida linguagem das marchinhas carnavalescas e elementos cênicos característicos da festa. Aproveitando a idéia folclórica do boi-bumbá, a trupe criou o pinto-bumbá, que dançará ao encontro de uma camisinha gigante.
O coordenador da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) de Ubatuba, Tom Blasques afirma que o projeto "Folia com Saúde" é realizado em Ubatuba pelo segundo ano consecutivo, devido ao grande sucesso da edição anterior e dá um recado importante. "A campanha de carnaval ajuda bastante a lembrar da camisinha, mas o trabalho deve ser desenvolvido durante todo o ano e as pessoas não podem nunca se descuidar."

Campanha nacional

A campanha nacional deste ano tem o slogan "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". A idéia é fazer com que os foliões descubram a tranqüilidade que eles podem ter depois da festa, quando usam camisinha, prolongando assim, a alegria e o prazer. Neste ano, a campanha terá um diferencial importante, que tem o objetivo de atingir e incluir as pessoas portadoras de HIV nas campanhas oficiais. A mensagem, nesse sentido é: "Vivendo com AIDS ou não, use camisinha e fique tranqüilo”. PMU

Programação

Sábado 17/02 – a partir das 17 horas
Ipiranguinha
Monte Valério
Centro da cidade

Domingo 18/02 - a partir das 17 horas
Av. Leovigildo – Itaguá
Av. Guarani – Itaguá
Av. Iperoig – centro da cidade

Segunda-feira - a partir das 17 horas
Praia Grande
Estufa I
A. Iperoig

Terça-feira - a partir das 17 horas
Praia do Perequê-Açu
Centro (Conceição e Thomaz Galhardo)
Avenida Iperoig – centro da cidade



Feras do BMX voltam a Ubatuba em junho

A organização do BMX Free Style de Ubatuba, definiu o mês de junho para a realização do evento que aconteceria no último domingo, 11 e fteve que ser adiado devido às fortes chuvas.
Os bikers Leandro Moreira "Overall", campeão de 2006 pela ABBMX, Daniel Azevedo "Dandan", Maike Moura - campeão dos Jogos Mundiais de Verão Dirt Jump da TV Globo em 2004-, Henrique Castro, conhecido pelos seus aéreos gigantes, Rafael "BMXato", entre outros, que fazem parte da elite do BMX nacional estiveram em Ubatuba no último final de semana e aprovaram a pista. Todos eles garantiram presença em junho para apresentar manobras como Lookdown to X-up, Look Sweet back, Spins e Whips e realizar aéreos de mais de 2 metros de altura, como os apresentados durante o reconhecimento da pista.
O evento BMX Free Style de Ubatuba, vale como etapa do Brasileiro da modalidade e tem a realização da Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia. Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Adams, Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike. PMU



Candidatos aguardam sorteio de vagas na natação

A Secretaria de Esportes e Lazer divulgou o número de vagas remanescentes para a Escolinha Municipal de Natação: 230. Nesta quinta-feira, 15 será divulgado o número de crianças de 6 a 10 anos que participaram da avaliação para concorrer a essas vagas (no total eram 790 inscritos). “O sorteio se faz necessário para que não haja nenhum tipo de favorecimento. Ubatuba ainda tem apenas uma piscina para atender a população” disse Cristiano Eusébio, coordenador de natação da Secretaria de Esporte e Lazer.
O sorteio das vagas acontecerá no dia 23, às 9h para os adultos e às 14h para as crianças. Os candidatos sorteados, tanto para escolinha, quanto para a natação adulto, devem procurar a secretaria da piscina entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março para verificar o horário das aulas.
A secretaria de Esportes e Lazer disponibilizará um médico, nos dias 26 e 27 para efetuar os exames nos alunos, mas quem preferir pode levar o exame realizado por outro médico, até o dia 30. A não apresentação do exame médico implicará na perda da vaga.
As aulas da natação começam no dia 5 março. PMU

Voltar