Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura realiza novo mutirão contra dengue

Uma ação de combate à dengue, com visitação casa-a-casa já foi realizada em janeiro

A Prefeitura de Ubatuba realizará um novo mutirão contra a dengue durante essa semana, entre os dias 28, 1 e 2. A ação abrangerá toda a região central e envolverá, ao todo, 42 pessoas, entre agentes de controle de endemias e agentes de saúde da família dos bairros Estufa I, Perequê-Açu, Centro e Jardim Carolina. Nas próximas semanas, os Bairros Perequê-Açu e Ipiranguinha também serão alvos do mutirão.
Os agentes entrarão novamente nas casas, recolhendo criadouros, vistoriando calhas e informando a população sobre medidas preventivas. Para combater os mosquitos alados, a nebulização será aplicada nas áreas de maior infestação.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira explica que a medida de mutirão é uma ação emergencial, mas cada família deve dar continuidade à eliminação dos criadouros. "Se não houver a colaboração de todas as pessoas do município, nós dificilmente conseguiremos combater o mosquito da dengue."

Medidas futuras

Complementando as ações corriqueiras de prevenção, a Prefeitura de Ubatuba está estudando diversas ações, no sentido de eliminar os focos de dengue no município. São medidas, como o recolhimento e encaminhamento de pneus velhos em casas e borracharias para usinas de reciclagem fora do município, medidas legais para autuações de proprietários de imóveis fechados e terrenos baldios, além de reuniões com donos de imobiliárias locais, para que eles atuem como parceiros na luta contra a dengue. PMU



Sertão da Quina recebe atividades para a Melhor Idade a partir de 5 de março

O bairro do Sertão da Quina receberá uma unidade do Projeto Atividade Física e Cidadania, destinado à melhor idade de Ubatuba. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 5. “Tínhamos uma grande procura por moradores daquela região e agora poderemos atendê-los com carinho”, conta Diva do Prado, uma das coordenadoras do projeto. As aulas acontecerão na Sede da Sociedade Unida do Sertão da Quina.
O projeto Atividade Física e Cidadania, que atendeu em 2006, mais de 700 pessoas com mais de 40 anos, é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Esportes e Lazer. Tem por objetivo a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, buscando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de alongamento, caminhada, vôlei adaptado, natação e hidroginástica, além de passeios e encontros durante todo o ano.

Inscrições

A Prefeitura de Ubatuba abriu inscrições para quem pretende participar do Projeto Atividade Física e Cidadania. “Muita gente estava procurando a secretaria, então decidimos antecipar as inscrições, mas não precisa de correria, pois todos terão as vagas garantidas”, afirma Diva.
As pessoas que participavam do programa em 2006 e têm interesse em renovar a matrícula devem comparecer a Secretaria de Esportes e Lazer munidos de atestado médico. Quem preferir pode apresentar o atestado na primeira aula, que acontece no próximo dia 5 de março, no bairro onde realizam suas atividades. Para quem participará pela primeira vez é necessário apresentar documentos pessoais e uma foto 3x4, além de atestado médico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.

Confira os locais onde acontecem as aulas:

Centro – Salão da Igreja São Francisco e Praça BIP
Perequê-Açu – Terminal Turístico
Sertão da Quina – sede da SUSQ
Maranduba – antiga Capela (Sapê)
Lagoinha – sede da Salga
Lázaro – Quadra do Centro Comunitário
Perequê Mirim - sede da Associação de bairro
Itaguá - Quadra da Escola de Samba
Estufa I – Igreja São Benedito
Estufa 2 – SABE
Taquaral - Escola José Simeão
Horto –Salão do Park Hills
Ipiranguinha - Escola Mário Covas
Marafunda - Igreja PMU



Unidade de Saúde da Família da Estufa I tem novo médico

A Unidade de Saúde da Família do Bairro Estufa I, em Ubatuba, tem um novo médico, Dr. Fernando Canizares iniciou seu trabalho no PSF nesta segunda-feira, 26, e atenderá todos os dias, das 8 às 17h. Neste primeiro momento, a prioridade será dada às pessoas que têm mais necessidade de atendimento.
A equipe de enfermeiras e auxiliares da Unidade está realizando uma triagem nos cadastros já preenchidos dos pacientes e agendamento das consultas. As datas determinadas para os atendimentos serão informadas aos pacientes, por meio de telefone ou dos agentes de saúde da família. As pessoas que tiverem menos urgência para ser atendidas devem procurar a Unidade para agendar um horário.

O PSF

O Programa de Saúde da Família (PSF) é um tipo de atendimento que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos munícipes, de forma integral e contínua. São beneficiados todos os membros da família, desde o bebê até o idoso, estejam sadios ou doentes. O objetivo do Programa é reorganizar a prática assistencial, utilizando critérios diferentes, com ênfase na prevenção e na descentralização do atendimento. Além dos atendimentos médicos e encaminhamentos para especialidades, o PSF realiza programas especiais para hipertensos, diabéticos, gestantes e adolescentes.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência e manutenção das equipes de PSF refletem a preocupação com o bem estar e o atendimento digno à população. “Estamos priorizando as ações que fazem com que o munícipe tenha melhor e mais fácil acesso aos atendimentos, aliviando o movimento na Santa Casa e levando o médico para perto do paciente”, explica o prefeito. PMU



Prefeito Eduardo Cesar participa de reunião sobre cruzeiros marítimos

O objetivo é iniciar a temporada dos transatlânticos em Ubatuba ainda este ano

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em Ilhabela na última sexta-feira, 23, reunido com o prefeito Manoel Marcos, com o secretário de turismo, Ricardo Fazzini e alguns vereadores. O objetivo do encontro foi conversar sobre receptivo de navios no Litoral Norte, incluindo Ubatuba nos roteiros dos transatlânticos nacionais e internacionais. A idéia é fazer com que os navios de cruzeiro sejam mais uma implementação turística na cidade, gerando empregos e renda. Em Ilhabela, isso já acontece. Apenas nesta temporada, a cidade recebeu mais de 50 navios, com uma média de 2 mil pessoas por cruzeiro.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, o objetivo é que na próxima temporada Ubatuba possa receber seu primeiro transatlântico. “Estamos recebendo todo o apoio do prefeito de Ilha Bela, Manoel Marcos, que já tem know how nesta área e agora está nos auxiliando nos projetos e preparativos”, afirma Eduardo Cesar. "Durante a temporada 2007/2008, pretendemos dar o pontapé inicial nesse grande projeto turístico. E depois, independente de quem vier a administrar Ubatuba é fundamental que o projeto seja aprimorado e que se torne uma referência no cenário dos cruzeiros marítimos”, enfatiza o prefeito.
Em Ubatuba, os estudos para que o cais do Itaguá receba as lanchas de desembarque dos navios já foram iniciados. No final de semana, estiveram no município alguns técnicos que trabalham com receptivos de transatlânticos analisando as distâncias e os atrativos. “Fizemos com eles um vôo panorâmico que os deixou impressionados com a beleza preservada do nosso município”, destacou Luiz Felipe Azevedo, secretário de turismo. O prefeito Eduardo Cesar ressaltou ainda que a integração com os municípios do Litoral Norte é uma conquista recente dos atuais prefeitos e que pode trazer ótimos resultados para a região. "Nossas cidades são lindíssimas. Temos que aproveitar isso de forma inteligente, incentivando a prática de um turismo que valorize a nossa natureza e traga retorno para as cidades”. PMU



Beach Soccer feminino de Ubatuba estréia com vitória no municipal de Caraguá

A equipe de Beach Soccer feminino de Ubatuba começou com o pé direito a disputa do Campeonato Municipal de Caraguá no último domingo, 25, ao vencer a equipe Lorena II por 5 a 3. A próxima partida de Ubatuba acontece no próximo sábado, 3 de março, na arena de Beach Soccer, da Praia do Indaiá, às 19h30, contra o Projeto Integração.
Com gols de Emília ( 2 ), Meire, Nice e Tati, a equipe do litoral deu importante passo para a classificação na segunda fase da competição, assumindo a liderança do grupo A, ao lado da equipe Lorena I, com três pontos ganhos.O técnico Damião Celestino contou com a jogadoras Maria Helena, Emilia, Meire, Nice, Tati , Kilza, Juliana, Angélica e Gracilene. PMU



Natação de Ubatuba conquista bons resultados na abertura do Paulista de Águas Abertas

A natação de Ubatuba começou bem a disputa do Campeonato Paulista de Águas Abertas.
Mesmo disputando a etapa de Ourinhos com uma equipe reduzida, os atletas de Ubatuba conquistaram 13 troféus nesta primeira fase. A prova foi disputada no Rio Paranapanema, dentro do Clube Atlético Diacuí e os atletas de Ubatuba tiveram que enfrentar mais de nove horas de viagem. A próxima etapa do Campeonato acontecerá no dia 24 de março, em Vinhedo, nas dependências do parque aquático Wet’n Wild.
Em seis categorias da prova curta (1.500 metros), os atletas de Ubatuba subiram ao topo do pódio: Patrick Graglia (petiz I - Academia RH Positivo), Matheus Rosário Silva (mirim), Abner Mathey de França (infantil II – Mercado 24 Horas), Stefany I. C. Luz (Juvenil I – Varejão Santa Rita), Patrick Wincler (Sênior – Speedo) e Vitor Ramos (Master F – Vitor Natação).
Os nadadores Rafael S. Vaz (petiz II), Ricardo M. Gouveia (Avant Contabilidade) e Patrícia A. Santos (Master A - Fotografi) terminaram a prova em segundo lugar, enquanto Gustavo P. Mendes (petiz II – Papelaria do Estudante), Caíque M. Fileto (infantil II – Casa Fernandes), Ricardo Passos (juvenil I - Planstel/Supermercado Paulista) e Igor B.Gonçalves (juvenil II – Colégio Dominique) ficaram em terceiro lugar em suas categorias.
Na classificação por equipes Ubatuba ficou com a terceira posição, mas segundo o técnico José Eduardo de Andrade o resultado ficou acima do esperado. “Não queríamos zerar nesta etapa, pois viajamos só com 25 nadadores, mas a superação da equipe foi fantástica e conseguimos bons resultados. Na verdade o terceiro lugar foi ótimo, pois Ourinhos, que ficou em primeiro, não deve enviar muitos atletas para as demais provas e Ubatuba ficou a apenas um ponto do Espéria, segundo colocado, o que nos deixa em boa posição na disputa pelo troféu Waldir de Souza”, concluiu o treinador.
A equipe de Ubatuba contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Cimenthuba, AMAN (Associação das Mães de Alunos da Natação de Ubatuba) e Tachão de Ubatuba. PMU



Ubatuba recebe Regata do Inverso neste sábado

O Ubatuba Iate Clube realiza neste sábado, 3, a “3ª Regata do Inverso”. A prova é dedicada a todos os veleiros oceânicos, independentemente de modelo, tamanho ou classe em uma única competição.
Cada embarcação recebe um handicap baseado em medições ou em similaridade com outros barcos, estabelecido pela comissão de regata junto com a comissão organizadora e divulgados antes da largada da regata.
Os barcos com menores handicap´s largam primeiro e os de maiores handicap´s largam por último. Cada barco recebe um horário de largada a ser contado a partir do tiro de largada, no qual partirá somente o barco de menor handicap. Na chegada há um grande número de barcos chegando ‘’juntos” e o primeiro a cruzar a linha é o vencedor da prova.
A largada está prevista para as 11h30 na sede do Ubatuba Iate Clube, no Saco da Ribeira e
a partir das 17 h ou após o término de regata, haverá canoa de cerveja e entrega de prêmios para os cinco primeiros colocados.
A ficha de inscrição pode ser obtida no site do UIC:
http://www.ubatubaic.com.br/. A “3ª Regata do Inverso” tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU



Atletas de Ubatuba se destacam em Biathlon de Caraguá

Atletas de Ubatuba brilharam na prova de Biathlon, organizada pela Secretaria de Esporte e recreação de Caraguá, no último dia 24. A prova, que foi disputada na praia Martim de Sá, teve percurso de 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida e contou com a participação de 70 atletas.
Na categoria adulto masculino, o atleta de Ubatuba Ronaldo Teodoro da Silva foi o campeão, enquanto Ramadan Mohamed, também de Ubatuba, subiu ao pódio na terceira posição. Na master houve dobradinha de ubatubenses Luiz Cláudio Gonçalves e Ricardo Oliveira concluindo a prova em primeiro e segundo lugar respectivamente.
A atleta Beatriz Frisanco, ficou em segundo na juvenil feminino e a dupla masculina Joaquim e Caio também concluíram o revezamento na segunda posição. A equipe de Ubatuba, treinada por Jarrão, e que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, ficou com o vice campeonato da prova. PMU

Voltar