Total de visualizações de página

sábado, abril 21, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeito assina convênio para transformar antigo fórum na Casa de Cultura de Ubatuba

A Casa de Cultura será um amplo espaço para receber manifestações culturais

O prefeito Eduardo Cesar recebeu na tarde desta sexta-feira, 20, o Procurador do Estado, Marcelo Augusto Fabri de Carvalho, para a assinatura do termo de permissão de uso do prédio do antigo fórum, localizado na Praça Nóbrega. O decreto que outorga a permissão de uso do local foi publicado em dezembro do ano passado, no Diário Oficial do Estado.
A intenção do prefeito de Ubatuba é transformar o prédio, que está desativado desde a mudança das instalações de fórum para a Estufa II, na Casa de Cultura de Ubatuba, um local para apresentações culturais, como teatro e música.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Pedro Paulo Teixeira Pinto; o folclorista Ney Martins; o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu e o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, entre outros. Antes da assinatura do termo, os presentes conversaram sobre o projeto e a idéia da implantação de um memorial em homenagem a Ciccillo Matarazzo.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a implantação da Casa de Cultura de Ubatuba será a realização de um grande sonho: “a Casa de Cultura vem ao encontro dos anseios da população ubatubense, que carece de um espaço apropriado para apresentações culturais. Com a criação deste novo espaço pretendemos resgatar os valores culturais, proporcionando à população e aos turistas mais uma opção de lazer, fazendo com que as manifestações artísticas passem a fazer parte do dia-a-dia de Ubatuba”.

Antiga reivindicação

A implantação Casa da Cultura atende a uma reivindicação antiga da comunidade e só foi viabilizada depois de várias reuniões do prefeito Eduardo Cesar junto ao Governo do Estado. “Graças ao nosso bom relacionamento com o Estado conseguimos atender a essa reivindicação da nossa população, que passará a contar com um amplo espaço para receber as apresentações culturais”, avaliou o prefeito. Para a instalação da Casa da Cultura, o antigo fórum passará por reformas, obedecendo a critérios técnicos da Secretaria Estadual de Cultura. PMU



Regional Norte busca adequar horários de ônibus em reunião com empresa

Empresa Transporte de Ubatuba e moradores da Região Norte definem em conjunto mudanças nos horários de ônibus para os bairros daquela localidade

Representantes da Administração Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba estiveram na semana passada em sua sede com 15 representantes de associações de bairros da região para discutirem problemas com horários de ônibus. Cláudio Nunes de Campos, encarregado de tráfego da empresa Transporte de Ubatuba, que circula pela região, esteve presente e ouviu dos moradores as reclamações acerca das alterações de horários e itinerários que ocorreram desde o dia 9 deste mês.
Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, essas alterações causaram transtornos aos usuários da região. “Para a comunidade, a proposta da Prefeitura de juntar os usuários de transporte coletivo para conversar diretamente com a empresa que oferece o serviço, foi uma ótima forma encontrada de se encaminhar soluções conjuntas”, explicou o administrador.
Durante a reunião usuários e empresa puderam dialogar e acertar horários que podem atendem dois bairros de forma conjunta. “A facilidade dos representantes de bairro em autorizarem na hora mudanças que melhoram a vida da comunidade vizinha mostra, na prática, as ações de um governo participativo, como pede o Prefeito Eduardo Cesar, e que busca tornar mais fácil a vida dos moradores de uma região que até então não era devidamente assistida”, enfatiza José Roberto Júnior. No final da reunião, a empresa se comprometeu a dar uma resposta sob a forma de estar atendendo as solicitações propostas por parte dos usuários na ocasião.

Reivindicações atendidas

Já durante a reunião, a empresa atendeu algumas reivindicações dos usuários, sendo alterados horários e itinerários da seguinte forma: com base nos horários de saída da cidade, a linha das 22 horas da Picinguaba Vila irá em seguida até a divisa, atendendo o Camburi, sendo que atualmente aquela comunidade tinha a opção das 23h40 apenas.
Almada terá ônibus às 7 horas durante toda a semana, aos domingos às 7h30, sendo que esta linha passará também no Sertão do Ubatumirim por volta de 8h25, atendendo assim dois bairros.A linha que sai às 5h50 da Almada entrará no Estaleiro por volta de 6h05 sendo mais uma opção para a referida Praia.
“Até o momento, estas são algumas conquistas alcançadas por haver parcerias. A Administração Regional Norte está trabalhando para o bem estar da comunidade, e agradece a participação dos bairros nas discussões, bem como também a empresa de ônibus pela compreensão e atendimento”, finaliza o administrador. Quanto as demais propostas da comunidade a empresa está estudando a viabilidade para atendê-las. PMU



Agricultores aprovam técnica de recuperação de solos ensinada pela Prefeitura

A capacitação apresentou aos produtores, técnicas japonesas chamadas Tsuti Koji e Bokashi, que enriquecem o solo de forma sustentável, por meio de microorganismos benéficos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, no último dia 19, um curso de recuperação de solos degradados pelo uso excessivo, voltado para agricultores do município. A capacitação apresentou aos produtores, técnicas japonesas chamadas Tsuti Koji e Bokashi, que enriquecem o solo de forma sustentável, por meio de microorganismos benéficos. O curso faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e contou com a presença de 25 produtores rurais ubatubenses e interessados.
O agricultor Washington Mourão, que participou do curso, afirma que achou as técnicas muito interessantes e já está começando a colocá-las em prática. "A técnica é bastante simples, dá para colocar em prática, inclusive em casa, em pequenos cultivos de hortas, plantas e jardins. Eu já tenho uma terra boa, mas estou preparando o Bokashi para aumentar a qualidade das plantas, dando a elas mais resistência e boa aparência, de forma orgânica. Esse é meu maior interesse."
Segundo o chefe de Fomento à Agricultura da Smapa, Jefferson Lemes, as técnicas japonesas ensinadas durante o curso representam uma alternativa mais barata, além de ser totalmente ecológica. "Neste curso, os produtores rurais aprendem que, assim como qualquer organismo vivo, a terra possui componentes químicos, físicos e biológicos. As técnicas japonesas têm a propriedade de equilibrar esses componentes, mantendo a saúde da terra e aumentando consideravelmente a produção."

Incentivo aos setores produtivos

O Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura é uma proposta colocada em prática pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Smapa. Ela tem como objetivo fomentar os setores produtivos, dando a eles subsídios e respaldo técnico para otimizarem suas atividades, desde a produção até a comercialização.
Como exemplo disso, neste domingo, segunda e terça-feira, 22, 23 e 24, acontecerão dois cursos da Smapa em parceria com o Sebrae, no Sertão do Ubatumirim. Um deles trata da manipulação de alimentos e outro é sobre o aproveitamento total da mandioca, que ensinará, entre outras coisas, técnicas para extração de polvilho.
A secretária da Smapa, Valéria Gelli, explica que as capacitações oferecidas pela prefeitura são resultados de pedidos e demandas das próprias comunidades. "Toda comunidade organizada que quiser solicitar algum curso ou informação, seja na área da pesca, agricultura ou maricultura, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 3833-3500." PMU



Equipes de Ubatuba conhecem adversários da fase regional nos Jogos da Juventude

O Congresso Técnico dos Jogos Abertos da Juventude, realizado na última quarta-feira, 18, apontou os adversários de Ubatuba na fase regional da competição. O vôlei feminino enfrenta Taubaté e Lorena, enquanto o masculino pega Taubaté e Cruzeiro. A equipe de damas enfrenta São Sebastião, São José dos Campos e Lorena. Já o tênis de mesa feminino terá pela frente as equipes de Queluz, Caçapava e Jacareí; o masculino enfrentará Jacareí, Guaratinguetá e Cruzeiro
Apenas o futebol de campo não conhece todos os adversários, pois ainda falta uma sub-região apontar seu vencedor. O adversário definido é Guaratinguetá. Ubatuba também participará das provas de natação e atletismo.
A fase Regional dos 24º Jogos Abertos da Juventude acontecerá na cidade de Taubaté, de 28 de abril a 1º de maio. Os campeões da fase regional ganham o direito de participar da fase estadual, que será realizada no período de 7 a 17 de junho, em Jundiaí. As equipes de ginástica rítmica e artística já estão qualificadas para essa etapa do torneio.

A competição

Os Jogos Abertos da Juventude são destinados para atletas com idade entre 14 a 18 anos, e tem por objetivo difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens valores, objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de uma comunidade ou região, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo nacional. PMU



Tudo pronto para o desafio do triatlo em Ubatuba

Ubatuba está pronta para receber a segunda etapa do RBK Premier Long Distance, que acontece neste domingo, 22. A Cia de eventos, organizadora do evento, informou que 420 triatletas do Brasil e exterior participarão da prova, que é um desafio de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, por um dos circuitos mais seletivos do país. A programação oficial ainda prevê a disputa do Short Triathlon, com 750m/20km/5km.
“Mesmo tendo um dos percursos mais duros do Brasil, com muitas subidas e descidas fortes, a etapa da Ubatuba cativa justamente por ser um desafio para muitos. Vale lembrar que os competidores devem estar bem preparados e focados em competir cada um dentro do seu ritmo, para não haver problemas. De qualquer forma, estamos bastante felizes com essa confirmação até o momento e acreditamos que tem tudo para se igualar a 2006”, disse Célio Baliero, organizador do evento.

Fernanda Keller entra na disputa

A triatleta Fernanda Keller faz sua estréia no circuito RBK Premier Long Distance e aproveita a prova para se preparar pela briga do título do Ironman Brasil 2007, em maio, na cidade de Florianópolis. Mas Fernanda não terá moleza na prova, pois deve travar uma boa disputa com Rita Correia, vencedora da primeira etapa, no Rio de Janeiro; Kátia Ruschel, que já disputou o Ironman do Havaí; Aglaé Menezes, que recentemente venceu o Brasileiro de Longas Distâncias; Taísa Gentina e Andréa Carloni.

Atletas de Ubatuba

Ubatuba terá 17 atletas e duas equipes de revezamento participando da prova: três no Long Distance, e 14 no Short Triathlon, sendo quatro mulheres.

Kits e congresso técnico

No sábado, 21, haverá entrega de kits aos atletas e a Expo Sports, das às 14h às 18h, na Praça Trópico de Capricórnio, mesmo local do congresso técnico, que acontece às 17h,.
No domingo, dia 22, às 6 horas, será aberta a Área de Transição - Praia do Cruzeiro, na Avenida Iperoig, com fechamento previsto para às 7h50. Às 8 horas será a largada da prova Long Distance, ficando o começo do Short Distance para às 8h30.
O RBK Premier Long Distance de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Santa Constância, Flets, Gatorade e PowerBar.

Trânsito

Para a realização da prova a avenida Iperoig será interditada no trecho entre a Rua Dom João III e Rua Conceição, no domingo, a partir das 6 horas. Para quem se dirige ao bairro do Perequê Açu, a alternativa é a rua Cel. Domiciano. A avenida Professor Thomaz Galhardo será interditada a partir das 8 horas, para passagem dos atletas. As ruas transversais serão monitoradas pela Guarda Municipal para liberação do trânsito, quando necessário; já a avenida Leovegildo Dias Vieira, no Itaguá será sinalizada com cones, para demarcação da prova pedestre.
A Polícia Rodoviária Federal recomenda cuidado redobrado aos motoristas que se dirigirem para a região norte de Ubatuba no domingo, entre 8h30 e 12h30, pois haverá grande movimento dos atletas na pista até a entrada do bairro da Picinguaba. PMU



Torneio de Beach Soccer tem alteração de data

Mudança dará chance à participação de mais equipes

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba informa que o “Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Masculino”, teve sua data alterada para os dias 19 e 20 de maio. A competição anteriormente marcada para os dias 5 e 6, foi transferida, para que outras equipes, que tinham jogos nesta data pudessem participar do torneio, que servirá para a escolha de 20 pré-selecionados para a equipe que representará Ubatuba nos Jogos Regionais.
Para Bittencurt Jr., secretário de Esportes de Ubatuba, a mudança vai ajudar a abrilhantar ainda mais o torneio, que já tem dez equipes inscritas. “Com mais equipes participando, teremos a chance de observar mais jogadores e a comissão técnica poderá escolher realmente os melhores, para defender as cores de Ubatuba nos Jogos Regionais”, comentou Bittencurt.
As inscrições para o “Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Masculino”, que acontecerá na Praia Vermelha do Norte, continuam abertas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818, com Damião. PMU

Voltar