Total de visualizações de página

terça-feira, abril 17, 2007

Notícias da Prefeitura

"Analista de Bagé" atrai grande público em Ubatuba

Em plena quinta-feira, cerca de 300 pessoas compareceram ao Salão de Eventos da Igreja São Francisco e saíram gratificadas pelas quase duas horas de gargalhadas que o ator e diretor Cláudio Cunha proporcionou

Cerca de 300 pessoas prestigiaram a apresentação do espetáculo teatral "O Analista de Bagé", peça em cartaz há mais de 25 anos e que foi encenada em Ubatuba no último dia 12. O grande número de pessoas que compareceram ao evento surpreendeu os produtores de "O Analista de Bagé". Em plena quinta-feira, o Salão de Eventos da Igreja São Francisco ficou lotado e as pessoas saíram gratificadas pelas quase duas horas de gargalhadas que o ator e diretor Cláudio Cunha proporcionou.

Potencial

Segundo Fernando Moreno, do Coletivo de Arte Flor de Nan, responsável pela produção local do evento, a quinta-feira foi uma grata surpresa e provou que Ubatuba também tem potencial para espetáculos fora de temporada e no meio da semana. "Os moradores estão ávidos por opções artísticas e culturais que não sejam organizadas somente para o turismo. No caso dos eventos de final de semana, muitos moradores estão em seus comércios e, muitas vezes, isto os impede de sair com a família para curtir uma noite de lazer", afirma Moreno.

Receptividade

Os artistas Cláudio Cunha e Jade Mattei ficaram encantados com a receptividade da platéia, que interagiu o tempo todo, abrilhantando ainda mais o espetáculo. Os atores também ficaram impressionados com a beleza natural de Ubatuba e com a qualidade do suporte oferecido pela produção, tanto na hospedagem no Hotel Recanto das Toninhas, como nos Restaurantes Batatinha e Perequim, que tão gentilmente os recepcionaram.
Cláudio Cunha retornará ao Litoral Norte em junho. Rita Zahra, parceira de Moreno no Coletivo Flor de Nan, adianta: "Já estamos produzindo este próximo evento para os palcos de Caraguatatuba, pois o ator fechou datas no Teatro Mário Covas. Desta vez, porém, não é o Analista que vem, e sim a nova peça de sua autoria que sairá em turnê nacional."

Apoio fundamental

Mais uma vez, o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart, juntamente com os patrocinadores e apoiadores foi fundamental para a realização do evento. "Cada vez mais sentimos a necessidade de um espaço adequado à prática teatral em nossa cidade. O entusiasmo do público aponta o desejo de termos peças de médio e grande porte, fazendo de Ubatuba rota obrigatória das turnês nacionais", conclui Moreno.
Foram parceiros neste evento, as empresas: Porto Seguro Seguros, Papelaria do Estudante, Altrison, Supermercado Paulista, Supermercado Dom Vital, Apuí Artesanato, Restaurante Galeto's, Restaurante Perequim e Restaurante Batatinha. PMU



A convite de Clodovil, prefeito vai a Brasília em busca de apoio do governo para a saúde

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, em contato com o deputado federal, Clodovil Hernandez, agendou uma ida a Brasília, para o início da próxima semana, com o objetivo de conseguir apoio do governo federal para a saúde do município, que no momento, enfrenta uma epidemia de dengue.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, o deputado Clodovil prometeu colocar sua assessoria em Brasília à disposição para percorrer ministérios e especialmente realizar os contatos necessários na área da saúde visando a liberação de recursos. “Temos um deputado em Brasília, preocupado com o nosso município e vamos aproveitar mais este canal de comunicação com a esfera federal para buscar recursos e melhorias para a nossa cidade”, afirmou o prefeito. PMU



Cia. de Teatro da Fundart encena rebelião durante festa da Ilha Anchieta

O elenco formado por trinta e dois componentes apresentou um ensaio geral da montagem teatral sobre o levante da Ilha Anchieta de 1952 intitulada "Mazé e os Piratas"

O Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba teve uma participação especial na Festa de 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta (Peia), realizado entre os dias 6 e 8 de abril. Eles apresentaram um ensaio geral da montagem teatral sobre o levante da Ilha Anchieta de 1952. Apesar do improviso, a apresentação, que contou com um elenco formado por trinta e dois componentes, emocionou a platéia e marcou a estréia da Cia. de Teatro da Fundart.
A peça será encenada oficialmente em 20 de junho, data em que o levante ocorreu. A apresentação conta com o apoio do Peia para a elaboração dos figurinos de época e dos adereços necessários para a caracterização fiel desse fato histórico que é considerado o maior levante de presos do mundo.

Mazé e os piratas

A peça conta a história fictícia de uma "filha da Ilha", como são chamadas as pessoas que viveram na Ilha quando ela era habitada e leva o título "Mazé e os Piratas".
Mazé, ou Maria José da Silva é o nome da personagem, que tinha aproximadamente 10 anos quando o motim ocorreu. Ela era filha de um dos guardas do presídio, e conta a história do ocorrido tendo como ponto de partida as suas lembranças e o diário de seu pai, que após sua morte, é herdado por Mazé.
O texto foi encomendado pelo Tenente Samuel Messias de Oliveira, responsável pelo Grupo de resgate histórico da Ilha Anchieta. A autoria é de Fernando Moreno, coordenador de artes cênicas e dança da Fundart e de Marilena Cabral, responsável pela oficina de Teatro da mesma fundação. Para a apresentação o grupo contou com o apoio voluntário de diversos grupos artísticos de Ubatuba: Coletivo de Arte Flor de Nan, Ritmologia de Rua, Grupo Pintando o Sete, Grupo de Circo Namastê.
Para mais informações sobre o espetáculo, ligue para o Grupo Setorial de Artes Cênicas da Fundart, 3833-7000. PMU



Programa “Conversas em Família” leva esclarecimento a pais de alunos em Ubatuba

A Secretaria de Educação de Ubatuba, em parceria com o Instituto Aryran, está promovendo o programa “Conversas em Família”, direcionado aos pais de crianças atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEI). A estréia do programa aconteceu na última quinta-feira, 12, no CEI Irmã Sofia, no Ipiranguinha e contou com cerca de 80 pais.
Segundo Luciana Sobral, coordenadora técnica do Instituto Aryran, o objetivo desse programa é levar dicas de orientação e prevenção sobre diversos assuntos. “Procuramos levar informação aos pais sobre tudo que diz respeito à forma de conviver com a criança”, diz Luciana.
“Estreamos o programa com a participação do secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, falando sobre a importância da parceria entre a escola e a família, e estamos programando temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, doenças infantis e primeiros-socorros para a família”, completa a coordenadora.

Mais duas unidades

Em breve a Prefeitura de Ubatuba vai inaugurar mais duas unidades de CEI’s: na Estufa II e no Perequê Mirim, oferecendo aproximadamente mais 160 vagas para crianças de 0 a 4 anos. Com estas inaugurações, Ubatuba passará a atender cerca de 560 crianças em seis unidades dos Centros de Educação Infantil. PMU



Ubatuba terá representantes em todas as modalidades dos 51º Jogos Regionais

O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., anunciou que a cidade terá representantes em todas as modalidades oficiais dos 51º Jogos Regionais, que acontecem a partir do dia 3 de julho. Na ocasião, o secretário divulgou também parte da relação de técnicos das equipes que representarão Ubatuba na competição. “Temos que definir ainda alguns nomes para treinar equipes como bocha, taekwondo e modalidades para pessoas portadores de deficiências (PPD) - natação e atletismo. Nas demais modalidades, os treinadores já estão trabalhando e escolhendo suas equipes para a competição. Acredito que poderemos apresentar equipes de bom nível em todas as modalidades”, declarou Bittencurt.

Confira as modalidades e seus respectivos treinadores:

Atletismo – Thomas Jefferson; Atletismo PPD – a definir; Basquetebol - Fábio Medeiros (masculino) e Sidney Rocha (Feminino); Biribol – Richard dos Santos; Bocha – a definir; Capoeira - Nerci ; Ciclismo – Paulo Márcio; Damas – Fábio Medeiros; Ginástica Artística – Renata Lecke; Ginástica Rítmica – Jeruza Parada; Futebol – Franco (masculino) e André Paulo (feminino); Futsal - Carlos Santos (masculino) e André Paulo (feminino); Handebol - Marcos Rocha; Judô - Josino de Souza; Karatê - Nicrano Gomes Jr.; Malha - a definir; Natação - José Eduardo; Natação PPD – a definir; Taekwondo – a definir; Tênis - MárcioTadeu; Tênis de Mesa – Jorge Roberto; Voleibol - Marcos Jardim (masculino) e Geraldo Vanoni (feminino); Vôlei de Praia (Marcos Jardim) e Xadrez – Jorge Roberto.

Cidades Confirmadas

Até agora 42 cidades já confirmaram presença nos 51º Jogos Regionais, em Ubatuba. São elas: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Cruzeiro, Lavrinhas, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, São José dos Campos, Santa Branca, Santa Isabel, Guaratinguetá, Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Lagoinha, Lorena, Potim, Piquete, Roseira, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Pindamonhangaba, Caçapava, Campos do Jordão, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha. PMU

Voltar