Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 20, 2007

Notícias da Prefeitura

Comitiva de Ubatuba foi a Ilhabela conhecer projeto de receptivo de cruzeiros

Prefeito, secretários e representantes do trade turístico foram conhecer a estrutura de Ilhabela para recepção de cruzeiros marítimos

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na última segunda-feira, 16, em Ilhabela, para conhecer detalhes da infra-estrutura que a cidade implantou para recepcionar cruzeiros marítimos. O prefeito viajou acompanhado de secretários municipais, da vereadora Luciana Machado e de representantes do trade turístico de Ubatuba.
Durante a reunião, que também contou com a participação do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos e do presidente da Câmara local, Joadir Carvalho, o secretário de Turismo daquela cidade, Ricardo Fazzini, fez uma explanação sobre todo o processo de receptivo de navios de cruzeiros no município, desde o seu início, em 2001, até a última temporada.
Segundo Fazzini, hoje Ilhabela recebe cerca de 62 navios por temporada, num total de 113 mil passageiros, com um aquecimento na economia local de R$ 18.500 milhões. “Isto sem contar a divulgação que o município ganha, já que a venda dos pacotes de cruzeiros estão em todas as agências de viagem brasileiras. Outra vantagem é que a maioria dos turistas retorna ao destino visitado, em outras oportunidades para conhecê-lo melhor, mesmo que não seja a bordo de um navio de cruzeiro”, explica.

Primeiro navio

Fazzini também adiantou ao prefeito Eduardo Cesar e à comitiva de Ubatuba que a cidade poderá receber seu primeiro navio de passageiros ainda nesta temporada (2007/2008). Isto porque, segundo ele, a proposta de integrar Ubatuba neste segmento vem sendo trabalhada há alguns meses, dentro da política de regionalização do turismo. “O pontapé inicial foi a participação de Ubatuba, a convite da Prefeitura de Ilhabela, na Seatrade Cruise Shipping Convention, em Miami, feira especializada do setor, realizada no mês passado”, lembra o secretário de turismo de Ilhabela. O prefeito Eduardo Cesar voltou da Seatrade com as visitas de diretores de duas companhias já agendadas para Ubatuba. O diretor de operações da Seadream Yacht Club, Claudius Docekal, e o vice-presidente de relações governamentais da Royal Caribbean, Michael Ronan, vão fazer uma visita de reconhecimento em Ubatuba para estudar a viabilidade de incluir a cidade em futuros roteiros.


União de esforços

“Quisemos acompanhar quem já entende do assunto”, disse Cesar, se referindo ao prefeito de Ilhabela e seu secretário de Turismo. “Fomos aprender como funciona a feira porque, além de termos a necessidade de incrementar o turismo na cidade, hoje em dia no Brasil há uma busca por novos portos de atracação de navios de cruzeiros. Acredito que devemos aproveitar esta fase para inserir Ubatuba neste mercado, que tende a crescer nos próximos anos. Quanto antes aprendermos e colocarmos em prática as novidades, mais cedo obteremos sucesso”, explica o prefeito.
Além disso, segundo Fazzini, a empresa Island Cruises, que na próxima temporada irá operar novamente com os badaladíssimos “Island Star” e “Island Escape” acenou com a possibilidade de promover uma escala em Ubatuba ainda nesta temporada. “Faltam apenas alguns detalhes técnicos”, explicou Fazzini. “Vamos trabalhar muito para transformarmos esta possibilidade em realidade”, disse o prefeito Eduardo Cesar, contente com o retorno rápido do trabalho desenvolvido por ele e por seu secretário de Turismo frente à Seatrade. “Vamos unir esforços para realizarmos esse sonho. Estamos virando páginas, pois inicialmente algumas pessoas viram com pessimismo a nossa idéia”, disse Eduardo Cesar.

Opinião dos empresários

Para Patrícia Carvalho Martin Brauer, presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig e da Rua Salvador Corrêa, a atitude do prefeito Eduardo Cesar em participar da feira e iniciar o processo da vinda dos cruzeiros para Ubatuba é extremamente positiva para a cidade. "Graças a Deus alguém acordou para o que realmente vai impulsionar a nossa economia: o turismo. Temos que ter um turismo com qualidade. A iniciativa da prefeitura recebe de mim nota 10. Espero que todos se envolvam nesse projeto para que assim ele tenha êxito."
Para o diretor da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Luiz Côrrea Filho, que fez parte da comitiva que foi à Ilhabela, a atitude do prefeito Eduardo Cesar é muito positiva. Porém, ele acredita que é preciso iniciar o processo cuidadosamente: “temos que começar devagar, assim como Ilhabela começou. Temos que oferecer cada vez mais condições ao turista, evoluindo na infra-estrutura”.
"Acredito no potencial que nós temos. Lançamos um desafio e só vamos vencê-lo com empenho, transparência das ações e organização de toda a sociedade. A cidade também tem que apresentar condições de infra-estrutura para receber esse novo segmento de turista. A semente foi lançada e com certeza dará bons frutos. Parabenizo o prefeito Eduardo César e o secretário de Turismo Luiz Felipe pela iniciativa”, disse Ieve dos Mares Rios Filho, sócio-proprietário do Hotel Piccolo Tonno, na praia das Toninhas, que também fez parte da comitiva. PMU



Prefeitura abre inscrições para Curso de Hortas Suspensas

Esta técnica é ideal para quem tem pouco espaço em casa, mas gosta de cultivar plantas. O curso traz técnicas de adubação, irrigação, compostagem, sementes, produção de mudas e como colocá-las em prática

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizará, no próximo dia 3, quinta-feira, mais uma edição do Curso de Hortas Suspensas, aberto a toda a comunidade. O evento acontecerá na Praça Bip, das 9 às 12h, trazendo informações teóricas e práticas para plantar diversos tipos de hortaliças, reciclando recipientes plásticos e outros materiais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3833-3500.
Esta técnica é ideal para as pessoas que têm pouco espaço em casa, mas gostam de cultivar plantas. O curso de hortas suspensas traz como conteúdo técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. O principal objetivo do evento, segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Lemes, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
Dentro de recipientes como a garrafa pet, pneus velhos e canos de PVC, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante. PMU



Prefeitura de Ubatuba busca parceiros para o programa “Adote o Verde”

Programa busca parcerias para a conservação de praças e jardins públicos

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba já vem desenvolvendo um projeto de paisagismo em 17 pontos estratégicos do município, dentro do corredor turístico, que vai do bairro do Itaguá ao Perequê-Açu. Dentro do projeto está a conservação de praças, jardins públicos, canteiros e o plantio de árvores nas calçadas das ruas.
Instituído por lei, o programa “Adote o Verde” busca conscientizar e mobilizar a comunidade no sentido de respeitar e proteger a natureza, além de despertar o espírito da cooperação na conservação de nossas praças e jardins. A responsável pelo setor de jardinagem da Secretaria de Obras, Leila Famadas, explica que a prefeitura está procurando parcerias para esse programa. “Hoje já temos parceiros na praça Cícero Gomes e na EMEI Idalina Graça, onde uma mãe adotou uma árvore que terá o nome de seu filho. Quando a pessoa ou comércio faz a adoção, assume então a responsabilidade pela conservação e manutenção do local”, esclarece Leila.
Hoje a prefeitura já tem como parceiros as empresas Naturalli Garden Center, Cacau Show, Kaju Comercial e a Escola Criar-te. “Agradecemos a todos que vêm nos ajudando e destacamos que o custo para a adoção é pequeno e quem ganha com isso é a cidade, que é valorizada em seus canteiros e jardins”, afirma Leila.
Quem se interessar pelo projeto basta ligar para a Secretaria de Obras da Prefeitura, nos telefones (12) 3833-7116 ou 3833-7227 e falar com Leila Famadas. PMU



Agenda 21 de Ubatuba realiza Fórum Municipal

A Agenda 21 de Ubatuba realizará, nesta sexta-feira, dia 20, um Fórum Municipal. O evento acontecerá na Casa dos Conselhos, situada na Rua Paraná n°. 257, das 17h30 às 19h. Na ocasião, serão discutidos assuntos diversos, como a realização de oficinas de multiplicação para o 2º setor (empresariado), institucionalização do Fórum da Agenda 21 de Ubatuba e os resultados do Fórum Regional de Abril que teve como tema “Redução das desigualdades Sociais”, e foi realizado em São Sebastião, no último dia 13.
Durante os dias 19 e 20 acontecerá um curso intitulado “Práticas pedagógicas para mobilização popular da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo”, voltado para pessoas interessadas nesa atividade. Para mais informações, ligue para: (12) 3832-4093. PMU



Melhor Idade de Ubatuba intensifica treinamentos para Jogos do Idoso

Ubatuba vai participar de todas as modalidades

A Melhor Idade de Ubatuba está se preparando para a disputa do XI JORI (Jogos Regionais do Idoso) que serão realizados de 23 a 27 de maio no município de Pindamonhangaba. O evento reúne atletas com mais de 60 anos da região do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Baixada Santista (aproximadamente 100 cidades), em competições de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.
Ubatuba vai marcar presença em todas as modalidades, com os atletas qualificados nos Jogos da Melhor Idade, realizados no final de 2006. Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade de Ubatuba, diz que o empenho dos atletas nos treinamentos está elevando o astral de todos na equipe. “Temos trabalhado praticamente todos os dias com o pessoal da natação, atletismo, vôlei e coreografia, que neste e ano apresentará o ritmo“salsa”. Em todas as modalidades o pessoal está treinando com muita garra e alegria”, disse a coordenadora
Valéria agradece o apoio dado pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e conta com a presença da primeira-dama na abertura da competição. “A primeira-dama Denise Cesar, está dando todo o apoio para a equipe e deve comparecer à Cerimônia de Abertura, que acontece no dia 24, na A. A. Ferroviária, em Pinda”.
O Congresso Técnico do JORI acontece no dia 14 de maio e nesta data Ubatuba conhecerá seus adversários.

JORI

Os Jogos Regionais do Idoso são um conjunto competições esportivas para atletas que tenham no mínimo 60 anos completos no ano dos jogos. A competição tem como principais objetivos promover a integração do idoso na sociedade por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, além de valorizar e estimular a prática da atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar das pessoas idosas. PMU

Voltar