Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 11, 2007

Notícias da Prefeitura

Agenda 21 realiza Fórum sobre Redução das Desigualdades Sociais

A entrada é gratuita e todos os cidadãos que tiverem interesse em se integrar e se mobilizar para alcançar o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte serão bem-vindos

A Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo realizará, no próximo dia 13, o terceiro fórum sobre temas estratégicos de 2007. Desta vez, o assunto a ser abordado é a "Redução das Desigualdades Sociais". Na ocasião, especialistas nas áreas de turismo, educação, geração de renda e saúde estarão presentes para formar grupos distintos e discutir alternativas para combater a desigualdade social. O evento acontecerá em São Sebastião, na Escola Municipal Henrique Botelho, das 9 às 13h.
O resultado das discussões servirá de conteúdo para uma publicação e se transformará em um plano de desenvolvimento sustentável que, posteriormente, poderá ser colocado em prática por meio de uma união entre os governos, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Na opinião da secretária regional da Agenda 21 do Litoral Norte, Maria Angélica Gonçalves, a participação da população é importante porque representa a consolidação da cidadania e o fortalecimento da vontade do povo. "Quem participa da Agenda 21 tem mais condições de exercer a cidadania em sua plenitude, uma vez que passa a ter mais consciência de seus direitos e deveres. Além disso, os fóruns proporcionam a oportunidade de pensar em conjunto, expressar as necessidades da população e resgatar a democracia."

Sobre a Agenda 21

A Agenda 21 é um programa para ser colocado em prática pelos países, regiões e municípios durante o século 21. Ela expressa o desejo de 179 países, que assinaram o tratado em 1992, durante a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro. Esse tratado prevê uma mudança no modelo de desenvolvimento e na forma como nosso planeta, nosso país, nossa região, nosso município e nosso bairro vêm sendo ocupados.
A intenção é firmar um compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e instituições de um mesmo local para garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, a qualidade de vida e o respeito à natureza.

Mudanças de hábitos

Maria Angélica afirma que os conceitos da Agenda 21 podem ser colocados em prática no dia-a-dia. "É preciso agir localmente e pensar globalmente. Isso significa que as ações rotineiras, no ambiente em que vivemos, podem influenciar na manutenção de todo o planeta. Nós estamos propondo uma mudança de hábitos para conservar a vida na Terra. São atitudes simples, como separar o lixo reciclável, escovar os dentes com a torneira fechada, evitar os desperdícios, enfim, poupar os recursos naturais e buscar a união entre as pessoas."

Quem pode participar?

Entidades, associações de bairro, instituições públicas e privadas, engenheiros, trabalhadores do comércio e serviços, advogados, pescadores, agricultores, funcionários públicos e outras categorias profissionais, comunidades de caiçaras, índios, remanescentes de quilombos, ambientalistas, enfim todos os cidadãos interessados em melhorar a região.

Aos interessados:

Para participar da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo, mande um e-mail para:
agenda21litoralnorte@grupos.com.br. Para obter mais informações, ligue: (12) 3832-4093 (Ubatuba), 3896-5888 (Ilhabela), 3883-7669 (Caraguatatuba) e 3892-1568 (São Sebastião) PMU



Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para nova turma de curso de Geração de Renda

Serão disponibilizadas vagas para curso de culinária. A prioridade é para pessoas que verdadeiramente precisem de uma renda complementar para auxiliar no orçamento doméstico

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social informa que estão abertas as inscrições para uma nova turma do curso de culinária, do programa de Geração de Renda. A turma terá aulas às terças-feiras, na sede da Secretaria e para se inscrever basta comparecer à rua Paraná, 375.
Atualmente cerca de 500 alunos participam dos cursos de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária. A prioridade nas vagas é para pessoas que verdadeiramente precisem de uma renda complementar para auxiliar no orçamento doméstico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-6038.

Lucro na Páscoa

Algumas alunas do curso de culinária, promovido pela Prefeitura de Ubatuba puderam levantar uma renda extra nessa Páscoa. Foi o caso de Márcia Guimarães de Oliveira, que colocou em prática tudo que aprendeu durante a aula de "Confecção de Ovos de Chocolate" e vendeu toda a produção. “Foi meio em cima da hora, mas mesmo assim vendi 14 ovos”, disse a aluna.
Já Marlene de Jesus Gomes aproveitou o calor e investiu nos “geladinhos”. “Consegui lucrar mais de R$100,00 vendendo geladinho que aprendi a fazer aqui no curso, durante a aula de sorvetes”, disse Marlene.
Outra que aproveitou o feriado para complementar o orçamento foi Cleide Ribeiro Nunes. “Investi na produção de salgados, como coxinhas e risoles e o sucesso foi grande”, conta Cleide, enquanto participa da aula de salgados assados. PMU



Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo ganha pista de atletismo para Jogos Regionais

A Prefeitura de Ubatuba deu início às obras de construção da pista de atletismo que será utilizada nos 51º Jogos Regionais, à partir de 3 de julho. Para evitar atraso no cronograma das obras, que ficou prejudicado com a demora, pelo Estado, na liberação da área do campo do Horto, o Comitê Organizador dos Jogos Regionais optou pela construção da pista no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.
“É uma forma de garantirmos uma pista de qualidade, que poderá ser construída a tempo para a competição”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr.
A única diferença em relação à pista que seria construída no Horto será o número de raias: seis, ao invés das oito previstas.
O secretário diz que essa mudança não influencia o resultado das competições, nem atrapalha as competições do futebol. “As pistas de Caraguá e Lorena, onde foram disputadas as três ultimas edições dos Jogos também têm seis raias e serviram muito bem aos atletas. Quanto às datas, remanejaremos algumas partidas do futebol para outros campos”, disse Bittencurt.
As obras para a pista tiveram início na última quinta-feira, 5, com a derrubada dos alambrados e túnel dos vestiários. O próximo passo é a derrubada do muro da entrada, que deverá se aproximar mais da Rua Goiás, ampliando a área do estádio. Paralelamente acontecem os trabalhos de drenagem.

Definição de área

Na próxima quinta-feira, 12, a obra será visitada por Manoel Pires, da Federação Paulista de Atletismo, que dará orientações à equipe, para deixar a pista em perfeitas condições para a realização das provas. “Nesta data teremos a definição dos locais das áreas de saltos e arremessos”, finalizou o secretário. PMU



Escola de Ubatuba promove 3ª Festa da Banana

Arrecadação será destinada à ampliação da biblioteca

A Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva realiza pelo terceiro ano consecutivo, neste sábado, 14, a “Festa da Banana”. O evento, que já vem se tornando tradição no bairro da Estufa II, acontece a partir das 19 horas, com barracas de guloseimas, nas quais a banana é a estrela principal. Os presentes poderão acompanhar também apresentação de alunos e exposição de artesanato local.
Segundo Telma Raizer, diretora da escola, o objetivo da festa deste ano é ampliar a biblioteca com o valor arrecadado. “No ano passado, conseguimos, com a festa, comprar uma máquina copiadora. Agora foi decidido em reunião que a meta é a biblioteca, e contamos com apoio, não só dos moradores do bairro, mas de todos que puderem comparecer”, diz a diretora.

Banana era abundante no bairro

Ao realizar a festa, a escola lembra um pouco da história do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara, atual bairro da Estufa, bairro que recebeu este nome por abrigar uma estufa para secagem de café. Com a chegada da chegada da rodovia BR-101, nos anos 70, o bairro foi dividido em Estufa I e Estufa II. A Escola Municipal Maria Josefina fica na Avenida Vasco da Gama, 430, Estufa II. Informações podem ser obtidas através do telefone 3833-6261. PMU



Secretário estadual do Meio Ambiente prestigia aniversário do Parque Estadual da Ilha Anchieta

O Parque Estadual da Ilha Anchieta completou 30 anos no último final de semana. A festa contou com uma programação variada, com competições esportivas e apresentações culturais

O secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, compareceu às comemorações dos 30 anos de criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), no último sábado, 7. O secretário prestigiou a festa que a diretoria do Parque organizou, acompanhado pelo diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto.
Em seu discurso, Francisco Graziano garantiu que sua gestão à frente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente será de ações mais efetivas: “Chega de tanto discurso ambientalista. Precisamos de gestão ambiental e solução dos problemas. Faremos o que for preciso para que a população tenha direito de usufruir deste patrimônio”.
O diretor-executivo da Fundação Florestal também fez uso da palavra, ressaltando o fato de que um parque estadual não necessita de isolamento para garantir sua preservação. “O parque estadual não deve ser uma unidade isolada e a Ilha Anchieta está um passo à frente neste aspecto, já que possui visitação dinâmica, com proteção da biodiversidade, reconstituição histórica e integração ecológica e marítima”, disse José Amaral Wagner Neto.

Filhos da Ilha

A diretora do PEIA, Viviane Buchianeri, agradeceu a presença das autoridades e homenageou os “Filhos da Ilha”: “gostaria de agradecer as figuras ilustres que resgataram a história da Ilha Anchieta e aos voluntários, que , com muito amor, vêm dividindo suas experiências, transmitindo conhecimento e emocionando o público visitante deste Parque”, disse a diretora, se referindo às trilhas histórico-culturais, das quais alguns “filhos da Ilha” fazem parte, contando histórias vivenciadas por eles na época da rebelião de 1952.

Atrações

As comemorações dos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta contaram com uma programação diversificada. Corrida de aventura, regata de velas e circunavegação de caiaque oceânico compuseram as atividades esportivas; na área cultural, foi realizada uma apresentação teatral, com encenação do Levante de 1952, com o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da FUNDART , além da apresentação do grupo folclórico de fandango.
Roteiros ecológicos, com trilhas de interpretação ambiental, trilhas histórico-culturais e trilhas subaquáticas também fizeram parte das comemorações, com saídas em vários horários durante os dias de festa (6, 7 e 8 de abril).
A Prefeitura de Ubatuba foi representada por vários secretários e assessores e Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, em nome do prefeito Eduardo Cesar, entregou uma lembrança ao secretário Graziano. PMU



Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba tem novo presidente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem novo presidente desde o último dia 4 de abril. O professor de judô e voluntário do juízo, Luiz Carlos Castilho Jr., agora ocupa o posto deixado por Sônia Bonfim.
Castilho assume com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o CMDCA, o Conselho Tutelar e outros órgãos. “Nossa primeira medida foi o convite feito às conselheiras para participarem das reuniões semanais do CMDCA, propondo uma nova aliança”, disse o presidente.
Mostrando disposição para unir os setores que lidam com as crianças e adolescentes de Ubatuba, o CMDCA promoverá, entre os dias 25 e 27 de abril, um curso de capacitação, visando o treinamento e integração entre as autoridades locais: juíza de Direito, Promotor de Justiça, Delegado, secretários municipais, representantes da Fundac, assistentes sociais, psicóloga do Judiciário e representantes de entidades não governamentais.
“É um bom momento para as conselheiras tutelares e os voluntários do juízo (comissários) conhecerem os programas e entidades ligados à questão da criança e do adolescente, melhorando assim o atendimento e a imagem perante a população”, disse Castilho. PMU

Voltar