Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 04, 2007

Notícias da Prefeitura

Ipema realiza Oficina de Produção de Polpa e Sementes dos Frutos da Palmeira Juçara

A utilização do fruto da Juçara representa uma alternativa de geração de renda e uso sustentável da Mata Atlântica

O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) está promovendo uma série de oficinas que tem por objetivo divulgar o aproveitamento dos frutos da palmeira juçara (o palmiteiro) para a produção de polpa, similar ao açaí da Amazônia, e de sementes para plantio, visando a recuperação desta espécie que se encontra ameaçada de extinção devido ao corte predatório para produção de palmito. A primeira oficina acontecerá no próximo dia 12, das 13h30 às 17h30, na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), no Bairro do Horto. As inscrições são gratuitas.
Essa iniciativa faz parte do projeto "Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica". O público-alvo das oficinas são os agricultores, extrativistas, palmiteiros e comunidades tradicionais do município de Ubatuba. Durante as capacitações, serão abordados métodos de coleta dos frutos, manejo, cultivo, e a produção de polpa e de sementes em uma planta piloto para processamento dos frutos. Também será feita a degustação do produto, além da apresentação de vídeos técnicos.

Aos interessados em participar

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, situada na Rua Dona Maria Alves, Centro, em frente à Prefeitura, ou pelo telefone: 3833-3550 ou 3833-2528, falar com Mair. A mesma oficina será ministrada também nos dias 2 e 23 de maio e 13 de junho, todos no mesmo horário. Serão oferecidas 40 vagas para cada oficina. A confirmação das vagas será feita até cinco dias antes de cada oficina na sede da SMAPA ou por telefone. Para saber mais sobre o Ipema, visite:
www.ipemabrasil.org.br, ou envie um e-mail para: redeipema@yahoo.com.br. O telefone do Ipema é: 3848 2682, falar com Camila ou Luciano.

Apoiadores do projeto

O projeto de Educação Agroflorestal é financiado pelo Programa PDA - Mata Atlântica/ Ministério do Meio Ambiente e está sendo realizado pelo Ipema, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba (PESM-Npic), Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Fazenda, Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Corcovado e Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – APTA (Horto/IAC). PMU



Santa Casa investe em capacitação de funcionários para humanizar atendimento

Ao todo, serão realizados cerca de 30 encontros, abordando assuntos diversos, sobre humanização e a melhoria do trato com o paciente, além de questões administrativas, com o objetivo de gerar maior eficiência e otimização dos serviços

Os funcionários da Santa Casa de Ubatuba estão passando por uma série de capacitações que visam a humanização no atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes. A série de capacitações teve início nos dias 2 e 3, atingindo os diversos gerentes da Santa Casa. Nestes dias, o tema abordado foi "O futuro da Santa Casa e a importância da integração das equipes".
Segundo o administrador da Santa Casa, Álvaro Spinola, o objetivo dessa capacitação específica, voltada especialmente para as chefias, foi abordar a humanização no trato com o funcionário. "É preciso criar um ambiente de trabalho harmônico, com cortesia entre os colegas, para que esse acolhimento seja passado adiante. Por isso, estamos trabalhando primeiramente com os gerentes."

Seriedade e profissionalismo

Ao todo, serão realizados cerca de 30 encontros, abordando assuntos diversos, seguindo duas linhas distintas. Uma delas tem ênfase na humanização, sistematização da linha de cuidado e na melhoria do trato com o paciente. A outra envolve questões administrativas, com o objetivo de promover uma interação produtiva, gerando maior eficiência e otimização dos serviços e, até mesmo, economia de materiais por meio da diminuição de desperdícios.
Álvaro explica que a idéia é fazer uma gestão participativa e compartilhada em cada setor do hospital para promover serviços cada vez com mais seriedade e profissionalismo. "A gestão de saúde é mais complexa do que qualquer outro serviço, uma vez que lida com vidas. Nesse sentido, é preciso ter uma equipe capacitada, motivada e ciente das responsabilidades de cada um. Por essa razão, existe a necessidade de treinamento, capacitação e educação continuada". PMU



Médicos e enfermeiros de Ubatuba recebem capacitação sobre dengue

Cerca de 70 pessoas, entre médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Ubatuba passaram por uma capacitação específica sobre a dengue nesta segunda-feira, 2. Uma palestra foi ministrada pela médica infectologista, Ruth Moreira, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE). O objetivo da palestra foi ampliar os conhecimentos dos profissionais da saúde relativos à dengue, proporcionando subsídios para melhor atender aos pacientes acometidos pela doença.
Durante a palestra, foram abordados assuntos diversos que envolvem o tema, como a classificação da doença, aspectos importantes sobre o tratamento, o acompanhamento, a evolução dos casos, os diversos graus de gravidade e os riscos, dengue hemorrágica e outras questões. Por ter uma experiência de mais de 20 anos, Ruth Moreira pôde citar exemplos, ensinar técnicas e tirar dúvidas dos profissionais de saúde do município.
Na opinião de Neilton Nogueira, superintendente de Proteção à Saúde, a palestra foi bastante proveitosa. "A conversa coletiva com a doutora Ruth facilitou o entendimento dos médicos e enfermeiros, além de quebrar alguns tabus e proporcionar uma visão mais clara do Manual de Dengue do Ministério da Saúde." PMU



Prefeitura realiza demolição de casa construída em área congelada

A Prefeitura de Ubatuba, através de sua Comissão Municipal de Congelamento, realizou nesta terça-feira, 3, a demolição de uma casa no Parque Guarani. A casa foi construída em uma área pública, congelada pela prefeitura desde 2005.
A proprietária do imóvel recebeu a intimação para demolir sua casa no dia 22 de março, com prazo até a última quarta-feira, 28, para cumprir a ordem. O prazo foi prorrogado até esta terça-feira, para que a proprietária tivesse mais tempo disponível e pudesse reaproveitar o material.
“Queremos deixar bem claro que não realizamos demolições porque gostamos e sim, porque se não fizermos desta forma, todo o processo de congelamento perde credibilidade, comprometendo o andamento das regularizações urbanas e fundiárias, que vêm contando com o apoio do Ministério Público, Sabesp, Cetesb, Cartório de Registro de Imóveis e DEPRN”, esclarece Claudinei Salgado, presidente da Comissão de Congelamento.
O prefeito Eduardo Cesar lembra que o congelamento é a ferramenta utilizada no processo de regularização das áreas: “pedimos que as pessoas aguardem a regularização para construir em áreas congeladas”.
A ação de demolição no Parque Guarani contou com o apoio da Guarda Municipal de Ubatuba. PMU



Prefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região central

O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado do vereador Claudinho Gulli, esteve visitando os serviços de limpeza da vala que estão sendo realizados próximo ao aeroporto Gastão Madeira. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos para evitar enchentes em caso de chuva forte na região central, já que as águas das ruas Hans Staden, Gastão Madeira e Cunhambebe vertem em direção a esta vala, que tem aproximadamente 800 metros de extensão, passando ao lado e por baixo do aeroporto, desembocando no Rio Tavares.
“Este serviço de prevenção vem ocorrendo em alguns pontos da cidade, mas precisamos da colaboração de todos para que as enchentes não aconteçam. A prefeitura faz a parte de prevenção e os moradores devem colaborar, não jogando lixo nas ruas nem nas margens dos rios”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Para o vereador Claudinho, a saúde pública é beneficiada com o serviço. “Essa medida também auxilia a evitar águas empoçadas e proliferação de insetos”, disse o vereador. PMU



Megaoperação de combate à dengue mobiliza população de Ubatuba

Além dos servidores municipais que atuaram voluntariamente na ação, Ubatuba recebeu um reforço de 500 policiais do Vale do Paraíba

Aproveitando o Dia D Estadual de Combate à Dengue, a Prefeitura de Ubatuba realizou, no último sábado, 31, uma grande ação, envolvendo cerca de mil pessoas, entre voluntários, policiais militares do Vale do Paraíba e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do evento foi promover maior conscientização da população para a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito. As ações abrangeram principalmente a região central e o bairro do Itaguá, regiões mais atingidas pela doença.
Um contingente de 500 homens do Comando de Policiamento do Interior -1 (CPI-1) foi às ruas para reforçar a ação da Prefeitura, distribuindo panfletos, vistoriando casas e dando instruções aos munícipes. O prefeito Eduardo Cesar participou ativamente do Dia D, sobrevoando a cidade com o Coronel Sergio Teixeira Alves, comandante do CPI-1,
em busca de criadouros, como caixas d'agua abertas e piscinas em imóveis fechados.
A equipe da Vigilância Sanitária atuou especificamente em pontos considerados críticos, como borracharias, floriculturas, oficinas e usinas de reciclagem. Quatro caminhões da Secretaria de Obras estão disponíveis para recolher os materiais que forem retirados dos imóveis, sendo dois no Centro e dois no Itaguá. Seis homens da Superintendência de Controle de Endemias do Estado, junto com mais oito agentes de Controle de Endemias estão aplicando a nebulização no bairro do Itaguá.

Dever de todos

Para o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o Dia D e as ações em Ubatuba tiveram a intenção de mostrar à população a importância de cuidar do espaço em que vive. "Nossa intenção é mostrar ao munícipe que ele tem o dever de vistoriar e limpar as calhas, retirar os pratinhos de plantas, virar as garrafas de boca para baixo, enfim, eliminar qualquer tipo de criadouro. Nosso papel é esse, de conscientização e de esclarecimento. O dever de cada um de nós é cuidar do próprio espaço." PMU



Balcão de empregos ultrapassa 300 vagas preenchidas em 2007

O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba atingiu a marca de 300 postos preenchidos no primeiro trimestre de 2007. Em março foram 469 atendimentos, sendo que destes, 330 foram encaminhados para entrevista. Das 93 vagas disponíveis, todas foram preenchidas. Em 2007, o Balcão de Empregos já integrou 301 pessoas no mercado de trabalho em Ubatuba.


Documentação

O setor de documentação providenciou o preenchimento de 52 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 64 pedidos de certidões. PMU



Prefeitura contrata operários braçais para atuar na limpeza pública

Além de tornar a cidade mais limpa e agradável para os moradores e o recebimento de turistas, a limpeza ajuda a combater o mosquito da dengue

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, deu posse, nesta segunda-feira, 2, a 30 operários braçais, contratados para trabalhar em todo o município, realizando limpeza pública. Os funcionários passaram por processo seletivo para trabalhar na Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), sob regime da CLT, em prazo indeterminado.
A jornada de trabalho será de 44 horas semanais, com remuneração de um salário mínimo mensal e uma cesta básica. As funções a serem desenvolvidas pelos contratados são referentes a serviços gerais de manutenção das vias e logradouros públicos, assim como limpeza de praias, valas, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias, manutenção de parques e jardins, entre outros serviços afins.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a contratação destes funcionários vai refletir positivamente, inclusive, no combate à dengue: “com mais estes homens trabalhando efetivamente na limpeza das vias públicas, temos outro reforço no combate ao mosquito causador da dengue, já que o acúmulo de lixo é um dos fatores que facilitam a formação de criadouros”. PMU



Prefeitura realiza devolução de praça nesta quarta-feira

A festa tem início às 18h e vai contar com apresentação de banda ao vivo e dois jogos amistosos

A Prefeitura de Ubatuba programou para esta quarta-feira, 4, uma festa para marcar a devolução da Praça Cícero Gomes à população ubatubense. O evento acontece a partir das 18h e vai contar com a apresentação da banda Pracaniz e com dois jogos amistosos entre os times mirim e infantil de futebol de salão de Ubatuba e Caraguatatuba.
A praça, que foi totalmente reurbanizada, é uma área pública que funcionou durante muito tempo como estacionamento de caminhões de lixo, depósito de sucatas e caçambas da Emdurb. Por estar localizado em uma área tão nobre, a prefeitura decidiu valorizar o espaço, e, no lugar dos caminhões de lixo e caçambas, foram colocados árvores, flores e bancos.
A praça conta também com uma quadra poliesportiva, com iluminação noturna, playground, cancha de malha (que será utilizada durante os Jogos Regionais e depois ficará para usufruto de toda a população) e ciclofaixa, que interliga a entrada da cidade com a Rua Conceição, proporcionando muito mais segurança aos ciclistas.
O prefeito Eduardo Cesar, considera a devolução da praça um marco na história de Ubatuba: “estamos, com esta devolução, mais uma vez priorizando o cidadão. Esta é uma realização importante porque nossa administração está cumprindo sua função, fazendo com que aquela área pública possa ser utilizada por quem é de direito. Fizemos com que a praça possa ser um local de lazer para toda a família”.
O nome da praça é uma homenagem ao advogado, jornalista e radialista Cícero Gomes, que dedicou a sua vida e o seu trabalho à população de Ubatuba. A praça que leva seu nome tem o propósito de servir à comunidade e contribuir com a qualidade de vida no município. PMU



Divulgado cronograma dos Jogos Regionais em Ubatuba

As atividades começam no dia 20 de junho, com o Congresso Técnico, quando serão conhecidos os grupos e as primeiras rodadas das competições

O Comitê Organizador divulgou a programação oficial de competições e congressos dos 51º Jogos Regionais, que acontecerão em Ubatuba. As atividades começam no dia 20 de junho, com o Congresso Técnico, quando serão conhecidos os grupos e as primeiras rodadas das competições.
A entrega das relações nominais acontecem no dia 2 de julho, no período da tarde e no dia 3 de julho, pela manhã. Ainda no dia 3, a partir das 19h acontece a cerimônia de abertura, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. No dia 4 começam as competições com partidas de basquete, futsal, malha e as disputas da natação, taekwondo e xadrez.
As modalidades extras começam no dia 5 de julho, com o kung-fu e o skate. O encerramento dos jogos acontecerá no dia 14, com as finais da bocha, futebol, ginástica artística, handebol, vôlei, jiu-jitsu e beach soccer.

Reforma no Tubão

O Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão, passará por uma reforma para receber as competições de basquete, ginástica rítmica, vôlei e jiu-jitsu. As obras deverão durar aproximadamente 60 dias.
As aulas das escolinhas municipais de vôlei e basquete estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 9, e devem retomar as atividades no dia 10 de junho. As quadras das escolas Idalina Graça, no Ipiranguinha, José Simeão, no Taquaral e Maria Josefina, na Estufa 2, também passam por reparos para abrigar as competições.

Skate confirmado

O Comitê Organizador confirmou ainda a inclusão do skate como modalidade extra para os 51º Jogos Regionais. A modalidade estréia no dia 5 de julho. Na mesma data acontece a estréia do kung-fu. Agora são sete modalidades extras nos jogos de Ubatuba: beach soccer, futevôlei, futmesa, kung-fu, jiu-jitsu, skate e surfe.

Confira as datas de estréia das modalidades oficiais:

Atletismo – 11/7; Basquete – 4/7; Biribol – 12/7, Bocha – 8/7; Capoeira – 11/7; Ciclismo – 11/7; Damas – 9/7; Futebol – 8/7; Futsal – 4/7; Ginástica Artística 13/7; Ginástica Rítmica 5/7; Handebol – 8/7; Judô – 6/7; Karatê – 12/7; Malha - 4/7; Natação – 4/7; Taekwondo – 4/7; Tênis – 9/7; Tênis de Mesa – 9/7; Vôlei - 7/7; Vôlei de Praia – 4/7; Xadrez – 4/7.
Modalidades extras
Beach Soccer – 9/7; Futevôlei – 7/7; Futmesa – 7/7; Kung-fu – 5/7; Jiu-jitsu – 14/7; Skate – 5/7; Surfe - 7/7. PMU



ADUBA promove show de prêmios em maio

A Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba (ADUBA) promove no dia 13 de maio, na praça BIP, o “Nestlé Show de Prêmios ADUBA”. O evento visa a arrecadação de fundos para a manutenção dos serviços prestados pela associação.
“Para esta edição do Show de Prêmios recebemos o apoio da Nestlé, que se tornou uma grande parceira, possibilitando que a arrecadação obtida com a venda dos convites ficasse toda para a ADUBA”, disse André Luiz dos Santos, diretor de eventos da associação. “A prefeitura também é outra parceira, pois atende, por meio de diversas secretarias, as necessidades para que o evento possa transcorrer com tranqüilidade e segurança para o público”, finalizou André.
Os convites poderão ser adquiridos na sede da ADUBA, à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 322, no Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-4466. PMU



Beach soccer feminino de Ubatuba conquista bronze em Caraguá

Meire marcou os cinco gols da vitória e terminou a competição como artilheira

A equipe de beach soccer feminino de Ubatuba conquistou o terceiro lugar no Campeonato Municipal de Caraguatatuba, encerrado neste domingo, 1º de abril. A partida que definiu a medalha de bronze foi contra a equipe de Lorena. Ubatuba enfrentou um adversário forte, que chegou a estar à frente do placar, abrindo 3 a 1, mas a jogadora Meire foi o destaque do time, marcando cinco gols e levando Ubatuba à vitória.
Para completar a tarde, Meire recebeu o trofeú de artilheira da competição (pelo terceiro ano consecutivo), com 12 gols marcados. A equipe ganha um descanso de uma semana, depois vem a convocação para os Jogos Regionais. Das 12 jogadoras que devem ser convocadas, seis já têm vaga garantida. “As seis jogadoras que atuaram contra Lorena estão confirmadas na convocação”, disse Damião Celestino, coordenador da equipe.
Novos nomes podem surgir na lista, segundo o coordenador. “Para os Regionais temos que ter uma equipe que leve todas as competições a sério. Estivemos observando algumas jogadoras e talvez tenhamos novidades na convocação”, finalizou Damião. Ubatuba atuou com Maria Helena, Juliana, Tati, Meire, Emilia e Angélica.

Inscrições para torneio masculino

Estão abertas as inscrições para o “Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Masculino”, que acontece dias 5 e 6 de maio na praia Vermelha do Norte. O torneio servirá para a escolha de 20 pré-selecionados para a equipe que representará Ubatuba nos Jogos Regionais. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818, com Damião. PMU

Voltar