Total de visualizações de página

sábado, março 31, 2007

Notícias da Prefeitura

Encenação da Paixão de Cristo promete emocionar público em Ubatuba

A Paixão de Cristo, em Ubatuba, é uma encenação que extrapola os limites religiosos, unindo diversos segmentos para representar a história, com uma riqueza de detalhes impressionante

A Paixão de Cristo, espetáculo teatral representado há quase 20 anos em Ubatuba, trará novamente para as ruas da cidade a emoção, a memória e a representação da passagem de Jesus Cristo pela terra. O espetáculo, que acontecerá na próxima sexta-feira, 6 de abril, a partir das 21h, faz uma homenagem à cultura caiçara, adaptando o contexto da história ao cenário da Ilha dos Pescadores. Na ocasião, serão arrecadados alimentos não-perecíveis, que serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade.
A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o Bairro Perequê-Açu ao Centro. Depois, os atores passam por dois palcos que serão montados dentro da Ilha. A morte de Cristo acontecerá de forma tradicional, no alto do Morro da Prainha. Neste ano, foram feitos mais investimentos em efeitos de luz e a grande novidade é a transmissão simultânea por meio de telões, facilitando a visualização por parte do público.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e do comércio local. Para o prefeito Eduardo Cesar, apoiar o espetáculo significa incentivar a cultura da cidade. "A Paixão de Cristo é uma encenação que extrapola os limites religiosos e une os mais diversos segmentos para representar a história, com uma riqueza de detalhes que é impressionante. A nossa própria geografia privilegia e enriquece a peça, por proporcionar um cenário natural. Sem dúvida, é um evento que vale a pena ver de perto."
As inscrições para a figuração da Paixão de Cristo ainda estão abertas. Quem quiser participar desse belo espetáculo deve comparecer à Rua Dr. Esteves da Silva 268, em frente à Ordem dos Advogados do Brasil.

A história do evento

Uma das produtoras do evento, Gracita Brandão, conta que as encenações tiveram início na década de 80, quando um grupo de pessoas ligadas ao teatro amador em Ubatuba resolveu representar o “A Paixão de Cristo” nas ruas da cidade. O fato de encenar o espetáculo ao ar livre tinha como objetivo incentivar a participação popular. "Assim, o que no princípio tinha proporções modestas, contando apenas com recursos financeiros dos próprios idealizadores, foi crescendo. Passamos a receber apoio da Prefeitura e do comércio local, chegando aos dias de hoje à proporção de megaevento, alcançando título de superprodução."
O artista Bado Todão, diretor da peça e ator que representa Jesus Cristo, afirma que a grandiosidade alcançada na realização desse espetáculo foi se elevando com o decorrer dos anos. "As cenas foram aumentando, os efeitos cênicos e os figurinos foram sendo enriquecidos, os palcos ganharam mais autenticidade em sua ornamentação. A cada ano que passa, tentamos melhorar o espetáculo, tanto em nível teatral, como para o público que o nos acompanha."

Resumo da peça


A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco e vai transcorrendo com a movimentação entre dois palcos. Durante toda a encenação, diversas cenas relatadas nos Evangelhos se passam: a entrada de Jesus menino em Jerusalém, em cima de um burrico, sua presença entre os discípulos e o povo, Jesus diante de Caifás e Pôncio Pilatos em seu interrogatório.
Num outro ambiente já ocorreu o batismo de Jesus por João Batista; a dança de Salomé com a cabeça do profeta em uma bandeja. A ceia de Jesus e seus discípulos e enfim, a Via Cruxis, feita por um caminho iluminado apenas por luz de tochas. Quase 100 soldados romanos conduzem a cena.
Durante o Calvário, que é seguido de perto pelos figurantes e o público, que se mistura ao espetáculo, as cenas vão ocorrendo de acordo com a história até a chegada ao local da crucificação. Ali, após o que parece ser o final, com todos os efeitos sonoros e cênicos ocorre o momento de maior emoção, culminando com a Ressurreição de Cristo, que acontece no pico do morro, onde um guindaste, que fica invisível devido à vegetação eleva o ator, dando a impressão de que está flutuando entre as nuvens.

Encenação em outros bairros

Fora a apresentação do Centro, outras encenações acontecerão em diversos pontos da cidade. Na quarta-feira, 4, os moradores da região oeste poderão prestigiar a encenação da Paixão de Cristo, a partir das 20h, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que fica no Bairro Ipiranguinha. Na quinta-feira, 5, é a vez do bairro Sertão da Quina, a partir das 20h. Na sexta-feira, 6, além do Centro, acontecem apresentações nas Ruínas da Lagoinha, às 20h e na Maranduba, também às 20h. PMU



Apresentações teatrais são o forte da programação da Fundart em abril

A programação da Fundart para o mês de abril será marcada pelas apresentações teatrais. A partir do dia 4, encenações da Paixão de Cristo acontecerão em diversos pontos da cidade. No dia 7, acontecerá uma encenação do Levante de 1952 "In Loco", retratando a rebelião no Presídio da Ilha Anchieta. Já no dia 12, Ubatuba terá o privilégio de receber a peça “O Analista de Bagé", com Cláudio Cunha e Jade Mattei, num texto inspirado na obra de Luiz Fernando Veríssimo. O evento acontecerá no Auditório da Igreja São Francisco, a partir das 21h. Durante todo o mês, acontecerão também apresentações musicais diversas. Vale a pena conferir e participar! PMU


05 - QUINTA - FEIRA
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO
Ipiranguinha - 20h
Sertão da Quina - 20h

06 - SEXTA - FEIRA
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO
Av. Iperoig - Centro - 20h
Ruínas da Lagoinha - 20h
Praia da Maranduba - 20h

07 - SÁBADO
30 ANOS DO PEIA (PARQUE ESTADUAL DA ILHA
ANCHIETA)
Ilha Anchieta
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
Flautas: Aurora N. Medina, Kézia A. Santos, Nádia Cristina, Paulo C. C. Pimentel. Clarinetas: Flaviana Oliveira, Francine Germano, Polliane Gonzaga, Talita Moura.
Saxofones: Vanderlei Magno, Amarildo da Hora.
Trompas: Renato Ramalho, Isaac Alves.
Trompetes: Rodrigo Nunes, Bruno Vilela, Leandro Sclearuc.
Trombones: Edilson Welington, Marlon Germano, Robson Bittencourt. Eufônio: Evandro Silva.
Tuba: Julio César.

Contra Baixo: Luiz Cláudio.
Percussão: Fábio Bandeiras, Vanderlei Alves, Nereu Rodrigues, Mauro Carneiro.
Piano: Leda Cardoso.
Regentes: Amarildo da Hora, Valdeci dos Santos.

07 - SÁBADO
ENCENAÇÃO DO LEVANTE DE 1952 “IN-LOCO”
Presídio da Ilha Anchieta - 14:00h
Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da FUNDART

07 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 20:45h
Grupo Tupinambrás (da Lira “Padre Anchieta”)
Violão: Paulo C. C. Pimentel.

Flauta: Aurora N. Medina.
Sax: Vanderlei Magno.

Bateria: Wanderlei Alves.

09 - SEGUNDA - FEIRA
ABERTURA DO II SIPAT - Segurança no Trabalho
Salão da Igreja São Francisco 08:00h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”

12 - QUINTA - FEIRA
TEATRO “O ANALISTA DE BAGÉ”
“com Cláudio Cunha e Jade Mattei (Texto Inspirado na obra de Luiz Fernando Veríssimo)
Auditório da Igreja São Francisco - 21:00h

13 - SEXTA - FEIRA
ENCERRAMENTO DO II SIPAT
Salão da Igreja São Francisco 17:00h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”

14 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 21:00h
Grupo Solstício Maior (da Lira “Padre Anchieta”)
Piano: Leda Cardoso.

Flauta: Késia A. Santos.
Trompa: Isaac Alves.

Percussão: Valdeci dos Santos.

18 - QUARTA - FEIRA
“MASTER CLASS”
FUNDART - 15:00h
Aulas de Clarinete e Flauta (aberta aos interessados)

18 - QUARTA - FEIRA
APRESENTAÇÃO MUSICAL
PROJETO “MÚSICA A LA CARTE” - (Piano, Flauta, Clarineta)
Grupo de São Paulo
Auditório da UNITAU - 20:00h

21 - SÁBADO
MÚSICA NA CATEDRAL
Igreja Exaltação à Santa Cruz - 20:45h
Sexteto Caiçara (da Lira “Padre Anchieta”)
Trompetes: Rodrigo Nunes, Bruno Vilela.
Trompa: Renato Ramalho.

Trombone: Marlon Germano.
Tuba: Julio César.

Bateria: Fábio Bandeiras.

21 - SÁBADO
SARAU CAIÇARA
FUNDART - 20:00h
Programação:
Apresentação: Luiz Gustavo Ballio (Grupo Setorial de Folclore)
Poesia: No Rio da Onça (Lopreto)
Histórias: Cachorro Esperto. A risada do Tatuzinho (Julinho Mendes)
Apresentação Musical: Valdir Mariano (O Contador de Histórias)
Quarteto Saia Justa (Clarinetes: Talita Moura, Poliani Gonzaga, Flaviane Oliveira, Francine Germano).

27 - SEXTA - FEIRA
RECITAL PEDAGÓGICO
Salão Social do Horto - 16:00h
Quarteto Saia Justa (da Lira “Padre Anchieta”)
Clarinetes: Talita Moura, Poliani Gonzaga, Flaviane Oliveira, Francine Germano.

29 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 21:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)
Flauta: Nadia Cristina Mendes.

Trompete: Leandro Sclearuc.
Trombone: Robson Bittencourt, Edilson Welington.
Eufônio: Evandro Elton Silva.

Percussão: Nereu Rodrigues, Mauro C. Bastos.



Novas conselheiras tutelares de Ubatuba tomaram posse nesta sexta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba promoveu na última sexta-feira, 30, na Secretaria de Educação, a cerimônia de posse das novas Conselheiras Tutelares: Elizabete de Matos Guimarães, Telma Rocha, Selma Hecher, Ednéia Renata de Souza e Viviane Brandão da Silva. As cinco conselheiras receberam o termo de posse das mãos do prefeito Eduardo Cesar.
A cerimônia, conduzida pela presidente do CMDCA, Sônia Bomfim, contou com a presença do promotor da Infância e da Juventude, Percy José Cleve Kluster e de diversos secretários municipais. O trabalho das conselheiras começa no domingo, 1º de abril. PMU



Prefeitura realiza neste sábado megaoperação de combate à dengue

Além dos servidores municipais que estão atuando voluntariamente na ação, Ubatuba receberá um reforço de 500 policiais do Vale do Paraíba

Neste Dia D Estadual de Combate à Dengue, a Prefeitura de Ubatuba realiza uma grande ação na cidade, envolvendo centenas de pessoas. Servidores públicos de vários setores da Prefeitura se unirão aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde para realizar ações de conscientização de casa em casa no Centro e no Itaguá, regiões mais atingidas pela doença.
Um contingente de 500 homens do Comando de Policiamento do Interior -1 estará em Ubatuba para reforçar a ação da Prefeitura. Representantes da sociedade ubatubense também devem ir às ruas, com o objetivo de alertar e conscientizar a população para a importância de eliminar os criadouros em suas residências.
Neste dia, a equipe da Vigilância Sanitária estará atuando especificamente em pontos considerados críticos, como borracharias, floriculturas, oficinas e usinas de reciclagem. Quatro caminhões da Secretaria de Obras estarão disponíveis para recolher os materiais que forem retirados dos imóveis, sendo dois no Centro e dois no Itaguá. Seis homens da Superintendência de Controle de Endemias do Estado, junto com mais oito agentes de Controle de Endemias estarão aplicando a nebulização no bairro do Itaguá.

Mobilização também no Calçadão

Além das ações de eliminação de criadouros, o Calçadão da Maria Alves também deverá ser tomado por centenas de pessoas. A prefeitura convidou estudantes, associações de bairro, guardas municipais, representantes religiosos, polícias e outras entidades para se unirem à mobilização. O objetivo da movimentação é alertar e conscientizar a população para a importância de eliminar os criadouros em suas residências.
No local, será montada uma tenda demonstrativa, com o ciclo de vida do mosquito, distribuição de panfletos, cartazes e agentes prestando orientações aos munícipes. Serão montadas tendas também na Praça Santos Dumont, na Praça Capricórnio e em frente ao Campo de Futebol do Itaguá. Algumas associações de bairro planejaram uma passeata de conscientização nas principais ruas do Centro.

Reforço de 500 policiais

A mobilização receberá um grande apoio das cidades do Vale do Paraíba. Um reforço de 500 homens, entre alunos da escola de soldados de São José dos Campos e soldados de diversos batalhões do Vale, que fazem parte do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), virão para a cidade, com o objetivo de participar do Dia Estadual de Combate à Dengue, em Ubatuba. Os 500 homens trabalharão durante todo o dia, atuando na localização de vetores e combate aos criadouros em terrenos baldios.

Dever de todos

Para o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o Dia D e as ações em Ubatuba têm a intenção de mostrar à população a importância de cuidar do espaço em que vive. "Nossa intenção é mostrar ao munícipe que ele tem o dever de vistoriar e limpar as calhas, retirar os pratinhos de plantas, virar as garrafas de boca para baixo, enfim, eliminar qualquer tipo de criadouro. Nosso papel é esse, de conscientização e de esclarecimento. O dever de cada um de nós é cuidar do próprio espaço."

Articulação no combate

Além desta ação específica para marcar o Dia D, a Prefeitura de Ubatuba tem desenvolvido diversas ações no combate ao mosquito da dengue e investido pesado na prevenção da doença. Diversos mutirões estão sendo realizados em toda a cidade. Na região central, Perequê-Açu e Ipiranguinha, a nebulização está sendo feita com o objetivo de combater o mosquito em sua forma adulta. Além disso, os agentes estão vistoriando também os imóveis fechados, tendo como base o decreto municipal 4555.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que, quando assumiu a administração, o setor de combate à dengue do município estava totalmente despreparado para enfrentar um momento de alerta. "Quando assumimos, havia apenas dois funcionários atuando na área. No ano passado, nós contratamos mais 18 agentes. A equipe de Controle de Endemias contava apenas com um carro. Nós adquirimos mais seis carros. Quando os números começaram a aumentar, fizemos contato com o governo do Estado, para que nos mandasse reforços e, com isso, conseguimos mais 14 agentes e equipamentos." PMU



Prefeitura inaugura Ponte Roberto Ribeiro da Silva, no Ipiranguinha

A cerimônia de inauguração contou com representantes do Governo do Estado, presidentes de associações de bairro, vereadores e muitos moradores da região

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, inaugurou nesta sexta-feira, 30, uma ponte que foi construída através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. A Ponte Roberto Ribeiro da Silva, no bairro do Ipiranguinha, alivia o trânsito em uma das principais vias de acesso ao bairro: a Rua da Cascata.
Além disso, a ponte facilita o deslocamento entre a Rua da Cascata e o Vale do Sol, trajeto realizado por um grande número de moradores, todos os dias. Agora, o trajeto será realizado pela ponte, evitando a grande volta que tinha que ser feita pela Rodovia Oswaldo Cruz, colocando em risco a segurança dos transeuntes.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Ponte Roberto Ribeiro da Silva é mais uma obra desta administração para o Ipiranguinha, bairro tão populoso e importante para o desenvolvimento de Ubatuba. “A região oeste é muito importante para o nosso município. No Ipiranguinha, criamos vagas em creches, estamos construindo uma escola padrão, investimos na reforma da quadra da E.E Idalina Graça, construímos o palco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, reformamos o Posto de Saúde, enfim, nossa administração está sempre atenta com o bairro”, disse o prefeito, que agradeceu a presença dos representantes do Estado e o carinho que o governador José Serra tem por Ubatuba.
O prefeito esclareceu que a mão de direção na ponte será definida posteriormente, de acordo com a necessidade da comunidade.

Autoridades

A cerimônia contou com a presença de representantes do Governo do Estado: a Capitã PM Mônica Puliti Dias Ferreria Bondezan e o Major PM Jefferson de Almeida, ambos da Defesa Civil. “O Governo do Estado sente-se honrado em saber que os recursos estaduais, junto aos municipais, geraram uma obra importante como esta. Nossa meta é trabalhar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e tenho certeza que esta ponte vai promover isto”, disse o Major, que anunciou a vinda de novos recursos estaduais para o município.

Aprovação

Presidentes de associações de bairro marcaram presença na cerimônia de inauguração da ponte. Ana Paula Cavaglieri, da Associação de Moradores do Vale do Sol, parabenizou o prefeito por mais esta obra na cidade. “Estávamos precisando muito desta ponte, que ficou tão bonita e vai melhorar muito o trânsito nesta região”.
Quincas Cruz Neto, da Associação de Moradores do Jardim Carolina, elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar: “sempre ouvimos falar de Ubatuba marcado pelo antes e depois de Ciccillo Matarazzo, mas tenho certeza que passaremos a ouvir falar de Ubatuba antes e depois da administração do prefeito Eduardo Cesar, pelas grandes realizações, que estão transformando profunda e positivamente nossa cidade. Esta ponte é mais um marco desta administração”.
Da Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (SABI), Adilson Lopes falou sobre a importância da ponte: “esta é uma obra muito significativa e que estamos esperando desde 2002. Temos problemas com o trânsito e a ponte vai trazer segurança e qualidade de vida aos moradores”.
O Poder Legislativo também marcou presença: os vereadores Osmar de Souza e Claudinho Gulli prestigiaram a cerimônia e parabenizaram o prefeito Eduardo Cesar pela realização. “Mais uma vez estamos inaugurando uma obra. Isto mostra que as pessoas criticam e o prefeito trabalha. As coisas boas estão acontecendo, o pior cego é aquele que não quer enxergar”, disse o vereador Claudinho, que lembrou outras realizações desta administração no bairro.

Homenagem

O nome da nova ponte é uma homenagem ao senhor Roberto Ribeiro da Silva, um dos primeiros comerciantes do Ipiranguinha, que serviu à comunidade durante toda a sua vida e foi muito querido por todos.
A filha do “Robertão”, como era conhecido o comerciante, Nestina Ribeiro, agradeceu ao prefeito pela homenagem. “Em nome de toda a família agradeço o prefeito. Estamos muito honrados e felizes porque meu pai foi um exemplo e grande colaborador do bairro”. PMU



Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho

Serão cinco dias de palestras sobre assuntos relacionados a cuidados no ambiente de trabalho

A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Santa Casa, realizam entre os dias 9 e 13 de abril, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho. A semana vai contar com palestras de diversos profissionais, que durante os cinco dias de evento explanarão sobre assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, como doenças, acidentes e cuidados que devem ser tomados durante o horário de expediente.
O objetivo da Sipat é treinar os funcionários de ambas instituições e conscientizá-los sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. A cerimônia de abertura da II Sipat da Prefeitura de Ubatuba e IX Sipat da Santa Casa acontece no Salão da Igreja São Francisco, a partir das 8h, com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta.. Nos demais dias, as atividades têm início às 9h.
Confira a programação da Sipat, que conta com apoio da Pousada Naan, Supermercado Paulista, Supermercado Rosado, Sapataria Fernandes, Gráfica São Lourenço, Waldir Cabeleiro e Dentista Dra Rejane:

Segunda-feira - 9 de Abril
8h - Recepção e Cadastro com a presença da “Banda Lira Padre Anchieta”
8h30 - Cerimônia de Abertura com o Exmo. Prefeito Sr. Eduardo César e autoridades
9h30 às 10:30h - Palestra SENAC
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Palestra SENAC
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - Palestra SENAC
15h30 às 16h Coffee Break
16h às 17h - PMU DST-AIDS – palestra Dr. Tom Blasques - Coordenador do Programa DST-AIDS - Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Terça-feira - 10 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 – Polícia Rodoviária Federal - Segurança no Trânsito
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h –Saúde Mental PMU - palestra Luiz Henrique Apacio - Psicólogo e Roberta Roncali - Psicóloga - Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 – palestra Dr. Jair Antonio de Souza Superintendente de Apoio Administrativo PMU e Consultor Jurídico do IPMU- Assédio Sexual
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - SAPO-UBA - palestra Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele e de Mama

Quarta-feira - 11 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 - Ambulatório de Especialidades PMU – palestra Dr. Fernando S. Bergel (Infectologista) - Acidentes com Materiais Perfuro-Cortantes e Dra. Marina Midori Edamatu (Dermatologista espacialista em hanseníase).
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Bombeiro 1o.Sgto. PM Nestor Gama Pinto - Noções de Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros
12h às 14h -Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h às 15h – palestra Doutor Waldyr D. Mendes Jr - (Neurocirurgião) - Traumatismos na Coluna e Como Cuidar Bem da sua Coluna
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - Luiz (SABESP) - Distribuição e Tratamento de água e de esgoto

Quinta-feira - 12 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Polícia Militar Sd. PM Renato de Paula Vella - Prevenção e Uso de Drogas e APAF - Marco Antonio A. Goulart
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Dr. Duani M. Silveira - Fisioterapeuta - L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Dr. Carlos A. Fragnan - Médico Clínico Gera - Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17:00h – palestra ELEKTRO

Sexta-feira - 13 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Delegacia da Mulher -Dra. Ângela A. Cabral - Violência Doméstica contra a mulher
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Eliana M.S. Manimem Fonoaudióloga Voz Profissional
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Guarda Municipal - Segurança no Trânsito (voltado para bicicletas) e uso de cerol.
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - palestra ACUPUNTURA Sra. Maria Luiza
17h - palestra Encerramento da SIPAT com a Presença da “BANDA LIRA PADRE ANCHIETA”. PMU



Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte elege diretoria

Duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, para apresentar os objetivos do Convention Bureau e seu plano de ações. O Conselho Municipal de Turismo deu parecer favorável à adesão de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Comercial convida o empresariado ubatubense para participar da eleição para a Diretoria do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 2, no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, que fica na Av. Guarda Mor Lobo Vianna, 1440.
Durante esta semana, duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, no sentido de apresentar os objetivos do Convention Bureau do Litoral Norte e seu plano de ações aos empresários e ao Conselho Municipal de Turismo, que deu parecer favorável à adesão de Ubatuba ao grupo.

Fomento da atividade turística

O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o Convention Bureau é formado por áreas afins que se unem em prol do fomento da atividade turística, criando calendários de eventos e pacotes turísticos e divulgando a destinação que se deseja fomentar. Ele afirma que o caminho mais curto para o contato com a Embratur é por meio da Federação.
Azevedo ressalta ainda que o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."

Plano de ação

O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CD's multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.

Aos interessados em participar

Os interessados em se filiar ao Convention Bureau do Litoral Norte devem entrar em contato com a Associação Comercial de Ubatuba. Para participar da votação, o empresário deverá preencher uma ficha de adesão e contribuir com o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Essa ficha autoriza a votação na primeira eleição do Conselho Diretor e Fiscal do LNSPC&VB. Posteriormente deverá ser preenchido o Termo de Filiação com os demais dados da empresa. PMU



Equipe da Sala Verde ministra curso no Sertão do Perequê Mirim

A comunidade do Sertão do Perequê-Mirim receberá na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, um curso de educação ambiental promovido pela equipe da Sala Verde de Ubatuba.
Durante o curso serão abordados temas como responsabilidade social do indivíduo, apresentação de propostas ambientais, recuperação de mata ciliar, entre outras ações. As inscrições para o curso poderão ser feitas na secretaria da Escola Municipal Maria da Cruz Oliveira ou pelo telefone 9761-4811. O curso será ministrado na escola, a partir das 18h30. PMU



Flor de Nan promove última oportunidade para assistir "O Analista de Bagé"

Os ingressos para assistir a esse clássico brasileiro das artes cênicas, que está em cartaz há 25 anos, já estão à venda no Supermercado Paulista do Centro e por telefone

Os amantes das artes cênicas em Ubatuba terão, talvez, a última oportunidade de assistir a uma peça que já está há 25 anos em cartaz. O evento acontecerá no Salão da Igreja São Francisco em uma única apresentação, no próximo dia 12, quinta-feira, a partir das 21h. Os convites para a peça "Analista de Bagé" já estão à venda no Supermercado Paulista do Centro da Cidade, ou por telefone, com a Produtora Flor de Nan.
O fim da peça Analista de Bagé tem uma explicação. O ator Cláudio Cunha, que encarna o Analista de Bagé nos palcos, está com uma nova atração nos teatros de São Paulo. Trata-se peça "Um avião na minha cama", em que ele contracena com a estonteante Lívia Andrade. Apesar disso, ele afirma que ainda guarda algum espaço em sua agenda para projetos especiais, como o de Ubatuba.
Cunha afirma ter ficado muito feliz ao tomar conhecimento do projeto de formação de platéia em Ubatuba, que tem o apoio da Prefeitura Municipal por intermédio da Fundart e do empresariado local. "Toda iniciativa de formar platéias é válida e fundamental. Por mais forte que seja a cultura local, a possibilidade de culturas diferentes serem analisadas é importante para formar o senso crítico do cidadão", filosofa o analista mais famoso do Brasil.

Disque-ingresso e promoções

Nesta produção, a Flor de Nan está disponibilizando com exclusividade o serviço de entrega de ingressos em domicílios, escritórios e secretarias. A taxa de entrega é de R$5,00, por pedido. A taxa de entrega é a mesma para entregar um ou 50 ingressos. Segundo Rita Zahra, uma das produtoras do evento, a idéia do disque-ingressos é formar grupos que terão descontos especiais e participam de promoções e convites para outros espetáculos. Segundo Fernando Moreno, um dos responsáveis pela Flor de Nan, "Além das promoções que já foram feitas no último espetáculo, desta vez teremos "blitz" de ingressos promocionais no Calçadão da Maria Alves."
Os ingressos para este evento custarão RS 20,00 a inteira e R$10,00 a meia-entrada que vale para estudantes, aposentados e professores. Segurados da Porto Seguro Seguros tem desconto especial. O telefone do disque-ingresso da Flor de Nan é 8154-1952. Para mais informações sobre promoções para grupos existe também o
flordenan@hotmail.com (e-mail e MSN) e a comunidade no Orkut Flor de Nan. PMU



Inscrições para torneio de futevôlei começam dia 2 abril

Estarão abertas, a partir da próxima segunda-feira, as inscrições para a segunda etapa do “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei”. A etapa acontecerá no sábado, dia 14 de abril, no Quiosque do Wilson, na Praia Vermelha do Centro e classificará a segunda dupla de Ubatuba para a disputa dos Jogos Regionais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer ou pelo telefone 9119-9650, com Pipoka. Na primeira etapa, disputada por 14 duplas na praia do Perequê-Açu, no início de março, a dupla Caio e Georges foi a primeira a se classificar para os Regionais, com a segunda colocação. A dupla vencedora da primeira etapa foi Carioca/Xandão, de Caraguatatuba. O 1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e Liga Ubatubense de Futebol. PMU

Voltar