Total de visualizações de página

sexta-feira, março 09, 2007

Notícias da Prefeitura

Comitê Dirigente dos Jogos Regionais vistoria instalações esportivas de Ubatuba

O Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais esteve em Ubatuba nesta quinta-feira, 8, para uma vistoria nas instalações que abrigarão a competição que acontece na cidade de 3 a 15 de julho.
Antes da vistoria, o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., apresentou o cronograma de obras a José Roberto Bongiorino, diretor de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo. Segundo Bittencurt, o cronograma está em dia e tudo estará pronto antes da abertura dos jogos.

Vistoria

Bittencurt acompanhou o chefe do Comitê Dirigente dos Jogos, Rildo Mendes Turienzo, o Delegado de Esportes do Estado de São Paulo, Lauro Gonçalves e o Inspetor Regional de Esporte, Paulo Luiz Vantine, em uma ronda por ginásios, escolas e campos que serão utilizados para os Jogos.
“Esta é apenas a primeira checagem, quando verificamos o estado das instalações esportivas e alojamentos. Com o relatório faremos a solicitação do que precisa ser feito em cada local. Em abril voltaremos e acompanharemos o progresso das obras e reformas”, disse Turienzo.
Para o secretário de Esportes de Ubatuba, a vistoria teve avaliação positiva. “Foi o primeiro contato do chefe do Comitê com a cidade. Ele viu que estamos batalhando para fazer o melhor. Vamos agora receber as dicas sobre as áreas onde devemos priorizar as ações”, disse Bittencurt. PMU



Prefeito e secretário de Turismo participam de feira sobre cruzeiros marítimos em Miami

Feira reúne as 220 operadoras de cruzeiros marítimos do mundo e o objetivo da viagem, custeada com recursos próprios, é apresentar Ubatuba como opção de escala para estes transatlânticos a partir da próxima temporada

O prefeito de Ubatuba Eduardo Cesar e o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo embarcam nesta sexta-feira, 9, para os Estados Unidos, onde participarão do maior evento mundial de cruzeiros marítimos, a feira Seatrade, que acontece em Miami, de 12 a 15 de março. Os representantes de Ubatuba, que pagarão todas as despesas de viagem com recursos próprios, viajarão em companhia de outras autoridades do Litoral Norte. O objetivo é apresentar Ubatuba para as 220 operadoras de cruzeiros marítimos do mundo que estarão presentes à feira como opção de escala brasileira. “A nossa intenção é mostrar que Ubatuba é uma opção muito interessante e poderá receber os navios já a partir da próxima temporada”, afirma o prefeito Eduardo Cesar.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, a cidade de Ilhabela, que possui muitas características semelhantes a Ubatuba, há anos vem desenvolvendo um trabalho de melhoria de suas condições de atracação, o que a transformou em uma das melhores opções para os navios de cruzeiro. “Antigamente, Ilhabela recebia cerca de 3 a 5 escalas durante uma temporada. Neste ano Ilhabela recebeu 64 escalas, o que gerou uma movimentação de mais de 15 milhões de reais, com a geração de muitos empregos e a mobilização de toda a cadeia produtiva do turismo local”, afirma.
“Precisamos investir neste segmento e unir todos os esforços para fazer com que o município ingresse neste importante mercado”, afirma o prefeito lembrando que Ubatuba
já tem verba federal disponível para investimento em melhorias no píer do cais do porto e que ações específicas para a implantação de um sistema de receptivo náutico já estão em pleno curso. “Decidimos participar da feira para mostrar que o município está de fato disposto a investir neste segmento e para isto optamos por pagarmos, do próprio bolso, as despesas de viagem. “O município precisa encontrar caminhos para seu desenvolvimento sustentável e a vinda dos cruzeiros marítimos é uma alternativa fantástica”, reafirma Eduardo César. PMU



Prefeito de Ubatuba é homenageado pelo comando do Corpo de Bombeiros do Estado

Paralelamente à homenagem, o prefeito recebeu também a notícia de que o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) liberou a área onde será implantada a base do Corpo de Bombeiros de Ubatuba

O prefeito Eduardo Cesar receberá na próxima sexta-feira, 9, a medalha “Centenário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo”. Ele foi indicado à honraria pelo comandante dos Bombeiros em Ubatuba, Tenente Alexandre Rodrigues dos Passos. A comenda destaca personalidades civis e militares por relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros. A cerimônia de entrega da medalha acontecerá na Praça da Sé, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a partir das 10 horas.
Tenente Alexandre afirma ter ficado muito feliz porque o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo aceitou sua indicação. “O Eduardo tem apoiado as ações dos Bombeiros em Ubatuba desde seu primeiro mandato como vereador. Atualmente, na prefeitura, não mede esforços para auxiliar o grupamento, sempre trabalhando em parceria conosco.”
Para o prefeito, a homenagem é motivo de orgulho. “Sinto-me honrado pela lembrança. O Corpo de Bombeiros tem um grande valor para Ubatuba. Eles estão sempre presentes quando necessário, com sua valente corporação, seja nos salvamentos aquáticos ou resgates de acidentes. O Corpo de Bombeiros é uma instituição que goza do maior conceito da nossa população”, disse. O prefeito lembrou ainda que a sua história política se confunde com a história do Corpo de Bombeiros em Ubatuba. “Nos 12 anos que estive na Câmara Municipal, sempre contei com o apoio, amizade e participação da corporação”, reforçou Eduardo Cesar.

A medalha

Instituída em 1980, a medalha é outorgada pelo Comandante Geral da Polícia Militar, mediante proposta de uma Comissão integrada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, que será seu presidente e quatro membros, por este nomeados. Além da medalha (uma cruz de malta esmaltada de vermelho e perfilada de prata), Eduardo Cesar receberá também uma miniatura da medalha, barreta, roseta e diploma.

Felicidade multiplicada

Paralelamente à homenagem, o prefeito recebeu também a notícia de que o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) liberou a área onde será implantada a base do Corpo de Bombeiros de Ubatuba. Por essa razão, o prefeito se diz duplamente feliz. “Posso dizer que é uma comemoração dupla, pois além da medalha, recebemos a notícia da liberação da área onde iremos implantar, ainda este ano, a base do Corpo de Bombeiros de Ubatuba. Esse é mais um antigo sonho de Ubatuba que se torna realidade”, completou Eduardo Cesar. PMU



Prefeitura discute futuro da Praça Alberto Santos com comerciantes do Itaguá

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado dos secretários de Turismo, Obras e Arquitetura, esteve reunido na noite desta quarta-feira, 7, com comerciantes da orla do Itaguá para discutir o projeto que prevê a reurbanização da Praça Alberto Santos, localizada na Avenida Leovigildo Dias Vieira.
A intenção do prefeito é contar com a participação dos comerciantes para que o projeto de reurbanização da praça seja democraticamente discutido e possa atender aos interesses de todos. O arquiteto Sidney Giraud, autor do projeto, também participou da reunião, apresentando algumas das idéias para a nova Praça Alberto Santos. “Queremos transformar aquela praça em mais um ponto turístico. A idéia é fazer dali um local atraente e agradável para os turistas e que possa proporcionar, também aos moradores, momentos de lazer para toda a família”, explicou o prefeito.
Após a liberação da verba para a execução da obra, esta foi a primeira reunião a convite da prefeitura para discutir o futuro da Praça Alberto Santos. O objetivo é poder iniciar as obras o mais breve possível, sempre com a participação popular nas decisões. Do projeto constam idéias como a construção de um espaço onde possam ser realizadas apresentações musicais e culturais. Outra idéia, que, como a anterior, ainda deverá ser avaliada, é o resgate da ossada de uma baleia que está enterrada na Praia Grande para exposição na praça, o que, segundo o prefeito, seria um atrativo muito interessante e diferente.

Embelezamento

A reurbanização da Praça Alberto Santos seria um primeiro passo para a grande obra que a prefeitura pretende realizar em toda a orla do Itaguá. O Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), destinou uma verba de R$ 800 mil para a obra, que prevê implantação de ciclofaixa, faixa de estacionamento, nova iluminação, colocação de lixeiras, nova mobiliário urbana e jardinagem.
“A orla do Itaguá faz parte do nosso corredor turístico e merece toda a atenção por parte da prefeitura. Queremos fazer com que todos que circulam por ali possam desfrutar a bela paisagem com segurança e tranqüilidade, seja caminhando, correndo, andando de bicicleta ou carro. A reurbanização da Praça Alberto Santos é de suma importância para o embelezamento daquela região”, concluiu o prefeito.
A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo pretende iniciar os trabalhos de topografia da praça na próxima semana. Os comerciantes presentes mostraram-se interessados e favoráveis ao projeto. PMU



Fundart homenageia a mulher de Ubatuba

Poetisas, cantoras, instrumentistas e dançarinas estarão, com toda sua sensibilidade, prestando homenagem à mulher ubatubense

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) promove, no próximo dia 10, um programa Lítero-Musical em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que é celebrado na quinta-feira, 8. Poetisas, cantoras, instrumentistas e dançarinas estarão, com toda sua sensibilidade, prestando homenagem à mulher ubatubense. A homenagem acontecerá no Salão Térreo do Casarão do Porto, a partir das 20 horas e é uma realização do Grupo Setorial de Música da Fundart, coordenado por Ernesto Cardoso Júnior.
Na programação, Heloísa Leite fará a leitura das poesias “Ubatuba” e “Alegria na Tristeza”. As intérpretes Marisa Taguada e Aninha Fernandes, Regina Porto de Nogueira, Isabel Prado e Ofélia Prado e Grupo Canoá interpretarão clássicos da MPB, como “Valsinha” e “Meu Guri”, de Chico Buarque; “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Dantas e muito mais.
A Associação dos Afro-descendentes de Ubatuba (Amaduba) fará o Canto do Abraço Negro. A dança ficará por conta de um grupo de Hip-Hop. E para completar a noite, haverá apresentação dos grupos instrumentais Saia Justa e Solstício Maior. PMU



Recreando em seu bairro volta com força total em 2007

A equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba divulgou a programação do projeto “Recreando em seu bairro” para 2007. As atividades de lazer visitarão nove comunidades entre os meses de fevereiro e novembro e a estréia acontece no próximo dia 25, no Corcovado.
O “Recreando em seu bairro” é um evento destinado a todas as idades, no qual os moradores podem aproveitar a manhã de domingo com atividades lúdicas, esportivas e culturais. Para a garotada são realizadas gincanas, jogos de mesa, colagens, desenhos, modelagem de bexigas e pintura facial; vôlei, queimada e jogos de tabuleiro também fazem parte da programação.
A coordenadora do projeto, Kátia Castilho, lembra que a parceria com as associações de bairro é fundamental para o sucesso do evento. “As associações ajudam na formatação do que vai ser levado para cada bairro, por isso estamos entrando em contato com cada comunidade para uma reunião antes do evento”, conta Kátia.
As associações que precisarem de mais esclarecimento sobre o “Recreando em seu bairro” devem entrar em contato pelo telefone 3833-3818.
Confira abaixo a relação dos bairros que receberão o “Recreando em seu bairro”.
25/3 – Corcovado
15/4 – Rio Escuro
06/5 – Ipiranguinha
03/6 – Itamambuca
05/8 – Estufa II
16/9 – Marafunda
07/10 – Perequê Mirim
11/11 – Enseada
25/11 Lázaro PMU



Equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba recebe dicas de Camila Ferezin

A medalhista dos Jogos Panamericanos de Winnipeg em 1999, Camila Ferezin, estará em Ubatuba nos dias 10 e 11 de março para ministrar uma clínica de Ginástica Rítmica às atletas de Ubatuba que participarão dos 51º Jogos Regionais, no mês de julho.
“Além dos nossos treinamentos precisamos mostrar para as ginastas as tendências do que acontece em outros centros”, disse Jerusa Parada Suguimoto, treinadora da equipe de Ubatuba. Além da medalha de ouro em Winnipeg, Camila ficou em oitavo lugar na Olimpíada de Sidney em 2000. PMU

Voltar