Total de visualizações de página

quinta-feira, março 15, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura cria Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade

A Prefeitura de Ubatuba criou na última semana, através do decreto número 4681, a Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade. A comissão tem como objetivo planejar e elaborar o Plano, no qual serão projetadas as vias estruturais e conectoras desejáveis para a excelência da mobilidade e acessibilidade urbana em Ubatuba.
A comissão, composta por seis membros, deverá seguir algumas diretrizes na elaboração do Plano, tais como integrar a política de mobilidade urbana com a de uso do solo e de desenvolvimento urbano; priorizar projetos de transporte coletivo e os meios de transporte não motorizados, diminuindo os custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos das pessoas na cidade, além de incentivar o desenvolvimento e o uso de energias renováveis e não poluentes.
A comissão realizou sua primeira reunião oficial nesta quarta-feira, 14, quando foi discutida a implantação de “bikeline” nas avenidas Rio Grande do Sul e Liberdade, em parceria com o Ministério das Cidades. Outro assunto avaliado foi o novo anel viário que deve ser implantado na Rua da Cascata, no Ipiranguinha, local de grande circulação de pedestre, ciclistas e automóveis.
O Plano Municipal de Mobilidade deve ser concluído até dezembro e será parte integrante da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. Compõem a Comissão de Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade o engenheiro Roberto de Carvalho Rezende (presidente da comissão); os arquitetos Ivan Carlos Amado e Daniel Correa (Instituto dos Arquitetos do Brasil); os engenheiros Mauricio Costa e Mauro Bezerra (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba) e o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes de Moraes.
“A intenção é criar um plano que priorize medidas de mobilidade e acessibilidade, ou seja, que proporcionem condições cada vez melhores para o deslocamento do cidadão em Ubatuba, inclusive os portadores de necessidades especiais”, explicou o coordenador municipal de Trânsito. PMU



Prefeitura notifica empresa para proceder reparos na Avenida Iperoig

Os serviços estão sendo realizados pela empresa que venceu a licitação para a execução da obra; sem nenhum custo para a prefeitura

A empresa FBS Engenharia e Construção, vencedora da licitação para realizar as obras de reurbanização da Avenida Iperoig, está realizando reparos no calçamento e na pavimentação asfáltica da avenida. Os reparos se mostraram necessários quando, após a conclusão dos serviços de pavimentação na Avenida Iperoig, em meados de dezembro, a equipe da Prefeitura de Ubatuba, em vistoria à obra, identificou alguns pontos que apresentavam problemas.
No início de janeiro, a prefeitura notificou a empresa para que esta procedesse com os reparos nos referidos pontos. Para não haver transtornos aos comerciantes e turistas durante a temporada, a prefeitura tomou a precaução de esperar passar o feriado de carnaval para iniciar os serviços. Aproveitando o bom tempo dos últimos dias, a empresa está executando os reparos durante toda esta semana, sem nenhum custo para a Prefeitura de Ubatuba.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Virgilio José Guatura, o asfalto utilizado na Avenida Iperoig é de ótima qualidade e o que gerou a necessidade de reparos foi o excesso de umidade na base no dia em que foi feita a cobertura asfáltica.
A prefeitura esclarece que este tipo de problema é comum, podendo ocorrer em qualquer obra, mesmo nas grandes pavimentações em rodovias. O processo de pavimentação na Avenida Iperoig está respeitando todas as normas e a prefeitura está tomando todas as providências para que este problema técnico seja corrigido rapidamente. A prefeitura lembra, também, que as obras de reurbanização da Avenida Iperoig ainda estão em andamento, em sua segunda etapa, quando serão implantados novo mobiliário urbano, nova iluminação, jardinagem e ciclovia. Apesar de a obra ser executada pela empresa vencedora da licitação, a prefeitura está trabalhando com afinco, fiscalizando e exigindo o cumprimento do contrato.
A prefeitura lamenta que alguns oportunistas utilizem inverdades, aproveitando-se da situação por motivos meramente políticos e visando, tão somente, a promoção pessoal. PMU



Casos de dengue crescem em todo o Brasil

Ubatuba continua, até o dia 14, com 74 casos confirmados e 1.236 suspeitos e a prefeitura está tomando todas as medidas no sentido de bloquear o vírus

Ubatuba não está sozinha na luta contra a dengue. Os números da doença aumentam a cada dia, em todo o país. Segundo o Jornal Bom Dia Brasil, na edição desta quarta-feira,14, o número de casos na região sul triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Na região norte, só no Pará foram 7 mil notificações. No estado de São Paulo, os casos de dengue cresceram 25,6% nos dois primeiros meses de 2007, segundo informações do Jornal da Tarde do último dia 9.
O site de notícias do UOL traz também informações nesta quarta-feira, 14, que o número de casos confirmados no estado de São Paulo aumento 82% nos dez últimos dias. Segundo o presidente do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, Affonso Viviani Junior, "os dados permitem supor que o número de casos pode chegar a 100 mil."Esse número superaria as últimas epidemias do Estado, que aconteceram em 2001 e 2006, com 51 mil e 52 mil casos, respectivamente.

Números no Estado

Seis municípios do estado de São Paulo foram declarados em situação de surto epidêmico pela Secretaria de Saúde do Estado. Até o presente momento, Ubatuba não está entre eles. Em Birigui, o número de casos aumentou de 239 para 521 e há duas mortes suspeitas. No ambulatório do único hospital da cidade, quase 70% dos pacientes que chegam têm os sintomas da doença.
Segundo o Jornal da Tarde, os números ainda devem aumentar consideravelmente. Apenas em Ilha Solteira o número de doentes saltou de 251 para 1.218. A região de Araçatuba registra 925 dos 2.921 casos confirmados da doença no estado.

Em Ubatuba

Ubatuba continua, até o dia 14, com 74 casos confirmados e 1.236 suspeitos e a prefeitura está tomando todas as medidas no sentido de bloquear o vírus. Um grande mutirão contra a dengue na região central foi realizado na semana passada, atingindo 2.375 imóveis, em 174 quarteirões. Nesta semana, o mutirão continua em algumas ruas do centro e também no bairro Ipiranguinha e depois, acontecerá no Perequê-Açu. Até o momento, apenas a região central foi atingida e a intenção da Vigilância Epidemiológica é bloquear o vírus antes que ele se espalhe. PMU



Informática pedagógica é tema de capacitação para professores em Ubatuba

Os professores de 5ª a 8ª séries da E.M. Tancredo Neves receberão, na próxima segunda-feira, 19, uma capacitação sobre informática pedagógica. Ministrada pelo pesquisador sênior e professor da Escola do Futuro, Dr. César Augusto Amaral Nunes, que é físico e coordenador do Laboratório Didático Virtual da USP, a capacitação tem como principal objetivo o desenvolvimento de projetos pedagógicos usando a informática, através do ambiente
Think.com. Em virtude da capacitação, não haverá aulas para as turmas de 5ª a 8ª séries da E.M. Tancredo Neves nos períodos da manhã e da tarde, no dia 19.

Think.com

O Projeto Educacional
Think.com é uma iniciativa da Oracle Education Fountation, fundação norte-americana, sem fins lucrativos, financiada pela Oracle Corporation, empresa líder mundial na área de banco de dados.
O
Think.com é uma comunidade de aprendizagem online, direcionada a alunos do ensino fundamental e médio e que reúne 300 mil estudantes e professores de todo o mundo. O projeto é realizado num ambiente virtual totalmente gratuito, onde apenas alunos e professores de escolas participantes podem entrar. O projeto fornece instrumentos gratuitos e atraentes para aprendizagem online.
Através do acesso, os membros utilizam websites e ferramentas interativas para publicar suas idéias, colaborar em projetos e aprender juntos, com professores propondo idéias para serem realizadas pelos alunos de forma colaborativa, dentro desta comunidade, que se encontra presente em 48 países. PMU



Fundart homenageia mulheres com apresentações culturais diversas

Tradicionalmente, o Dia Internacional da Mulher marca uma luta que ainda existe, pela igualdade dos direitos e contra a violência que, mesmo nos dias de hoje, é praticada contra a mulher

A celebração do Dia Internacional da Mulher, realizada no último sábado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio do Grupo Setorial de Música da Fundart, conseguiu reunir representantes de diversos segmentos da música, artes cênicas e dança do município, totalizando mais de 50 artistas, que se dividiram em apresentações diversas. O objetivo do evento, realizado no dia 10, foi demonstrar a importância dessa data, comemorada universalmente no dia 8 de março. Tradicionalmente, o Dia Internacional da Mulher marca uma luta que ainda existe, pela igualdade dos direitos e contra a violência que, mesmo nos dias de hoje, é praticada contra a mulher.
Entre os grupos que se apresentaram, a Associação dos Afro-descendentes de Ubatuba (Amaduba) encantou o público com o Canto do Abraço Negro, uma canção de ninar africana. O já famoso grupo Serestas e Seresteiros também marcou sua presença, bem como o naipe feminino de clarinetas da banda sinfônica Lira Padre Anchieta, sugestivamente chamado de Saia Justa e o Grupo Solstício Maior, também da banda sinfônica.
A professora Heloísa, mais conhecida como Tia Helô, que leciona no município há quase 50 anos, declamou duas poesias de sua autoria. As intérpretes Marisa Taguada e Aninha Fernandes, Regina Porto de Nogueira, Isabel Prado e Ofélia Prado e Grupo Canoá interpretarão clássicos da MPB, como “Valsinha” e “Meu Guri”, de Chico Buarque; “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Dantas também marcaram presença.
Para fechar a noite, um grupo de Hip Hop do Ipiranguinha deu uma demonstração de dinamismo e equilíbrio físico para o público.

Disseminação da cultura

A intenção do Grupo Setorial de Música da Fundart, segundo seu coordenador, Ernesto Cardoso Jr., foi celebrar o valor da mulher, apresentando um espectro completo de artes musicais, cênicas, poéticas e performáticas, para um público de todas as idades. "Nossa intenção é mostrar, por meio da arte, a importância de se combater a violência, além de conscientizar a mulher dos seus direitos e da igualdade com o homem. A cultura enobrece o homem, abre a mente para o universo e alicerça todo o conhecimento que ele precisa adquirir para o exercício de suas funções sociais. Queremos promover o movimento de disseminação da cultura entre crianças e jovens para que tenham futuro melhor. Este foi o primeiro evento, que abriu com chave de ouro as apresentações que se seguirão ao longo de todo o ano, completa o entusiasmado coordenador do grupo setorial de Música, Ernesto Cardoso Jr.. PMU



Beach soccer feminino de Ubatuba confirma classificação com goleada

Meire é destaque do ataque, que já marcou 17 gols

A equipe de beach soccer feminino de Ubatuba se classificou para a semifinal do Campeonato Municipal de Caraguá, ao vencer o time Lorena I pelo placar de 5 a 2, na última terça-feira, 13. Os gols de Ubatuba foram marcados por Meire (2), Tati, Viviane e Juliana. Com o resultado, o time se classificou em primeiro lugar no grupo “A” da competição.
A equipe de Ubatuba já marcou 17 gols e a jogadora Meire é a artilheira da equipe, tendo marcado 8 gols; logo em seguida vem Tati, que balançou as redes adversárias 4 vezes.
Agora a equipe de Ubatuba aguarda a definição da segunda colocada do grupo “B”, para a disputa da semifinal, que acontecerá no dia 23, na arena de Beach Soccer da Praia do Indaiá, às 20h. PMU



Praia da Almada sedia etapa de abertura do Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de março

A Prefeitura de Ubatuba promove no próximo dia 1º de abril a primeira etapa do “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. A prova, que acontecerá na praia da Almada, terá percursos de 250, 500, mil e 3 mil metros. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 26, na piscina municipal.
As demais provas do 11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontecerão no segundo semestre, nas seguintes datas: 7 de agosto, na Maranduba, 14 de outubro, no Lázaro e a etapa final, em 27 de novembro, na Praia do Cruzeiro.

Promoção no Campeonato Paulista

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas acontecerá no próximo dia 24, no parque aquático Wet´n´Wild, na cidade de Vinhedo. Os nadadores que disputarem a etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas receberão um ingresso para aproveitar o parque após a prova. Além disso, cada atleta poderá comprar, no dia do evento, até quatro ingressos para acompanhantes no valor promocional de R$ 25,00. Os ingressos para acompanhantes serão válidos apenas para o dia da prova. PMU

Voltar