Total de visualizações de página

quarta-feira, março 28, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura corrige problema que causava afundamento de asfalto no centro

A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba está realizando, durante esta semana, serviços de reparo para corrigir um problema que provocava frequentemente um buraco na rua Hans Staden no cruzamento com a Avenida Dona Maria Alves.
O problema constantemente causava transtornos a comerciantes e transeuntes do centro da cidade e, atendendo a reivindicações, a prefeitura está trabalhando para que o asfalto não volte a ceder. De acordo com o secretário de Obras, João Paulo Rolim, o problema era recorrente por ser causado pela fragilidade da caixa de inspeção da galeria de águas pluviais existente no local. PMU



Prefeitura de Ubatuba recupera áreas degradadas no município

O objetivo desse trabalho é deixar tais áreas em conformidade com a legislação ambiental, por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) no município. Cinco áreas serão contempladas pelo projeto: um morro no bairro das Toninhas, nas margens do Rio Maranduba e Rio Acaraú, no loteamento Jardim Alice e na Praia do Tenório. O objetivo desse trabalho é deixar tais áreas em conformidade com a legislação ambiental, por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
Os PRADs do bairro das Toninhas e do Rio Maranduba já foram iniciados. Até o presente momento, foram plantadas 480 mudas, de 32 espécies de essências nativas. Ao término do trabalho, serão plantadas aproximadamente 4.300 mudas, recuperando um total de 20.100 m2 de áreas no município. O prefeito Eduardo Cesar afirma que a recuperação dessas áreas representa a preocupação em manter a natureza em Ubatuba preservada. "Aos poucos, estamos recuperando o que foi degradado ao longo de muitos anos, para não permitir que a destruição se alastre e garantir que Ubatuba continue sendo um paraíso a ser desfrutado pelas próximas gerações."
De acordo com a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Cristiane Gil, ainda como medida de recuperação das áreas degradadas, a adubação verde também está sendo colocada em prática. Esse tipo de adubação consiste no plantio de espécies leguminosas, como feijão guandu, feijão de porco e girassóis. Essas espécies posteriormente serão incorporadas ao solo, otimizando as condições de infiltração de água e agregação das partículas e melhorando assim a fertilidade dos solos. A adubação verde conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema). PMU



Nova ponte será inaugurada nesta sexta-feira no Ipiranguinha

O Ipiranguinha, bairro mais populoso de Ubatuba, vai receber nesta sexta-feira, 30, um grande presente que a prefeitura vai inaugurar com festa e presença de autoridades: a Ponte Roberto Ribeiro da Silva, que pretende aliviar o trânsito na Rua da Cascata, principal via de acesso ao bairro, ligando o Ipiranguinha ao Vale do Sol.
O nome da nova ponte é uma homenagem ao senhor Roberto Ribeiro da Silva, um dos primeiros comerciantes do bairro, que serviu à comunidade durante toda a sua vida e foi muito querido por todos. A prefeitura está realizando um trabalho paisagístico para deixar o entorno da ponte mais agradável e bonito, uma ótima opção para quem sai do Ipiranguinha, rumo à Rodovia Oswaldo Cruz. Além disso, com a utilização da nova ponte, quem transita entre os bairros Ipiranguinha e Vale do Sol não precisará mais dar uma grande volta.
A inauguração acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 17h e contará com a presença de autoridades do Governo do Estado e com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. PMU



Parque Estadual da Ilha Anchieta comemora 30 anos com festa

Durante os três dias de festa, acontecerão corridas de aventura pela Ilha, regata de velas, circunavegação de caiaque oceânico, apresentações culturais diversas, caminhadas ecológicas, com roteiros históricos e trilhas subaquáticas

Para comemorar os 30 anos do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), uma grande festa está sendo preparada para acontecer entre os dias 6, 7 e 8 de abril, das 9h às 17h. O evento deverá englobar um conjunto variado de atividades esportivas, artísticas, histórico-culturais, folclóricas e ambientais. Os interessados em conferir a programação têm várias opções de transporte em escunas que saem do Saco da Ribeira, Enseada e Itaguá. O Secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano, entre outras autoridades já confirmaram presença no evento.
A comemoração coincide com o feriado da Semana Santa e, por essa razão, representa uma boa pedida para os turistas que pretendem visitar a cidade nesses dias. O objetivo da festividade é oferecer à população local e aos turistas um vasto cardápio de opções de lazer e recreação em contato com a natureza de Ubatuba. Durante os três dias de festa, acontecerão corridas de aventura pela Ilha, regata de velas, circunavegação de caiaque oceânico, apresentações culturais diversas, caminhadas ecológicas, com roteiros históricos e trilhas subaquáticas.
A diretora do PEIA, Viviane Bucchianeri, afirma que esse evento servirá também para marcar a importância do ecoturismo no município de Ubatuba. "O ecoturismo tem potencial para representar um instrumento efetivo de desenvolvimento sustentável e de conservação da natureza. Estamos ressaltando também a valorização dos aspectos históricos e culturais da região e o potencial da Ilha Anchieta para o desenvolvimento de atividades de esporte de aventura."

União de esforços

A comemoração dos 30 Anos do Parque Estadual Ilha Anchieta é uma iniciativa de sua administração, validada pelas instâncias superiores às quais o Parque está vinculado, ou seja, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, o Instituto Florestal e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O evento conta a participação e o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação de Arte e Cultura (Fundart); Polícia Militar, por meio da Polícia Ambiental (Pamb); Corpo de Bombeiros e Policiamento Ostensivo e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
As atividades esportivas serão organizadas por profissionais especializados nas modalidades esportivas a que se propõem: Circunavegação de Caiaque Oceânico – Aroeira Outdoor; Corrida de Aventura – GAC - Grupo de Auxílio Civil e Equipe Consciência Verde; e, Regata de Velas – AUMAR (Associação dos Usuários da Marina do Saco da Ribeira). Além da organização das atividades, eles serão também responsáveis pela segurança e integridade dos participantes. O valor arrecadado com as taxas de inscrição será utilizado para cobrir os custos da logística das atividades esportivas, bem como para garantir o comprometimento dos inscritos.

História

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Litoral Norte do Estado de São Paulo, com 17 Km de entorno de costa. Em toda a sua extensão, distribuem-se sete praias, totalizando 2 Km de areia, com características diversas. Sua história se confunde com a história do Brasil, uma vez que ela foi primeiramente habitada pelos índios Tupinambá em 1550, que a chamavam de “Tapira ou Tapera” (lugar calmo). Já no século XVII passa a ser chamada de “Ilha dos Porcos” e era local de parada para navios da rota comercial.
Em 1930 a Ilha passa a abrigar o “Presídio Político da Ilha dos Porcos” e, em 1934, é denominado “Presídio Político da Ilha Anchieta” em homenagem ao Padre José de Anchieta, provedor da paz entre brancos e índios Tupinambá.O Presídio foi desativado em 1955 e, em 29 de março de 1977, o local passa a ser um Parque Estadual, denominado “Parque Estadual Ilha Anchieta”.

O Parque Estadual

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) é uma Unidade de Conservação da Natureza do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Este tipo de unidade tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
A fauna presente no PEIA é composta por grande diversidade de espécies de peixes, aves e répteis. A sua beleza cênica, os animais que se misturam em meio aos homens, suas praias de areias claras e águas límpidas do mar chamam a atenção dos visitantes. A piscina natural, localizada nos costões da Prainha do Engenho, atrai pela calma, onde é possível avistar várias espécies de peixes, algas, ouriços e corais.
O Parque possui, em termos de infra estrutura nas áreas para lazer, sanitários, duchas de água doce, playground e quiosques com mesas, bancos e lixeiras. PMU



Prefeito recebe presidente da Associação de Moradores do Corcovado

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última quinta-feira, 22, com Damião José da Silva, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Corcovado (AMAC) e com a Assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, para discutir diversos assuntos ligados à comunidade do bairro e proximidades. “Vim agradecer à prefeitura pelo serviço realizado em três pontos de ônibus (em frente às escolas da Praia Dura e do Corcovado e na rua Miguel Matheus) e pelos 120 metros de bloquetes que foram colocados na rua Bonsucesso”, disse Damião.
Durante a reunião ficou acertada a presença de membros da AMAC na comitiva composta por representantes da prefeitura, vereadores e munícipes, que irá até a capital para uma audiência com o secretário de Transportes, quando solicitarão a pavimentação das estradas do Corcovado, Sertão da Quina e Casanga.
“A comunidade do Corcovado tem sido grande parceira da prefeitura. Temos muitas idéias para a melhoria de condição de vida dos moradores daquela região e a colaboração de todos será fundamental para a construção de uma cidade melhor”, disse o prefeito Eduardo Cesar. PMU



Ubatuba inicia preparativos para prova de triatlo

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba promove nesta quarta-feira, 28, uma reunião para definir o trabalho de apoio à segunda etapa do RBK Premier Long Distance, que acontecerá em Ubatuba, no dia 22 de abril. Diversos setores da sociedade estarão envolvidos no evento: secretarias municipais, Guarda Municipal, Coordenadoria de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Moto Clube Cruz de Ferro, entre outros.
“É um mega evento e temos que deixar tudo em ordem para garantir segurança e conforto aos participantes e ao público que acompanhará a prova”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.

Percurso

A prova de Ubatuba tem um dos mais difíceis percursos da modalidade no país, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 10 km de corrida. Os atletas consideram o ciclismo (disputado na Rod. Gov. Mário Covas–sentido Paraty), com trechos de subida íngremes, geralmente disputado sob intenso calor, a parte mais difícil do percurso. No mesmo dia acontece também a prova de Short Distance (750m natação / 20km ciclismo / 5km corrida). A organização disponibilizou 300 vagas para esta modalidade.

Premiação

Os melhores da categoria Elite, no masculino e feminino, dividirão mais de R$ 14 mil em premiação, sendo que os campeões recebem R$ 2.600 cada. No masculino, a premiação vai até o décimo lugar, enquanto no feminino vai até o terceiro.

Primeira etapa

Leandro Macedo foi o vencedor da etapa de abertura do circuito, que aconteceu no dia 18 de março, no Rio de Janeiro. O gaúcho, radicado em Brasília concluiu a prova com o tempo de 3h57min44seg. A niteroiense Rita Correia venceu no feminino, com o tempo de 4h43min32seg.
Para Célio Balieiro, diretor da Cia. de Eventos, organizadora da competição, a primeira prova do circuito foi perfeita. “Foi muito bom. Tivemos uma prova excelente e com tudo de emocionante que o esporte proporciona. A estréia foi melhor do que o esperado”, destacou Célio.

Inscrições

Os atletas que pretendem participar da segunda etapa do RBK Premier Long Distance têm até a próxima sexta feira, 30, para se inscrever para a prova com economia. Até essa data, os valores das inscrições, estipulado pela organização são: Long Distance - R$ 390,00 (elite), R$ 330,00 (amador) e R$ 380,00 (revezamento) - Short Distance R$ 140,00.
Depois desta data, os interessados em participar da prova de Long Distance pagarão R$ 400,00 (elite), R$ 360,00 (amador) e R$ 400,00 (revezamento). Os participantes da prova Short Distance pagarão R$ 150,00. Esses valores são válidos até o dia 15 de abril.
O RBK Premier Long Distance 2007 de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Gatorade e PowerBar. PMU

Voltar