Total de visualizações de página

sábado, março 24, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura une esforços no combate contra a dengue

Paralelamente aos mutirões, nebulizações e entradas em imóveis fechados das regiões mais atingidas, a prefeitura está mobilizando equipes do Programa de Saúde da Família, escolas, igrejas e associações de bairro, com o objetivo de diminuir a incidência do mosquito

A Prefeitura de Ubatuba está fechando o cerco contra a dengue no município. Diversas ações e parcerias estão sendo realizadas em toda a cidade, para evitar que a epidemia aumente. No início da semana, na terça-feira, 20, a prefeitura iniciou a vistoria a imóveis fechados. Os agentes de controle de endemias estão atendendo também a denúncias de vizinhos que percebem irregularidades em casas fechadas. Na quinta-feira, 22, o prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com representantes do governo do estado na área da saúde para pedir apoio do combate à dengue.
Paralelamente às ações intensificadas de mutirões, nebulizações e entradas em imóveis fechados das regiões mais atingidas pelo vírus, a prefeitura está mobilizando as equipes do Programa de Saúde da Família, escolas, igrejas e associações de bairro, com o objetivo de diminuir a incidência do mosquito e, consequentemente, impedir que a doença se espalhe.Para os próximos dias, estão previstos mutirões nos bairros Sertão da Quina, Corcovado, Folha Seca e Praia Dura. Já foram realizados mutirões na região central e Ipiranguinha. Atualmente, os bairros Estufa I e II e Perequê-Açu estão passando por operação pente-fino. Para o Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, 31, de está sendo programado mais um grande arrastão.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que o momento é de guerra contra a dengue. "Todos os esforços estão sendo mobilizados no sentido de reverter a epidemia. É hora das pessoas se unirem no ideal de eliminar a dengue no município. Neste momento , é preciso, mais do que nunca, esquecer as diferenças, para formarmos um verdadeiro exército, composto por cidadãos, políticos, líderes comunitários, religiosos e tantos outros grupos que podem fazer diferença nessa luta. Ela é de todos nós. Cabe a cada um a responsabilidade de eliminar os criadouros."

Autuação e multa

A vistoria em casas fechadas tem como base o Decreto Municipal 4555, que determina os procedimentos a serem tomados em caso de controle de doenças com potencial de crescimento ou de disseminação que representem risco ou ameaça à saúde pública. O decreto prevê também, entre outras coisas, o ingresso forçado, com reforço policial, nos imóveis em que o proprietário esteja presente, mas não permita a entrada dos agentes de controle de endemias.
A lei prevê ainda que nos imóveis fechados em que for constatada presença de criadouros ou de larvas, o proprietário será autuado, podendo acarretar em multa. Após autuação, o proprietário terá dez dias para regularizar a situação do imóvel e recorrer à Vigilância para revogar a multa. A multa pode variar de R$ 100 a R$ 10 mil, dependendo da gravidade da autuação e da reincidência.

Reforço do Estado

Na reunião acontecida no dia 22, entre o prefeito e representantes do Governo do Estado, ficou decidido que a Sucen irá disponibilizar mais 18 agentes para o trabalho de prevenção no município, durante um mês. Em contrapartida, a prefeitura providenciará alojamento e alimentação para esses agentes, um caminhão para o transporte das bombas de nebulização e motoristas. O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado promoverá uma capacitação para os médicos da Santa Casa e do Programa de Saúde da Família, com o objetivo de dar a eles subsídios que otimizem o diagnóstico e o tornem mais preciso.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a reunião teve saldo positivo. "A reunião resultou em uma troca saudável entre a prefeitura e o governo do estado. Nós conseguiremos adequar melhor as nossas ações através dessa parceria. Além disso, estamos envolvendo toda a administração e criamos um importante elo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado."
Em caso de suspeita de dengue

Com o objetivo de desafogar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os munícipes a procurarem atendimento em seus próprios bairros, nas Unidades de Saúde da Família em vez de se deslocarem para o Centro. Outra opção são os pronto-atendimentos, situados no Centro e no Ipiranguinha. Ambos realizam consultas das 7h30 às 19h30, todos os dias, inclusive nos fins-de-semana. Essa atitude contribuirá para que as pessoas, de um modo geral, sejam atendidas com maior rapidez.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, em torno de 38 a 39º por, no máximo sete dias, dores no corpo, dor de cabeça e na região ocular, podendo ser acompanhadas de manchas avermelhadas no corpo e coceira. No caso de suspeita, evitar ingerir medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico (AAS), dando preferência para dipirona ou paracetamol. Outra dica importante é ingerir bastante líquido, evitando a desidratação. Não há tratamento específico para a dengue, apenas sintomático, ou seja, assim como numa gripe, os medicamentos indicados servirão apenas para aliviar os sintomas.
Até sexta-feira, 23, foram contabilizados 396 casos positivos da doença, entre as 1980 notificações. Destas, 143 foram descartadas. Apesar dos números, o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, explica que as medidas de controle do mosquito e bloqueio do vírus que estão sendo intensificadas desde o início deste ano tendem a resultar em um impacto positivo, que deve ser sentido em breve. "Estamos vivendo agora um momento de alerta, mas as ações da prefeitura, associadas à mudança de hábitos da população e à prática de retirada constante de criadouros, consequentemente, resultará na diminuição drástica das ocorrências", finaliza. PMU



Ubatuba promove ações de combate à tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, não é uma data comemorativa. Neste dia, o mundo todo se lembra da grave situação da doença. Cerca de 8 milhões de casos são descobertos e 2 milhões de mortes acontecem todos os anos

Com o objetivo de alertar a população e manter a tuberculose longe do município, a Prefeitura de Ubatuba realizou, durante toda esta semana, ações de prevenção e busca ativa de casos. De 19 a 22 de março, profissionais da área da saúde realizaram palestras, entrevistas e buscas em locais fechados. O coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Fernando Skazufka Bergel concedeu entrevistas nos principais veículos de comunicação da cidade.
O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da Secretaria de Saúde de Ubatuba encontra-se estruturado para receber os cidadãos com suspeita de Tuberculose que procuram os serviços de saúde. O Programa de Saúde da Família (PSF) está capacitado e desenvolve ações de diagnóstico da doença. O agente comunitário de saúde é o profissional da equipe que deve ser inicialmente procurado por todos que têm tosse há mais de três semanas para realizar de imediato o exame de escarro.

Prevenção e tratamento

O método mais eficiente para reduzir o número de doentes de Tuberculose é identificá-los o mais rápido possível, iniciando e garantindo seus respectivos tratamentos. Pouco tempo após o início do uso dos medicamentos, o paciente pára de transmitir a doença. O infectologista Fernando Bergel afirma que um fator que dificulta o tratamento é o preconceito. "Algumas pessoas da sociedade, inclusive a própria família, tem o péssimo hábito do preconceito. Resolvem afastar-se do doente no momento em que ele mais precisa de apoio, carinho e compreensão".
Bergel afirma que a tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito, mas é de importância fundamental que o paciente tome todos o medicamentos corretamente segundo as orientações da equipe de saúde. "O abandono do tratamento e o uso errado dos medicamentos podem ocasionar a uma resistência do microorganismo, tornando-os ineficazes. Nesse caso, a vida do paciente e de toda a comunidade é colocada em risco. O envolvimento de todos na batalha contra a tuberculose é necessário.

Sobre a doença

Tuberculose é uma doença causada por um micro organismo chamado Mycobacterium tuberculosis que acomete principalmente os pulmões. É adquirida através do ar após contato prolongado com paciente doente de tuberculose, por meio da fala, tosse ou espirros, que espalham no ar minúsculas partículas (“gotículas” denominadas aerossóis) com o agente causador da doença. O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, que dura mais de três semanas, podendo ser acompanhada de febre, emagrecimento, falta de apetite e suores noturno .
Todo indivíduo com tosse por mais de três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e para coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose e deve ser realizado em todo caso suspeito. PMU



Secretaria Estadual de Meio Ambiente desinterdita aterro sanitário de Ubatuba

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente desinterditou na manhã desta sexta-feira, 23, o aterro sanitário de Ubatuba. O pedido de revogação da interdição foi feito ontem, 22, em São Paulo, pela Prefeitura de Ubatuba junto à secretaria estadual. No pedido, a prefeitura relatou todas as medidas administrativas tomadas anteriormente pela administração visando a implantação do processo de transbordo do lixo do município para uma cidade do Vale e enumerou os grandes prejuízos que a população e o próprio meio ambiente estavam sofrendo com a interdição do aterro.
O prefeito Eduardo Cesar agradeceu a sensibilidade do governador José Serra que entendeu a gravidade da situação e a arbitrariedade cometida pelo seu secretário. “Também foi fundamental o apoio do deputado Gil Arantes e a boa relação que tanto ele, quanto nós, temos com o governador Serra”, ressaltou o prefeito. PMU



Parceria entre prefeitura e comunidade beneficia moradores do bairro Sesmarias em Ubatuba

Estrada Municipal recebeu bloquetes que foram retirados da avenida Iperoig por ocasião da reurbanização

A Prefeitura de Ubatuba está concluindo a colocação de bloquetes e guias de sarjeta na Estrada Municipal Ubatuba 253, no bairro Sesmarias. A obra, feita em parceria com a comunidade, reaproveita bloquetes retirados da avenida Iperoig, que foi recentemente pavimentada.
Para Raimundo Vieira Santos, morador do local há 6 anos, a obra é um presente para a comunidade. “Vivíamos pedindo máquinas para nivelar a rua e nunca éramos atendidos. Resolvemos tentar mais uma vez e ao invés de máquinas a prefeitura mandou bloquetes”, diz o morador. Raimundo deseja agora que o exemplo seja seguido por outros moradores da região. “Fizemos a nossa parte, arrecadamos o dinheiro das guias e a prefeitura entrou com a mão-de-obra. Hoje em dia a parceria é necessária e espero que as outras ruas do bairro façam o mesmo”, finaliza Raimundo.
O trecho recebeu 2.400 metros quadrados de bloquetes e 800 metros lineares de guia, além da construção de galeria de águas pluviais O gerente de vias públicas, Davi Lemos, agradeceu o apoio da comunidade durante os trabalhos. “Estamos na fase final da obra e agradeço a colaboração dos moradores que deram total apoio a nossa equipe de trabalho”, disse Lemos. Para o prefeito Eduardo Cesar, as parcerias são benéficas para todos e a reutilização dos bloquetes mostra como a administração trabalha seriamente. “Com o que foi retirado da avenida, conseguimos melhorar vários locais e trazer melhor qualidade de vida à nossa comunidade”. PMU



Santa Casa cria comissão de Captação de Recursos


A Santa Casa de Ubatuba está criando uma comissão que irá cuidar da captação de recursos e organizar o recebimento das doações para a entidade. A comissão é formada por voluntários da sociedade ubatubense, que irão em busca dos recursos, solicitando-os junto ao comércio local e empresas. Aos interessados em fazer doações para a Santa Casa de Ubatuba, a indicação é procurar o setor de captação de recursos, onde existe uma lista com as suas principais necessidades do hospital. Para mais informações ligue para 3832-1211 e fale com Elias ou Eva. PMU



Prefeitura de Ubatuba faz individualização do FGTS dos servidores públicos municipais

Os servidores da prefeitura de Ubatuba que trabalhavam entre 1988 a 1992 regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – C.L.T. tiveram os valores dos depósitos do FGTS individualizados e já depositados em suas contas junto a Caixa Econômica Federal.
Os valores são referentes a quatro meses do ano de 1988, seis meses de 1989 e dos anos de 1990 a 1992. Esses valores não foram recolhidos na época e em 93, a prefeitura reconheceu a dívida e fez um parcelamento. No entanto, os valores passaram a ser depositados em única conta.
Ao assumir a prefeitura, em 2005, o prefeito Eduardo César pediu à sua equipe empenho na solução deste problema, ou seja, que fosse corrigido o erro e que os servidores pudessem ter estes valores depositados em suas contas. De acordo com a Coordenadoria de Recursos Humanos, houve, a princípio, certa dificuldade de encontrar pessoal especializado para esse tipo de tarefa, considerando a complexidade dos trabalhos, uma vez que no período houve alta desvalorização da moeda brasileira e ainda a conversão para o Real. Porém, num esforço conjunto da secretaria municipal de Administração e da Coordenadoria de Recursos Humanos os trabalhos tiveram início em 2006, com a contratação de uma empresa especializada. O resultado é que agora, a maioria destes servidores já tem o FGTS referente àqueles períodos em que não foram feitos os recolhimentos, depositados em suas contas.
Ainda de acordo com a Coordenadoria de Recursos Humanos, os trabalhos ainda não foram encerrados, havendo ainda alguns valores a serem individualizados e tão logo sejam concluídos, os servidores serão comunicados.
Os servidores que trabalharam no período acima citado devem procurar a agência da Caixa Econômica para orientação. PMU



Professores de Ubatuba aprimoram conhecimentos em informática pedagógica

Os 38 professores de 5ª a 8ª da Escola Municipal Tancredo Neves receberam nesta semana uma capacitação sobre informática pedagógica, ministrada pelo pesquisador sênior e professor da Escola do Futuro, Dr. César Augusto Amaral Nunes. O objetivo da capacitação foi proporcionar aos professores conhecimentos básicos da aplicação da informática como ferramenta de ensino integrada ao conteúdo curricular e o desenvolvimento de projetos pedagógicos usando a informática.
Para a responsável pelo setor de informática da secretaria de Educação de Ubatuba, Luiz Antônio de Oliveira Serpa, os professores têm mudado a maneira de apresentar a informática aos alunos. “O professor hoje em dia está percebendo o ganho que é lidar com a informática não apenas de uma forma isolada, mas sim, trabalhar a tecnologia como parte integrante e importante do aprendizado.”
Serpa salienta ainda que com o avanço e a presença constante da tecnologia no cotidiano, o aluno precisa de novos desafios. “Existe ainda a idéia de que professor vem acompanhado de lousa e caderno e isso aos poucos está mudando. Existe uma abordagem da educação que defende colocar o aluno como o ator principal da produção de conhecimento. Mas isto é complicado, você precisa de ambiente e condições. Nossa intenção é disponibilizar recursos como o computador, a Internet, que são atraentes e atuais, onde os alunos vão buscar informações e sintetizar o seu conhecimento. Usando essa nova modelagem na forma de ensinar, o aluno não apenas estará “fazendo a tarefa” mas divulgando o que conseguiu compreender, num ambiente de publicação de idéias, que é o Think.com”, finalizou Serpa.
A diretora da Escola Tancredo Neves, Rose Marangoni, disse que os professores estavam motivados e já desenvolvem trabalhos na área. “Foi grande o interesse e a participação dos professores. Alguns já estão desenvolvendo projetos, com alunos participando do ambiente
Think.com e acredito que agora as aulas fluirão melhor, pois foram passadas orientações importantes. Agradeço a atenção do professor César Nunes, que pôde passar ótimas informações, que serão utilizadas em nosso trabalho na escola”, disse Rose
Oracle em Ubatuba
Representantes da Oracle Education Fundation virão à Ubatuba no próximo dia 30, fazer um acompanhamento do desenvolvimento do portal
Think.com. Durante a estada na cidade haverá encontros com alunos e professores da Escola Tancredo Neves e com o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves.

Think.com

O Projeto Educacional
Think.com é uma iniciativa da Oracle Education Fountation, fundação norte-americana, sem fins lucrativos, financiada pela Oracle Corporation, empresa líder mundial na área de banco de dados.
O
Think.com é uma comunidade de aprendizagem online, direcionada a alunos do ensino fundamental e médio e que reúne 300 mil estudantes e professores de todo o mundo. O projeto é realizado num ambiente virtual totalmente gratuito, onde apenas alunos e professores de escolas participantes podem entrar. O projeto fornece instrumentos gratuitos e atraentes para aprendizagem online. PMU



Ubatuba recebe peça teatral que é sucesso há mais de 20 anos

"O Analista de Bagé" é uma peça inspirada em um texto do gênio da literatura brasileira, Luiz Fernando Veríssimo e está em cartaz há 25 anos

Depois do sucesso da peça "Neversário de Nerso", realizado em Ubatuba no início de março, a Produtora Flor de Nan, por meio da Fundart, em parceria com o comércio local e a prefeitura, traz mais um grande espetáculo para Ubatuba. O evento acontecerá no Salão da Igreja São Francisco, no próximo dia 12, a partir das 21h. Os ingressos estarão à venda nos próximos dias, em diversos pontos da cidade.
"O Analista de Bagé" é uma peça inspirada em um texto do gênio da literatura brasileira, Luiz Fernando Veríssimo e está há 25 anos em cartaz. Devido a esse longo período, a peça tem duas menções no Guiness Book: uma para o ator há mais tempo encenando um mesmo personagem (Cláudio Cunha, como o Analista de Bagé) e outra para a peça a mais tempo em cartaz.

Sobre a peça

Na peça comandada por Cláudio Cunha, o público são os pacientes do Analista de Bagé. Num texto inédito, emoldurado por hilariantes anedotas, Cunha surge como um verdadeiro animador de auditório, com a vantagem do escracho genuíno, reafirmando a primazia da piada bem contada. Jade Mattei, no papel da Margarida, a espevitada noiva do “Analista”, dá um show de graça e beleza, tornando a platéia cúmplice na armadilha que preparou para o “Pai Dotô”. Até que uma sexóloga irrompe pela platéia levando o nosso “Freud dos Pampas” à Loucura e o riso acaba sendo a melhor terapia. Com esses ingredientes e outros qüiproquós, a dupla tem levado platéias – mesmo as mais sisudas – a estrondosas gargalhadas, reservando para o final uma surpresa “buenaça”. PMU



Onbongo entrega doação ao Lar Vicentino de Ubatuba

O empresário Sebastião Galianune Júnior, o Tião da Onbongo, esteve em Ubatuba no último dia 22, para efetuar a entrega de um cheque de R$ 14 mil à diretoria do Lar Vicentino. O dinheiro foi arrecadado com a venda de produtos da marca, durante o Onbongo Pró Surfing, etapa do Mundial de surfe, versão WQS, disputada em 2006 em Ubatuba. “Foi uma maneira da gente poder retribuir a maneira carinhosa com que fomos recebidos em Ubatuba. A Onbongo sempre busca uma entidade para receber a doação e em Ubatuba ficamos sabendo do trabalho realizado pelo Lar Vicentino, que agora é nosso parceiro nas atividades promovidas em Ubatuba”, disse Tião.
Para Maria Célia Cunha Canto, presidente do Lar Vicentino a empresa mostra sua preocupação social. “Só tenho a agradecer a todos que colaboraram, contribuindo com o Lar Vicentino. A idéia da Onbongo em destinar essa arrecadação, mostra a importância que a empresa dá as entidades assistenciais, como o Lar Vicentino, que dependem de parceiros para continuar mantendo suas portas abertas”, disse Maria Célia.
A solenidade de entrega foi prestigiada pelo prefeito Eduardo Cesar e sua esposa Denise, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. Elza Araújo, vice-coordenadora geral do Lar Vicentino e o presidente da Associação Ubatuba de Surfe (AUS), Tadeu Pereira também prestigiaram o evento.

Planos para 2007

O prefeito Eduardo Cesar, presente à solenidade, aproveitou para confirmar a realização do evento em outubro deste ano. “Já estamos programando reuniões, na intenção de preparar um evento ainda melhor esse ano”, disse. “A Onbongo também está agilizando as ações para o Onbongo Pró Surfing 2007 e é muito bom ter a capital do surfe como parceira”, declarou Tião. PMU



Diversas atividades marcaram o Dia da Água em Ubatuba

Diversos grupos ambientalistas se uniram para realizar seminários, exposições, debates, passeata, mutirão de plantio de mudas e atividades artísticas para comemorar o Dia Mundial da Água

Uma grande festa foi realizada para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Durante três dias, diversas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de mobilizar cidadãos do município para o cuidado com as águas de nosso litoral e com seu berço, a Mata Atlântica, além de propor discussão sobre os temas que envolvem a água na cidade. Diversos grupos ambientalistas se uniram para realizar seminários, exposições, debates, passeata, mutirão de plantio de mudas e atividades artísticas para comemorar o Dia Mundial da Água.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, participou ativamente das atividades comemorativas do Dia Internacional da Água. Aproveitando a comemoração do Dia da Floresta, 21 de março, foram feitas doações de 20 mudas para cinco escolas do município. Já no dia 22, um Seminário sobre Água & Floresta foi realizado na Fundação de Arte e Cultura, com a presença de especialistas. No período da tarde, uma passeata com ambientalistas e alunos da rede municipal foi realizada, da Praça BIP até a foz do Rio Grande. Na foz, o grupo deu um grande "abraço" simbólico nas águas de Ubatuba.
No dia 23, um mutirão de alunos de escolas municipais foi realizado, com o objetivo de plantar espécies nativas da Mata Atlântica nas margens dos rios Acaraú e Tavares. Além do plantio, os alunos da Escola Municipal Padre Anchieta realizaram também um mutirão de limpeza, retirando o lixo no entorno da escola e das margens no Rio Grande.
As escolas escolhidas para receber as mudas foram a E.M. Semíramis Prado de Oliveira, no bairro Saco da Ribeira; E.M. Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios; E. M Altimira da Silva Abirached, no bairro do Itaguá e Anchieta, no Centro. Foi solicitado ainda o plantio de mudas na E.M. Maestro Pedro Alves de Souza, no bairro Figueira, que será efetuado posteriormente, bem como será realizada a identificação das espécies que já existem plantadas na escola.
A iniciativa da Semana da Água foi do Grupo de Trabalho de Saneamento da Agenda 21 de Ubatuba, em parceria com a Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba (Assu), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e a Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Agricultura, Pesca e Abastecimento. PMU



Grupos de Danças de Ubatuba brilham no V Dança Verão em São Sebastião

No total, Ubatuba conquistou 17 títulos que variaram entre o 1º e o 3º lugares. Professores, familiares e amigos parabenizam os bailarinos que orgulharam o município neste festival

Ubatuba, mais uma vez, brilhou em um importante festival de dança. O V Dança Verão de São Sebastião aconteceu no último domingo, 18, e contou com a presença de grupos e personalidades famosas no mundo da dança. Ubatuba foi representada pelo Grupo de Danças de Gisela Papadopoulos, além da Academia Biodance e do Grupo de Danças da Fundart.
O Grupo de Danças de Gisela representou Ubatuba com louvor, trazendo seis troféus para a cidade. A Academia Biodance também se saiu bem e conquistou cinco colocações. Já o Grupo de Danças da Fundart, comandado pela professora e coreógrafa Alessandra Penha, levou um total de seis trabalhos para representar nossa cidade e todas as coreografias foram premiadas. Além disso, duas bailarinas foram destaque do festival.
Para a professora Gisela, levar o nome de Ubatuba para festivais em outras cidades traz benefícios tanto para as dançarinas quanto para o município. "As bailarinas começam a ter um olhar novo sobre arte e a dança e, consequentemente, trazem esse olhar para a cidade, enriquecendo a nossa cultura. O fato de trazermos importantes títulos para a casa significa que estamos com bom nível técnico para atingir premiações em festivais".

Grupo de Danças Gisela Papadopoulos

Na modalidade de dança do ventre, as alunas e professora conquistaram o troféu de 2º lugar, com uma coreografia tradicional em um solo de derbak. Uma coreografia com música de Zeca Baleiro foi uma inovação muito elogiada e conquistou o 2º lugar.
Já no flamenco, as coreografias em Alegrias e um Fandango, nas quais as bailarinas tocaram castanholas, conquistaram o 3º lugar. Na categoria infantil, as alunas Anita Bacichet e Isabela Teixeira, que dançaram um Sevilhanas (dança típica da cidade de Sevilha, na Espanha), conquistaram o 3º lugar. A professora Gisela levou o 3º lugar em uma coreografia de flamenco-árabe, na categoria avançado, utilizando véu e mantón.

Ballet da Fundart

A coreografia "Nos Jardins da Riviera" conquistou o 1º lugar num conjunto clássico infanto-juvenil. O 3º lugar nesta categoria também ficou para o grupo da Fundart, com a coreografia Ventos do Sudeste. No conjunto estilo livre infanto-juvenil, a Fundart conseguiu o 2º lugar, com a coreografia "Panterômania". O 2º lugar e destaque ficou para a bailarina Luana Ferreira da Silva, que fez um solo clássico infanto-juvenil intitulado "Trakinagens". A bailarina Larissa Rocha de Macedo também foi destaque com a coreografia "A Pequena Aprendiz", conquistando também o 2º lugar num solo clássico infanto-juvenil. A jovem Victória Pedace Scatena conquistou o 3º lugar no solo clássico infanto-juvenil "Tons da Primavera"

Academia Biodance

Os grupos de Street Dance da Academia Biodance, comandados pelo professor Vanderson Luís conseguiram colocações nas categorias Sênior e Juvenil. A categoria Sênior conquistou o 1º lugar e juvenil pegou 2º e 3º lugares. Os grupos de Jazz, da professora Roberta Zamarion conseguiu o 2º lugar na categoria infantil e 3º na categoria juvenil. PMU

Voltar