Total de visualizações de página

sábado, março 10, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura prossegue com as obras de calçamento na Avenida Iperoig

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está dando continuidade às obras da segunda etapa da reurbanização da Avenida Iperoig. No momento, as obras estão acontecendo no trecho entre a Rua Liberdade e o Centro de Informações Turísticas, onde já toma forma o novo passeio e a ciclovia, com colocação de paver colorido.
A primeira etapa da obra foi concluída no final do ano passado, com toda a extensão da avenida pavimentada e a conclusão do calçamento do lado dos comércios. Ainda na segunda etapa serão providenciados nova iluminação, mobiliário urbano e jardinagem. PMU



Flor de Nan traz mais duas peças teatrais de renome para Ubatuba

Para abril, a peça "O Analista de Bagé", com Cláudio Cunha, já está agendada e acontecerá no dia 12. Em maio, Francisco Cuoco comanda a peça"O Último Bolero"

Após o sucesso do "Neversário de Nerso", realizado em Ubatuba no fim de semana passado, os produtores do evento, Rita Zahra e Fernando Moreno, da Produtora Flor de Nan, estiveram em São José dos Campos, para assistir à peça "O Último Bolero", com Francisco Cuoco. Após o espetáculo, Rita e Fernando conversaram com os atores e conseguiram fechar com eles uma data para trazer a peça para Ubatuba, no mês de maio. Para abril, a peça "O Analista de Bagé", com Cláudio Cunha, já está agendada e acontecerá no dia 12.
A iniciativa de trazer peças teatrais e artistas de renome nacional conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e do comércio local. A produtora Rita Zahra se diz satisfeita com o resultado do primeiro evento. "Apesar do dia da peça ter coincidido com o último capítulo da novela das 8, o espetáculo "Neversário do Nerso", foi um sucesso de público. No sábado, o salão de eventos da Igreja São Francisco estava lotado e o público saiu satisfeito depois de 2 horas de gargalhadas. Estamos muito felizes e esperamos que o público continue prestigiando os artistas e incentivando a vinda dessas peças para Ubatuba." PMU



Mutirão contra dengue vistoria 2.375 casas na região central

A ação, que teve início no último dia 28 de fevereiro, contou com a participação de 53 pessoas, entre agentes de controle de endemias e agentes de saúde da família. Na próxima segunda-feira, 12, começa um mutirão no Bairro Ipiranguinha
O mutirão contra a dengue na região central de Ubatuba terminou nesta quinta-feira, 8. Ao todo, foram visitadas 2.375 imóveis, em 174 quarteirões. Em 1.075 casas , foi realizado controle mecânico, ou seja, retirada de criadouros e mudança de locais e posições de objetos. O inseticida granulado (Abeit) foi aplicado em 254 casas. A Secretaria registrou também um número lamentável: 60 pessoas recusaram a visita e o trabalho dos agentes. Até agora, a nebulização foi aplicada em 54 dos 174 quarteirões.
A ação, que teve início no último dia 28 de fevereiro, contou com a participação de 53 pessoas, entre agentes de controle de endemias e agentes de saúde da família. Na próxima segunda-feira, 12, um mutirão terá início no bairro Ipiranguinha e, logo em seguida, será a vez do Perequê-Açu.

Parceria com governo do estado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente na reunião do Comitê Regional de Dengue nesta terça-feira, 6. Esse tipo de encontro acontece regularmente, mas desta vez, a comitiva ubatubense solicitou à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado ao Governo do Estado, um reforço para as ações de combate ao mosquito da dengue no município. Como resultado, a Sucen disponibilizou para Ubatuba dez funcionários e sete equipamentos de proteção individual (EPI's). Esses funcionários e equipamentos já estão à disposição do município e começarão a atuar nesta segunda-feira, no mutirão do Ipiranguinha.
Com a chegada dos equipamentos e dos funcionários da Sucen, a aplicação de veneno destinada a eliminar os insetos alados transmissores da dengue, chamada nebulização, bem como a eliminação de criadouros serão intensificadas. Os agentes de controle de endemias que são capacitados para realizar a nebulização, mas não possuíam equipamentos, poderão reforçar as atividades. Os funcionários da Sucen trabalharão no sentido de preparar os moradores para receber a equipe de nebulização em suas casas.

Colaboração da comunidade

Uma das dificuldades que as equipes de combate à dengue estão enfrentando nos mutirões é a recusa das visitas. A coordenadora do Programa de Combate à Dengue de Ubatuba, Carolina Pannuti afirma que os moradores alegam motivos diversos para a recusa. "Eles dizem que não têm tempo, que não precisam da visita ou que não querem a nebulização em suas casas. Acontece que a recusa da vistoria e aplicação do inseticida pode acarretar em ineficiência das ações. As pessoas precisam entender que uma casa que fica sem a aplicação do veneno pode ocasionar a perda de todo um trabalho que está sendo feito."
Outro fator importante a ser observado, segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, é a continuidade das ações de eliminação de focos por parte dos munícipes. "As pessoas precisam entender que o combate ao mosquito da dengue deve ser feito todos os dias, independente de estarmos vivendo um momento de surto ou não. Agora, neste período entre março e abril, em que as chuvas se iniciam e o calor permanece, é preciso prestar ainda mais atenção. Neste momento, mais do que nunca, nós precisamos da colaboração de todos."

Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU



Administração Regional Norte melhora condições em estradas da região

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, tem realizado vários serviços para a melhoria de estradas naquela região. No Sertão do Ubatumirim, a Estrada Sesmaria e Tombador, passagem de moradores e também muito utilizada pelos produtores para escoamento de bananas, recebeu as máquinas da prefeitura, que fizeram o nivelamento e cascalhamento de 3 km da vicinal. Ainda no Ubatumirim, a Estrada do Francisquinho recebeu 200 metros de pavimentação. Foram usados cerca de 25 caminhões de materiais, em 10 dias de trabalho.

Camburi

A equipe da Regional Norte esteve durante toda a semana atendendo a uma reivindicação da comunidade: a Estrada do Camburi recebeu melhorias nos 3,5 km de extensão, onde foram utilizados 100 m³ de material. Após o nivelamento do leito carroçável, os ônibus poderão voltar a trafegar na estrada.
Outra antiga reivindicação da comunidade que foi atendida pela Regional Norte foi conseguir que fosse estabelecido um horário de ônibus para o Camburi no período da tarde. O ônibus sai às 15h30 do Centro e volta do Camburi às 16h30. O novo horário beneficia principalmente moradores e alunos do Camburi e Sertão da Fazenda. PMU



Ubatuba realiza Campeonato Top Tunning

O evento contará com a presença dos melhores carros preparados e personalizados do Brasil

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Turismo, promove em parceria com a 101% Eventos, o maior Campeonato de Tunning do Brasil. O Campeonato acontecerá neste domingo,11, das 10h às 19h, na Praça Capricórnio, mais conhecida como Praça do Skate. Serão realizadas diversas competições, como a transformação do carro, o som automotivo, além do campeonato de rebaixados e de Néon. Antecedendo o evento, no sábado, dia 10, acontecerá uma Balada Eletrônica, das 21h30 até 24h. Três carros estarão com seus sons interligados, fazendo a maior festa.
No domingo, participarão do evento competidores de várias regiões e de outros estados. As competições são válidas para os campeonatos brasileiro, estadual e litorâneo. O ranking dos principais competidores será publicado nas revistas parceiras do evento, além de outras mídias que publicarão textos, com fotos e resultados. Os vencedores do 1º ao 3º lugar de cada categoria serão premiados com troféus.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que o município está se destacando como um local propício para a produção desse tipo de evento. "Podemos comprovar isso, considerando a grande cobertura da mídia especializada. Outra questão importante é o fato de, mais uma vez, a nossa cidade ter sido escolhida para ser o centro dessa modalidade em franca expansão, com novos adeptos a cada dia."

Os campeonatos

Durante toda a programação do evento, diversos campeonatos acontecerão. O Campeonato de Som Automotivo, por exemplo, tem como finalidade avaliar a potência sonora do veículo pelo período de 30 segundos. Ganha aquele que atingir o maior índice de decibéis (dbs) na sua categoria. Existem duas categorias principais, a de SPL, que mede a pressão acústica dentro do veículo e a de trio elétrico, que mede a pressão fora do veículo.
O Campeonato de Tuning avalia a preparação estética dos veículos, funcionando como uma exposição de veículos de performance, mas é uma competição com premiação e válida pelo ranking brasileiro. Ganha o carro mais equipado.
O Campeonato de Carros Rebaixados é uma competição que visa avaliar os aspectos estéticos de veículos equipados ou modificados, com características esportivas. Ganha o carro mais baixo.
Além dos campeonatos, acontecerão também exposições de carros tuning e carros preparados. Alguns dos principais veículos de tuning do Brasil e dos principais veículos de arrancada de São Paulo estarão presentes no evento. Os parceiros dos fóruns
preparados.com.br, carrosderua.com.br , spportcarbr.net também têm presença garantida, trazendo, em média, 60 veículos.
O Evento Top Tuning conta com o apoio das Revistas Car Stereo Tuning, Maxi Tuning e Carangos. PMU



Prefeitura executa projeto de paisagismo em diversos pontos da cidade

Com o objetivo de melhorar o aspecto visual da cidade, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, colocou em prática um projeto de paisagismo que está sendo executado, inicialmente, em dezessete pontos estratégicos do município. O projeto abrange, principalmente, os jardins e canteiros do corredor turístico, que vai do Itaguá ao Perequê-Açu.
Alguns dos pontos que estão recebendo a nova jardinagem são: trevo de entrada da cidade, Praça Cícero Gomes, calçada em frente ao Ginásio de Esportes “Tubão”, canteiro em frente à delegacia, Praça Capricórnio e diversos canteiros do Perequê-Açu, entre outros.
Leila Famadas, responsável pelo setor de jardinagem da Secretaria de Obras, explica que a prefeitura está buscando parcerias para a conservação e manutenção dos jardins. Há também a possibilidade de comércios e pessoas físicas adotarem um jardim ou uma árvore, assumindo, assim, a responsabilidade pela conservação da limpeza e do cuidado com o crescimento das plantas.
“É muito importante que as pessoas se interessem em ajudar a prefeitura na conservação destes jardins. O custo é pequeno e faz uma grande diferença para a cidade, valorizando os espaços e beneficiando a todos. Agradecemos aos comerciantes que já vêm ajudando, como a Naturalli Garden Center, a Cacau Show e a Escola Criar-te”, disse Leila. PMU



Trecho da Cunhambebe terá mão de direção alterada

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, informa que a partir do dia 1 de abril, a Rua Cunhambebe, no centro da cidade, terá a sinalização de mão dupla alterada para mão única, no trecho compreendido entre a Avenida Professor Thomaz Galhardo e a Rua Conceição. A mudança foi feita tendo em vista a necessidade de adequação do fluxo de veículos na referida rua. PMU



Futevôlei de Ubatuba define primeira dupla para Jogos Regionais

A dupla Caio e Georges é a primeira dupla classificada para representar Ubatuba nos 51º Jogos Regionais 2007. A conquista veio durante a disputa da primeira etapa do “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei”, disputada na praia do Perequê-Açu, no último domingo, 4.
Mesmo perdendo a final para a dupla Carioca/Xandão, Caio e Georges disputarão os regionais por serem a dupla de Ubatuba melhor classificada na etapa. A próxima dupla classificada para os Jogos Regionais será conhecida no dia 14 de abril, quando acontece a segunda etapa, no Quiosque do Wilson, na Praia Vermelha do Centro.
Para Almir Ramos, organizador do evento, o futevôlei tem um grande futuro na cidade. “Ubatuba sempre teve bons valores no futebol, com jogadores de grande habilidade e que agora com a crescente procura para a prática do futevôlei estão se motivando e se preparando para fazerem bonito, não somente nos Jogos Regionais, mas também em outras competições”.
O 1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Liga Ubatubense de Futebol.

Confira abaixo o ranking após a primeira etapa.

Classificação / Dupla / Pontos


01º - Carioca e Xandão - 200
02º - Caio e Georges - 180
03º - Fabinho e Cristiano - 160
04º - Ananias e Silvano - 140
05º - Renato e abiano - 120
06º - Kleber e Marcos - 110
07º - Diego e Claudinho - 100
08º - Emerson e Edson - 90
09º - Marcio Negão e Alex - 80
10º - Marcelo e Maurício - 70
11º - Wilson e Cumpadre - 60
12º - Maicon e João Victor - 50
13º - Juninho e Bittencurt - 40
14º - Henrique e André Paulo - 30 PMU



Fundo Social de Ubatuba promove chá em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba promoveu uma homenagem às funcionárias públicas municipais por ocasião do Dia Internacional da Mulher, na tarde da última quinta-feira, 8 de março. A primeira-dama, Denise Cesar, que reuniu aproximadamente 250 funcionárias para o chá lembrou a importância da data: “Mais uma vez podemos comemorar essa data tão importante para lembrar as conquistas femininas. Parabenizo a todas as ubatubenses, por todas as vitórias obtidas”, disse Denise.
O hall de entrada do paço municipal também foi palco de uma exposição, organizada pelo grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, que reuniu trabalhos de diversas artistas de Ubatuba.

Manhã com música

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Educação preparou uma recepção com música para as funcionárias e para o público em geral.
No repertório, clássicos da MPB e internacionais, interpretados por músicos da Banda Lira Padre Anchieta. PMU



Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para escolinha de futsal

A Prefeitura de Ubatuba informa que, a partir do próximo dia 13, estarão abertas as inscrições para as Escolinhas de Futsal da Secretaria de Esportes e Lazer, no centro e em cinco bairros da cidade.
No centro, serão abertas vagas para alunos das categorias sub-11 a sub 15 e feminino; no Perequê-Açu as categorias são sub-13 a sub-17; no Sumidouro existem vagas para sub–9 a sub-13; na Estufa I haverá inscrições para as categorias sub-9 a sub-15; no Ipiranguinha, sub-9 e sub-11, enquanto que no Lázaro as inscrições são para sub-9 a sub-13.
Os professores já estão visitando as escolas desses bairros informando sobre as aulas, mas quem preferir pode se inscrever nas sedes das associações de moradores do Ipiranguinha e Perequê-Açu, ou nas quadras do Sumidouro, Lázaro e Estufa I, com o professor responsável. Para as aulas no centro as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818. PMU



Prefeitura realiza diversos serviços no Perequê-Açu

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando uma série de serviços, visando a melhoria da qualidade nas ruas do Perequê-Açu e Jardim Cracóvia.
Na Avenida São Paulo foi efetuada a limpeza de todas as caixas de areia do canal bem como capinação no canteiro central e nas bordas das ruas transversais. Os principais corredores de acesso à praia (Rua Pedra Negra, Rua Antonio Tepedino Pagano, Rua Taquaral, Rua Nery José Dias, Rua Rio Claro e Rua Engº Francisco C. Filho) receberam operação tapa-buracos.
No Jardim Cracóvia, as Ruas Paderewsky, Pilsudski, Avenida Bahia, Mahatma Ghandi, César Frank e Rio Grande do Sul, além da Praça da República e da Praça Vera Cruz receberam obras de nivelamento, cascalhamento, desobstrução de valas, córregos e limpeza de praças e terrenos baldios. PMU

Voltar