Total de visualizações de página

terça-feira, março 20, 2007

Notícias da Prefeitura

Cidadãos com dengue devem procurar Unidades de Saúde da Família

Com o objetivo de desafogar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os munícipes a procurarem atendimento em seus próprios bairros, nas Unidades de Saúde da Família em vez de se deslocarem para o Centro. Outra opção são os pronto-atendimentos, situados no Centro e no Ipiranguinha. Ambos realizam consultas das 7h30 às 19h30, todos os dias, inclusive nos fins-de-semana. Essa atitude contribuirá para que as pessoas, de um modo geral, sejam atendidas com maior rapidez.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, em torno de 38 a 39º por, no máximo sete dias, dores no corpo, dor de cabeça e na região ocular, podendo ser acompanhadas de manchas avermelhadas no corpo e coceira. No caso de suspeita, evitar ingerir medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico (AAS), dando preferência para dipirona ou paracetamol. Outra dica importante é ingerir bastante líquido, evitando a desidratação. Não há tratamento específico para a dengue, apenas sintomático, ou seja, assim como numa gripe, os medicamentos indicados servirão apenas para aliviar os sintomas. PMU



Prefeitura testa composto orgânico feito a partir de resíduos de peixe

Essa iniciativa é duplamente ecológica, uma vez que aproveita resíduos antes jogados no mar e os transforma em um fertilizante natural, com muitas propriedades nutritivas

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Vigilância Sanitária e pescadores da Praia do Itaguá, iniciou nesta segunda-feira, 19, um projeto que visa aproveitar os resíduos dos peixes. As partes não utilizadas no consumo, como barrigada, escamas e cabeças, misturadas à serragem serão transformadas em um rico composto orgânico a ser utilizado pelos agricultores do município.
Essa iniciativa, segundo a secretaria da Smapa, Valéria Gelli, é duplamente ecológica. "Primeiramente, esses resíduos que antes eram jogados no mar, serão reaproveitados, evitando o mau cheiro. Depois, para os agricultores, esse é um fertilizante natural e barato, com muitas propriedades nutritivas, como o fósforo, o nitrogênio e diversos micro-nutrientes."
O projeto-piloto, que será testado durante um ano, foi desenvolvido por técnicos da própria Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os pescadores que aceitaram contribuir com o projeto são o Paco e o Santana, da Praia do Itaguá. Nesta fase de teste do projeto, uma média de 50 kg de composto poderá ser produzida ao dia. PMU



Sala Verde participa de ações ambientais para comemorar Semana da Água

A equipe da Sala Verde de Ubatuba está organizando, em conjunto com escolas e entidades, duas ações ambientais durante as comemorações da Semana da Água, em Ubatuba. No próximo dia 23, pela manhã, alunos da Escola Municipal Honor Figueira, membros da Associação dos Protetores de Itamambuca (API) e moradores do bairro, acompanhados por monitores ambientais, farão o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, na área do Rio Itamambuca, nas proximidades do manguezal. A concentração do mutirão acontece à partir das 8h30 na sede da API.
Ainda no dia 23, à partir das 14 horas a equipe da Sala Verde acompanhará os alunos da EMEI Maria Alice Leite da Silva, do bairro do Perequê-Açu em uma ação de replantio de espécies nativas, nas proximidades do Rio Grande, em áreas que sofreram com aterros para loteamentos.
Organizada em parceria com a secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, a ação é um complemento do trabalho desenvolvido pela equipe da Sala Verde (parceria PMU/ Ministério do Meio Ambiente). “O mutirão vem ao encontro do que temos defendido em nossos cursos, sobre os cuidados e as responsabilidades ambientais de todos”, diz Vânia Carozzo, educadora ambiental e uma das coordenadoras de Sala Verde. PMU



Ubatuba confirma presença nos Jogos Regionais do Idoso

Competição acontece em maio, em Pindamonhangaba

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo confirmou a realização do 2º JORI (Jogos Regionais do Idoso) entre os dias 23 e 27 de maio, em Pindamonhangaba.
Ubatuba mais uma vez estará representada na maior parte das 11 modalidades da competição (atletismo, bocha, buraco, dama, dominó, dança de salão, coreografia, malha, natação, truco e vôleibol adaptado).
Em algumas modalidades os representantes de Ubatuba já estão definidos. Isto em função da classificação no Torneio da Melhor Idade, disputado no segundo semestre de 2006. “Por isso mesmo eles já treinavam, apenas aguardando a definição da data”, conta Valéria Carvalho, coordenadora de competição da equipe da Melhor Idade de Ubatuba.
Denise Cesar, presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, pretende prestigiar a equipe em Pinda. “Se possível, desejo acompanhar mais uma vez nossa equipe nas disputas do JORI. É fantástico o entusiasmo e a dedicação dos nossos atletas da Melhor Idade. Desejo boa sorte a todos nesta fase de treinamentos”, declarou a primeira dama de Ubatuba.
O JORI é uma competição classificatória para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em Praia Grande, de 21 a 25 de novembro. PMU



Regata da Amizade quer bater recorde de embarcações em Ubatuba

A Associação dos Usuários da Marina do Saco da Ribeira (AUMAR) promove nos próximos dias 6 e 7 de abril a 15ª Regata da Amizade. O evento, aberto aos veleiros de oceano IMS, ORC Club, Bra RGS e Cruzeiro (Bico de Proa), tem apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, e terá, no sábado, à partir das 13 horas, a regata de percurso; no domingo, às 12h acontece a regata Barla-Sota (demarcada por bóias). A festa de premiação, com Canoa de Cerveja, churrasco e mexilhão, começa às 18h30, no Ubatuba Iate Clube.
Os organizadores esperam alcançar a marca de 60 veleiros na raia, e bater o recorde de participantes em regatas disputadas em Ubatuba, nesta edição de quinze anos do evento. A média dos últimos anos tem sido de 40 embarcações reunindo velejadores do Litoral Norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.
Em 2006, o barco Phetixe IX comandado por Júlio Antônio Cechelto foi o vencedor na categoria Veleiros de Competição; já a embarcação Azougue, comandada por Carlos Matos, foi a vencedora na categoria Cruzeiro geral.
Além dos troféus, a organização sorteará durante a festa de premiação uma vela Genoa (Velas BK) e duas Manicacas (PHTX Manicacas), ovos de Páscoa, entre outros brindes.
As inscrições estão abertas na secretaria da AUMAR ou no site oficial do evento
www.indicemkt.com.br. O valor é de R$ 30,00 por tripulante até o dia 28/3. A partir do dia 29/3, o preço passa para R$ 40,00. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e fazer depósito bancário.
A 15ª Regata da Amizade, promovida pela AUMAR, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU

Voltar