Total de visualizações de página

sábado, março 17, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeitura contrata médicos para atuar no Programa de Saúde da Família

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Saúde está contratando médicos para atuarem no Programa de Saúde da Família e Pronto Atendimento da Rede Municipal de Saúde. Os interessados devem entrar em contato com Sheila, pelo telefone 3833-8580 ou 3833-8590 ou por e-mail:
saude@ubatuba.sp.gov.br. A Secretaria de Saúde fica na Avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro. PMU



Instituto de Previdência Municipal abre licitação para contratar médico do trabalho

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) está contratando um profissional liberal do ramo de medicina do trabalho, com o devido registro no CRM e no Ministério do Trabalho, para prestação de serviços profissionais de medicina, visando realizar perícias médicas para a concessão de auxílio doença, aposentadoria por invalidez e readaptação.
Os interessados devem procurar o instituto, fornecendo dados da empresa ou do profissional. A contratação será feita por meio de carta-convite e a abertura da licitação será no dia 29 de março. As propostas deverão ser protocoladas até as 8h30 do dia 29.
O edital completo ficará à disposição dos interessados na sede do IPMU, situada na Rua Dona Maria Alves, 815, sala 2, Edifício Liberal Center – Centro – Ubatuba. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (12) 3833-3044 ou pelo e-mail:
financaipmu@uol.com.br. PMU



Aluno de Ubatuba ganha bolsa de estudos para pesquisa científica sobre jundu

O popular Jundu, também conhecido como escrube, é um tipo de vegetação que cresce nas praias, afastado do mar, sobre a faixa de areia

O aluno do curso de Geografia da Universidade de Taubaté, Alexandre Nardy Vasconcellos foi beneficiado por uma bolsa de estudos, concedida a ele por conta do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Diagnóstico e Espacialização da Vegetação de Jundu nas Praias da Região Central de Ubatuba”. A proposta foi apresentada em outubro de 2006, no XI Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação da UNITAU. Uma comissão de análise dos projetos, composta por professores de diversos departamentos da instituição aprovou a pesquisa e concedeu a bolsa ao aluno.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente está colocando em prática o projeto, uma vez que Alexandre Nardy é coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde o ano passado, estão sendo desenvolvidas ações, como a manutenção do jundu na Praia do Itaguá, palestras na Semana do Meio-Ambiente 2006, e parceria com associações de moradores para preservação do jundu nas praias.
Na opinião de Nardy, o incentivo a pesquisas científicas como essa pode representar grandes avanços para as comunidades e soluções para os problemas atuais do planeta. "No caso desse projeto específico, a sua conclusão contribuirá para a construção do conhecimento sobre essa vegetação tão importante, chamada jundu. Além disso, Ubatuba poderá ter registrada a situação atual de suas praias. Na atual discussão sobre o aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos, essa base de dados será de grande valia não só para o município, mas para toda a região e as futuras gerações."
A pesquisa a ser realizada por Nardy, terá a orientação do professor Mcs Eduardo Carlos Pinto, atualmente Coordenador do Curso de Geografia e membro do Conselho do Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. Esta etapa do trabalho tem por objetivo mapear e diagnosticar a situação da vegetação de jundu, além de discutir ações de preservação, conscientização e criação de um banco de dados para subsidiar futuras análises.

A importância do jundu

O popular jundu, também conhecido como escrube, é um tipo de vegetação que cresce nas praias, afastado do mar, sobre a faixa de areia. São plantas de pequeno porte que, para se adaptar à mobilidade do solo arenoso, crescem horizontalmente, espalhando-se pelo chão.
A preocupação com o jundu justifica-se pelo fato dessa vegetação proporcionar matéria orgânica ao ambiente, que será reciclada e permitirá o surgimento de uma vegetação de maior porte, típica da mata de restinga. Além disso, o jundu, apesar de ser uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas “ressacas” do mar. PMU



Prefeitura auxilia empresa em instalações para luz elétrica no Sertão da Fazenda

Cerca de 35 famílias estão sendo beneficiadas no bairro

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, está prestando auxílio à empresa Start para a colocação de postes para implantação de luz elétrica no Sertão da Fazenda. Os serviços foram realizados durante esta semana, levando o benefício a cerca de 35 famílias do bairro. “Estamos fazendo tudo o que nos foi solicitado e continuamos de prontidão para ajudar no que for preciso”, disse o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior.
O prefeito Eduardo Cesar, recebeu, no início de fevereiro, representantes do Programa Luz Para Todos, que apresentaram a segunda fase do Programa para o município. Para Ubatuba, em 2007, o Programa priorizará as comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas existentes no município, sem prejuízo de atendimento às outras comunidades.
Aproximadamente duas mil pessoas já foram beneficiadas com o Programa Luz Para Todos em Ubatuba e as comunidades da Cabeçuda, na região da Picinguaba e do Camburi deverão ser as próximas a serem atendidas. “Já estamos colhendo os frutos da reunião que ocorreu no mês passado. Terminado o Sertão da Fazenda, já se iniciam os serviços na Cabeçuda e temos grandes esperanças de em breve estarmos levando a luz elétrica também para o Camburi”, acrescentou Junior. PMU



Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos irá para Sertão da Quina na próxima semana

O próximo bairro a receber a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos será o Sertão da Quina. Os interessados em submeter seus animais de estimação à cirurgia deverão preencher um cadastro e realizar o agendamento entre os dias 26 e 27 de março, das 14 às 17h, na Unidade de Saúde da Família do Bairro. As castrações serão realizadas nos dias: 28 e 29 de março, 3 e 4 de abril e 10 a 12 de abril, em local a ser definido. PMU



Prêmio de Educação Fiscal vai mobilizar educadores e escolas

As Secretarias de Educação e o Grupo de Educação Fiscal (GEF) do Litoral Norte promovem o I Prêmio de Educação Fiscal do Litoral Norte de São Paulo.
Dividido em duas categorias (Educadores e Escola) e destinado aos educadores e às Escolas de Educação Básica, o objetivo do concurso é o desenvolvimento de projetos abordando um dos eixos temáticos da Educação Fiscal: Bens Públicos; Consumo; Meio Ambiente; Turismo; Ética; Planejamento, Orçamento, Fiscalização e aplicação dos recursos públicos.
As inscrições deverão ser feitas de 20 a 30 de março e os educadores e as escolas deverão encaminhar seus trabalhos à Secretaria de Educação de 19 a 21 de setembro.
A premiação dos trabalhos ocorrerá no mês de outubro e os três melhores trabalhos serão premiados com câmeras digitais e DVD players destinados pela Secretaria da Receita Federal. Os melhores trabalhos serão publicados e terão divulgação nacional.
O edital e a ficha de inscrição poderão ser encontrados no site da Prefeitura de Ubatuba
www.ubatuba.sp.gov.br . PMU



Prefeitura e Santa Casa realizam Semana de Prevenção a Acidentes no Trabalho

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e a Santa Casa, acontece entre os dias 9 e 13 de abril, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), no Salão da Igreja São Francisco. Esta será a segunda edição do evento promovido pela Prefeitura, mas a Santa Casa já o realiza há nove anos.
O objetivo da Sipat é treinar todos os funcionários e conscientizá-los sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. O evento é destinado principalmente a todos os funcionários de ambas as organizadoras da Sipat. PMU



PESM realiza cadastro de guias de turismo em Ubatuba

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), através de sua Câmara Técnica de Ecoturismo, está cadastrando todos os guias de turismo atuantes no município de Ubatuba. O objetivo do cadastro é organizar e profissionalizar o setor, criando um banco de dados com informações sobre os guias que são devidamente capacitados para atuar em campo.
De acordo com a diretora do PESM – Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, outra intenção do cadastramento é conhecer quem já está trabalhando no Parque e como os serviços estão sendo conduzidos. “Poderemos criar um padrão de conduta e metodologia do serviço oferecido, melhorando a qualidade do atendimento ao visitante, gerando segurança e melhores informações de interpretação ambiental, conseqüentemente diminuindo o impacto ao meio ambiente”, explica Eliane.
O monitor de ecoturismo Nei Bernardes, da AmeUbatuba (Associação de Monitores de Ecoturismo de Ubatuba), elogiou a iniciativa do Parque: “considero muito importante este cadastro porque pode contribuir para o crescimento do setor e dos atores envolvidos, no caso os guias. Com um cadastro que identifique os guias, a comunicação entre os setores pode ser melhorada também”.
Os interessados em se cadastrar devem procurar a “base centro” do PESM, na Rodovia Oswaldo Cruz, 5040, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 13 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1397. PMU



Ubatuba sedia primeira etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade

Ubatuba é a única cidade litorânea em oito etapas do Rally e suas características naturais proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo

Devido ao grande sucesso do I Rally Pura Aventura, acontecido no ano passado em Ubatuba, a Associação dos Fora de Estrada (Asfe), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo realizará a primeira etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade no município. O evento acontecerá nos 23 e 24 de março, atraindo para a cidade, competidores de todo o sudeste de São Paulo. A largada promocional acontecerá no dia 23, em local a definir e a largada técnica será no posto Kamomê, no dia 23, às 9h.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o interesse da Prefeitura em incentivar esse tipo de evento é fomentar e desenvolver os esportes de aventura em Ubatuba, trazendo para a cidade, um público seleto e fiel. "Os “fora de estrada” são pessoas que vivem viajando em busca de aventura e lugares bonitos. Eles gostaram de Ubatuba porque é única cidade litorânea em oito etapas do Rally. É interessante para eles, porque trazem a família para aproveitar as praias, enquanto a prova acontece."

O Off Road

“Off road” significa qualquer esporte de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “in door”, ações feitas em espaços limitados, ou “out door”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas.

A Copa Sudeste

É uma competição Off-Road no formato de Rally de Regularidade (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido), em que apenas veículos 4x4 participam. O trajeto é conhecido apenas no momento da largada, através de uma planilha indicativa, em que piloto e navegador devem passar por trilhas de baixas, médias e altas dificuldades. De acordo com o solo fica estipulada a velocidade média a ser cumprida pelos competidores em cada parte do trajeto. Ganha a prova o competidor que mantém maior regularidade.

Rally de Regularidade

As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido.
Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. PMU




Abertas as inscrições para a Taça Cidade de Ubatuba de pesca esportiva

O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) promove nos dias 14 e 15 de abril a segunda edição da “Taça Cidade de Ubatuba” de pesca esportiva. A prova é um torneio individual de pesca de arremesso de praia, nas categorias masculino, feminino, juvenil e master com duração de oito horas dividido em dois dias: no sábado a prova vai das 13h às 17h e no domingo das 8h às 12h30.
A premiação vai do 1º ao 5º lugar no masculino e do 1º ao 3º nas demais categorias, além da premiação para a maior peça capturada. Informações e inscrições no Clube de Pesca de Ubatuba pelo telefone (12) 3833-7074. O regulamento da prova pode ser obtido no site www.antares.com.br/cbpds/html/REG-TAUBATUBA.doc
A “Taça Cidade de Ubatuba” de pesca esportiva é organizada pelo CPU, com fiscalização da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos sub Aquáticos, Federação Paulista de Pesca e Lançamento e Comissão Nacional de Arbitragem, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU

Voltar