Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2007

Notícias da Prefeitura

Corrida de aventura marca comemorações dos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta

As inúmeras belezas da ilha serão o cenário desta corrida de aventura, que proporcionará aos competidores a oportunidade de conhecer mais sobre a natureza local

Uma das principais atrações que vão compor a programação das comemorações dos 30 anos de criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, é uma corrida de aventura, organizada especialmente para a ocasião. A intenção é promover uma competição de aventura, onde os participantes – profissionais ou amadores - pratiquem esportes variados na mesma competição, no formato de gincana. A corrida acontece na sexta-feira, dia 6 de abril, com início às 10h e término previsto para às 17h.
Organizada pela equipe de monitores “Consciência Verde” e tendo como palco as inúmeras belezas da Ilha, a 1ª Corrida de Aventura da Ilha Anchieta deve inserir conceitos básicos de interpretação ambiental nos pontos de cumprimento de cada etapa da competição, promovendo a oportunidade de os participantes serem sensibilizados e conhecerem mais sobre a natureza da Ilha.

A competição

A corrida vai contar com quatro pontos, que são tarefas a serem cumpridas, com natação, canoagem, trekking e mergulho livre. Os pontos de largada e chegada da competição ocorrerão no Pátio do Presídio, de onde os competidores seguem percorrendo a Praia do Sapateiro e o caminho para a Praia da Palmas, até o posto de controle da natação, onde inicia o circuito a nado. Depois é hora de os competidores seguirem de caiaque até a Praia do Sul, onde desembarcam, carregando seus caiaques de volta até o posto de controle da Praia das Palmas. Para finalizar, os participantes realizam mergulho livre interativo e retornam até o ponto de saída.
A competição possuirá o limite máximo de 15 equipes, com quatro participantes por equipe, sendo dois homens e duas mulheres por equipe. Os participantes deverão ter a idade mínima de 16 anos, estar em perfeitas condições de saúde física e munidos dos equipamentos obrigatórios de cada modalidade, conforme as normas de conduta dos organizadores da competição.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de abril, através do e-mail
conscienciaverde@hotmail.com ou pelo telefone (12) 3833-6594. Será cobrado o valor de R$ 40,00 por equipe. Para a inscrição os participantes deverão apresentar documento de identidade e atestado médico, preencher ficha de inscrição e termos de responsabilidades da Equipe Consciência Verde e do Parque Estadual Ilha Anchieta. Os participantes da 1ª Corrida de Aventura da Ilha Anchieta serão transportados para o Parque Estadual por uma escuna que sairá do Píer do Saco da Ribeira às 8h e retorna às 17h30. Aos participantes da competição será oferecido um “kit lanche” para ser consumido durante a prova e, após seu término, uma refeição leve.
A competição contará com pessoal especializado em atendimento de primeiros socorros, bombeiros salva-vidas e, na etapa da natação, lancha de apoio da Polícia Ambiental e/ou do PEIA. Mais informações pelo site
www.conscienciaverde.com

Um pouco de história sobre o esporte

A corrida de aventura é um esporte no qual participam pessoas de ambos os sexos, dispostas em grupos, com o objetivo de cumprir as tarefas determinadas no menor tempo possível. A grande diferença do esporte é a variedade de terrenos e locais do percurso.O esporte exige preparo físico e psicológico, além de grande senso de grupo.Quem se arrisca no esporte está ciente de que poderá enfrentar dificuldades e imprevistos. As primeiras provas do esporte aconteceram na Nova Zelândia na década de 80, como uma maneira de integrar o homem ao meio, de uma maneira totalmente consciente. De lá para cá o crescimento foi grande e hoje existem praticantes e provas em todos os cantos do mundo.
No Brasil a primeira expedição foi a Expedição Mata Atlântica (EMA), que aconteceu em 1998. Hoje o esporte já possui a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura e o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura. PMU



Prefeitura estuda regularização de áreas congeladas em Ubatuba

A regularização promove a melhoria geral na situação dos bairros e é necessária para a inclusão em programas dos governos estadual e federal que disponibilizam recursos para melhora da infra-estrutura

A Prefeitura de Ubatuba está empenhada em avançar com os procedimentos para regularizar as áreas congeladas do município. Em dezembro do ano passado, a Comissão Municipal de Habitação reuniu-se com a Cetesb, Sabesp, DEPRN, Cartório de Registro de Imóveis e Promotoria Pública para discutir os caminhos da regularização urbanística e fundiária das áreas que passaram pelo processo de congelamento. Foi formado, então, um grupo para desenvolver as ações necessárias. Em março deste ano foi designado o Promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Litoral Norte, Fábio Rodrigues Franco Lima, para cuidar especificamente desta área, facilitando o andamento dos procedimentos.
Na última terça-feira, 27, o grupo reuniu-se na prefeitura, quando se definiu o Parque Guarani como alvo principal do processo de regularização fundiária em Ubatuba. O local foi escolhido por ser uma área pública, estar na região central, possuir muitas casas, além de sofrer de falta de infra-estrutura e inundações. Outro local que ficou definido como uma das prioridades foi a Vila Santana, área particular que também já está com o processo adiantado na obtenção das informações necessárias para a regularização. Novas reuniões já estão agendadas para o próximo mês.

Reunião com a comunidade

Ainda na terça-feira, 27, o presidente da Comissão Municipal de Habitação, Claudinei Salgado, e a assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, estiveram reunidos com moradores e representantes da diretoria da associação de moradores do Parque Guarani. A intenção foi esclarecer a comunidade sobre os andamentos da regularização e lembrá-la que ela faz parte deste processo. “É muito importante a participação de toda a comunidade envolvida. A união de todos estes órgãos visa, tão somente, agilizar este processo inovador. Gostaríamos de lembrar que as áreas que já estão congeladas possuem a vantagem de já estar em processo avançado de recolhimento de informações para alcançar a regularização”, explica Claudinei Salgado.
“A regularização promove a melhoria geral na situação dos bairros e é necessária para a inclusão em programas dos governos estadual e federal para obtenção de recursos que incrementam a infra-estrutura”, acrescentou o presidente da Comissão Municipal de Habitação, lembrando que Ubatuba aderiu ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) do Ministério das Cidades, tornando-se município apto a realizar parcerias para angariar recursos. PMU



Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos presta serviços no Bairro Sertão da Quina

Algumas cirurgias já foram agendadas, mas ainda há vagas, porém somente para as pessoas que residem no bairro

A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba estará atendendo no Bairro Sertão da Quina nesta quinta-feira, 29. Depois, a Unidade funcionará neste bairro durante os dias 3, 4, 10, 11, 12 e 17 de abril. Algumas cirurgias já foram agendadas, mas ainda há vagas, somente para as pessoas que residem no bairro. A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular.
No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastramento deve ser maior de idade e levar CPF e RG. A Unidade Móvel ficará instalada na Chácara Roka Mielli, cerca de 200 m do Posto de Saúde do Sertão da Quina. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo número 3832-6810 e solicitar o agendamento.
O material cirúrgico utilizado, segundo a veterinária do CCZ, Claudia Ferraz, é de primeira qualidade. "Nós trabalhamos com os mesmos anestésicos e medicações utilizados em clínicas particulares. Observando as instruções que antecedem o procedimento cirúrgico e o pós-operatório, tudo ocorre tranqüilamente."

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só pode fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia


Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o bichinho confinado, para evitar que ele faça esforços.

Questão de saúde coletiva

O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."

Vereador conhece projeto

Na semana passada, a Unidade Móvel, que estava no Bairro da Maranduba, foi visitada pelo vereador Dailton Sá, de Hortolândia, que ficou sabendo do projeto que está sendo desenvolvido em Ubatuba e se interessou por seguir o exemplo. Neste bairro, em sua primeira atuação, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 14 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas. PMU



Prefeitura de Ubatuba realiza grande mobilização de combate à dengue no Dia D Estadual

Centenas de funcionários de vários setores da Prefeitura vão atuar, neste sábado, como voluntários, nas ações de conscientização de casa em casa, na luta contra a dengue

A Prefeitura de Ubatuba realizará uma grande mobilização para marcar o Dia Estadual de Combate à Dengue, mais conhecido como Dia D, celebrado em 31 de março. Centenas de funcionários de vários setores da Prefeitura se unirão aos agentes de saúde para realizar ações de conscientização de casa em casa no Centro e no Itaguá, bairros mais atingidos pelo mosquito. A concentração acontecerá no sábado, dia 31, na Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 7h30.
Além disso, o Calçadão da Maria Alves será tomado por centenas de pessoas. A prefeitura convidou estudantes, associações de bairro, guardas municipais, representantes religiosos, polícias e outras entidades para se unirem à mobilização. O objetivo da movimentação é alertar e conscientizar a população para a importância de eliminar os criadouros em suas residências. No local, será montada uma tenda demonstrativa, com o ciclo de vida do mosquito, distribuição de panfletos, cartazes e agentes prestando orientações aos munícipes.
Para o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o Dia D e as ações em Ubatuba têm a intenção de mostrar à população a importância de cuidar do espaço em que vive. "Nós pretendemos mostrar ao munícipe que ele tem o dever de vistoriar e limpar as calhas, retirar os pratinhos de plantas, virar as garrafas de boca para baixo, enfim, eliminar qualquer tipo de criadouro. Nosso papel é esse, de conscientização e de esclarecimento. O dever de cada um de nós é cuidar do próprio espaço."

Articulação no combate

Além desta ação específica para marcar o Dia D, a Prefeitura de Ubatuba tem desenvolvido diversas ações no combate ao mosquito da dengue e investido pesado na prevenção da doença. Diversos mutirões estão sendo realizados em toda a cidade. Na região central, Perequê-Açu e Ipiranguinha, a nebulização está sendo feita com o objetivo de combater o mosquito em sua forma adulta. Além disso, os agentes estão vistoriando também os imóveis fechados, tendo como base o decreto municipal 4555.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que, quando assumiu a administração, o setor de combate à dengue do município estava totalmente despreparado para enfrentar um momento de alerta. "Quando assumimos, havia apenas dois funcionários atuando na área. No ano passado, nós contratamos mais 18 agentes. A equipe de Controle de Endemias contava apenas com um carro. Nós adquirimos mais seis carros. Quando os números começaram a aumentar, fizemos contato com o governo do Estado, para que nos mandasse reforços e, com isso, conseguimos mais 14 agentes e equipamentos." PMU



Novas conselheiras tutelares de Ubatuba tomam posse nesta sexta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba realiza nesta sexta-feira, 30, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar. Tomarão posse as cinco candidatas mais votadas na eleição realizada no mês passado. São elas: Elizabete de Matos Guimarães, Telma Rocha, Selma Hecher, Ednéia Renata de Souza e Viviane Brandão da Silva. A cerimônia acontece a partir das 14 horas, no salão de eventos da Secretaria de Educação. PMU

Voltar