Total de visualizações de página

sábado, março 03, 2007

Notícias da Prefeitura

Pedro Bismarck passeia pela cidade e visita prefeito Eduardo Cesar

Num passeio descontraído pela cidade, Pedro Bismarck brincou com as pessoas, distribuiu autógrafos e afirmou que vai levar um "barde de água sargada" para a Capitinga

O ator Pedro Bismarck, que dá vida ao personagem Nerso da Capitinga esteve no gabinete do Prefeito Eduardo Cesar na manhã desta sexta-feira, 2. O encontro reuniu também o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira e os produtores Fernando Moreno e Rita Zahra. Como não poderia deixar de ser, a conversa transcorreu descontraída, percorrendo diversos assuntos da atualidade. O ator veio a Ubatuba para apresentar a peça "Neversário do Nerso", nos dias 2 e 3. O evento acontece no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 21h.
Depois da visita ao prefeito, Pedro Bismarck conheceu o Casarão da Fundart, passeou pelo calçadão da Maria Alves, cumprimentando pessoas, tirando fotos, dando autógrafos e esbanjando simpatia. Ele afirma gostar desse contato com o público e não ter nenhum problema em caminhar entre as pessoas. "Faço isso espontaneamente, o público sempre me recebe bem, seja criança, adulto ou idoso, não tem nenhum momento que não seja bom."

Abrindo com chave de ouro

O prefeito Eduardo Cesar afirmou que esse é um momento cultural muito importante na história de Ubatuba, uma vez que o projeto para a implantação da Casa da Cultura no antigo Fórum está em andamento, além da desapropriação do Cinema, que se transformará no Centro do Professorado e abrigará um teatro. "O Nerso vem abrir com chave de ouro esse novo ciclo da cultura em nosso município. Ele é uma figura extremamente carismática e popular, capaz de atrair um grande público e nos ajudar na formação de uma platéia fiel ao teatro."

Falando sério

Numa entrevista um pouco mais séria, Pedro Bismarck falou sobre o seu trabalho ao longo desses 20 anos e sobre a importância da arte na formação do indivíduo. "As artes, de um modo geral, servem de alimento para a alma do ser humano, mantém a sensibilidade e fazem com que o indivíduo deixe um pouco de lado o materialismo. Conhecendo melhor a sua cultura, a pessoa passa a se valorizar mais e, conseqüentemente, a respeitar mais ao seu próximo."
Nesse sentido, Pedro afirma que o incentivo à educação e a promoção de eventos culturais é indispensável. "A iniciativa de formar platéia em Ubatuba é louvável e deve continuar acontecendo. As pessoas precisam primeiro aprender e conhecer, para depois entender o valor das artes em suas vidas. Uma criança que faz curso de teatro, vira consumidora de teatro e leva consigo outras pessoas."

O Neversário do Nerso

A peça "Neversário do Nerso" é, na verdade, uma comemoração dos 20 anos de carreira do ator Pedro Bismarck, que deu vida ao ingênuo e simpático caipira, chamado Nerso da Capitinga e ficou famoso no programa "Escolinha do Professor Raimundo". Nesses 20 anos, o mineiro de Muriaé criou muitos personagens, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, a lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo.
Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles. Mas todos estarão dividindo o palco com o Nerso, para que as novas platéias tenham a oportunidade de conhecê-los e para que o público fiel, que já o acompanha desde o início da carreira nos bares de Juiz de Fora, possa relembrar. PMU



Eleição define cinco novos conselheiros tutelares de Ubatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu no último domingo, 25, a eleição para escolha dos cinco novos conselheiros tutelares de Ubatuba. Durante todo o dia, mais de três mil e quinhentas pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes Tubão para exercer seu direito de voto.
Algumas urnas apresentaram pequenas filas, mas em menos de cinco minutos era possível concluir todo o processo. “Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Alguns candidatos impetraram recursos, que foram enviados à comissão para avaliação”, disse a presidente da Comissão Especial de Eleição, Luciana Valério.

Suspense na apuração

Logo após a abertura das primeiras urnas, quatro nomes se destacavam: Elizabete de Matos Guimarães, Telma Rocha, Ednéia Renata de Souza e Selma Hecher. Outras três candidatas disputavam voto a voto a última vaga restante: Viviane Brandão da Silva, Cláudia Alexandrina de Alvarenga e Solange Teixeira da Silva Ribeiro.


Após quatro horas e meia de apuração, as urnas apontaram o seguinte resultado:


Elizabete de Matos Guimarães (402 votos);

Telma Rocha (307 votos);
Selma Hecher (296 votos);
Ednéia Renata de Souza (292 votos) e
Viviane Brandão da Silva (259 votos).

Os cinco suplentes, pela ordem de votação foram:

Claudia Alexandrina de Alvarenga (259 votos),
Solange Teixeira da Silva Ribeiro (243 votos),
Amauri Vicente Ferreira Filho - “Branco” (209 votos),
Moacir José dos Santos (186 votos) e
Ana Lúcia Rodrigues (179 votos). PMU



Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos inicia suas atividades dia 5, na Maranduba

A prioridade é para as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com cirurgia de esterilização em seus animais de estimação

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará oficialmente as atividades Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos nesta segunda-feira, 5, no Bairro da Maranduba. As castrações serão realizadas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Em média, serão feitas três cirurgias por dia e a Unidade ficará no Camping São Francisco, situado no centro comercial do bairro, durante três semanas. O próximo bairro a ser visitado pela Unidade será o Sertão da Quina.
As famílias a serem beneficiadas já estão sendo cadastradas em suas próprias casas, pelos agentes de saúde da família, de acordo com a situação sócio-econômica e a necessidade desse serviço. A idéia é dar prioridade para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgias de forma particular.

Questão de saúde coletiva

O prefeito Eduardo Cesar afirma que a Unidade Móvel é uma solução interessante para atender àquelas comunidades que têm dificuldade em transportar os animais e pagar para que a castração seja feita. "Nós estamos pensando em resolver um problema que não diz respeito apenas à saúde dos animais, mas também dos munícipes. Quando há um equilíbrio da população animal na cidade, a sujeira nas ruas diminui, bem como a incidência de doenças de pele contraídas nas areias das praias e até mesmo os acidentes envolvendo automóveis. Paralelamente, os donos devem fazer sua parte, não permitindo que os animais circulem livremente pelas ruas."

Posse responsável

Outra função importante da Unidade será o trabalho de orientação relativa à posse responsável dos animais de estimação. A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz explica que, apesar da castração ser um bom método de controle da população animal, a educação dos donos é fundamental. “As pessoas precisam ter consciência da posse responsável, de não deixar os animais sozinhos nas ruas e não jogar fora os filhotes. Por essas razões, é preciso pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animal de estimação. Um bichinho abandonado, além de sofrer, pode causar grandes transtornos à população. PMU



Brinquedistas de Pindamonhangaba visitam Casa do Brinquedo de Ubatuba

A Casa do Brinquedo de Ubatuba é referência para a região

A Casa do Brinquedo de Ubatuba recebeu na última sexta-feira, 2, a visita de uma equipe de brinquedistas de Pindamonhangaba que veio observar o funcionamento do local para a implantação de um espaço semelhante naquela cidade.
Coordenadas por Elizabeth Alckmin, as assessoras lúdicas pedagógicas Maria do Carmo, Lívia, Elisabety Lúcio e Sandra, puderam conhecer a sede, na Rua Salvador Correa, a unidade materno-infantil, no Centro de Saúde e a Casa do Brinquedo da Santa Casa. Todas ficaram encantadas com o que viram. “Ubatuba está de parabéns pelo espaço que tem, pudemos ver que as crianças se divertem aproveitando tudo que o espaço oferece. Tentaremos criar algo assim em Pinda e muito do que vimos aqui será útil para nosso projeto”, disse Elizabeth Alckmin.
Elizabeth afirmou que a Prefeitura de Pinda tem colaborado bastante para o sucesso da iniciativa. “Temos recebido o apoio de diversas secretarias municipais e estamos animadas,”completou. Renata Ramos Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, acredita no sucesso da iniciativa de Pinda. “Nós tivemos muitos desafios, mas as conquistas foram grandes e vieram gradativamente. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Torço para que o projeto dê certo em Pinda, que já teve essa experiência e agora vai retomá-la, com muito sucesso”, disse Renata.
No final da tarde a equipe teve um encontro com a presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise Cesar, que esclareceu diversas questões sobre a implantação da Casa do Brinquedo às visitantes. “Fico feliz ao ver que a Casa do Brinquedo de Ubatuba começa a ser referência para a região. Estamos de portas abertas a qualquer cidade que pretende conhecer nosso projeto e, desde já desejo boa sorte às meninas de Pinda na implantação do projeto”, afirmou Denise.

Parceria

Desenvolvida por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação, a Casa do Brinquedo possui centenas de brinquedos, jogos de mesa e tabuleiro, divididos por faixas etárias, para crianças de até 12 anos. As atividades são sempre controladas por monitores e o amplo espaço garante a diversão.
Em pouco mais de um ano e meio do início do projeto e dez meses da inauguração da atual sede, a Casa do Brinquedo de Ubatuba já recebeu mais de dez mil visitantes (seis mil só na sede). Nas férias de verão foram 1400 visitas, sendo que destas, 242 de diversos locais do Brasil e até do exterior.
Para quem visita a Casa pela primeira vez, é necessária a apresentação de um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A Casa do Brinquedo de Ubatuba fica na Rua Salvador Correa, 276 e o atendimento ao público acontece toda segunda-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 16h; às terças a diversão vai aos bairros de Ubatuba, com a Casa do Brinquedo Itinerante; quarta-feira é dia de manutenção e às quintas e sextas acontece os atendimentos às escolas, devidamente agendados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608. PMU



Escolas municipais da região oeste discutem agenda 21

Os professores das escolas municipais Maestro Pedrinho (Figueira), Mário Covas Jr, Madre Glória e Helena Maria (Ipiranguinha), Joaquim Luis Barbosa (Bela Vista) e Prefeito Silvino (Marafunda) estiveram reunidos no “1º Encontro das Escolas da Região Oeste de Ubatuba” para refletir sobre a Agenda 21 nas escolas.
Durante o encontro, mais de cem professores puderam acompanhar uma palestra proferida pela professora Juliana Bussolloti e depois discutir como o trabalho pode ser levado às escolas. A iniciativa do encontro foi das diretoras das escolas e a intenção, além da implantação da Agenda 21 em cada escola, é ter um perfil da região oeste e detectar pontos comuns para que sejam trabalhados em conjunto.
Para Solange Barros, diretora da EM Prefeito Silvino, que sediou o evento, o encontro foi agradável e proveitoso. “Tivemos a integração e congraçamento entre os professores, que puderam conhecer um pouco das diversas realidades das escolas da região oeste e socializar importantes informações.”

O que é a Agenda 21 e sua ação nas escolas

"Agenda 21" é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesta agenda estão marcados os compromissos da humanidade para o século 21. Alem do compromisso global, os diversos países que participaram da Rio 92 decidiram criar as agendas 21 nacionais e as locais (que são compromisso de cada grupo social, inclusive as escolas).
A Agenda 21 sugere métodos, estratégias e ações que serão desenvolvidos, elaborados e postos em prática por aqueles que se engajarem na sua construção. O sucesso do planejamento, da implementação e do monitoramento das ações identificadas na Agenda 21 escolar dependerá, em grande parte, da colaboração dos diferentes parceiros comprometidos com a agenda.
A escola em si, é como um ecossistema onde o aluno e todos os envolvidos no processo educativo fazem parte e no qual são afetados pelos seus valores culturais, como das comunidades do entorno. As escolas que estão neste movimento se vêem como comunidades de aprendizagem que funcionam em redes de relações. PMU



Comércio comemora sucesso da temporada 2006/2007

Tempo bom, investimento em divulgação e infra-estrutura e crise nos aeroportos foram alguns dos motivos desse crescimento

A temporada de verão deste ano terminou com saldo positivo para os comerciantes de Ubatuba. Diversos fatores influenciaram para esse resultado, desde o bom tempo, até a crise dos aeroportos e as reestruturações na infra-estrutura do município. Segundo pesquisas feitas a partir da quantidade de lixo produzida ao longo do mês de janeiro, uma média de 150 mil pessoas – entre turistas e veranistas - esteve na cidade, por dia, durante esta temporada. Durante o feriado do Reveillon, foi registrada uma média de 400 mil pessoas em Ubatuba. Este mesmo número foi registrado durante o feriado de carnaval, entre sábado,18 e quinta-feira, 23.
Diversas entrevistas com comerciantes da cidade foram realizadas, no sentido de fazer um diagnóstico desta temporada. Muitos deles afirmaram que o movimento começou mais cedo, logo após o Natal e terminou mais tarde, estendendo-se até o fim de janeiro.
O gerente executivo do Hotel Itamambuca Eco Resort, Denis Dreux, por exemplo, afirma que no final de janeiro as reservas para o carnaval já estavam todas fechadas.

Divulgação da cidade

Para Fábio Lucchesi, responsável pelas relações públicas e marketing do Hotel Recanto das Toninhas, foi uma das melhores temporadas, desde que o hotel foi inaugurado. "O problema dos controladores de vôo nos favoreceu, logicamente, mas não foi só isso".
Lucchesi afirma que o investimento em divulgação, tanto do hotel quanto da cidade, em feiras de turismo no Brasil e no exterior está sendo decisivo na atração de um novo público para a cidade. "Sabemos também que o prefeito Eduardo Cesar está empenhado em melhorar a estrutura da cidade, que estava sucateada quando ele assumiu a administração. Os resultados já podem ser notados e nós estamos botando muita fé no futuro".
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, também tem investido bastante na divulgação de Ubatuba, nas mais diversas mídias, por meio de matérias jornalísticas e informes publicitários, além de feiras e eventos de turismo. No final do ano passado, um vídeo institucional sobre o turismo em Ubatuba foi lançado e distribuído para empresários, operadoras de turismo e agências de viagem, dentro e fora da cidade.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que um grande esforço está sendo feito, no sentido de otimizar cada vez mais o turismo na cidade. "Partindo do princípio que a nossa indústria é o turismo e a nossa principal característica é a natureza, estamos investindo para que cada vez mais pessoas conheçam e gostem da cidade. Tendo turistas, tem trabalho para todo mundo", finaliza.

Investimento em infra-estrutura

Na Praia Grande, uma das mais freqüentadas de Ubatuba, o movimento foi 20% maior que do ano passado, segundo Jurandiau Lovizaro, proprietário do Restaurante Oásis e do Rei do Peixe, no Centro. "Nós tivemos um movimento intenso, até o final de janeiro e, apesar do aumento considerável de estabelecimentos na cidade, conseguimos manter o nosso público. No Rei do Peixe, pude notar que o trânsito fluiu bem, tanto do Centro para o Bairro do Itaguá, quanto do bairro para o Centro e a nova avenida foi bastante elogiada pelos clientes."
Na opinião da presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, a reurbanização da Avenida contribuiu para resgatar um tipo de temporada que existiu há 15 anos. Nessa temporada, nós pudemos presenciar o retorno das famílias para a Avenida. O público que estava freqüentando Itaguá está voltando para cá. Nossa Avenida está se tornando um boulevard novamente, com segurança, iluminação e beleza. Os comerciantes também estão se sentindo mais seguros para manter os estabelecimentos abertos até mais tarde. Quando a orla estiver totalmente reestruturada, não tem pra ninguém. A próxima temporada será ainda melhor se todos trabalharem em conjunto." PMU

Voltar