Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 26, 2007

Notícias da Prefeitura

Ubatuba representa Conselho de Secretários de Saúde em reunião do Comitê Estadual de Dengue

O superintendente de Proteção à Saúde da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira, é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)

O superintendente de Proteção à Saúde da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira, esteve presente à Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Dengue, realizada em São Paulo, no último dia 24. Durante o encontro, foram feitas atualizações dos dados e números da dengue, além da prestação de contas do Dia D, em todo o estado de São Paulo. Estiveram presentes todas as diretorias das regionais da Sucen.
Na ocasião, o Superintendente de Controle de Endemias do Estado, Afonso Viviani, falou sobre a infestação no Estado e afirmou que 80% das cidades apresentam uma situação preocupante. Ele disse ainda que as ações precisam ter continuidade durante todo o ano, para evitar que epidemias se repitam em 2008. Outra informação importante foi a confirmação de que o sorotipo que está circulando no Estado atualmente é realmente o tipo três. Até o presente momento, não foram registradas ocorrências dos sorotipos 1 e 2.

O Comitê

O Comitê Estadual de Dengue é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade civil e os governos municipal, estadual e federal, como membros de empresas de abastecimento de água e energia, metrôs, rodovias, comércio, defesas civis, governos e responsáveis pelo controle da dengue do todo o estado. O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Ele é responsável por repassar as informações do Comitê para os secretários de saúde de todo o estado de São Paulo, por meio do Cosems. É esse elo que permite aos municípios encontrar soluções conjuntas e promover ações para ajudar a combater a dengue no Estado.
Na opinião de Neilton, o fato de ser representante do Cosems no Comitê traz grandes benefícios para o município. "Nós estamos sempre envolvidos com as discussões relativas à dengue em nível estadual e federal, fazemos contatos com as diversas esferas dos governos e ficamos sabendo da realidade no Brasil e no Estado. Além disso, sempre surgem novas idéias e trocas de experiências no sentido de combater a dengue no município". PMU



Peregrinação da Bandeira do Divino percorre bairros de Ubatuba

A bandeira tem feito sua peregrinação há 141 anos pelos bairros do município, levando tradição, fé e cultura aos lares da população ubatubense

Está acontecendo em Ubatuba uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do povo caiçara. Trata-se da 141ª edição da Peregrinação do Divino, que leva música, fé e tradição a diversos bairros do município. A peregrinação teve início neste sábado, 21, no sertão da “Fazenda da Caixa” e percorrerá mais 27 bairros, até o final do mês de agosto, quando é realizada a Festa do Divino, nas imediações da Igreja Matriz.
O assessor cultural da Fundart, Nei Martins, que é também um estudioso dos costumes e tradições caiçaras, explica que a Folia do Divino sofreu diversas alterações ao longo dos anos, devido ao crescimento da cidade, à modernidade e à multiplicação das religiões. "O mundo dos caiçaras de 40 anos atrás era bastante diferente. As famílias quase não tinham dinheiro, mas havia muita fartura de comida. Então, por onde a bandeira passava, era a maior festança. Hoje, existem outras distrações, outras religiões, outros interesses. No entanto, Ubatuba preserva esta manifestação da cultura popular, que é uma das mais antigas do município".

Incentivo às manifestações culturais

Esta manifestação do folclore religioso vem sendo preservada em Ubatuba graças ao incentivo da prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Entre as atribuições da Fundart está a responsabilidade de resgatar as tradições e manter atuantes os grupos que detém a cultura, passada de geração para geração. Atualmente, estima-se que apenas 5% dos municípios paulistas mantêm esta tradição.
Entre as canções apresentadas pelo grupo da Folia do Divino, encontram-se preciosidades compostas há mais de 150 anos, interpretadas pelas vozes, violas e caixas-surdo dos grupos.
A comemoração em homenagem ao Divino Espírito Santo veio das nossas origens portuguesas no final do século XIX, seu símbolo é a pomba branca e as sete fitas coloridas representam os sete dons divinos do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus.
Confira a programação e acompanhe a peregrinação, quando estiver acontecendo em seu bairro. Para mais informações, ligue para a Fundart e fale com Nei Martins. Fone: (12) 3833-7000. PMU

Voltar