Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 19, 2007

Notícias da Prefeitura

Começam estudos de sondagem para nova ponte da Ressaca

Nesta quarta-feira, 18, foram iniciados os estudos de sondagem para a fundação da nova ponte de acesso ao bairro da Ressaca. Com as fortes de chuvas do início de janeiro de 2005, a ponte foi arrancada por completo com a força das águas. Hoje a única opção para se chegar ao bairro é pela rodovia Rio Santos. Após os estudos será elaborado o projeto estrutural da obra para que seja feita a licitação. A nova ponte terá 30 metros de comprimento, com estrutura de longarinas em concreto, sendo pré-moldada em viga I, com laje pré-moldada no tabuleiro. PMU



Jovens de Ubatuba recebem certificado de conclusão de curso de informática

Curso foi parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira, 18, a entrega dos certificados de conclusão do curso de informática, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Epicentro Informática.
O curso, que durou quatro meses, foi concluído por 20 alunos, com idades entre 14 e 17 anos que participaram das aulas de informática no curso avançado com aulas de windows, word, excel e internet explorer.
O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, enfatizou a necessidade da informática no dia-a-dia. “Ninguém, hoje em dia, vive sem um conhecimento básico de informática. O computador é necessário na escola, no trabalho e até no lazer”, diz o secretário. “Esses jovens foram encaminhados ao curso após atendimento feito às famílias pela equipe de assistentes sociais da secretaria e também pelo Conselho Tutelar e, agora, saem daqui com base para um bom desenvolvimento nos estudos visando a futura inserção no mercado de trabalho, já com capacitação. Vale lembrar que no futuro não haverá trabalho que não utilize a informática e esse curso ajudará a melhorar a qualidade de vida desses jovens", finalizou Claudinei.
A cerimônia foi prestigiada por Luiz Carlos Castilho Jr., presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Viviane Brandão da Silva, representando o Conselho Tutelar e pelas assistentes sociais Andréia, Jaqueline e Eunice. PMU



Definidos alojamentos das cidades participantes dos 51º Jogos Regionais

Os preparativos para os alojamentos para as 42 cidades que confirmaram presença nos 51º Jogos Regionais em Ubatuba já estão em fase de conclusão. São vinte e oito escolas municipais (3 EMEI’s), onze escolas estaduais e duas escolas particulares, que abrigarão os mais de seis mil atletas e comissões técnicas, a partir do dia 2 de julho.
A equipe de manutenção executou serviços de elétrica e hidráulica, além de pequenos reparos. Para o Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr, as delegações vão encontrar ótimas condições para sua estada na cidade. “Recebemos representantes de quase todas as cidades participantes que aprovaram as instalações. Estamos bem adiantados com as obras e as delegações terão tudo pronto quando chegarem”, disse Bittencurt.
Apenas os representantes de Arujá, Lavrinhas e Santa Branca ainda não conheceram as instalações em que seus atletas e dirigentes ficarão alojados.

Confira abaixo a relação das cidades participantes e as escolas em que ficarão alojadas:


Aparecida – E.M. Gov. Mario Covas Jr. (Ipiranguinha)
Arujá – E.M Maria Cruz Barreto (Perequê Mirim) -
Biritiba-Mirim – EMEI José Carlos Pereira (Centro)
Caçapava – E.E. Sueli Ap. Figueira dos Santos (Estufa I)
Cachoeira Paulista – E.M. José Simeão (Taquaral)
Caieras – Cooperativa Educacional (Centro)
Cajamar – E.M. Nativa Fernandes (Sertão da Quina)
Campos do Jordão – EMEI Idalina Graça (Centro)
Caraguatatuba – E.E. Dr. Esteves da Silva (Centro)
Cruzeiro – E.M. Maria Josefina Giglio Silva (Estufa II)
Cunha – E.M. João Alexandre (Sesmaria)
Francisco Morato – E.M. Maria da Cruz Barreto (Perequê Mirim)
Ferraz de Vasconcelos – E.E. Dionísia Bueno Veloso (Perequê Açu)
Franco da Rocha – E.E. Áurea Moreira Rachou (Sertão da Quina)
Guaratinguetá – E.M. Madre Maria da Gloria (Parque dos Ministérios)
Guarulhos – EMEI Dinorah Pereira de Souza (Estufa I)
Igaratá – Colégio Dominique (Jd. Carolina)
Ilhabela – E,E. Semíramis P. de Oliveira – vinculada (Saco da Ribeira)
Itaquaquecetuba – E.M. Padre José de Anchieta (Centro)
Jacareí – E.M. Marina Salete Nepomuceno do Amaral ( Perequê Açu)
Jambeiro – E.M. Sebastiana Luzia de Oliveira Prado (Araribá)
Lagoinha – E,E. Semíramis P. de Oliveira (Saco da Ribeira)
Lavrinhas – E.M.Ernesmar de Oliveira (Corcovado)
Lorena – E.M. Prof. Altimira Silva Abirached (Itaguá)
Mairiporã – E.E. Florentina Martins Sanches (Perequê Mirim)
Mogi das Cruzes – E.E. Aurelina Ferreira (Estufa 2)
Natividade da Serra – E.M. Aguinaldo Salinas (Monte Valério)
Paraibuna – E.M. Maestro Pedrinho (Figueira)
Pindamonhangaba – E.M Pres. Tancredo Neves (Centro)
Piquete – EMEI Rio Escuro (Rio Escuro)
Poá – E.E. Maria Alice Alves Pereira (Marafunda)
Potim – EMEI Thereza dos Santos (divide alojamento com Roseira)
Redenção da Serra – E.M. Maria das Dores Carpinetti
Roseira - EMEI Thereza dos Santos (divide alojamento com Potim)
Santa Branca – E.M. Agostinho Silva (Lagoinha)
Santa Isabel – E.E. José Celestino Aranha (Horto)
São Luiz do Paraitinga – E.M. Richard Juarez Gobbi (Taquaral)
São Jose dos Campos – E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos (Centro)
São Sebastião – E.M. Olga Ribas de Andrade Gil (Centro)
Suzano – E.E. Idalina do Amaral Graça (Ipiranguinha)
Taubaté – E.M. Silvino Teixeira Leite (Marafunda)
Tremembé – E.M. Honor Figueira (Itamambuca)
PMU



Bairro da Tabatinga recebe Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos

A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular

O próximo bairro a receber a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba será a Tabatinga. Os cadastramentos das pessoas interessadas serão realizados durante os dias 23, 24 e 25 de abril, na Sala Verde, das 9h às 12h e das 14 às 16h. A Unidade móvel ficará abrigada na própria Sala Verde e as cirurgias acontecerão nos dias 26 de abril, 2, 3, 8, 9 e 10 de maio.
A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastramento deve ser maior de idade e levar CPF e RG.

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia

Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços. PMU



Campanha de Vacinação do Idoso tem início no próximo dia 23 em Ubatuba

Com o slogan "Fique ativo - vacine-se contra a gripe", a campanha deste ano reforça a idéia de que os idosos devem se manter ativos e que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso terá início na próxima segunda-feira, 23 de abril, em todas as Unidades de Saúde da Família de Ubatuba. Na maioria dos bairros, a vacinação acontecerá todos os dias, das 8 às 17h. Em bairros em que não há unidade ou sala de vacinas, a atividade acontecerá em locais e dias determinados pelo cronograma.
Com o slogan "Fique ativo - vacine-se contra a gripe", a campanha deste ano reforça a idéia de que os idosos devem se manter ativos e que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde. No dia de Mobilização Nacional, 28 de abril, sábado, uma vacinação especial acontecerá na Unidade de Saúde do Centro e no Pronto Atendimento do Bairro Ipiranguinha.
Neste dia, as equipes de Saúde da Família do Centro realizarão também a vacinação em idosos acamados, em domicílio. Nos dias 30 de abril e 1º de maio, não haverá vacinação por conta do feriado. Nesta primeira semana, os bairros que terão dias específicos para a vacinação são: Lagoinha, Aldeia Renascer, Almada, praia Dura, Enseada, Camburi, Fortaleza, Sertão do Ubatumirim, Barra dos Pescadores e Sesmaria. Confira o cronograma abaixo.

Benefícios e contra-indicações

O objetivo da campanha é prevenir a infecção e as complicações decorrentes da doença causada pelo vírus Influenza. Conseqüentemente, as hospitalizações são reduzidas, bem como a mortalidade. Além dos idosos acima de 60 anos, a vacina é indicada também para pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, pulmonares e renais.
O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece a vacina gratuitamente aos idosos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Eliana Arantes, esclarece que a vacina é contra-indicada apenas em casos de reação alérgica grave aos seus componentes. “A vacina produz somente benefícios. Algumas pessoas pensam que a vacina provoca gripe, mas isso é um equívoco, uma vez que ela é produzida a partir de uma partícula do vírus. Em caso de pessoas contaminadas por doenças febris, recomenda-se adiar a vacinação."

Abertura da Campanha no Perequê-Açu

A Unidade de Saúde da Família do Pereque-Açu, pelo terceiro ano consecutivo, está preparando um evento especial para marcar a abertura da campanha. Na próxima segunda feira, 23, a partir das 8h, no Posto do Jija, a série de atividades se inicia com um café da manhã comunitário. Além da vacinação, os presentes poderão passar por uma avaliação preventiva do câncer de boca, avaliação antropométrica e diversas atividades de lazer e descontração.
Haverá também exposição de artesanato, apresentação de um grupo de dança da melhor idade e um desfile de moda patrocinado pela Loja Pernambucanas, com a presença de Misses da Melhor Idade. No bairro Araribá, um café da manhã com a comunidade acontecerá no próximo dia 2, sábado. PMU



Sábado é dia de música na Igreja e Sarau na Fundart

O final de semana está recheado de programas para quem gosta de música, poesia e performances teatrais. No dia 21, sábado, acontece o "Música na Catedral", na Praça Exaltação à Santa Cruz, às 20h45, com o Sexteto Caiçara. Já na sede da Fundart, a atração é o "Sarau Caiçara", promovido pelo grupo setorial de Folclore, com apresentação de contos, poesias e músicas, a partir das 20h.
A entrada é gratuita e a diversão garantida. Participe! E não deixe de prestigiar o artista de Ubatuba: aos sábados, domingos e feriados, adquira e indique as obras da Praça das Artes Plásticas, na Avenida Iperoig. Todos os dias, a partir das 8h, prestigie a exposição de trabalhos artesanais na loja do prédio da Fundart, na Rua Félix Guisard, 06. Confira também a programação de eventos da Fundart para o próximo final de semana:

27 - SEXTA - FEIRA
RECITAL PEDAGÓGICO
Salão Social do Horto - 16:00h
Quarteto Saia Justa (da Lira “Padre Anchieta”)
Clarinetes: Talita Moura, Poliani Gonzaga, Flaviane Oliveira,
Francine Germano.

29 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 21:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)
Flauta: Nadia Cristina Mendes. Trompete: Leandro Sclearuc.
Trombone: Robson Bittencourt, Edilson Welington.
Eufônio: Evandro Elton Silva. Percussão: Nereu Rodrigues,
Mauro C. Bastos. PMU



Dez equipes confirmam presença na seletiva do Beach Soccer de Ubatuba

O “Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Masculino”, que servirá para a escolha de 20 pré-selecionados para a equipe que representará Ubatuba nos Jogos Regionais já conta com 10 equipes inscritas. As inscrições para o evento, que acontece dias 5 e 6 de maio, na praia Vermelha do Norte, continuam abertas. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818, com Damião.

Amistoso feminino

Neste sábado, 21, a equipe feminina de Ubatuba faz um amistoso contra a equipe do Poiares, na inauguração da Praça Esportiva José Pedro Marsigli, em Caraguatatuba, a partir das 15 horas. Na ocasião, será testada a equipe base para os Jogos Regionais.
O coordenador de Beach Soccer da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Damião Celestino, diz que o amistoso será de grande valia para a composição do grupo que representará a cidade nos Regionais. “Vamos promover a estréia de duas jogadoras, Fábia e Jane. Além disso, vamos integrar a atleta Maxilene, que fazia parte do time B em 2006. Com isso chegamos a 10 jogadoras, de um grupo de 12 que serão convocadas para os treinamentos visando os Regionais”, disse o coordenador.
Além das estreantes, a equipe de Ubatuba que vai a Caraguá contará com as jogadores Maria Helena, Nice, Tati, Meire, Juliana, Angélica e Emilia. PMU

Voltar