Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 25, 2007

Notícias da Prefeitura

Fábio Carvalho e Fernanda Keller vencem Triatlo Long Distance em Ubatuba

Os triatletas ubatubenses também fizeram bonito na competição, subindo no podium do short distance. Ronaldo Teodoro faturou o primeiro lugar e Luiz Câmara, o Jarrão, ficou com a terceira colocação no geral masculino

O triatleta Fábio Carvalho conquistou o bicampeonato da etapa de Ubatuba do RBK Premier Long Distance neste domingo, 22. Fernanda Keller mostrou superação na prova feminina e venceu em sua estréia no circuito RBK Premier Long Distance, marcando o melhor tempo para a prova de Ubatuba. Os triatletas ubatubenses também fizeram bonito na competição, subindo ao podium do short distance.
A competição reuniu 420 atletas de todo o Brasil. Eles tiveram que encarar, sob sol forte, um percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Para os atletas que competiram o short distance, a prova compreendia um percurso de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.
O RBK Premier Long Distance de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Santa Constância, Flets, Gatorade e PowerBar.

O campeão Fábio Carvalho

Dominando a prova desde a largada, Fábio, natural de Mogi Mirim, foi aos poucos abrindo vantagem sobre os demais competidores e na chegada do ciclismo, liderava com mais de 5 minutos de folga. A partir daí, foi só administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada com o tempo de 3h54min09seg. O tempo foi quatro minutos melhor do que o obtido em 2006, quando venceu em Ubatuba pela primeira vez: 4h e 22seg.
Fábio, atribuiu o bom resultado ao treinamento que vem desenvolvendo para disputar o IronMan Brasil.“Esta prova é sempre muito dura, exigindo bastante dos atletas, mas vim preparado e alcancei um resultado positivo, e foi um ótimo treino para o IronMan
Brasil que acontece no final de maio, em Florianópolis”, declarou o campeão. Pela conquista Fábio levou um premio de R$ 2.600,00.

Fernanda se supera

Fernanda Keller venceu a prova feminina marcando o melhor tempo para a prova de Ubatuba, 4h35min29seg ( em 2004 Carla Moreno cumpriu o percurso em 4h36min41).
A atleta Aglaé Menezes saiu em primeiro no trecho de natação, quatro minutos à frente de Fernanda, que saiu da água na quinta posição. No ciclismo Fernanda iniciou sua recuperação e já ocupava a segunda posição. O trecho de corrida foi onde a Fernanda Keller obteve seu melhor desempenho, eliminando a desvantagem e abrindo quase 12 minutos de distância da segunda colocada, Rita Correia (vencedora da primeira etapa).
Fernanda, a exemplo de Fábio também ganhou prêmio de R$ 2.600. “Estou iniciando a temporada agora, por isso procurei não forçar o ritmo no começo. O percurso é difícil, mas acabou tudo certo. Vim aqui iniciar os preparativos para o IronMan
Brasil e comecei com o pé direito”,declarou a campeã.

Ubatuba no Long Distance


O atleta ubatubense Luiz Cláudio Graglia, mais conhecido como “Huka” foi o vencedor na categoria 40/44 anos e o 25º na classificação geral do Long Distance, concluindo a prova 04h48min20seg. “Vinha bem, mas comecei a sentir câimbras a partir do quilômetro 6 da corrida, aí tive que baixar o ritmo, mas graças a Deus consegui concluir a prova”, disse Huka.
Outros atletas de Ubatuba a concluírem a prova foram: Luiz Cláudio Gomes de Oliveira, que marcou 5h 25min 11seg (16º cat. 30/34 anos) e Fábio Planas, com o tempo de 5h 43min 03seg (23º - 30/34).

Ubatuba no Short Distance

Dois atletas de Ubatuba subiram ao pódio na disputa da prova Short Distance, cumprindo uma prova de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Ronaldo Teodoro e Luiz Cláudio Câmara Gonçalves, o “Jarrão”, conquistaram a primeira e terceira colocações, respectivamente.
Procurando se manter entre os primeiros colocados, Ronaldo conquistou a prova no trecho de corrida, estabelecendo a melhor marca para os 5 quilômetros do percurso (17min 03seg) e vencendo a prova com 18 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Willian Barbosa. Na terceira posição, 41 segundos após o vencedor, veio Luiz Cláudio Câmara, que cruzou a linha de chegada com a filha, nos braços.
O Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., fez questão de levar seu abraço aos atletas de Ubatuba. “Finalmente chegou a nossa hora de fazer a festa no pódio. Os atletas de Ubatuba estão de parabéns”, disse Bittencurt.

Ubatuba no Short Distance

Além de Ronaldo Teodoro e Luiz Cláudio Câmara Gonçalves, mais 12 atletas de Ubatuba concluíram o Short Distance. Confira as posições por faixa etária:
Masculino: Paulo Alexandre Incao (13º – 25/29), Ricardo de Oliveira Araújo (4º - 35/39), Ricardo Toledo (7º - 35/39), Ramiro Godinho (14º - 35/39), Augusto Camargo (15º - 35/39), Wolter Egbert Nillesen (3º - 45/49), João Alves de Lima (5º - 45/49), Nelson Batista (1º - 55/59).
Feminino - Juliana Souza Fernandes (1º - 30/34 anos), Simone Barros Oliveira (4º - 30/34), Beatriz Frisanco (3º - 20/24), e Mônica Chiste (3º - 40/44).

Resultado

Long Distance masculino: 1º- Fábio Carvalho, 03h54min09seg; 2º- Reinaldo Colucci, 04h00min37seg; 3º- Guilherme Manocchio, 04h08min27seg; 4º- Eduardo Gonzalez, 04hh16min53seg; 5º- Marcus Vinicius Fernandes, 04h21min25seg.

Long Distance feminino: 1º- Fernanda Keller, 04h35min29seg; 2º- Rita Correia, 04h47min15seg; 3º - Aglaé Menezes, 04h56min00seg.

Short Distance Masculino:1º - Ronaldo Teodoro da Silva, 58min 05 seg. 2º - Willian Barbosa, 58 min 23seg; 3º - Luiz Cláudio Câmara Gonçalves, 58min 43seg; 4º - José Ricardo Graça, 59min 13seg; 5º - Fernando Furriela 59min 25seg
Short Distance Feminino: 1º - Carolina Furriela, 1h 08min 24seg; 2º - Julia Federmann, 1h 13min 50seg; 3º - Fernanda Caio da Fonseca, 1h 16min 10seg. PMU



Prefeitura de Ubatuba anuncia formação do Comitê Permanente de Combate à Dengue

O comitê pretende unir esforços e dividir responsabilidades para tornar mais eficaz o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue

O Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, anunciou em seu discurso durante o seminário “Dengue em Ubatuba: uma questão de saúde, qualidade de vida, economia e turismo” a formação do Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue em Ubatuba. O comitê será formado a fim de unir esforços entre o Poder Público e a sociedade civil organizada para um combate permanente à proliferação do mosquito transmissor da dengue. “A intenção é reunir diversos setores da comunidade para unir esforços e dividir responsabilidades”, disse Neilton.
O seminário, que ocorreu na última sexta-feira, 20, no auditório da Unitau, contou com as presenças do Superintendente Estadual da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Affonso Vivivani Jr, do prefeito Eduardo Cesar, do médico infectologista Fernando Bergel e do pesquisador Álvaro Eiras.
O prefeito Eduardo Cesar, em seu discurso, lembrou as diversas ações realizadas pela prefeitura desde 2005 para combater a dengue no município e reiterou a necessidade de a população se conscientizar sobre o problema e passar a agir de acordo, reconhecendo que o combate à dengue é responsabilidade de todos. “Agora temos que nos unir para melhorar as estratégias e continuar avançando. Continuo pedindo a ajuda de todos para que juntos consigamos controlar a dengue em Ubatuba”, disse o prefeito, lembrando que cerca de 80% dos criadouros estão dentro das residências.

Controlar ao invés de exterminar

Affonso Viviani Jr., que representou o Governo do Estado no seminário, mostrou a situação de São Paulo no que diz respeito à dengue: 80% dos municípios estão infestados, o que demonstra que o panorama em todo o Estado é muito preocupante. Viviani explicou que, por ser o mosquito transmissor da dengue um inseto muito bem adaptado à áreas urbanas, sendo um sub-produto da urbanização desgovernada, hoje em dia deve-se falar em controle e não em eliminação do mosquito. “O Brasil é um país com população predominantemente urbana, com vários fatores que favorecem a proliferação do Aedes aegypti e que desafiam as medidas de controle. Hoje os tempos são outros, o Aedes veio para ficar e nos resta aprender a conviver com ele, mantendo o controle”, disse o superintendente da Sucen. “A dengue é um problema permanente, com raízes profundas na sociedade contemporânea e que demanda mudanças de atitude e comportamento, principalmente em relação ao meio ambiente. Devemos acabar com a ilusão de que a dengue pode ser eliminada em curto prazo”, concluiu Viviani.

Monitoramento inteligente

O pesquisador da UFMG, Álvaro Eiras, apresentou ao público presente ao seminário uma tecnologia de combate ao mosquito já conhecida pela prefeitura e que poderá ser aplicada em Ubatuba. O sistema revolucionário de combate à dengue consiste, primeiramente, em uma armadilha composta por três partes. A primeira é um recipiente preto parecido com um vaso de planta, chamado MosquiTRAP. Dentro desse recipiente está uma pastilha que libera odor atrativo à fêmea que pretende colocar seus ovos. Ao entrar na armadilha, o inseto fica preso a um cartão adesivo.
Os mosquitos capturados servirão para identificar a concentração do inseto na região onde o sistema foi instalado. Utilizando um computador de mão, as informações são recolhidas por agentes de campo e transferidas para a terceira parte do sistema, o software MI-Dengue.
Os dados são transmitidos via internet para uma central de monitoramento que, semanalmente, gera relatórios sobre os locais mais infestados da cidade e que são os mais vulneráveis à ocorrência de uma epidemia. O programa gera uma série de mapas georrefenciados sobre a distribuição do Aedes aegypti, permitindo uma intensificação das atividades de combate nessas áreas. PMU



Bairro Ipiranguinha realiza 7ª Festa do Trabalhador

Em sua sétima edição, o evento contará com uma extensa programação, com atrações diurnas e noturnas para toda a comunidade

A Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (Sabi), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, realizará nos dias 4, 5 e 6 de maio a já tradicional Festa do Trabalhador, no palco da Praça Madre Sofia. Em sua sétima edição, o evento contará com uma extensa programação, com atrações diurnas e noturnas para a comunidade. Serão diversos shows, prestações de serviços, atividades para as crianças, gastronomia, bingo e muito mais.
Para a programação musical, já confirmaram presença as bandas: Xapados do Forró, Blackout, San Francisco, Almir Neto e Banda e uma apresentação especial da Fanfarra Municipal Padre Anchieta (Famipa). Entre as prestações de serviço, a comunidade poderá contar com variadas atividades gratuitas, como: corte de cabelo, aferição da pressão arterial, preenchimento de currículo, retirada da Carteira de Trabalho, Posto de Atendimento do INSS, assessoria jurídica, Conselho Tutelar e outras.
O domingo, 6, será um dia totalmente voltado para as crianças. A partir das 9h terá início um Festival de Brincadeiras. Acontecerão também: futebol de campo, apresentações de capoeira e aeróbica, desfile representando as profissões, torneio de xadrez, pinturas e muito mais.
O presidente da Sabi, Adilson Lopes, afirma que a Festa do Trabalhador neste ano será ainda melhor que nos outros anos. "A comunidade contará com mais opções de prestação de serviços e uma carreta de som promete animar os presentes com músicas de primeira qualidade. A Festa vem crescendo a cada ano e hoje é considerada a maior homenagem ao trabalhador de Ubatuba. Devemos isso também à prefeitura, pois sem ela, nada disso seria possível."

Confira a programação e participe:

Dia: 04 de Maio (Sexta – Feira)
19h: Banda Xapados de Forró - Banda Blackout

Dia: 05 de Maio (Sábado)
13h: prestação de serviços
20h: abertura oficial da festa, com a presença dos patrocinadores, do prefeito Eduardo Cesar e outras autoridades.
22h Grande Show Musical com a Banda San Francisco

Dia: 06 de Maio – (Domingo)
9h: Programação Infantil
14h: Apresentação da FAMIPA (Fanfarra Municipal Padre Anchieta)
16h: Bingão da SABI.
21h: Show Musical com Almir Neto e Banda
Encerramento da Festa – Queima de Fogos PMU



Ipiranguinha recebe “Recreando em seu Bairro” no mês de maio

Evento leva recreação e esporte aos bairros de Ubatuba

O projeto “Recreando em seu Bairro” chega ao Ipiranguinha no mês de maio. No dia 6 a comunidade poderá aproveitar a manhã de domingo com atividades lúdicas, esportivas e culturais. O evento é destinado a todas as idades: para a garotada são realizadas gincanas, jogos de mesa, queimada, colagens, desenhos, modelagem de bexigas e pintura facial; para os maiores, vôlei e jogos de tabuleiro também fazem parte da programação.
O “Recreando em Seu Bairro” no Ipiranguinha completa o terceiro ano de participação na Festa do Trabalhador, promovida no bairro. “A comunidade do Ipiranguinha sempre nos recebeu de braços abertos, sendo as edições com maior número de participantes”, disse Kátia Castilho, coordenadora do projeto.
As atividades do “Recreando em seu Bairro” no Ipiranguinha começam às 9 horas, na Rua da Cascata.

Mais de 500 participantes

As primeiras edições do “Recreando em seu Bairro” de 2007 aconteceram no Corcovado e Rio Escuro, movimentando mais de 500 pessoas. “A Assessoria de Assuntos Comunitários tem sido uma grande parceira, contatando as Associações de Bairro vizinhas ao local onde acontecerão as atividades e isso tem aumentado o número de participantes”, lembra Kátia.
Depois do Ipiranguinha, o “Recreando em seu Bairro” visitará os bairros Itamambuca, Estufa II, Marafunda, Perequê Mirim, Enseada e Lázaro. PMU

Voltar