Total de visualizações de página

terça-feira, abril 10, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeito de Ubatuba recebe membros do Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais

No encontro, Eduardo Cesar garantiu obras prontas antes da competição

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última semana com os membros do Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais, que acontecem em Ubatuba de 3 a 14 de julho. Participaram do encontro Rildo Mendes Turienzo, chefe do Comitê Dirigente; Paulo Luiz Vantine, Inspetor Regional de Esporte; José Carlos Cresciulo de Almeida, da Secretaria de Esportes Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e José Luiz Bittencurt Jr., secretário municipal de Esportes e presidente do comitê Organizador dos Jogos.
Durante a conversa, que aconteceu após vistoria nas obras que estão sendo realizadas para atender às necessidades dos Jogos, os dirigentes elogiaram a estrutura dos alojamentos e o empenho com que a cidade vem se preparando. Rildo Turienzo pediu acompanhamento pessoal do prefeito para garantir a execução dos trabalhos. “Agora é hora das obras deslancharem. Peço ao prefeito e ao secretário de Esportes que continuem acompanhando de perto o dia a dia das obras, para que as datas sejam cumpridas”, disse o chefe do Comitê Dirigente.
O prefeito Eduardo Cesar garantiu que o cronograma de obras está em dia e que, até a data estipulada, as áreas esportivas estarão entregues. “Os atletas e dirigentes podem ficar tranqüilos, pois as obras estarão prontas antes do início das competições”, disse o prefeito.
O secretário de Esportes, Bittencurt Jr, diz que as obras estão acontecendo em todos os cantos da cidade.“Já iniciamos a obra da piscina de biribol, que ficará ao lado da Piscina Municipal e à reforma dos vestiários. Dos seis ginásios que utilizaremos, dois estão sendo construídos (Perequê Açu e Sertão da Quina) e quatro passam por reformas, assim como os campos de futebol que recebem benfeitorias. Enfim, estamos fazendo de tudo para oferecer boas condições de jogo aos atletas e conforto ao público”, disse o secretário.

Alojamento de árbitros

Os dirigentes puderam conhecer também os locais onde ficarão alojados os árbitros e dirigentes que atuarão nos 51º Jogos Regionais: Camping Igawa e Colônia de Férias da APCEF. “São instalações muito confortáveis para a equipe de trabalho”, disse Turienzo. Os membros do Comitê Dirigente marcaram nova vistoria para o início de maio. PMU



Palestra sobre dengue abre Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho

Teve início nesta segunda-feira, 9, a II Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho) da Prefeitura e IX Sipat da Santa Casa, evento que acontece durante toda a semana, no Salão da Igreja São Francisco, a fim de promover a conscientização sobre a importância do cuidado e da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
A palestra de abertura foi relacionada à dengue, um assunto que tem chamado a atenção de todos os moradores de Ubatuba e sobre o qual muita gente ainda tem dúvidas e não possui as informações necessárias para utilizá-las em casa e passá-las adiante. Para isso, o biólogo e superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, falou para o público presente, explicando e tirando as dúvidas.
De acordo com Neilton Nogueira, é importante que as pessoas informadas, multipliquem estas informações, passando adiante, levando aos parentes, amigos e vizinhos a necessidade do comprometimento de todos no combate aos criadouros e ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
A segunda palestra da Sipat foi da professora de Educação Física, Mônica Alix, que falou sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho e a importância da prática de exercícios físicos para a saúde. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta.

Confira a programação da Sipat para o restante da semana:

Terça-feira - 10 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 – Polícia Rodoviária Federal - Segurança no Trânsito
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h –Saúde Mental PMU - palestra Luiz Henrique Apacio - Psicólogo e Roberta Roncali - Psicóloga - Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 – palestra Dr. Jair Antonio de Souza Superintendente de Apoio Administrativo PMU e Consultor Jurídico do IPMU- Assédio Sexual
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - SAPO-UBA - palestra Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele e de Mama

Quarta-feira - 11 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 - Ambulatório de Especialidades PMU – palestra Dr. Fernando S. Bergel (Infectologista) - Acidentes com Materiais Perfuro-Cortantes e Dra. Marina Midori Edamatu (Dermatologista espacialista em hanseníase).
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Bombeiro 1o.Sgto. PM Nestor Gama Pinto - Noções de Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros
12h às 14h -Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h às 15h – palestra Doutor Waldyr D. Mendes Jr - (Neurocirurgião) - Traumatismos na Coluna e Como Cuidar Bem da sua Coluna
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - Luiz (SABESP) - Distribuição e Tratamento de água e de esgoto

Quinta-feira - 12 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Polícia Militar Sd. PM Renato de Paula Vella - Prevenção e Uso de Drogas e APAF - Marco Antonio A. Goulart
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Dr. Duani M. Silveira - Fisioterapeuta - L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Dr. Carlos A. Fragnan - Médico Clínico Gera - Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17:00h – palestra ELEKTRO

Sexta-feira - 13 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Delegacia da Mulher -Dra. Ângela A. Cabral - Violência Doméstica contra a mulher
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Eliana M.S. Manimem Fonoaudióloga Voz Profissional
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Guarda Municipal - Segurança no Trânsito (voltado para bicicletas) e uso de cerol.
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - palestra ACUPUNTURA Sra. Maria Luiza
17h - palestra Encerramento da SIPAT com a Presença da “Banda Lira Padre Anchieta”. PMU



Projeto "Guardião das Águas" tem início no Bairro Rio Escuro

Estão programadas oficinas de sensibilização, levantamento dos problemas e potencialidades, mutirões ambientais e outros eventos. Todas as atividades envolvem moradores e estudantes do bairro

Dando continuidade ao projeto "Guardião das Águas", a Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), em parceria com a Associação Somos Ubatuba (Assu) iniciou as atividades de educação ambiental para conservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Escuro/Comprido. Para os meses de abril e maio estão programadas oficinas de sensibilização e planejamento, levantamento dos problemas e potencialidades, mutirões ambientais e outros eventos. Todas as atividades envolvem moradores e estudantes do bairro.
A equipe iniciou os trabalhos no Bairro Rio Escuro no último mês, com a preparação de materiais de comunicação, apresentação do projeto às autoridades municipais envolvidas, entrevistas informais com moradores do entorno do Rio e visitas ao Posto de Saúde e às escolas. Membros da Assu também participaram de um mutirão de limpeza contra a dengue, junto com agentes de saúde do bairro. Na ocasião, foram coletados 25 sacos de 100 litros de lixo.
Durante a Semana da Água, 36 estudantes da Escola Estadual Professora Semíramis Prado de Oliveira participaram da oficina “Manguezal: a Floresta, o Rio e o Mar”, realizada por técnicos do projeto em parceria com a professora Yara Shaeffer Novelli, do Instituto Oceanográfico da USP. Entre atividades lúdicas e interativas, os estudantes puderam refletir sobre a importância da preservação do manguezal do Rio Escuro, um dos maiores e mais importantes do Litoral Norte paulista.
O projeto Guardião das Águas é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Pesca e Abastecimento. A Escola Estadual Profa. Semíramis Prado de Oliveira e o Posto de Saúde do Rio Escuro também apóiam o projeto.

Confira a programação:

11/04 – quarta (das 19 às 22 h) - Oficina de Planejamento (Mapa dos Problemas e das Potencialidades) - EMEF Capineti (Rio Escuro)
14/04 – sábado (das 8:30 às 12 h) - Saída de Campo - Rio Escuro (encontro no Posto de Saúde)
18/04 – quarta (das 19 às 22 h) - Oficina de Diagnóstico e Planejamento - EMEF Capineti (Rio Escuro)
5/5 - sábado (8:30 às 12 h) - Mutirão Ambiental (Coleta de Lixo, plantio de mudas e sensibilização dos moradores) - Rio Escuro (encontro no Posto de Saúde)
9/5 – quarta (19 às 22 hs) - Apresentação resultados e Avaliação - EMEF Capineti (Rio Escuro). PMU



Hang Loose Surf Attack é transferido para o mês de junho

A etapa de abertura do Hang Loose Surf Attack, que seria realizada no próximo final de semana (14 e 15) na Praia de Itamambuca foi transferida para os dias 2 e 3 de junho, por questões estruturais do evento. O campeonato, que marcará a vigésima edição do circuito das categorias de base do surfe paulista, terá quatro etapas no total: depois de Ubatuba, os atletas se encontram nos dias 14 e 15 de julho, no Píer, em Mongaguá; nos dias 1 e 2 de setembro, o circuito chega à Praia do Tombo, em Guarujá, e a final acontece nos dias 3 e 4 de novembro, na Praia de Maresias, em São Sebastião.Dividido nas categorias júnior (até 18 anos), mirim (no máximo 16), iniciantes (limite de 14), grommets ou infantil (até 12) e petit (abaixo dos 10 anos), o evento é organizado pela Federação Paulista de Surf e a primeira etapa terá o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU



Paixão de Cristo emociona grande público em Ubatuba

A Paixão de Cristo é um espetáculo teatral de grande porte, representado há quase 20 anos. O espetáculo fez uma homenagem à cultura caiçara, adaptando o contexto da história ao cenário da Ilha dos Pescadores

Uma multidão, entre moradores e turistas, acompanhou o espetáculo da Paixão de Paixão de Cristo, em Ubatuba. O evento aconteceu sexta-feira, 6, nos arredores da Ilha dos Pescadores e encantou o grande público. Cerca de 200 figurantes participaram da encenação. Além da encenação no centro da cidade, a passagem de Jesus Cristo pela terra foi representada em diversos bairros de Ubatuba.
A inovação deste ano foi a transmissão simultânea, por meio de três telões, que garantiram a visualização do espetáculo para todas as pessoas presentes. A iluminação diferenciada também proporcionou uma emoção a mais no momento da ressurreição de Cristo. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e do comércio local.
O espetáculo fez uma homenagem à cultura caiçara, adaptando o contexto da história ao cenário da Ilha dos Pescadores. A encenação teve início com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o Bairro Perequê-Açu ao Centro. Depois, os atores passam por dois palcos montados dentro da Ilha. A morte e a ressurreição de Cristo aconteceram no Morro da Prainha. PMU

Voltar