Total de visualizações de página

sábado, dezembro 02, 2006

Notícias da Prefeitura

Caçandoca promove Encontro Quilombola

A Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo de Caçandoca (ARCQC) promove, de 7 a 10 de dezembro, o Encontro Regional das Comunidades de Remanescentes de Quilombo. Durante o evento, acontecerá também o Encontro Estadual dos Remanescentes de Quilombos, com comunidades quilombolas de todo o estado. O encontro estadual acontece na sexta feira, 8.
As comunidades dos quilombos do Camburi e da Fazenda, que ao lado da Caçandoca representam Ubatuba na Coordenação Estadual dos Remanescentes de Quilombos e ainda a comunidade quilombola da Casanga também participarão do encontro. Para o dia 9 estão agendadas atividades como sarau, luau e almoço para os participantes. PMU



AACD agradece participação de escolas de Ubatuba no Teleton

A voluntária da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Taisa Pelucio enviou agradecimento a Prefeitura de Ubatuba pela participação das escolas do município na campanha de arrecadação para doações à entidade, o Teleton. As escolas municipais, estaduais e particulares receberam os cofrinhos da “corrente do bem” e arrecadaram um total de R$ 6.586,40. “ Agradecemos imensamente a participação de Ubatuba na “corrente do bem” . As contribuições foram muito importantes para a AACD”, disse Taisa. PMU



Prefeito de Ubatuba ouve comunidade do Jardim Carolina

A melhoria dos acessos aos bairros é a principal reivindicação da comunidade

Com o objetivo de conhecer as necessidades da comunidade do bairro Jardim Carolina, na Região Oeste de Ubatuba, o prefeito Eduardo Cesar esteve no Colégio Dominique, no último dia 30, para uma reunião na qual os moradores puderam fazer suas reivindicações diretamente ao chefe do Executivo. Acompanharam o prefeito os secretários de Saúde (Marcos da Silveira Franco) e Obras (João Paulo Rolim), a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e, representando a Assessoria de Assuntos Jurídicos, Clingel Frota.
Entre as demandas da comunidade do Jardim Carolina, estava a melhoria dos principais acessos do bairro, com cascalhamento e nivelamento das ruas. Este foi considerado o tópico número um em termos de prioridades para o bairro. Limpeza de lotes, iluminação pública, animais na rodovia, saneamento básico e problemas ocasionados por alguns dos comércios foram alguns dos outros assuntos tratados durante a reunião.
O prefeito Eduardo Cesar ouviu atentamente cada munícipe que quis se pronunciar, seja com sugestões, críticas ou reivindicações. Ficou acertado que haverá uma nova reunião, em meados de janeiro próximo, para que a prefeitura apresente retorno em relação às questões levantadas durante a reunião.
“Considero nossas reuniões comunitárias um dos pontos mais fortes da nossa administração. É justamente nessas oportunidades que podemos ouvir diretamente do munícipe quais são as prioridades dos bairros, procurando esclarecer dúvidas e providenciar as melhorias que forem possíveis”, disse Eduardo Cesar, ressaltando o fato de governar de forma participativa e transparente. PMU



Prefeitura realiza melhorias no Perequê-Açu

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou, durante esta semana, melhorias em algumas ruas do bairro Perequê-Açu. Foram realizados diversos serviços na Rua Pederewski, tais como nivelamento, com colocação de material de qualidade no leito da rua; limpeza de valas, canal e margens de rios e desobstrução de caixas de areia. Mesmo com as pesadas chuvas que caíram durante a semana, a rua encontra-se em estado regular para o tráfego. Os mesmos serviços foram realizados em ruas próximas, como a Av. Mato Grosso e Rua Marechal Pilsudsky, paralela à Rua Pederewski, também importante acesso ao bairro. PMU



Prefeitura presta socorro a desabrigados por conta das chuvas

Devido às fortes chuvas que ocorreram durante toda a noite de quinta-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, da Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade, uniu esforços para atender às famílias que tiveram suas casas atingidas pela cheia do rio Tavares. Na quinta e sexta-feira, os desabrigados, que chegaram a somar 67 pessoas, entre adultos e crianças, foram acolhidos no Ginásio de Esportes Tubão, aguardando que a estiagem das chuvas e conseqüente baixa do rio permitissem o retorno às suas casas. No final da tarde de sexta, 1º, as famílias foram liberadas.
A secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Kátia Nunes explica que a prefeitura forneceu alimentos, colchões e cobertores para que os munícipes pudessem ter uma estadia digna no ginásio. “Enquanto a Defesa Civil não liberava o retorno das famílias às suas casas, oferecemos café da manhã, almoço, lanches e jantar.”
O casal Juliana Santos e Ivan Benedito da Silva, moradores da Rua Acre, a mais atingida pela enchente, foram pegos de surpresa pela enchente e obrigados a se abrigar no Tubão. Eles contam que foram bem tratados durante todo o tempo que permaneceram no local. Recebemos alimentação e até ganhamos colchões, porque os nossos foram perdidos, junto com outros móveis. Estamos dispostos a reconquistar o que perdemos, com a ajuda de Deus, afirma Juliana.

Planejamento Urbano

As pessoas que foram desabrigadas durante as chuvas que aconteceram nos últimos dias residem em áreas de preservação permanente, em situação irregular. O prefeito Eduardo Cesar explica que esse é um problema antigo e que nesta gestão, a prefeitura tem desenvolvido ações para que não haja mais ocupações desse tipo, evitando que famílias vivam em situação de risco. “Nossa primeira medida foi o congelamento de áreas de preservação. Agora estamos lutando por parcerias que permitam a construção de casas populares, para que essas pessoas possam morar em áreas loteadas, com direito a luz, saneamento básico, ruas pavimentadas, enfim, para que esses cidadãos ubatubenses possam residir com dignidade, junto às suas famílias. Se alguém tivesse tido esta responsabilidade anteriormente, não estaríamos hoje sofrendo este tipo de problema”, enfatizou o prefeito PMU



Prefeito de Ubatuba participa da última plenária do CBH-LN em 2006

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou da reunião plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), realizada na manhã desta sexta-feira, 1, no Tamoios Iate Clube. Também estiveram presentes o prefeito de Ilhabela e presidente do CBH-LN, Manoel Marcos, o vice-presidente do CBH-LN, Paulo André Cunha Ribeiro, o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Ricardo Amadei, entre outros representantes das prefeituras da região, de ongs e sociedade civil organizada.
O prefeito Eduardo Cesar lembrou que no que diz respeito ao CBH-LN, todas as esferas de governo estão unidas em busca de um único objetivo, que é a melhoria na qualidade de vida para a região. O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos agradeceu a receptividade de Eduardo Cesar e elogiou a cidade de Ubatuba, que segundo ele, está muito bem cuidada.
Na pauta da reunião estavam assuntos como saneamento, impacto de novas obras no Litoral Norte, busca de verba para implementação das demandas apresentadas, entre outros, que foram discutidos durante todo o dia. Os presentes puderam apreciar um almoço servido no local e uma apresentação do Sexteto Caiçara, com componentes da Banda Lira Padre Anchieta. PMU

Voltar