Total de visualizações de página

sábado, dezembro 09, 2006

Notícias da Prefeitura

Ubatuba forma nova turma dos cursos de Geração de Renda

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, promoveu na última quinta-feira, 7, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Geração de Renda, realizados no segundo semestre.
O evento começou no período da manhã, com exposição e venda de produtos feitos pelas alunas, como bolsas, enfeites natalinos, panos de pratos decorados, bijuterias, pães, salgados e doces. No período da tarde aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos, promovidos na sede da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e nos bairros Poruba, Pedreira, Perequê-Açu, Rio da Prata, Perequê Mirim, Ingá, Folha Seca, Sertão da Quina, Ipiranguinha, Estufa I, Estaleiro e Marafunda.
A Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Kátia Nunes, parabenizou as formandas. “Hoje é um dia muito especial, em que essas mulheres realizam uma grande conquista, que poderá mudar cada família. Todas foram lutadoras, tanto as alunas quanto as monitoras e voluntárias, que enfrentaram sol e chuva, na busca de uma realização. Todas estão de parabéns”, disse Kátia.
A aluna Terezinha Varvello diz que os cursos a animaram a sair de casa. “Antes dos cursos, ficava apenas em frente a TV, achando que não tinha capacidade para nada. Agora eu quero fazer todos os cursos que aparecerem, pois além de uma forma de aumentar a renda, é uma oportunidade de fazer novas amigas”, disse Terezinha.
A aluna Jucélia Leite Pereira fez uso da palavra para agradecer e também fazer uma reivindicação: “Eu achava que não teria talento para nada e esses cursos despertaram em mim um dom que eu não conhecia. Agora que nós recebemos capacitação, gostaríamos, como grupo, de pedir ao prefeito uma área para comercializarmos nossa produção”.
O prefeito Eduardo Cesar se comprometeu a estudar a reivindicação, que também veio na forma de um abaixo-assinado. “Acho justa a reivindicação e vamos, nos próximos dias, estudar alguma forma de ajudar essas pessoas que começam a ingressar no mercado de trabalho”, disse o prefeito. “Quando vejo momentos como esse, quando um curso resgata a dignidade de uma pessoa, tenho a certeza que estamos caminhando na direção certa”, completou o prefeito. PMU



Ubatuba terá queima de fogos descentralizada no reveillon

Prefeitura preparou calendário especial para o verão 2007

Quem estiver em Ubatuba para as festas de fim de ano e os primeiros meses de 2007, terá diversas opções de entretenimento, além das muitas praias, cachoeiras e pontos turísticos que a cidade oferece. Isto porque a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, preparou um calendário super especial para a temporada de verão em 2007.
Para a virada do ano, haverá queimas de fogos em três diferentes pontos da cidade, descentralizando a festa de reveillon e proporcionando opções para todos os gostos. Na região norte, a praia do Ubatumirim terá oito minutos de fogos, enquanto no Itaguá e na Maranduba a queima vai durar quinze minutos.

Boogie de Pára-quedismo

Mais uma vez, as belezas de Ubatuba foram escolhidas para serem contempladas pelos pára-quedistas do Boogie de Pára-quedismo, promovido pela equipe da Azul do Vento. Entre os dias 26 de dezembro e 1 de janeiro, o Boogie vai proporcionar aos inscritos um programa completo de fim do ano, com direito a praia e muita balada, criando oportunidade para que os pára-quedistas do Brasil todo possam saltar sobre um dos visuais mais bonitos do mundo no reveillon.

Festival de Verão e Teatro Mágico

Quem estiver na região sul não vai precisar se deslocar para curtir as noites do verão. Na praia da Maranduba vai acontecer o Festival de Verão, com shows com bandas ao vivo nos dias 5 e 6, 12 e 13, 19 e 20 e 26 e 27 de janeiro.
No dia 13 de janeiro, com horário e local a serem definidos, Ubatuba vai receber o espetáculo “O Teatro Mágico: entrada para raros”. O show é uma apresentação de um projeto multi-artístico que, a partir da música, reúne elementos do circo, do teatro e da poesia. O “Teatro Mágico” é repleto de surpresas e emoções, com cenas de teatro, trapezistas e malabaristas.
Em 3 anos de história, o “Teatro Mágico” já realizou mais de 500 shows e tem um CD gravado em estúdio (“O Teatro Mágico: Entrada para Raros”) que contou com a participação de alguns músicos do “Funk como Le Gusta” e dos pernambucanos do “Cordel do Fogo Encantado”. Já foram vendidos cerca de 26 mil discos até o momento.

RedeTV, MTV e Vanguarda Mix

Várias emissoras de televisão escolheram Ubatuba para ser palco das gravações dos especiais de verão. A RedeTV vai permanecer na cidade durante todo o mês de janeiro, gravando, na Praia Grande, diversos programas que farão parte da grade de programação da emissora.
A MTV também elegeu Ubatuba para a filmagem dos seus programas especiais: Chá das Minas, Covernation, Luau MTV e Casal Neura. A equipe da emissora especializada em música já está na cidade e vai trazer várias bandas, artistas e VJs para animar a galera, nas areias da praia Vermelha do Norte.
A TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região, também terá um programa especial em Ubatuba. No dia 3 de janeiro, a apresentadora Geovanna Tominaga vai gravar o Vanguarda Mix na praia Vermelha do Norte.

Ações promocionais

Diversas empresas optaram por divulgar seus produtos em areias ubatubenses, entre elas: Caladryl, Off Kids, Pernambucanas, Banco 24 horas e Refrigerantes Piracaia. O canal Cartoon Network e a Rádio 89 FM também estarão na cidade divulgando seus produtos e oferecendo opções de entretenimento. PMU



Casa do Brinquedo prepara programação para as férias

A Casa do Brinquedo de Ubatuba está preparando sua programação para as férias. As atividades ao público encerraram-se na sexta, dia 8, e a partir do dia 11 haverá apenas trabalho interno, que se estenderá até o dia 8 de janeiro. Neste período haverá manutenção de todos os brinquedos, que serão totalmente recuperados para as atividades de verão. Além disso, a direção da Casa do Brinquedo realizará reuniões com os monitores para definir novos centros de interesse. As atividades em 2007 iniciam no dia 8 de janeiro. “Temos boas recordações dos atendimentos das últimas férias e acredito que muitos de nossos visitantes voltarão e trarão novos amiguinhos. Vamos nos preparar para receber a todos com toda atenção”, diz Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo. Nas férias de julho foram quase dois mil atendimentos. “Muitas crianças preferiam ficar na Casa do Brinquedo, do que ir à praia ”, comenta a coordenadora.
Vale lembrar que a Casa do Brinquedo de Ubatuba atende as crianças de até 12 anos. A partir de 8 de janeiro a Casa atenderá às quartas, quintas, sextas-feiras, das 9h30 às 11h e 17h30 e 19h e também aos sábados das 9h30 às 11h30. Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiver na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para 3832-1608.

Unidades da Saúde

As unidades da Casa do Brinquedo que funcionam no Centro de Saúde e na Santa Casa permanecem atendendo durante todo o período de férias escolares, fechando apenas nas datas festivas e finais de semana.
Renata conta que em 2007 deve ser implantada uma nova unidade. “Estamos discutindo a implantação de mais uma unidade, dessa vez no posto de saúde do Ipiranguinha, que atenderá a comunidade da região oeste”.

Casa do Brinquedo no exterior

O projeto “Casa do Brinquedo – a onda é brincar”, poderá representar o Brasil no “World Forum on Early Care and Education 2007”, evento que reunirá em Kuala Lumpur, na Malásia, profissionais que lidam com a infância ao redor do mundo e promover a troca de idéias e experiências entre participantes. “Fomos convidados a enviar nosso projeto e seria ótimo se pudéssemos mostrar o que Ubatuba está realizando, porém temos que aguardar o resultado da comissão avaliadora do Fórum”, diz Renata. PMU



Disputa do Inter Secretarias de Ubatuba continua no fim de semana

As emoções da sexta edição dos Jogos Inter Secretarias de Ubatuba continuam neste final de semana. No sábado acontece o torneio de vôlei de praia, com partidas na Praia Grande. O futebol de campo também realiza a fase final no Estádio Ciccillo Matarazzo.Já o torneio de atletismo foi adiado, devido às chuvas e nova data será definida pela organização.

Confira os Resultados das últimas rodadas:

Vôlei
Dia 06/12

Fem. – Saúde 2X0 Fundart – Fazenda 2X0 Administração
Masc. – Câmara 0X2 Esporte – Administração 0X2 Saúde
Dia 07/12

Fem. – Esporte 2X0 Fundart
Masc.– Administração 0X2 Educação - Saúde 2X0 Esporte

Futebol Society
Dia 06/12

Masculino – Regionais 0X0 Segurança
Feminino – Saúde I 1X0 Educação – Esporte 12X0 Saúde II
Dia 07/12
Masculino – Esporte 2X0 Educação I – Jurídico 2X4 Fundart II – Câmara 6 X 1 Administração

Damas
1º - Fabio Medeiros (Esporte);

2º - Zé Maria (Administração);
3º - Rodinei (Saúde);
4º - Cesar (Educação)

Dominó
Individual
1º - Marinho (Saúde);

2º - Bom Dia (Obras);
3º - Cesar (Educação);
4º - Enivaldo (Educação)
Duplas
1º - Enivaldo e Jura (Educação);

2º - Leia e Erico (Saúde);
3º - Carlito e Cesar (Educação);
4º - Gilberto e Flávio (Educação) PMU



Santa Casa realiza Bazar da Pechincha

A Santa Casa de Ubatuba realizará, no próximo dia 14, das 9 às 18h, o Bazar da Pechincha em prol do hospital. O evento acontecerá na sede do Litoral Saúde, situado na Rua Liberdade, 872. No bazar, serão vendidas roupas, sapatos, bijouterias e bolsas, com ótimos preços, a partir de R$ 2,00. PMU



Prefeitura executa obras na Região Sul de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, iniciou os trabalhos de calçamento da Vila Mariana Teixeira. A obra teve início com a colocação de bloquetes na avenida principal e deve se estender por todo o bairro nos próximos dias.
Já na Maranduba, a regional está executando limpeza e reparos em toda a orla e diversos pontos de ônibus foram reformados. No bairro do Araribá, a avenida do Engenho está recebendo manutenção e nivelamento e a sede da Sala Verde, na Tabatinga, também recebeu reparos.

Mutirão

“O prefeito Eduardo Cesar solicitou que preparássemos ações para atender os bairros da Região Sul. Já estamos com algumas obras em andamento e preparamos um roteiro para o atendimento que começou no Rio Escuro”, disse o administrador Moralino Valim Coelho.
Nesse primeiro momento, 13 comunidades receberão mutirão de limpeza e manutenção, com duração mínima de uma semana, podendo este prazo ser prorrogado, caso haja necessidade. “Para que a ação seja bem sucedida, contamos com o apoio das associações de moradores, que sempre tem sido grandes parceiras”, completou Moralino.
Veja a relação dos bairros que serão atendidos pelo mutirão: Rio Escuro (em fase de conclusão), Folha Seca, Corcovado, Fortaleza, Lagoinha (previsão de 3 semanas), Sapé, Sertão da Quina (3 semanas), Maranduba (3 semanas), Sertão do Araribá, Rio da Prata, Caçandoca, Ponta Aguda e Tabatinga. PMU



Prefeitura realiza I Encontro dos Agricultores em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) realizará, na próxima quinta-feira, 14, o Encontro dos Agricultores. O evento acontecerá na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), a partir das 8h.
O encontro tem como objetivo promover a confraternização entre os produtores rurais de Ubatuba. Na ocasião, diversos agricultores ligados à produção ecológica e orgânica falarão sobre suas experiências e alternativas de cultivo. Além da troca de experiências sobre a terra, os agricultores poderão fazer um intercâmbio de mudas e sementes. O encontro terá início com um "Café da Roça", com alimentos típicos levados pelos próprios participantes.


Confira a programação e participe

8h
Café da Roça
9h
Palestra: Relatos de Agricultores Ecológicos:
Eraldo de Paraty: Agrofloresta
Cido: Ubatuba: Adubação Verde e Biofertilizantes na Agricultura
Washington: Produção Agroecológica
11h
Projeto Agroescola do Sítio à Merenda – São Sebastião
Troca de sementes e experiências entre os agricultores PMU



Prefeitura de Ubatuba canaliza córrego no Rio Escuro

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Sul, em parceria com a Associação de Moradores do Rio Escuro, está efetuando a colocação de 16 tubulões no córrego que fica ao lado da EMEI do bairro. A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que viviam preocupados com doenças e o mau cheiro que emanava do local, na verdade um esgoto a céu aberto.
“Vínhamos solicitando esse serviço há muito tempo e agora acredito que não teremos mais problemas com esse córrego”, disse Valdinéia Pereira da Cruz, vice-presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Rio Escuro (SABRE). “Há cerca de dois meses tivemos uma reunião com o prefeito e agora estamos vendo o resultado: diminuição de insetos, que antes infestavam o local e a eliminação do odor que até atrapalhava as aulas na escola”, completou Valdinéia. Os homens da Administração Regional Sul devem completar o trabalho nos próximos dias. PMU



Prefeitura convida agricultores a participarem de programas de abastecimento

O objetivo dos programas é auxiliar os agricultores na comercialização de seus produtos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) está reiterando os convites aos produtores rurais de Ubatuba para participarem dos programas de abastecimento do município. O objetivo dos programas é auxiliar os agricultores na comercialização de seus produtos. Atualmente, duas alternativas que estão trazendo bons resultados são o fornecimento de hortifruti para a merenda escolar e a participação no Mercado do Produtor Rural, um evento que está acontecendo na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), todas as quintas-feiras.
Os interessados em participar devem procurar a Smapa, se cadastrar e apresentar quais os tipos de hortaliças e frutas cultivadas, a quantidade que pode ser oferecida, além de ter condições de transportar a mercadoria. No caso da merenda escolar, as hortaliças e frutas são entregues para distribuição todas as segundas-feiras, a partir das 7h30.
Já para o Mercado do Produtor Rural, que acontece todas as quintas-feiras, também na Praça BIP, a orientação é chegar ao local às 6h. O comércio nesse mercado funciona de forma atacadista e varejista, ou seja, em grandes quantidades, para comerciantes, ou em pequenas quantidades, para o consumo doméstico.
Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o evento tem sido um sucesso. "Hoje já contamos com produtores efetuando suas vendas diretamente para restaurantes, sacolões, mercearias, supermercados, hotéis e pousadas, além da venda no varejo, que acontece no próprio local do evento, favorecendo o escoamento da produção”.
Para produtores que moram na região norte ou sul, existe a opção de buscar informações ou entrar em contato com a Prefeitura por meio das Regionais, comandadas por José Roberto Junior, no Norte e por Moralino Valim no Sul. O telefone da Smapa é 3833-3500.

União do setor produtivo

A secretária da Smapa, Valéria Gelli explica que o meio de transporte é um fator que costuma dificultar a comercialização direta entre produtores e consumidores. Nesses casos, a solução que Valéria propõe é o associativismo. "Os produtores precisam se unir, para que a questão do transporte seja resolvida mais facilmente. Apenas um caminhão pode transportar a mercadoria de diversos sítios".
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, o sucesso do programa de abastecimento que está sendo realizado pela prefeitura depende também do interesse do produtor. "Nós estamos trabalhando no sentido de desenvolver políticas públicas de abastecimento e fomento à agricultura. Dessa forma, estamos colocando à disposição dos agricultores, formas eficientes de escoar a produção local. Cabe ao setor produtivo se organizar e se unir em torno de um objetivo. Nossa expectativa é fazer com um número cada vez maior de produtores participe". PMU



Prefeitura convida população para prestação de contas na área da saúde

A Prefeitura de Ubatuba convida a população para acompanhar a prestação de contas da Secretaria de Saúde, que acontecerá no dia 14, às 18h30, na Câmara Municipal. Na ocasião, os cidadãos ubatubenses poderão saber detalhes sobre como foram investidos os recursos destinados à área da Saúde e quais foram as melhorias realizadas durante o ano de 2006.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a presença da comunidade é valiosa no sentido de compreender como o dinheiro público está sendo utilizado. "Nós buscamos sempre o caminho da transparência. O papel da população nesse contexto é demonstrar interesse e participar das ações". PMU



Guarda Municipal de Ubatuba encontra cocaína com adolescente

Agentes da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Ubatuba, em ronda pelo bairro Mato Dentro, perceberam que um indivíduo, ao avistar a viatura, tentou se desfazer de um objeto jogando-o ao solo. Ao averiguar o conteúdo do objeto (um pote plástico), os agentes encontraram em seu interior 10 papelotes de cocaína, prontos para serem comercializados.
Diante da situação, o adolescente D.S.S. foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde ficou à disposição da Vara da Infância e Juventude. PMU

Voltar