Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Notícias da Prefeitura

Projeto Tamar tem novidades para os visitantes nesta temporada

O Projeto Tamar em Ubatuba está cheio de novidades para esta temporada do verão. Neste ano, além dos tanques com tartarugas vivas e outros atrativos já conhecidos, os visitantes poderão apreciar uma réplica de tartaruga, que mostra os órgãos internos do animal de forma interativa, iluminados ao toque de um botão no painel explicativo. Além disso, tem também uma maquete que representa um ninho de tartaruga marinha.
A sala de recreação infantil foi ampliada, aumentando os atrativos para as crianças que, com a orientação de monitores, desenvolvem atividades lúdicas e de recreação sobre temas ambientais.
Outra grande atração é o Museu Caiçara, que foi inteiramente renovado e está aberto ao público desde 19 de dezembro. O Museu representa a memória e a cultura do povo caiçara e possui um acervo de mais de 200 peças, entre ferramentas e utensílios domésticos, artefatos de pesca e exibe atualmente obras artísticas como o presépio caiçara e o estandarte do Divino Espírito Santo, temas tradicionais da arte popular brasileira.

O projeto Tamar

O Centro de Visitantes do Tamar recebe cerca de 80 mil visitantes por ano, principalmente na temporada de verão, finais de semana e férias escolares. Turistas e moradores locais são atendidos por monitores especialmente treinados para prestar informações sobre as tartarugas marinhas. A principal atração do Centro são animais em exposição. Ao todo, são 28 exemplares de tartarugas marinhas das espécies cabeçuda, verde, oliva e de pente em tanques e aquários marinhos.
Além dos tanques com tartarugas marinhas, são expostos exemplares de tartarugas terrestres e de água doce em terrários e lagos. O Centro de Visitantes conta com painéis fotográficos, réplicas e silhuetas em tamanho natural, museu com peças biológicas, auditório, lojinha com os produtos da marca Tamar e lanchonete.
O Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobrás. No Estado de São Paulo recebe o apoio da Arcor e em Ubatuba, da Prefeitura Municipal.
O Tamar em Ubatuba funciona na rua Antônio Athanásio da Silva, 273, bairro Itaguá e o telefone é (12) 3832-6202 . Os ingressos para visitação custam R$ 5,00. Crianças com menos de 1,20 metro de altura e adultos com mais de 60 anos não pagam ingresso. Grupos têm preços especiais. Durante a temporada, o Projeto Tamar funciona diariamente das 10 às 20 horas.

As tartarugas, seres pré-históricos ameaçados de extinção

As primeiras tartarugas marinhas surgiram há cerca de 110 milhões de anos atrás e, desde então, poucas foram as mudanças morfológicas significativas em relação às espécies atuais. Esses animais vivem em torno de 100 anos e chegam à idade reprodutiva entre 20 e 30 anos. Realizam grandes jornadas oceânicas e já foram registrados deslocamentos de mais de dois mil quilômetros. As tartarugas marinhas destacam-se pela impressionante capacidade de orientação das fêmeas que retornam precisamente às mesmas áreas onde nasceram para realizar a postura dos ovos.
Atualmente, existem sete espécies de tartarugas marinhas: a tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea), gigante (Dermochelys coriacea), kempi (Lepidochelys kempii) e flatback (Natator depressus). Com exceção das tartarugas Flatback turtle, endêmicas da Austrália, e a Kemp´s ridley, endêmica do Golfo do México, as demais espécies são cosmopolitas, sendo encontradas em todos os oceanos do mundo.
Tartarugas marinhas são animais pulmonados, com grande capacidade de permanência em mergulho e este fato sempre despertou a curiosidade e causou espanto ao ser humano. Tal capacidade, adquirida ao longo de milhões de anos de adaptação ao meio aquático, resulta da eficiente distribuição do oxigênio nos compartimentos do corpo. Desta forma, as tartarugas podem permanecer em mergulho voluntário por períodos de cerca de cinco horas. Entretanto, toda esta capacidade não afasta as tartarugas do risco provocado pelas redes de pesca que levam à captura acidental culminando na morte por afogamento de grande número delas.
O fato de terem convivido com dinossauros e terem sobrevivido até hoje demonstra a grande resistência das tartarugas marinhas e sua grande adaptação ao ambiente marinho. Apesar disto, menos de um século foi suficiente para que entrassem em risco de extinção. Compreender cada vez melhor a vida das tartarugas marinhas e sua relação com a atividade humana, buscando subsídios para a proposta de estratégias de conservação que possam em curto prazo, reverter este quadro de ameaça de extinção destes incríveis répteis, é a missão do Projeto Tamar-Ibama desde 1980, quando foi criado pelo governo brasileiro. PMU



Evento natalino agitou o feriado em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a iniciativa privada, promoveu, durante os dias 22, 23 e 24 um evento especial para comemorar o nascimento de Jesus. Com o nome "Noite Feliz, Natal em Ubatuba", diversas atividades aconteceram na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum. Além das apresentações de coral e músicas natalinas e atividades para crianças, aconteceram também encenações teatrais e presépio vivo.
A coordenadora do evento, Gracita Souza conta que, apesar da chuva que insistiu em cair, o "Noite Feliz, Natal em Ubatuba" foi um sucesso. "As crianças brincaram intensamente na cama elástica e participaram da oficina de cartões de natal ministradas pelos professores que monitoraram essa atividade. O coral da Comunidade da Graça de Ubatuba emocionou a todos com sua apresentação. O Sexteto Caiçara também fez um show encantador e, para encerrar, a banda Black Out teve um público entusiasmado. As pessoas que compareceram ao evento puderam encontrar entretenimento e muita emoção". PMU



Guarda Municipal de Ubatuba tem novo comandante

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) tem novo comandante desde a última quarta-feira, 27. Trata-se do Major PM da Reserva José Macário de Faria. A cerimônia de troca de comando foi realizada em um ato na sede da Associação Comercial de Ubatuba, onde estava presente o prefeito Eduardo Cesar, além do secretário de Segurança, Andrade Henrique dos Santos e representantes de órgãos e entidades como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
O comandante Macário é um dos fundadores da GMU e já exerceu o comando da corporação de outubro de 2002 a abril de 2004. Ele agradeceu o convite e afirmou que fará de tudo para honrá-lo. "Conheço a estrutura da Guarda e creio que, aliado ao dinamismo do prefeito Eduardo Cesar, conseguiremos dar um novo ânimo ao grupo”, disse.
O prefeito Eduardo Cesar agradeceu o trabalho do ex-comandante, Luiz Carlos de Carvalho, que assume agora a função de subcomandante, e pediu mais empenho aos agentes da GMU. “Até agora acertamos muito, trabalhando com muito profissionalismo, porém, algumas metas não foram alcançadas. Vamos corrigir as falhas que tivemos e buscar a excelência no trabalho da corporação, para melhorar o atendimento aos munícipes”, afirmou o prefeito. PMU



Ubatuba terá queima de fogos em quatro pontos do município

A Prefeitura, em parceira com a Comtur, está programando um Reveillon especial para quem vem passar a virada do ano nas praias de Ubatuba. Haverá queimas de fogos em quatro diferentes pontos da cidade, descentralizando a festa de Reveillon e proporcionando opções para todos os gostos. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 78 mil. Uma empresa especializada foi contratada, para proporcionar mais segurança, além de um belo espetáculo aos moradores e visitantes. A expectativa da Secretaria de Turismo é que cerca de 400 mil pessoas comemorem a chegada de 2007 em Ubatuba.
No centro da cidade, o espetáculo de fogos acontecerá na Praia do Cruzeiro, com quinze minutos de queima, ao lado do Centro de Informações Turísticas. Na região sul, a festa da virada será na praia da Maranduba, com o apoio dos comerciantes e acontecerá no final da Praia, no sentido Ubatuba - Caraguá. Na região norte, a praia do Ubatumirim terá oito minutos de fogos. O ponto de referência para os lançamentos é o Quiosque da Zita. A novidade neste ano é a queima de fogos no Perequê-Açu, que acontecerá em frente ao Terminal Turístico, com oito minutos de queima.
Em todos os shows pirotécnicos, uma série de imagens dará o colorido ao céu na chegada do novo ano. Serão fogos em formato de leque, corações, crisântemos e outros. Para a queima do Centro, se as condições climáticas permitirem, uma surpresa está programada.

Orquestra anuncia chegada do ano

Antes da virada do ano, por volta das 23h30, a Banda Lira Padre Anchieta, de Ubatuba, fará uma apresentação de músicas eruditas e populares, que pretende agradar a todos os gostos. Depois da queima de fogos, a banda volta a se apresentar. Entre as principais canções a serem apresentadas, estão a Aquarela do Brasil, Samba da Minha Terra, Na Baixa do Sapateiro e Renascimento. PMU



Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo na terça-feira

A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo na próxima terça-feira, dia 2 de janeiro. Serviços essenciais como a coleta de lixo e atendimentos em alguns postos de saúde funcionarão normalmente. Nos postos de saúde do Ipiranguinha e Centro, o pronto atendimento será das 7h30 às 19h30. Na Unidade de Saúde da Maranduba o funcionamento é 24 horas. Nas demais repartições o atendimento volta a funcionar normalmente na quarta-feira, dia 3. PMU



Carnês de IPTU em Ubatuba serão distribuídos na próxima semana

A Prefeitura de Ubatuba programou para o dia 2 de janeiro o início da distribuição dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2007. A entrega será feita pelos Correios, que distribuirão cerca de 53 mil carnês. O contribuinte poderá optar pela quitação em cota única, com desconto de 10 a 16%, de acordo com o desconto progressivo ou pelo parcelamento. Tanto para o pagamento à vista quanto parcelado o vencimento será todo dia 15. O reajuste será de 3,13%, definido de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado).
Para quem não receber o carnê de IPTU até a data do vencimento, a Coordenadoria de Receita da Prefeitura informa que o contribuinte poderá obter a 2ª via acessando o site
www.ubatuba.sp.gov.br. Até da data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander Banespa. PMU

Voltar