Total de visualizações de página

sábado, dezembro 16, 2006

Notícias da Prefeitura

Maioria dos ciclistas já não comete mais infrações

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, 99% dos ciclistas já aderiram às ciclofaixas, andando na mão correta de direção. A mudança de comportamento ocorreu após o início da medida de apreensão e multa das bicicletas cujos condutores cometem infrações na lei de trânsito.
As apreensões são parte de uma ação da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, com ações da Guarda Municipal, que visa a organização e segurança no trânsito. O ciclista que tiver sua bicicleta apreendida poderá retirá-la mediante o pagamento de uma multa de R$ 5,00.
Dez integrantes da Guarda Municipal estão realizando a fiscalização diariamente, principalmente nas esquinas que cruzam as Avenidas Thomaz Galhardo e Conceição. Após dez dias do início das apreensões, 143 bicicletas já foram levadas ao pátio da Secretaria de Segurança Pública. Destas, 35 permanecem no pátio aguardando que os proprietários as retirem. Passados 90 dias, a bicicleta que não for retirada irá para leilão. PMU



Jogos Inter Secretarias de Ubatuba entram na reta final

Essa foi uma semana de definição de campeões na sexta edição dos Jogos Inter Secretarias de Ubatuba. De sábado, 9, a quinta-feira 14, sete modalidades definiram campeões, restando apenas a definição no vôlei, basquete e malha, que acontecem na próxima semana.

Confira a lista das modalidades que tiveram suas atividades encerradas:

Xadrez: 1º- João Lopes de Moura Filho (Educação); 2º- Oziel Hecher (Segurança); 3º - José Americano (Administração); 4º- Cesar ( Educação)
Tênis de mesa masculino: 1º- Angelo (Camara) ; 2º - Alan Conceição (Saúde) ; 3º - Davi Alves (Saúde) ;4º - Roberto (Esporte)
Tênis de mesa feminino: 1º- Ludmila (Esporte) ; 2º - ; 3º - ;4º -
Truco: 1º- André/Chileno (Esportes); 2º- Evaldo/Magú (Adminitração); 3º- Lyssinho/Dudu (Educação); 4º - Damião/Jacob (Esporte)
Futebol de mesa: 1º- Bittencurt (Esporte); 2º - Silvio (Cidadania); 3º- Dilei (Saúde); 4º - João Lopes (Educação)
Volei de praia feminino: 1º-Ana Lucia/Claudia (Saúde); 2º- Diva/Carla; 3º- Patrícia/Maria Luiza (Saúde); 4º - Edméia/Bárbara (Administração)
Damas:1º- Fábio Medeiros (Esporte); 2º - Zé Maria (Administração); 3º- Rodnei (Saúde); 4º- Cesar (Educação)
Futebol de Campo: 1º- Educação; 2º- Saúde ; 3º- Regionais; 4º- Câmara
Surfe masculino: 1º- Wiliam Muniz (Educação); 2º- Fábio Lima (Esporte); 3º- Michael Santos (Educação); 4º- Tiago Gulli (Administração)
Surfe feminino: 1º- Beatriz Frisanco (Esporte); 2º- Vanessa Amoroso (Educação); 3º- Tatielly Silva (Fazenda)
Dominó Individual: 1º - Marinho (Saúde); 2º - Bom Dia (Obras); 3º - Cesar (Educação); 4º - Enivaldo (Educação)
Dominó Duplas: 1º - Enivaldo e Jura (Educação); 2º - Leia e Erico (Saúde); 3º - Carlito e Cesar (Educação); 4º - Gilberto e Flávio (Educação) PMU



Prefeitura promove encontro sobre Educação Especial

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o encontro sobre Educação Especial, no auditório da EM Padre José de Anchieta entre os dias 6 a 8. O encontro teve a apresentação de trabalhos da Secretarias de Educação (Classes Especiais, Projeto Eroi, Equipe Multidisciplinar), Saúde (UNIR, Saúde Mental), Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e de entidades como Associação dos Deficientes de Ubatuba e APAE.
“Foi uma chance para as entidades que trabalham com alunos especiais poderem mostrar o que desenvolveram em 2006 e também adquirir novos conhecimentos na área”, disse Izabel Roseli de Souza Leite, supervisora de ensino da Secretaria de Educação. Os participantes também puderam assistir à peça de teatro “Bonecolândia – Uma cidade animada”, de Jorge Lee, com alunos das classes regulares, juntamente com deficientes auditivos e mentais da E.M. Tancredo Neves, além de apresentações de alunos das Classes Especiais da EM Altimira Abirached e EM Madre Glória.
Uma palestra com o tema “A inclusão Escolar na perspectiva do professor e do aluno” foi ministrada por Roseli Albino dos Santos e Mércia de Oliveira. Aconteceu também uma exposição pedagógica dos trabalhos realizados pelos alunos. “O público recebeu informações que poderão auxiliar na criação de novas formas de trabalho com os alunos especiais a partir de agora”, finalizou Isabel. PMU



Adega & Cia vence Campeonato Dente de Leite

A equipe Adega & Cia foi a campeã de 2006 do torneio Dente de Leite promovido pela Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles, ao derrotar na final a equipe do Auto Posto Veraneio por 3 a 2. O torneio, que teve a participação de alunos com idade entre 13 a 15 anos, contou com 10 equipes.
O artilheiro do torneio foi Isaque Gomes Guimarães, que marcou 12 gols. O melhor goleiro foi Tarcísio Lopes da Costa Neto, do Auto Posto Veraneio, que sofreu 8 tentos. Na decisão pelo terceiro lugar, O Madeireiro venceu por 5 a 4 o time da MGM Informática.

Campanha do campeão

Para chegar a final, o time Adega & Cia chegou em primeiro lugar do grupo A na fase de classificação, vencendo três partidas e perdendo duas. Na semifinal bateu o time da MGM Informática por 1 a 0. No total, a equipe campeã marcou 19 gols e sofreu 16 gols. O campeonato Dente de Leite encerrou as atividades da Escolinha Municipal Rubens Salles em 2006. Na próxima semana haverá uma festa de confraternização entre alunos de todas as categorias. PMU



Santa Casa realiza Semana da Urgência e Emergência

A Santa Casa de Ubatuba promoveu, entre os dias 6 e 8, a "Semana da Urgência e Emergência", com palestras sobre afogamento, primeiros socorros e trabalho conjunto entre a Polícia Rodoviária e o setor da saúde. Essas palestras objetivaram o preparo para a temporada de verão e contaram com a participação ativa dos médicos, funcionários de enfermagem, estagiários e colaboradores de diversos setores da instituição. Segundo a administradora do hospital, Quésia Kamimura, "o sucesso desse ciclo de palestras semeou o projeto de próximos eventos relacionados à área da Urgência e Emergência". PMU



Prefeitura realiza I Encontro dos Agricultores em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) realizou, na última quinta-feira, 14, o I Encontro dos Agricultores. O evento aconteceu na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), e reuniu cerca de 60 pessoas.
O encontro teve como objetivo promover a confraternização entre os produtores rurais de Ubatuba. Diversos agricultores ligados à produção ecológica e orgânica falaram sobre suas experiências e alternativas de cultivo. Além da troca de experiências sobre a terra, os agricultores puderam fazer um intercâmbio de mudas e sementes. O encontro teve início com um "Café da Roça", com alimentos típicos levados pelos próprios participantes.
O evento foi também uma boa oportunidade para que alguns produtores pudessem conhecer de perto o Mercado do Produtor Rural, um evento que acontece todas as quintas-feiras, na Praça BIP. A secretária da Smapa, Valéria Gelli, aproveitou a ocasião para convidá-los também a participar desse mercado, que tem representado uma forma eficiente para escoar a produção agrícola no município.
O prefeito Eduardo Cesar esteve no encontro e afirmou que atividades como essas promovem o crescimento saudável do setor. "Nosso intuito é unir esforços desenvolver a economia, aliando a isso a saúde do consumidor e o cuidado com a natureza. Tenho orgulho de ser prefeito de uma cidade onde as pessoas podem falar e podem ouvir, buscando juntas o melhor caminho a ser seguido. PMU



Projeto Guri de Ubatuba encerra atividades do ano com ensaio aberto

A finalidade principal do projeto é proporcionar um ensino técnico musical aprimorado aos alunos, além de fomentar a construção da cidadania das crianças e adolescentes, utilizando a música como agente transformador

As crianças que participam do Projeto Guri de Ubatuba, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, encerraram nesta quinta-feira, 14, suas atividades com um ensaio aberto que não deixou de ser uma bela apresentação musical. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Pe. Anchieta, com a presença de professores, amigos e familiares. O projeto teve início em agosto deste ano em Ubatuba e já está dando bons resultados.
Foram apresentados números individuais, demonstrando cada tipo de instrumento, com apresentações de percussão, violão e coral. Depois, todos unidos interpretaram canções lidas em partituras, que vão desde o jazz a clássicos da bossa nova, passando pelo folclore e até mesmo uma música israelense.
A assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários da prefeitura, Silvana Niel, esteve presente na apresentação, representando o prefeito Eduardo Cesar e ficou encantada com a atuação das crianças. "Foi com grande esforço que conseguimos implantar esse belo projeto aqui em Ubatuba e agora nós podemos comprovar que quando o dom da música é incentivado pelos pais e apoiado por iniciativas como essa, os resultados são maravilhosos".

O projeto

O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes, que vivem em lugares culturalmente carentes. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos.
A finalidade principal do projeto não é a formação de músicos, apesar de isso poder ocorrer, devido aos talentos que despontam em quase todos os pólos. Seu principal objetivo é proporcionar ao aluno um ensino técnico aprimorado e consciencioso, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um. Além disso, destaca-se a construção da cidadania das crianças e adolescentes, utilizando a música como agente transformador e inserindo-as no processo social.
A música é utilizada também como meio para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sensoriais e quaisquer outras faculdades indispensáveis em qualquer atividade profissional e pessoal que venham a escolher. PMU

Voltar