Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Notícias da Prefeitura

Alunos da rede municipal de Ubatuba ganham prêmio da Marinha do Brasil

Cinco alunos de escolas municipais de Ubatuba receberam prêmios da Marinha do Brasil, que realiza anualmente a "Operação Cisne Branco", visando despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao mar. A "Operação Cisne Branco" é um concurso de redação, realizado em âmbito nacional, versando sobre temas selecionados, e envolvendo candidatos da faixa escolar que abrange alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.
Na região houve a participação das quatro cidades do Litoral Norte e de Jambeiro, reunindo aproximadamente 5.300 alunos. Após várias etapas foram definidos quinze premiados, sendo que destes, cinco representavam Ubatuba.

Belarmino e Tancredo

A cerimônia de premiação aconteceu na Capitania dos Portos, em São Sebastião, onde os alunos Uriel dos Santos, Yaná Allana da Conceição e Giovanni O. Santos, da EM José Belarmino Sobrinho, do bairro do Poruba e Leandro de Carvalho Salles e Rafael Luiz Jesus da Rocha, da EM Tancredo Neves, do Centro receberam medalhas e certificados das mãos do Capitão de Fragata Cláudio Viola.
Os temas desenvolvidos em 2006 foram "Marinheiros: os sentinelas do mar brasileiro" e "A Marinha do Brasil e o mar: nossa última Fronteira". "Foi uma grata surpresa ter participado de um evento tão importante, que engrandece o nome das escolas municipais de Ubatuba e de nossos alunos", disse Ana Maria Belarmino Barros, vice-diretora da escola do Puruba. Rose Marangoni, diretora da EM Tancredo Neves, concorda com a colega do Puruba: "A conquista é um prêmio para toda a Rede Municipal de Ensino de Ubatuba". PMU



Balcão de empregos ultrapassa mil colocações em 2006

A Prefeitura de Ubatuba divulgou as estatísticas de atendimentos do Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, referentes ao mês de novembro. No período de 1 a 30 foram atendidas 662 pessoas, das quais 535 foram encaminhadas aos empregadores, que disponibilizaram 197 vagas, todas preenchidas. Com este número o Balcão de Empregos de Ubatuba chega a marca de 1053 pessoas empregadas em 2006 e 2248 desde o início da atual administração.'


Documentação

No mesmo período, foram providenciados 191 preenchimentos de formulários de carteiras de identidade e atestados de antecedentes e 52 pedidos de segunda via de certidões de nascimento. O Balcão de Empregos e o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba ficam na Rua Paraná, 375. PMU



Prefeitura convoca novos ambulantes a fazer capacitação para manipulação de alimentos

O objetivo do curso é fazer com que os vendedores ambulantes adotem as práticas de higiene necessárias para produzir e comercializar alimentos seguros

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma capacitação para manipuladores de alimentos, direcionada aos vendedores ambulantes com licenças novas. O curso acontecerá no próximo dia 13, a partir das 15h, no auditório da E.M. Tancredo Neves.
O objetivo do curso é fazer com que os vendedores ambulantes adotem as práticas de higiene necessárias para produzir e comercializar alimentos seguros, evitando infecções e intoxicações alimentares durante a temporada. Serão passadas noções sobre infecções alimentares, hábitos de higiene, desinfecção, armazenamento, descongelamento e formas de evitar a ocorrência de vetores, como ratos e baratas.
Todas as pessoas que adquiriram as novas licenças deverão passar pela capacitação, sob pena de não receber a licença. Os suplentes também deverão comparecer, para que, no caso de desistência do titular, possam assumir a vaga com maior facilidade.
O curso terá duração total de quatro horas e os participantes receberão certificado no final. Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, “o curso é obrigatório, para bloquear pessoas que não tenham capacitação para manusear alimentos. Nós queremos diminuir ao máximo o risco de contaminações e infecções alimentares”. PMU



Ubatuba é cenário do Verão 2007 na MTV

Em alguns programas, o público poderá participar e ver de perto artistas como Penélope Nova, Pitty, Nando Reis, Falamansa e muitos outros

Pelo terceiro verão consecutivo, a MTV (Music Television), um canal de tevê a cabo especializado em música, escolheu Ubatuba como cenário para a gravação de diversos programas que serão exibidos para todo o Brasil. As gravações começaram na segunda quinzena de novembro, para programas sem a presença de auditório.
Já em dezembro, acontecerão as gravações do programa "Covernation", na Praia Vermelha do Norte, comandado por Marcos Mion, com a presença de diversos cantores famosos, interpretando canções de outras bandas; o público poderá comparecer e prestigiar o evento. A primeira gravação do Covernation acontecerá no próximo dia 16.
Para o prefeito Eduardo César, eventos como esses, além de movimentar ainda mais a cidade, promovem as belezas e o turismo de Ubatuba. "Nós incentivamos a vinda das mais diversas mídias para o município, pois elas representam veículos que levam a nossa imagem para todo o Brasil e até mesmo para o exterior".

Os programas

Ao todo, são quatro programas diferentes, que serão gravados em Ubatuba e apresentados na grade da emissora durante o verão. Os programas que ainda serão gravados são o Covernation, nos dias 16 de dezembro e 16 e 17 de janeiro e o Luau MTV, no dia 21 de janeiro. As gravações acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para participar, é só comparecer!

Covernation

Depois do sucesso do programa fora do estúdio no último verão, os covers desembarcam mais uma vez na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba. Mas desta vez eles não são simples covers, porque as bandas são de artistas de verdade. Entre outras disputas, o público poderá ver de perto: Pitty encarnando a Madonna, contra o Mop Top versão Strokes. O Forfun fará cover do Sublime, versus Revolucionnarios imitando o Nirvana. Wander Wildner interpretará Erasmo Carlos, contra o Canto dos Malditos na Terra do Nunca fazendo as vezes de Cássia Eller. Os Detonautas cantarão Raul Seixas, numa competição com o Falamansa, que homenageará Luis Gonzaga. Para finalizar, Marcelo D2 defende os Beastie Boys e disputa com Dado Villa Lobos, que cantará Jesus & The Mary Chain.

Luau MTV

O programa que já embalou muitos verões volta à tela da MTV em uma edição especial. Serão dois programas com o cantor e compositor Nando Reis. No banquinho, com o pé na areia de Ubatuba, e de violão em punho, ele vai defender suas canções e receber convidados especiais como Andreas Kisser, Samuel Rosa, Lan Lan, e Adriana, da banda Canto dos Malditos na Terra do Nunca.

Chá das Minas

Um dos programas já gravados em novembro foi o "Chá das Minas", comandado por Luisa Micheletti, Penélope Nova e André Vasco, que discutem assuntos do universo feminino, abrangendo pautas de relacionamento, saúde e beleza. As gravações em Ubatuba resultarão em 20 programas de meia hora exibidos diariamente, com 20 temas diferentes.
Penélope é a comandante de um papo entre seis meninas previamente selecionadas, que dão seus relatos sobre o tema do dia. Enquanto isso, André Vasco vasculha a praia à procura de depoimentos e matérias que o ajudem a defender o ponto de vista masculino. Para costurar tudo isso, Luisa traz informações, dados e curiosidades sobre o que estiver sendo discutido.

Casal Neura

Outro programa já gravado é o Neura MTV, que tem esquetes em que os atores são os próprios apresentadores, Cazé e Marina. O casal Neura resolve tirar férias e ir pra Ubatuba; o resultado é a nova série de dramaturgia da MTV, que vai mostrar os principais conflitos de um casal à beira-mar. Vários VJs vão dar uma palhinha nessa confusão: Keyla, Kênya, André, Felipe, Carla Lamarca e Ana Luiza Castro. PMU



Grupos de Folias de Reis iniciam visitas às Capelas

"25 de dezembro, quando o galo deu sinal que nasceu menino Deus, numa noite de Natal" - Cantiga de Folia de Reis

Começa no próximo dia 11 a IX Peregrinação dos Grupos de Folias de Reis aos bairros de Ubatuba. Neste ano, 38 capelas serão visitadas por cinco grupos, até o dia 29 de dezembro. O projeto, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), propõe resgatar as cantigas seculares em saudação ao nascimento de Jesus, reativar os grupos das Folias e incentivar a montagem dos presépios nas capelas, um costume que também estava sendo deixado de lado.
Atualmente existem seis grupos de Folias de Reis em Ubatuba, contando com instrumentos bem típicos, como o machete, um tipo de cavaquinho caiçara, a rabeca, espécie de violino, também produzido pelos nativos, viola, pandeiro e caixa, um instrumento parecido com a zabumba.
Além das capelas, os grupos visitam também as casas dos moradores que apreciam a tradição. Segundo Mário Gato, um dos foliões, as visitas são feitas mediante convite. "Têm casas que já estamos acostumado a visitar, mas sempre têm casas novas para ir. É só chamar a gente e deixar o bolo com café prontinhos, que a gente vai cantar, com a maior alegria!"
Segundo Nei Martins, folclorista da Fundart, a Folia de Reis é uma das manifestações de cunho religioso e cultural mais antigas do país. "Em 1583, o Padre Cardin já citava a presença de grupos de Folias de Reis no Jornal ’O Carapuceiro’", o primeiro do Brasil. Como é de seu costume, o folclorista pesquisou as origens da Folia de Reis em Ubatuba e registrou as memórias dos caiçaras mais antigos, para que "as tradições não se percam em meio à modernidade." PMU



Apreensões de bicicletas são aprovadas pela maioria da população

Muitos têm elogiado a atitude tomada a fim de proporcionar mais segurança aos ciclistas, pedestres e motoristas

De acordo com informações do comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, a maioria das pessoas elogiou a iniciativa da prefeitura de começar a apreender as bicicletas de quem cometer infrações, como transitar pela contramão nas ciclofaixas. Segundo Carvalho, "a operação tem dado resultados positivos e a população tem elogiado a atitude tomada pelo Executivo Municipal, que está proporcionando melhorias para a comunidade usuária de um transporte barato, sadio e não poluente".
A medida que consiste na apreensão das bicicletas cujos proprietários cometeram infrações é uma ação da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, com ações da Guarda Municipal, que visa tão somente a organização e segurança no trânsito. O ciclista que tiver sua bicicleta apreendida poderá retirá-la mediante o pagamento de uma multa de R$ 5,00.
O comandante da Guarda Municipal explica que a operação, durante esta semana, teve como foco principal os usuários que fazem mau uso das ciclofaixas das ruas Professor Thomaz Galhardo e Conceição e persistem em transitar na contramão de direção, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro e a lei municipal nº 2083/01, criada para disciplinar o uso de bicicletas nas vias do município.

Balanço


Até esta quinta-feira, 79 (setenta e nove) bicicletas foram apreendidas e, de acordo com a Guarda Municipal, duas eram produto de furto recente, levando à detenção do indivíduo E.S.A., de 25 anos. "Também por isso é importante a fiscalização e a apresentação de um documento que comprove a propriedade do veículo", explica o comandante da Guarda Municipal. "Devemos esclarecer que a operação não visa somente quem trafega na ciclofaixa em sentido oposto ao estabelecido no Código Brasileiro Trânsito e que a partir da segunda feira, dia 11 de dezembro, fiscalizaremos também as faltas cometidas em semáforo e o tráfego na contramão de direção, mesmo fora das ciclofaixas", completou Carvalho. PMU

Voltar