Total de visualizações de página

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura lança vídeo institucional sobre Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo lançará, no próximo dia 19, um vídeo institucional sobre o turismo em Ubatuba. O lançamento acontecerá no Cine Porto Itaguá, às 10 horas, com a presença de empresários de Ubatuba. O filme tem duas versões: uma de 30 minutos de duração, com belas imagens de praias, cachoeiras e trilhas, além de depoimentos sobre a cultura caiçara, pontos de mergulho e outras atrações que Ubatuba pode oferecer ao turista e uma versão mais enxuta, de 10 minutos. Ambas têm legendas em inglês.
O vídeo é voltado para as pessoas ligadas ao turismo e formadores de opinião que têm interesse em divulgar a cidade. Ele será distribuído tanto em Ubatuba, quando fora, para operadoras e agências de viagens. Na ocasião do lançamento, as pessoas ligadas ao trade turístico de Ubatuba que estiverem presentes, receberão cópias para apresentar aos clientes.
Na opinião do secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, esse filme representa um marco histórico na cidade, além de ser uma importante ferramenta de trabalho para quem deseja fomentar o turismo em Ubatuba. "Pela primeira vez na história do município, nós estamos lançando um material completo, que vende, atrai e prende a atenção dos nossos turistas em potencial".
Para o prefeito Eduardo Cesar, o vídeo é uma grande oportunidade para pessoas que conhecem e que não conhecem a cidade. "Tenho certeza que até mesmo os moradores de Ubatuba vão se surpreender com a qualidade das imagens e com a fantástica diversidade que o município pode oferecer ao turista".
Luiz Felipe explica que o próximo passo, para 2007, é formatar os produtos e pacotes turísticos para os mais diversos públicos, incluindo hospedagem, alimentação e passeios. "A formação desses pacotes depende da união dos empresários. O poder público atua como agente aglutinador, mas se não houver a participação efetiva de todos, não conseguiremos trazer para Ubatuba o turismo que pretendemos". PMU



Ubatuba premia projetos de “Educação para o Trânsito”

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, promove nesta quinta-feira, 14, a premiação e exposição dos trabalhos que participaram do projeto “Educação para o Trânsito”, desenvolvido nas escolas de Ubatuba.
Na tarde de terça-feira, 12, a comissão avaliadora pôde conhecer os trabalhos apresentados e começar a definir os vencedores nas cinco categorias: Projeto, Apresentação Coletiva, Sinalização Interna, Painel e Maquete.
A supervisora de ensino, Luciana Valério explicou os critérios para definição dos ganhadores do prêmio. “Capacitamos educadores para a elaboração de projetos interdisciplinares e as crianças desenvolveram coisas muito interessantes. A comissão está analisando com carinho cada trabalho e posso garantir que os vencedores serão conhecidos por pequenos detalhes, já que todas as escolas inscritas apresentaram materiais interessantes”, disse Luciana. “O programa possibilitou aos alunos o conhecimento e compreensão da necessidade de obediência das regras e normas de trânsito e um dos itens avaliados foi justamente a integração com a comunidade, que por sua vez também acabou recebendo orientações”, finalizou a supervisora. O evento acontecerá no salão da Igreja São Francisco, a partir das 19 horas. PMU



Formatura do Proerd reúne mais de mil crianças em Ubatuba

Desde a sua implantação na cidade, o programa já atendeu 15 mil alunos

A formatura da turma do segundo semestre de 2006 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo) reuniu 1150 alunos das escolas da rede municipal de ensino de Ubatuba. A cerimônia, realizada no Salão da Igreja São Francisco, nos dias 12 e 13, contou com a presença de diversas autoridades.
O programa foi desenvolvido nas escolas José Belarmino Sobrinho, Honor Figueira, Sr. João Alexandre, José Simeão, Prefeito Silvino Teixeira Leite Neto e Aldeia Boa Vista. Durante o evento, os soldados PM Renato Vella e Beatriz de Oliveira, responsáveis pelas aulas em Ubatuba, homenagearam o prefeito Eduardo Cesar, a secretária de Educação, Patrícia Pereira e o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Cap. Ivo de Oliveira Lopes, com medalhas e camisetas do Proerd. As escolas apresentaram números de dança e música.
O Capitão PM Ivo, agradeceu o apoio da Prefeitura de Ubatuba e lembrou que o prefeito Eduardo Cesar é o que mais participou de cerimônias de formatura. “O Prefeito Eduardo é um recordista em formaturas do Proerd e está de parabéns, pois demonstra, com sua presença, o interesse no bom desenvolvimento do programa em Ubatuba”, disse o capitão.
Para a secretária de Educação, Patrícia Pereira, os pais devem participar mais ativamente do ensino dos filhos: “Os pais têm que acompanhar de perto o crescimento dos seus filhos. Saber com quem andam, participar das atividades, enfim, não deixar apenas a escola como responsável por essa ação. É preciso que os pais conversem com seus filhos sobre todos os assuntos, inclusive drogas, visando sempre mostrar o mal que elas fazem”, declarou Patrícia.
“Temos que ver essas crianças crescendo com a noção do que é certo ou errado. No curso todos aprenderam o que as drogas podem fazer. Precisamos que vocês sejam bom cidadãos e a base para isso tem sido proporcionada”, disse o prefeito. Os alunos tiveram aulas de noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre escolares e auxílio ao desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência. Os pais também receberam informações através de palestras que abordaram temas sobre comunicação com os filhos, noções básicas sobre uso de drogas e até sobre resolução de conflitos e violência.
Com essa turma - a décima oitava desde a implantação do programa na cidade - o Proerd contabiliza 15 mil alunos atendidos, das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ubatuba. PMU



Pescadores ubatubenses visitam pescadores em Arraial do Cabo

A visita à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo representa o atendimento a uma solicitação dos pescadores da Picinguaba

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Sebrae realizou uma visita dos pescadores e maricultores ubatubenses à Reserva Extrativista de Pesca do Arraial do Cabo (Resex), no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas. O objetivo da visita, que aconteceu na última segunda-feira, dia 11, foi promover uma troca de experiências e o conhecimento da realidade vivida pelos pescadores das duas cidades.
Na ocasião da visita, os pescadores de Ubatuba foram recebidos pelo chefe do Ibama e presidentes das entidades de pescadores e puderam conhecer um pouco sobre como seria a implantação e a organização de uma Resex, discutindo sobre suas vantagens e desvantagens. Além disso, eles visitaram as áreas de cultivos de ostras e vieiras e diversas praias, conhecendo os pescadores, suas organizações, os costumes e os apetrechos de pesca utilizadas em Arraial do Cabo.

O que é uma Resex?

A Resex é uma unidade de conservação de interesse ecológico-social, que visa proteger o sustento dos pescadores artesanais, bem como a flora e a fauna locais. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, os pescadores e maricultores ubatubenses puderam conhecer um modelo de gestão do recurso pesqueiro que alia a preservação do meio ambiente às atividades de pesca e da maricultura. "Nossos profissionais puderam também perceber que os problemas e dificuldades são muito parecidos com os daqui e que uma das soluções é a união do setor, para que as demandas sejam discutidas e solicitadas junto aos órgãos competentes".
Ainda segundo a secretária da Smapa, o projeto de uma Resex pode ser implantado em Ubatuba na Praia da Picinguaba e na Caçandoca, mas que a iniciativa deve partir das comunidades, pois as Resex são gerenciadas por elas. "Nós cumprimos com a promessa de levá-los para conhecer o modelo gestão de pesca, como um “Dia de Campo” e apoiaremos no que for possível intermediando o contato com órgãos competentes como o Ibama e outros desde que seja a vontade da comunidade pesqueira ". PMU



Melhor Idade de Ubatuba encerra ano com dia de lazer na praia

O Projeto Atividade Física e Cidadania da Prefeitura de Ubatuba (parceria das Secretarias de Esporte e Lazer, Saúde e Fundo Social de Solidariedade), encerrou suas atividades em 2006 com uma grande confraternização na Praia Vermelha do Norte. Aproximadamente 500 integrantes do projeto, destinado a pessoas com mais de 40 anos de idade, participaram de programas como caminhada, vôlei, frescobol, caminhada ou apenas papearam a beira-mar.
“Foi uma forma diferente de encerrarmos nossas atividades, tirando o dia de folga, integrando todas as unidades do Projeto”, disse Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Cesar, que participou ativamente da preparação do evento, fez um balanço positivo do ano. “2006 foi mais um ano no qual essas pessoas especiais da melhor idade de Ubatuba receberam de presente mais qualidade de vida. Foram ações nos bairros, Jogos do Idoso, Torneio da Melhor Idade, enfim, Ubatuba proporcionou lazer, saúde e integração a mais de 700 pessoas durante o ano”, disse Denise. As atividades do Projeto Atividade Física da Prefeitura de Ubatuba, retornam em março. PMU



Fundart lança Antologia Literária de 2005

A Fundart, através do Grupo Setorial de Literatura, lança no próximo dia 20, a Antologia do XIII Concurso de Contos Washington de Oliveira, do XIX Concurso de Poesia Idalina Graça, do V Concurso de Texto de Teatro Infantil Tia Hêlo, e do I Concurso de Contos Caiçaras Eliana de Oliveira. O lançamento e a premiação dos autores acontecerá no Casarão do Porto, a partir das 21 horas.
O livro, de 80 páginas, traz os textos classificados e premiados em 2005 por um corpo de jurados, formado por professores de Língua Portuguesa. Entre eles, há autores estreantes e outros que participaram de edições passadas. A concepção da capa é do artista gráfico Jorge Basso.
A surpresa desta edição fica por conta dos contos caiçaras, uma nova modalidade introduzida neste ano através do Concurso Eliana de Oliveira, escritora local falecida em 2005 e agora homenageada pela Fundação. “Esses concursos são importantes para a descoberta de novos talentos e para a difusão da produção literária de Ubatuba”, diz Martiniano Vianna, presidente da Fundart. PMU



Agenda 21 realiza oficina para Guarda Municipal de Ubatuba

Dando continuidade às diversas ações do Projeto, a "Agenda 21 Litoral Norte - Integrar e Mobilizar", em parceria com a Caixa Econômica Federal e Elektro, realizará uma série de oficinas setoriais de multiplicação. O objetivo do evento é informar à sociedade e aos seus diversos setores o que é a Agenda 21, qual a sua importância e quais as suas ações. A Guarda Municipal de Ubatuba será a primeira entidade a receber a capacitação, que acontecerá no dia 18, às 15h, no salão de reuniões do Palace Hotel.
A Agenda 21 é a primeira ação organizada globalmente para melhorar a qualidade de vida no planeta. O compromisso de construir a Agenda 21 foi assinado por 179 países na Rio-92, inclusive o Brasil. Para colocar em prática os objetivos da Agenda 21, a sociedade civil e o governo devem trabalhar juntos, com o objetivo de levantar os problemas e as soluções, para executar os planos de ação.
As oficinas de multiplicação têm a meta de informar 80% da população. Essa meta será cumprida em duas etapas. A primeira delas é informar as entidades, os governos e associações. A segunda está relacionada à educação às comunidades dos bairros. PMU



Presos em Ubatuba são transferidos para Taubaté

Agora os presos não precisam mais ficar na cadeia feminina, onde permaneciam sem condições e sem segurança

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em ação conjunta com o Conseg e a Delegacia Seccional de São Sebastião, viabilizou a inclusão automática dos presos do sexo masculino detidos em Ubatuba no Centro de Detenção Provisória de Taubaté.
No ofício enviado pela prefeitura ao Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, estão expostos os motivos do requerimento: a desativação da Cadeia Pública masculina de São Sebastião, que recebia os presos de toda a região do Litoral Norte, trouxe para Ubatuba um grande problema por não haver um local apropriado para aprisionamento dos meliantes do sexo masculino.

Condições inadequadas

Atualmente a Cadeia Pública feminina de Ubatuba possui quatro celas, não sendo número suficiente para abrigar homens e mulheres, mesmo porque estão lotadas de presas do sexo feminino, trazidas de outras cidades da região. Os homens estavam, até então, sendo aprisionados no parlatório da delegacia, cômodo que não possui a segurança necessária, sendo inviável para funcionar como cárcere, já tendo havido, inclusive, tentativa de fuga. Os presos chegaram a ficar acomodados em um caminhão baú, durante visita às presas.

Solução

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique dos Santos, o sistema prisional de Ubatuba estava desestabilizado, dificultando os trabalhos dos órgãos de segurança para proporcionar tranqüilidade ao município. “A falta de um local específico e seguro para aprisionar os homens que são detidos pelas nossas polícias, além do aspecto desumano que eles estavam sendo submetidos, vinham causando um certo mal estar na população, que esperava providências do Poder Público. Por isso, a transferência automática dos presos foi uma grande conquista”, explicou Andrade.
O delegado titular de Ubatuba, Fausto Moro Cardoso, também considerou o encaminhamento direto dos presos para Taubaté um grande benefício para a cidade. “Esta medida nos auxiliou muito, pois a permanência dos presos na cadeia feminina causava muitos problemas”, disse o delegado que afirmou que o número de detenções do sexo masculino chega a uma média de 18 por semana.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a prefeitura se empenhou para conquistar uma melhoria para toda a comunidade. “Conseguimos a solução para um problema que vinha prejudicando a imagem da cidade”, concluiu o prefeito. PMU



Leonardo faz show em Ubatuba no próximo sábado

O cantor Leonardo vai apresentar o show “De corpo e alma” em Ubatuba, no próximo sábado, 16, às 22h, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, no Perequê-Açu. O show é uma realização da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, da Liga Ubatubense de Futebol, Festeiros de Divino 2007, com apoio da Prefeitura Municipal.
Como abertura, a partir das 19h, haverá apresentação da Banda Assis e da dupla Ibrahin & Daniel. Estarão à disposição camarote, área vip e arquibancada vip. Os ingressos são limitados e vendidos através do telefone (12)3832-1325. Ingressos antecipados serão vendidos com desconto. Haverá horário especial de ônibus para todos os bairros, após o show, com saída do estádio.
Mais informações: (12) 9133.5885; 9728.6030; 9736.0698 PMU



Centro de Informações Turísticas ganha maquete para orientações

O Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Ubatuba recebeu na última semana uma maquete da região central do município, que ficará exposta e ajudará na orientação de turistas. A maquete, que possui 2,0 metros x 1,6 metro, foi desenvolvida através de uma parceria entre a Unitau e a E.M Tancredo Neves.
A iniciativa foi da aluna do curso de Administração com ênfase em Turismo da Unitau, Bianca Beatriz Roque, de 21 anos. Bianca desenvolveu a maquete, construída com papelão, massa corrida e biscuit, sob orientação da professora Juliana Bussolatti e com ajuda de alunos da 7ª série da E.M Tancredo Neves. Os alunos trabalhavam na maquete como atividade extra-classe, uma vez por semana.
Segundo Bianca, há intenção de continuar com o trabalho de construção da maquete no próximo ano, desta vez com participação de alunos de outras escolas e de outras regiões do município. “Queremos trabalhar com os alunos das escolas da regiões norte e sul e ampliar a maquete até que ela esteja completa, com a cidade inteira”, disse Bianca.
O Centro de Informações Turísticas funciona na Avenida Iperoig, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. PMU



Prefeitura de Ubatuba inaugura pregão presencial

Pregão presencial confere maior transparência aos processos de licitações
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Administração, inaugurou nesta terça-feira, 12, o sistema de pregão presencial como nova modalidade nos processos de licitações para a aquisição de bens e de prestação de serviços comuns, com qualquer valor estimado da contratação.
O pregão oferece benefícios para todos os envolvidos no processo, ou seja, a sociedade tem ampla transparência, o fornecedor amplo acesso à disputa e a Prefeitura adquire rapidez no processo de compra, além da redução de preços, custos operacionais e tempo de duração do processo. Oito funcionários da Secretaria de Administração passaram por treinamentos específicos para atuar como pregoeiros. Para a realização do pregão, a prefeitura dispõe de uma sala própria, com infra-estrutura necessária, localizada na Secretaria de Administração, no Paço Municipal.

Transparência e economia

O primeiro pregão presencial da Prefeitura de Ubatuba foi referente à contratação de seguro para a frota automotiva. Apenas um licitante participou do pregão: a Unibanco Seguros. O gerente comercial André Hardt e o representante comercial José Roberto de Souza elogiaram a iniciativa da prefeitura em implantar o pregão. “A Prefeitura de Ubatuba está de parabéns, pois o pregão proporciona uma melhora muito grande na transparência do processo, além da economia processual, financeira e de tempo. Para os órgãos, as vantagens também são inúmeras, principalmente no que diz respeito à participação efetiva dos licitantes”, disse José Roberto de Souza.

Conquista

O secretário de Administração, Sílvio Bonfiglioli Neto, explica que o pregão é uma sessão pública com diversas regras de funcionamento, onde existem várias vantagens, entre elas, a inversão das fases, com a habilitação no final e apenas da licitante que ofertou o menor preço. “Acreditamos que o pregão também será uma oportunidade para que os comerciantes locais se interessem mais em participar das licitações municipais, tendo em vista as vantagens oferecidas”, avaliou Bonfiglioli.
“A implantação do pregão presencial é uma grande conquista do prefeito Eduardo Cesar e que nós conseguimos implantar nesta administração”, afirma José Pinto Americano, coordenador de Materiais e Patrimônio e um dos principais responsáveis pela instalação do pregão na Prefeitura de Ubatuba. “O pregão era uma grande vontade do prefeito e vai conferir mais agilidade aos processos, o que acaba sendo revertido em prestação de serviços de melhor qualidade para a comunidade”, completa Americano lembrando que a efetivação do pregão se deve a um esforço concentrado de toda a equipe de licitação da Prefeitura.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o pregão presencial garante maior transparência aos atos administrativos. “Acreditamos que a total visibilidade dos atos administrativos é uma obrigação de quem está no poder”, afirmou o prefeito. PMU

Voltar