Total de visualizações de página

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Notícias da Prefeitura

Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves lançam livro em Ubatuba

Os alunos da 6ª série D da EM Tancredo Neves realizaram uma tarde de autógrafos para o lançamento do livro “Contos da Turma”. O projeto, desenvolvido durante o ano, foi idéia dos alunos e coordenado pela professora Miriam Pereira Sorroche. “Além dos contos, os alunos também fizeram uma autobiografia, onde pudemos conhecer a realidade de cada um e o que os motivou a escrever”, conta a professora.
“O casal”, “O menino imaginário”, “Amor em família”, “Um portador de deficiência” e “Amizade”, são alguns dos 34 contos escritos pelos alunos. A diretora da EM Tancredo Neves, Rose Marangoni, diz que todo o projeto foi desenvolvido pelos alunos. “O envolvimento de todos foi muito grande. Eles contagiaram a professora Miriam, o professor André Luis e a APM com a idéia, que hoje se torna realidade. Além de escrever, eles cuidaram da digitação e da ilustração do livro”, comentou a diretora.
Délcio Sato, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ubatuba, esteve no evento e elogiou a dedicação dos alunos no trabalho. “Pude ler o índice do livro e vi que muitos falavam em sonhos. Espero que esses sonhos não morram e que todos continuem perseverando até a realização. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.
Para o supervisor de ensino, Arnaldo da Silva Alves, é importante o interesse pela literatura. “É interessante pois em uma época em que todos pensam em computadores, os alunos lançarem um livro. A idéia é ótima, pois a literatura ajuda a estimular a criatividade”, elogia o supervisor. O livro foi distribuído aos pais e alguns convidados. PMU



Jogos Inter Secretarias têm algumas datas de disputas alteradas

A ASPEM (Associação dos Servidores Públicos e Empregados Municipais) alterou datas e locais de disputa de algumas modalidades dos Jogos Inter Secretarias (JOIS). Para melhor aproveitamento de espaço, todas as modalidades de jogos de mesa e tabuleiro serão disputadas na sede da Associação Ubatuba de Tênis de Mesa (AUTM), no Jardim Carolina. Os participantes das modalidades dominó, damas, truco, xadrez e tênis de mesa terão transporte para o local dos jogos, com saída prevista para às 17h30, da Secretaria de Esportes. O torneio de truco foi transferido do dia 9 para o dia 13, quarta-feira, às 18 horas.

Confira os resultados e as próximas competições do JOIS:

Resultados 5/12

Basquete
Câmara 2 X 0 Segurança Fundart 33 X 93 EsporteAdministração 14 X 18 Educação

Futebol Society

Saúde I 6 X 0 TurismoSaúde II 3 X 3 Educação II (nos pênaltis Saúde II 3 X 2 Educação II)Fundart 2 X 2 Obras II (nos pênaltis Fundart 2 X 1 Obras II)

Natação
50 Livre feminino (após 71)
1º - Beatriz Frisanco (Esporte); 2º - Laura Koran (Fundac); 3º - Bárbara da Silva (Administração)
50 Livre masculino (após 71)
1º - Juan Martins Jacó (Saúde); 2º - Caio R. C Soares (Saúde); 3º - Rafael R. Irineu (Arquitetura e Urbanismo)
50 Livre feminino (antes 70)
1º - Ana Lucia Gil (Saúde); 2º - Eliosa P. Castro (Educação); 3º - Ana Marcia (Educação)
50 Livre masculino (antes 70)
1º - Hamilton de Castro (Esporte); 2º - Adilson Santos (Esporte); 3º - Marcos V. Fowler (Administração)
100 Livre feminino (após 71)
1º - Beatriz Frisanco (Esporte); 2º - Laura Koran (Fundac); 3º - Bárbara da Silva (Administração)
100 Livre masculino (após 71)
1º - Juan Martins Jacó (Saúde); 2º - Caio R. C Soares (Saúde);3º - Clodoaldo Alves (Segurança)
100 Livre feminino (antes 70)
1º - Ana L. Gil (Saúde); 2º - Eliosa P. Castro (Educação)
100 Livre masculino (antes 70)
1º - Hamilton de Castro (Esporte); 2º - Adilson Santos (Esporte); 3º - Rogério S. Bueno
Revezamento 4 X 25 Livre feminino (após 71)
1º - Esporte
Revezamento 4 X 25 Livre masculino (após 71)
1º - Esporte; 2º - Saúde; 3º - Segurança
Revezamento 4 X 25 Livre feminino (antes 70)
1º - Educação
Revezamento 4 X 25 Livre masculino (antes 70)
1º - Esporte

Jogos de quinta-feira 7/12

Futebol Society – Quadra da Piscina
18:00 h Masculino – J5 – Esporte X Educação I19:00 h Masculino – J6 – Jurídico X Fundart II20:00 h Masculino – J7 – Câmara X Administração

Vôlei - Tubão
18:00 h Vôlei Fem. – J5 – Esporte X Fundart19:00 h Vôlei Masc.- J5 – Administração X Educação20:00 h Vôlei Masc. – J6 – Saúde X Esporte

Damas – Associação Ubatuba de Tênis de Mesa –18:00 h. PMU



Alunas do programa Geração de Renda de Ubatuba colocam produção à venda e recebem certificados

As alunas dos cursos de Geração de Renda oferecidos no segundo semestre pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, vão expor e comercializar seus produtos, a partir das 9 horas desta quinta-feira, 7, no Ginásio de Esportes Tubão.
As alunas participaram de cursos de artesanato (cestas de jornal, decoupage em madeira e tecido, customização de bolsas, tapetes de sacolinhas plásticas, crochê, bordado, pintura em tecido, bijuteria e texturas) e culinária (biomassa de banana, salgados, biscoitos caseiros, panificação, derivados de soja, macarrão e bolo confeitado). A partir das 15h haverá a cerimônia de formatura das 800 alunas, que receberão certificados de conclusão dos cursos, ministrados no centro e em diversos bairros da cidade. PMU



Junta de Serviço Militar de Ubatuba chama reservistas para EXAR 2006

A Junta de Serviço Militar (JSM) de Ubatuba informa que de 11 a 15 de dezembro acontecerá o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). O objetivo do EXAR é atualizar os dados, obter o congraçamento entre os militares da Reserva e da Ativa e cooperar na ação e orientação moral e cívico-democrática dos brasileiros em idade militar. Devem comparecer a JSM de Ubatuba, que fica na Rua Gastão Madeira, 129, todos os que prestaram Serviço Militar nos últimos cinco anos. Os reservistas devem apresentar-se munidos de certificado de reservista de primeira ou segunda categoria e carta patente (para oficiais), das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-9060. PMU



Ubatuba promove última etapa do municipal de Águas Abertas

A última etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” acontece neste domingo, 10, e tem como palco a praia do Cruzeiro, no centro. A competição terá percursos de 250, 500, mil e 3 mil metros, para nadadores a partir de sete anos de idade. As inscrições podem ser feitas na Piscina Municipal até sexta-feira, 8, e no local da prova, no domingo, 10, até às 9h.
A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba venceu as três etapas anteriores, disputadas nas praias da Almada, Enseada e Maranduba e lidera o torneio, que tem a academia Winner, de São José dos Campos, na vice-liderança.
O “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. PMU



Perequê-Açu realiza Natal Solidário

A Unidade de Saúde da Família do Bairro Perequê-Açu, em parceria com a comunidade, está realizando o "Natal Solidário". O evento tem o objetivo de colaborar com o Natal das famílias carentes do bairro, além de promover a socialização e amizade entre as pessoas. No próximo dia 15, a partir das 17h, acontecerá uma confraternização no Terminal Turístico, com direito a amigo secreto, lanche e apresentações culturais. Até o dia 18, a Unidade arrecadará presentes variados para distribuir às famílias.
Para realizar o Natal Solidário, a equipe do Programa de Saúde da Família do Perequê-Açu está utilizando formas simples e criativas. Com a ajuda das agentes de saúde que visitam as casas e conhecem os moradores do bairro, foram cadastradas as famílias que necessitam de algo para que o Natal seja mais feliz.

Família "Arco-Íris", "Rosa-Choque" ou "Esperança"

Cerca de 70 famílias foram cadastradas para participarem do "Natal Solidário". Cada família recebeu o nome de uma fruta, uma cor, uma praia ou um adjetivo. Os pedidos também são os mais diversos. Podem ser alimentos, roupas, brinquedos, ou até uma companhia para alguém que sofre de solidão, um corte de cabelo ou um acessório que contribua para aumentar a auto-estima de alguém. Na maioria das vezes, as pessoas que vão receber os presentes e as pessoas que vão doar ficam no anonimato. O amigo secreto do dia 15 também funciona assim. Cada pessoa leva o presente que quiser. Na hora da troca, cada um escolhe o que quer, ou o que precisa.
A enfermeira da Unidade, Sueli Pedrosa, explica que a Unidade do Perequê-Açu sempre faz ações no sentido de promover o entrosamento entre as pessoas do bairro. "São pequenas iniciativas como essa que estimulam a construção de uma rede solidária. Nossa intenção é compartilhar bons momentos e mostrar que, muitas vezes, quem doa algo a alguém fica ainda mais feliz do que quem recebe".
Quem quiser contribuir para o Natal Solidário, ou simplesmente participar do evento, pode obter mais informações pelo telefone 3833-8600. Para quem não mora no bairro, fica a dica para praticar em outros lugares essa idéia e levar adiante a solidariedade. PMU



Vigilância Sanitária faz operação "Caça-Esgoto" no Ipiranguinha

As residências do bairro que não estiverem ligadas à rede de tratamento de esgoto terão um prazo de 30 dias para regularizarem a situação; operação foi solicitada pela Promotoria Pública do Meio Ambiente

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Sabesp, iniciou na última terça-feira, 5, uma Operação "Caça-Esgoto" no Bairro Ipiranguinha. Os fiscais da Vigilância estão visitando as famílias para detectar as residências que não estão ligadas à rede de tratamento de esgoto. Durante a visita, os proprietários estão sendo orientados sobre como proceder e fazer uma previsão de gastos.
A "Operação Caça-Esgoto" foi solicitada pela Promotoria Pública de Meio Ambiente, com o objetivo de minimizar a poluição no Rio Grande. De acordo com a lei, a ligação das casas é obrigatória em bairros que possuem rede de tratamento de esgoto.
As residências que não estivem ligadas terão um prazo de 30 dias para regularizarem a situação. Caso isso não aconteça, os proprietários serão autuados e, posteriormente, multados. Para situações específicas, em que as pessoas não tenham condições de custear as mudanças, a Assistência Social da Sabesp poderá beneficiar os proprietários com a tarifa social. Esse benefício só será empregado se a impossibilidade financeira for devidamente comprovada.
Para o superintendente de proteção à Saúde, Neílton Nogueira, essa adequação é positiva para a cidade em diversos aspectos. "Além de colaborar com o meio ambiente, o tratamento adequado do esgoto melhora a qualidade de vida e preserva a saúde coletiva". Para o bairro do Ipiranguinha, estão previstas visitas a 267 imóveis. Depois do natal, o Itaguá será o próximo bairro a passar pela "Operação Caça-Esgoto". PMU



Mostra "Despertar do Mestre-Artesão" valoriza arte e cultura caiçara

Na ocasião da abertura da mostra, dez artesãos ubatubenses foram reconhecidos como mestres. O reconhecimento se deve à importância de seus trabalhos para a cultura local e para o artesanato brasileiro

A arte e o artesanato legitimamente caiçaras podem ser admirados até o próximo dia 12, no Casarão da Fundart. Trata-se da "Mostra do Despertar do Mestre-Artesão", com obras de 46 participantes, produzidas pelas Oficinas de Design, do pesquisador e artesão Carlos Herglotz, que desenvolveu um projeto com o objetivo de resgatar a auto-estima e a cultura do artesão caiçara, além de agregar valores aos seus produtos.
A mostra teve início na última sexta-feira, 1, quando dez artesãos ubatubenses foram reconhecidos como verdadeiros mestres, por meio de certificados. O reconhecimento se deve à importância de seus trabalhos para a cultura local e para o artesanato brasileiro. Na opinião de Carlos Herglotz, o reconhecimento dessas pessoas como mestres-artesãos é o primeiro passo para tornar pública a importância desses talentos e de seus ofícios. “O segundo passo é despertar interesse na comunidade em aprender suas técnicas, a fim de preservá-las e enriquecê-las".
As peças que compõem a Mostra são resultado das Oficinas de Design, de Carlos Herglotz, bem como das Oficinas de Cestaria, da Mestra Sueli Santos Alves, e das Oficinas de Rabeca, do Mestre Mario Ricardo de Oliveira, realizadas na Fundart neste semestre.

Os mestres ubatubenses

A cerimônia de entrega dos certificados aos mestres artesãos aconteceu no auditório da Fundação, com a presença de grande público. O grupo Tupinambrás abrilhantou o coquetel, que também contou com a participação do grupo Fandango Caiçara. Os certificados foram entregues pelo pesquisador do artesanato brasileiro Carlos Herglotz, que já realizou esse mesmo trabalho em outras cidades do país, como consultor do Sebrae. Público e participantes encerraram a noite com uma grande ciranda no salão de exposições do Casarão.
Foram homenageados com o título de Mestre-Artesãos, os cesteiros Edmilson Eleutério da Silva (Perequê-Açu), Carmem Fernandes de Cristo (Poruba), Sueli Santos Alves (P. Açu); os escultores Marino Jacob ( P. Açu), Aparecido Alvin Teixeira (Cido, da Casanga), Antonio Teodoro de Souza ( Bigode, do P.Açu), José Vicente da Motta (Da Mota); os lutiês-rabequeiros Ricardo Pereira Cabral (Ubatumirim) e Mario Ricardo de Oliveira (Ubatumirim). PMU

Voltar