Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Cruzeiros Marítimos

Continuação
No mês de Novembro por volta das 10h30min, recebo uma ligação do Comandante Fabio Freitas; "Luiz Bischof, você quer fazer o desembarque de cruzeiros em sua cidade, então ligue para o Rene Herman, que a sua cidade vai receber a partir de hoje os cruzeiros marítimos" - Liguei e aí fiquei sabendo que esta pessoa era e é o presidente da COSTA CRUZEIROS, conversamos, falei de Ubatuba, dos nossos projetos, do desembarque, dos passeios de terra para o Norte e Sul da Cidade, dos Quilombos, das aldeias dos índios das praias, etc.
Dr. Rene Hermam, pediu para irmos a Ilha Bela (uma segunda-feira) para ver o desembarque, com o Comandante da Embarcação "Costa Clássica" Comte Vito Chiarini, Raffaele Gualco, chefe de hotelaria e o Sr. Matheu, encarregado dos Tours, viemos a Ubatuba, acompanhado do Sr. Luiz Felipe e Claudino Borges Veloso, para as definições e adequações ao projeto em questão.
Ao chegarmos a Ubatuba, visitamos o píer do Iate Club Tamoios, bem como o píer do cais do porto e o da praia do Matarazzo, locais que tínhamos em reunião definidos, sendo todos rejeitados pela comitiva.
Após uma visita em nossa cidade o Comandante Vito pediu que para o desembarque na cidade de Ubatuba deverá ser construído um Píer na baia do Itaguá/Iperoig - pediu para irmos a Búzios/RJ na quinta-feira às 0:00 horas para ver o desembarque. Na volta a cidade de Ilha Bela o comentário da comitiva em relação à Ubatuba foi muito agradável, pois tínhamos uma boa gastronomia, artesanato, limpeza, segurança, e um bom receptivo.
Fomos a Búzios - Luiz Felipe, Luiz Bischof e Sidney Giraud, para ver o desembarque do Costa Clássica às 0:00 horas do dia 19 de Dezembro de 2002 - durante o dia fizemos uma avaliação no Píer construído pela Prefeitura de Búzios na Rua das Pedras, bem como o seu gerenciamento com o presidente da colônia Z- ; no dia seguinte as 9:00 horas da manhã fomos recepcionados pelo Comandante Vito, que nos passou informações sobre o desembarque, onde a construção do PIER em Ubatuba deverá ter na maré 0,0 um calado de 1,80 m.
O projeto que tanto trabalhei foi paralisado devido ao meu afastamento da COMTUR em Março de 2003.
Na Gestão do Prefeito Eduardo Cezar - já houve muita conversa sobre este assunto e é uma das metas desta administração a construção do PIER na Baía de Ubatuba, já realizamos reuniões com a Starnorte de São Sebastião, que convidou um biólogo da FAEMA/RJ para viabilizar este projeto - na reunião que aconteceu em Janeiro de 2005 nas instalações da marina Ubaoba com o Sr. Gilmar, Luiz Bischof, João Paulo Rolin, e os integrantes da Starnort. Um pequeno relato da reunião - "A baia do Itaguá/Iperoig está preparada para a construção do PIER, desde que se faça estudo de maré, correntes, tipo de solo ( temos um fundo de areia grossa com uma água com lama navegável, o vai e vem das embarcações abrirá um canal natural), ventos, para não haver degradação ao meio ambiente" píer deverá ser construído sob pilastras, com uma largura de 4,00 m até atingir na maré 0.0, com o calado de 1.80 m. Sua construção será em forma de T, igual ao PIER da cidade de Búzios/RJ.
Quando estivemos, em outubro de 2006, na cidade do Rio de Janeiro, na ABAV, o Prefeito solicitou a continuidade deste projeto, pois Ubatuba deverá estar preparada para o recebimento dos cruzeiros marítimos em 2008, falei a ele que iria agilizar o projeto, pois há uma verba parlamentar para o início dos trabalhos, desde que a realização da Batimitria nos permita a execução do projeto, vamos dentro dos tramites legais iniciar os trabalhos buscando a aprovação junto aos órgãos ambientais como também a viabilização das obras de estacionamento, retro apoio, receptivo e adequação do município ao projeto, etc.
Em 29 de dezembro realizamos reunião na Prefeitura para retornar o andamento dos projetos, pois recebemos notícias em Outubro de 2006 que a Starnorte não poderá dar continuidade aos trabalhos propostos inicialmente.
Sidney, quero esclarecer a você que o prefeito Eduardo quer fazer deste projeto uma realidade, já estamos novamente em trabalhos para que consigamos realizar estudos na Baia de Ubatuba e se tudo der certo vamos tornar este sonho uma realidade, pois já tenho reunião agendada com a Costa Cruzeiros com o Dr. Rene Herman, esclarecendo que estamos nos preparando para o que aconteceu em 2003 ou seja Ubatuba estará prepara para receber o desembarque dos Cruzeiros Marítimos em 2008. (Luiz Antonio Bischof)


Voltar