Total de visualizações de página

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Notícias da Prefeitura

Projeto Escolata ganha destaque em revista e TV

A revista “Nova Escola” e a TV Vanguarda deram destaque para o projeto musical

A Escolata, banda formada por alunos da Escola Municipal José Celestino Aranha, do bairro do Horto, em Ubatuba, continua chamando a atenção da mídia. O trabalho desenvolvido na escola foi destaque da revista “Nova Escola - Especial Arte”, nas bancas desde dezembro. Além de estampar a capa, a publicação dedica uma página inteira para mostrar o que os alunos das 3ª e 4ª séries da escola aprenderam desde julho de 2005, quando o projeto foi implantado, com o nome inicial de “Bate Lata”, que posteriormente passou a se chamar “Escolata”.
“Mostramos em aulas de percussão, que o corpo pode ser um instrumento. Depois eles começaram a tirar sons das carteiras, paredes e outros objetos. O importante é deixar fluir a criatividade”, conta Elias Batista.
Elias salienta que o apoio da Prefeitura de Ubatuba foi fundamental para o sucesso do projeto “Música na Escola – Escolata”. “Agradeço de coração a atenção da prefeitura e da Secretaria de Educação, que tem dado o apoio necessário para desenvolvermos o trabalho com as crianças das comunidades dos bairros do Horto, Pé da Serra, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Parque dos Ministérios e Ipiranguinha”, acrescentou o monitor.
Para 2007, Elias pretende apresentar aos alunos o trabalho de grandes nomes da MPB. “Quero apresentar Tom Jobim, Jair Rodrigues e outros artistas para essa nova geração”, diz o monitor. “Eles precisam saber que existe musica boa no Brasil”, completa.

Vanguarda Mix

O pessoal da Escolata iniciou o ano de 2007 dando um tempo nas férias para gravar uma participação especial no programa Vanguarda Mix, exibido pela TV Globo regional e que aconteceu na ultima quarta-feira, 3, na Praia Grande. “A produção do programa teve conhecimento do nosso trabalho e nos convidou para o programa”, conta Elias. A chuva que caiu durante a gravação fez com que a participação fosse abreviada, “mas mesmo assim demos nosso recado e a garotada não vê a hora de se ver na TV”, disse Elias. O programa, que contou também com a participação do DJ ubatubense Jean Blackin, vai ao ar neste sábado, 6, às 12h.

O projeto e as apresentações

A Escolata reúne cerca de 90 crianças que utilizam latas como instrumentos de percussão musical. Desde a estréia, a Escolata se apresentou na Semana de Consciência Negra, na entrega do prêmio Nutrir, no Mundial de Surfe, desfiles de aniversário da cidade e o encerramento das atividades em 2006 foi uma encenação de Natal, no Encontro Cultural de Música e Dança da Rede Municipal de Ensino.
“O melhor de tudo é que, com o projeto conseguimos manter as crianças afastadas das drogas e da violência, ocupando o tempo delas com atividades enriquecedoras, como a música, e passamos noções de cidadania em geral, como a reciclagem”, disse a diretora da E.M Celestino Aranha, Vani de Fátima da Silva.

Prêmio

Em outubro de 2006 a escola foi contemplada com o Prêmio Cicillo Matarazzo, que visa valorizar os projetos desenvolvidos na rede municipal de educação. Para a diretora Vani de Fátima da Silva, o projeto proporcionou um aumento da participação dos alunos em todas as atividades escolares, sendo esse um dos motivos da conquista. “O projeto contou com o envolvimento de todos os professores, alunos e funcionários da escola, possibilitando a melhoria da auto-estima dos alunos assim como seu maior envolvimento nos estudos”, disse a diretora da escola. PMU



Prefeitura de Ubatuba celebra convênio com a Seap - Brasília

O convênio deve beneficiar diretamente cerca de 80 famílias de pescadores de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), celebrou um importante convênio com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) do Governo Federal. O convênio visa o apoio ao projeto de incentivo ao desenvolvimento responsável, ordenado e sustentado da pesca e da maricultura.
De acordo com a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o valor repassado pela Seap (R$ 134.812,50) será utilizado para uma série de iniciativas que devem valorizar a produção e auxiliar os produtores.
Uma destas iniciativas é a implantação de uma balsa de maricultura na Barra Seca, que servirá como uma unidade-escola para ensinar os pescadores e servir de modelo. Todos os produtores de Ubatuba receberão coletores de sementes de mexilhões; serão realizados dias de campo e para o início de 2008 está prevista a realização do I Workshop de Maricultura e Pesca Paulista, tudo isto foi viabilizado através deste convênio.
“Estimamos que com o convênio beneficiaremos diretamente cerca de 80 famílias de pescadores. Nunca tivemos tanto incentivo nesta área, que acreditamos ser uma promissora fonte de desenvolvimento e geração de emprego e renda em Ubatuba”, disse Valéria Gelli. PMU



Escola abre inscrição para vestibulinho que oferece 180 vagas para cursos técnicos

Inscrições vão de 8 a 17 de janeiro

A Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves realiza no próximo dia 21, o vestibulinho para provimento de vagas para os Cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Contabilidade, Secretariado e Turismo. No total serão oferecidas quarenta e cinco vagas para cada curso, sendo que dez, serão para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio.
As inscrições serão feitas somente via Internet, da próxima segunda-feira, 8 de janeiro, até às 16 horas do próximo dia 17, no endereço eletrônico da Prefeitura de Ubatuba:
www.ubatuba.sp.gov.br.
Para facilitar as inscrições de quem não possui computador, a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Gastão Madeira nº 101, disponibilizará, durante seu horário de expediente, um terminal exclusivo para as inscrições do vestibulinho.
A inscrição somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no valor de R$ 10,00 (dez reais) sendo o boleto bancário devidamente autenticado o comprovante de inscrição.

Avaliação

A avaliação dos candidatos será em única fase e constará de prova escrita, composta de quarenta questões objetivas, sendo quinze sobre Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, dez de Matemática e quinze sobre História, Geografia e Ciências. Haverá também um questionário sócio-econômico com 10 (dez) questões.
A prova que será realizada nas dependências da E. M Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Av. Rio Grande do Sul, 600 e terá início às 8h30. Os portões serão fechados às 8h, não sendo permitida a entrada de candidatos após este horário.
O candidato deverá comparecer ao local determinado para as provas com 30 minutos de antecedência do horário de início, munido do protocolo de inscrição, da cédula de identidade ou qualquer outro documento oficial com foto, trazendo caneta esferográfica azul ou preta. PMU



Balcão de empregos de Ubatuba amplia atendimento em 2006

A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba divulgou os números finais de atendimento do Balcão de Empregos no ano de 2006. Em um universo de 5.358 atendimentos, 3143 pessoas foram encaminhadas para entrevistas, sendo que destas, 1342 pessoas foram incluídas no mercado de trabalho, aumentando o número de colocações em 12,5% em relação ao ano de 2005.

Dezembro

Em dezembro o Balcão atendeu 537 pessoas, encaminhando 428 para entrevistas, que preencheram 138 vagas. Em dezembro o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social providenciou o preenchimento de 77 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 43 pedidos de certidões. PMU



Ubatuba disputa Campeonato Paulista de Beach Soccer 2007

Torneio será disputado por oito equipes do Estado

O Beach Soccer de Ubatuba participará do “3º Campeonato Paulista” da modalidade, que acontece de 24 e 28 deste mês. O torneio será disputado por oito equipes do Estado de São Paulo, sendo que sete delas já confirmaram presença. Além de Ubatuba, que participa pela primeira vez, a competição contará com as equipes de São Paulo, Caraguá, Lorena, Praia Grande, Jacareí e Santo André. A última vaga deverá ser preenchida até a próxima sexta-feira, 5.
As equipes serão divididas em dois grupos, jogando entre si (dias 24 a 26) e classificando os dois melhores colocados para a semifinal (dia 27). No domingo, 28, acontece a decisão e a disputa pelo terceiro lugar. Todas as partidas serão disputadas na arena montada no Centro Educacional e Esportivo da Mooca, na capital paulista. O sorteio dos grupos acontecerá na próxima terça-feira, 10.
“O campeonato servirá para projetar novos talentos para a disputa do Campeonato Brasileiro de seleções”, diz Marcos Fábio Spironelli, presidente da Federação Paulista de Beach Soccer. A equipe de Praia Grande foi a campeã do torneio em 2006.

Preparação para os Regionais

Tendo como base a equipe que ficou na quarta posição dos Jogos Regionais do ano passado, o time, dirigido por Ednelson Prado, recebe o reforço de novos atletas, visando a preparação para os Regionais 2007, que serão disputados em Ubatuba.
“Temos tempo para fazer testes, mas nem por isso deixaremos de brigar por uma boa colocação no paulista”, disse o treinador, que deve testar dois ou três atletas.
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.,o torneio é uma chance de valorizar os atletas de Ubatuba. “Após a boa colocação nos Regionais 2006, mesmo sem contratar jogadores de fora, temos a chance de mostrar que podemos fazer bonito, investindo em atletas da cidade”, disse Bittencurt. PMU



Surfe começa a definir datas para 2007 em Ubatuba

A FPS (Federação Paulista de Surf) e a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) já divulgaram algumas datas de competições que devem acontecer em Ubatuba em 2007. Em março, a “Capital do Surfe” recebe a terceira etapa do Rip Curl Grom Search, nos dias 17 e 18 e a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, nos dias 24 e 25.
Em junho a primeira etapa do Paulista Pró deve movimentar Itamambuca entre os dias 15 a 17; na semana seguinte (20 a 24) Itamambuca recebe a elite do surfe brasileiro para a disputa do SuperSurf. Nos dias 22 e 23 de setembro acontece uma etapa do Paulista Universitário.
Tanto a FPS quanto a ABRASP devem divulgar nos próximos dias os locais de eventos como o Nicoboco Surf School, Seletiva Petrobrás, OKDOK Paulista Open e outros campeonatos que podem ter etapas na cidade.

Supersurf

Metade da delegação paulista que disputa o SuperSurf 2007 é de Ubatuba: nove dos dezoito atletas que representam o estado de São Paulo na elite do surfe brasileiro, são de Ubatuba. No masculino Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Hizunomê Bettero, Tadeu Pereira e Edgley Santos entraram pela classificação do SuperSurf 2006 e Edgar Bischof conseguiu a vaga pela classificação Regional Sudeste. No feminino, Ubatuba terá três atletas: Suelen Naraisa, Francisca Pereira e Luana Prado.

WQS em outubro

Entre os dias 23 e 28 de outubro, Ubatuba se torna mais uma vez a capital mundial do surfe, com a realização do Onbongo Pro Surfing, a 39ª etapa do campeonato mundial, versão WQS, um evento seis estrelas, que distribui 125 mil dólares em premiação e 2.500 pontos no ranking. Em 2006 o campeonato reuniu 192 surfistas, de 14 países e Renan Rocha foi o campeão do torneio, e já garantiu que participa este ano. “Em 2007 estarei aqui de novo, campeonato em casa não vou perder”, disse Renan, ainda no pódio em 2006.

Municipal

Além das competições estaduais, nacionais e o mundial WQS, a Associação Ubatuba de Surf (AUS) realiza, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, o maior circuito municipal de surfe do Brasil, o Ubatuba Surf Challenge, com aproximadamente 200 atletas divididos em 16 categorias, competindo nas melhores ondas do Litoral Norte. PMU

Voltar