Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Notícias da Prefeitura

Cursos de geração de renda retornam em março

A Prefeitura de Ubatuba informa que as inscrições para os cursos de geração de renda da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social estarão abertas a partir da segunda quinzena de fevereiro, com as aulas tendo início em março. A lista completa dos cursos e locais onde as aulas serão ministradas está sendo preparada de acordo com a procura dos anos anteriores.
As aulas acontecem na sede da Secretaria em dois períodos e em diversos bairros da cidade, com cursos nas áreas de artesanato e culinária, onde os alunos recebem técnicas de produção e, posteriormente, comercialização de seus produtos.
Em 2006, alunas participaram de cursos de artesanato (cestas de jornal, decoupage em madeira e tecido, customização de bolsas, tapetes de sacolinhas plásticas, crochê, bordado, pintura em tecido, bijuteria e texturas) e culinária (biomassa de banana, salgados, biscoitos caseiros, panificação, derivados de soja, macarrão e bolo confeitado). Em dois anos, os cursos de geração de renda já beneficiaram cerca de 1.500 pessoas. PMU



Prefeitura realiza I Encontro e Oficina dos Agricultores da Região Sul

Essa é mais uma ação da Smapa, no sentido de fomentar o Programa de Manejo Sustentado de Pesca, Agricultura e Maricultura no município

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) realizará, no próximo dia 26, o I Encontro e Oficina dos Agricultores da Região Sul. O evento acontecerá no Sítio Folha Seca, que fica num bairro com o mesmo nome, das 8 às 13h. Na ocasião, serão realizadas palestras e oficinas que ensinarão aos produtores o cultivo do adubo verde e produção de biofertilizantes, que representam duas formas alternativas e naturais de se tratar a terra.
Essa é mais uma ação da Smapa, no sentido de fomentar o Programa de Manejo Sustentado de Pesca, Agricultura e Maricultura no município. Dentro desse programa, está previsto, entre outras coisas, o incentivo à produção orgânica. A secretária da Smapa, Valéria Gelli, explica que a produção de alimentos orgânicos em Ubatuba é uma tendência que tem grande potencial. "Nós estamos trabalhando para que os produtores tenham subsídios técnicos para a produção orgânica. Além disso, estamos gerando mecanismos para escoar a produção. Com essas ferramentas, temos condições de criar mais um traço característico na nossa cidade.”
Para que os produtos agrícolas sejam gerados organicamente, a adubação verde, que consiste em plantar leguminosas, como feijão de porco, mucuna e guandu, é uma boa solução. Tais leguminosas têm a propriedade de fixar o nitrogênio e equilibrar as bactérias no solo. Já os biofertilizantes são adquiridos a partir da fermentação de capins encontrados no próprio ambiente onde são feitas as plantações. Esses fertilizantes contribuem para o desenvolvimento das plantas, de forma natural. PMU



Futmesa de Ubatuba divulga pré-selecionados para amistoso

A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa (AUFM) divulgou a lista dos pré-selecionados para a partida contra a equipe do Bloco do R, da cidade de Itu, que acontece neste domingo, 28. Os nomes da lista são: Edson Sírio, André Rafael, Ralph Solera, Glauco Sírio, Ednelson Prado, Alexandre Augusto, Flávio Bellard, Vlademir Betaressi, Vicente Muratore, Sílvio Fonseca, Paulinho Garcia e Pedro Nicolas.
Entre os ituanos do Bloco do R, o destaque é o botonista Ivan Valini, que já defendeu o Rio Branco de Americana no Campeonato Paulista. As partidas terão inicio às 10 horas no Ginásio de Esportes Tubão e essa será a primeira partida dos jogadores na modalidade “Equipe” em Ubatuba.
Na estréia da modalidade na região, em novembro de 2006, os botonistas de Ubatuba venceram a equipe da ADC Embraer (AFUMAEM), por 68 a 32, em partida disputada na cidade de São José dos Campos. A AUFM conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. PMU


Voltar