Total de visualizações de página

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Notícias da Prefeitura

Vanguarda Mix mostra reportagem com Escolata neste sábado

A Escolata, grupo musical formado por alunos da E.M. José Celestino Aranha, do bairro do Horto, em Ubatuba, será destaque do programa Vanguarda Mix, deste sábado, veiculado pela TV Vanguarda. A gravação aconteceu na Praia Grande e faz parte do especial “Mix Verão 2007”, onde a apresentadora Geovana Tominaga, visita as cidades do Litoral Norte em busca de dicas para o Verão.
O dia chuvoso não era propício para a gravação, mas o mau tempo deu uma trégua para as gravações. “Assim que começamos a gravar a chuva parou e foi uma festa!”, conta a apresentadora.
O monitor da Escolata, Elias Batista, avalia que o trabalho tem sido reconhecido e isso acaba sendo bom para todos os monitores que trabalham na rede municipal de ensino de Ubatuba. “Temos trabalhos fantásticos com música, teatro e artes plásticas, que são desenvolvidos com total apoio da Prefeitura, a quem eu só posso agradecer”, diz o monitor.
Elias conta ainda que a garotada não vê a hora de aparecer na TV. “Vai ser como dia de jogo do Brasil na Copa: o bairro inteiro na frente da TV”, conta Elias, que tem um site onde mostra o trabalho desenvolvido na escola:
www.eliasbatista.mus.br .
O Vanguarda Mix especial “Mix Verão 2007”, vai ao ar neste sábado, 13, à partir do meio-dia. PMU



Ubatuba recebe o selo Prefeito Amigo da Criança

A cidade de Ubatuba recebeu o Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O prefeito Eduardo Cesar foi reconhecido Prefeito Amigo da Criança 2005-2006, após passar pela primeira etapa de avaliação do programa, onde foi analisada a condição necessária para a consolidação de políticas públicas visando a participação na etapa 2007-2008 do programa. Nesta fase serão analisados a evolução dos indicadores sociais de atenção à criança e ao adolescente e a ampliação da cobertura da rede nos serviços.
Nesta primeira etapa foram analisadas metas, que foram divididas em eixos de ação, para criação do mapa de avaliação do município. Os eixos de ação foram assim nomeados: eixo promovendo vidas saudáveis; eixo acesso à educação de qualidade; eixo proteção das crianças contras os maus-tratos, exploração e violência e eixo orçamento criança.
A articuladora municipal do programa Prefeito Amigo da Criança é a assessora de Assuntos Comunitários Silvana Niel e que acumula interinamente a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. Segundo ela foram mais de mil municípios que preencheram o Mapa da Criança e destes, cerca de 800 receberam o selo de Prefeito Amigo da Criança, mostrando que o município de Ubatuba teve reconhecimento de seus esforços para atender crianças e adolescentes”, disse.
O trabalho foi desenvolvido com o esforço de funcionários das secretarias da Cidadania e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Finanças. “O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal para o Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), também tiveram importante participação na elaboração do Mapa, sendo que, Sonia Bomfim (CMDCA), preside a Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do programa”, lembra Silvana.
O prefeito Eduardo Cesar afirmou que continuará atuando em todas as frentes para garantir condições ideais para crianças e adolescentes de Ubatuba. “A Fundação Abrinq é uma entidade séria, que avaliou como Ubatuba vem lutando para assegurar as necessidades das crianças e adolescentes, e mostrou que estamos no caminho certo. Temos coisas a ajustar, mas, continuaremos sempre a investir para garantir o futuro das próximas gerações”, disse o prefeito.

Prefeito Amigo

O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, como parceiro das gestões municipais, pretende contribuir para fortalecer os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em sua terceira versão, acompanhando o mandato municipal 2005-2008, o Programa Prefeito Amigo da Criança estimula os municípios a se mobilizarem para avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em maio de 2002, na Sessão Especial pela Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), resultando no documento "Um mundo para a Criança". O Prefeito Amigo da Criança tem parceria da Fundação David e Lucile Packard e apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância.

Metas do Milênio

Em sua nova versão, o Programa Prefeito Amigo da Criança vai monitorar as Metas do Milênio da ONU a partir das metas de impacto, resultados de gestão e ações de participação social. No monitoramento desses resultados, serão considerados o período da gestão (2005-2008), o porte dos municípios, bem como os equipamentos e recursos que dispõem. Também serão consideradas metas para o acompanhamento da implementação do Orçamento Criança e ações integradas e intermunicipais. PMU



Convocação do Beach Soccer de Ubatuba para o campeonato paulista sai na próxima semana

Os atletas de Beach Soccer Ubatuba continuam se preparando para a disputa do 3º Campeonato Paulista da modalidade. “Os jogadores estão se preparando individualmente, pois muitos deles têm trabalho na temporada, mas estão em boa forma, aguardando a convocação do técnico Ednelson Prado”, garante o secretário de esportes e Lazer Bittencurt Jr. “Na próxima semana divulgaremos a relação com os 12 convocados e daremos início aos trabalhos” disse o treinador de Ubatuba, Ednelson Prado.
Ednelson declarou também que terá como base a equipe que disputou os Jogos Regionais de 2006, com algumas alterações. “Alguns jogadores não puderam disputar os Regionais por causa do trabalho, mas estarão à disposição para o paulista”, disse o técnico.
Além de Ubatuba, o campeonato será disputado por equipes de Caraguatatuba, Jacareí, Lorena, São Paulo, Praia Grande, Santo André e Guarulhos, que serão divididas em dois Grupos (A e B) e jogarão contra as equipes de seu grupo (dias 24 a 26), classificando-se as duas melhores pontuadas.
Na fase semifinal (dia 27) os confrontos serão: 1º Colocado do Grupo A X 2º Colocado do Grupo B e 1º Colocado do Grupo A X 2º Colocado Grupo B; as equipes ganhadoras dos dois jogos da fase semifinal decidirão o título do Campeonato Paulista de Beach Soccer.
As rodadas terão início sempre às 14h30 e serão disputados na Arena do Centro Educacional da Mooca, na capital. PMU



Ubatuba define calendário para torneios de águas abertas em 2007

O “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, terá início no primeiro dia de abril, na praia da Almada e será disputado este ano em quatro provas. As demais provas acontecerão no segundo semestre, nas seguintes datas: 7 agosto (Maranduba), 14 de outubro (Lázaro) e 27 de novembro (Cruzeiro).
Mais uma vez os atletas da região poderão participar de uma competição que acontece em algumas das mais belas praias do litoral paulista em percursos de 250, 500, 100 e 3000 metros.
Em 2006, a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba foi a campeã do circuito; a Winner de São José dos Campos ficou em segundo e Taubaté, em terceiro.


Campeonato Paulista

A equipe de Ubatuba também já sabe as datas em que competirá no Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. Defendendo o título do troféu “Waldir de Souza” (prova curta) conquistado em 2006, Ubatuba terá dez desafios entre fevereiro e outubro. A quarta etapa será realizada em Ubatuba, dia 13 de maio na praia do Cruzeiro.
Confira o calendário da Federação Aquática Paulista para 2007:
24 e 25/2 – Ourinhos; 24/3 – Vinhedo; 22/4 –Itirapina; 13/5 – Ubatuba; 17/6 – (local a definir); 8/7 – Ilhabela; 19/8 - São José do Rio Pardo; 2/9 – Timburi; 7/10 – Santos; 27 e 28/10 – São Sebastião; 24/11 – Festa de premiação (local a definir). PMU



Começa a corrida pelas vagas no vestibulinho da E.M. Tancredo Neves

Curso de Administração foi o que mais recebeu inscrições no primeiro dia

Os interessados em uma das 180 vagas oferecidas para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico, no vestibulinho 2007 da EM Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, não têm encontrado problemas para fazer as inscrições. O curso que mais tem chamado a atenção dos candidatos é o de Administração, que teve 82 inscrições, de um total de 182 efetuadas no primeiro dia; o segundo na procura é o curso de Contabilidade, com 49. O curso de Secretariado teve 26 inscrições no primeiro dia, uma a mais que o curso de Turismo.
As inscrições devem ser feitas pela internet, até o próximo dia 17, no site da Prefeitura de Ubatuba,
www.ubatuba.sp.gov.br, onde também pode ser encontrado o edital com todas as informações necessárias. Após a inscrição os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 10 reais em qualquer agência bancária. A prova será realizada no dia 21.

Avaliação

A avaliação dos candidatos será em única fase e constará de prova escrita, composta de 40 questões objetivas, sendo 15 sobre Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, 10 de Matemática e 15 sobre História, Geografia e Ciências. Haverá também um questionário sócio-econômico com 10 questões.

Acesso à inscrição

A Secretaria da Educação de Ubatuba disponibilizou um terminal de computador para os candidatos que não têm acesso à internet e por enquanto a procura tem sido considerada normal. “Tivemos cerca de 25 pessoas no primeiro dia, mas a tendência é o crescimento do interesse, por isso pedimos que não deixem para fazer inscrição na última hora”, disse o secretário de Educação Arnaldo da Silva Alves.
O atendimento da Secretaria de Educação, que fica na Rua Gastão Madeira nº 101, acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h. PMU



Fundart prorroga inscrições para II Festival de Marchinhas Carnavalescas

O objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural, predominante no carnaval do interior paulista, e revelar novos talentos

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba está prorrogando as inscrições para o II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, que acontecerá durante os dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2007, em local ainda a ser definido. Quem tiver interesse em participar, poderá realizar a inscrição até o próximo dia 16. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era comum cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".

O regulamento

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 16 de janeiro, na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº 6, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria.
O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor. Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou em seu site:
www.fundart.com.br

Primeira edição

Na primeira edição do festival, no início deste ano, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. PMU

Voltar