Total de visualizações de página

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Notícias da Prefeitura

Fiscais da Prefeitura de Ubatuba fazem grande apreensão na Praia Grande

Em uma única abordagem, 1000 itens foram apreendidos hoje; de dezembro até agora o número chega a 7000 itens

O Setor de Fiscalização da Gerência de Tributos Mobiliário da Prefeitura de Ubatuba apreendeu na manhã desta quarta-feira, cerca de 1000 itens entre estantes de corda, sandálias, bolsas, chapéus, óculos, cortinas, pulseiras, redes, mantas e outros, que estavam sendo comercializados ilegalmente na Praia Grande. Os fiscais da Prefeitura faziam a ronda na praia quando avistaram uma grande quantidade de produtos do lado de fora de um carro. As mercadorias foram encaminhadas para a Prefeitura.
A Prefeitura tem intensificado as fiscalizações ao comércio ambulante durante a temporada de verão. Do dia 26 de dezembro até hoje os fiscais apreenderam 7000 itens. São óculos, redes, mantas, produtos alimentícios, bijuterias, sandálias, roupas, CD’s, DVD’s, bebidas alcoólicas, bolsas, panelas, artesanato em madeira, carrinhos de sorvete, entre outros, que estavam sendo comercializados ilegalmente dentro do município.


Multas e prazos para apreensões

A mercadoria apreendida é recolhida na Prefeitura. O ambulante tem um prazo de 30 dias para pagar as devidas taxas para a liberação de seus produtos. O valor da multa da apreensão é de R$ 366,00 além de R$ 4,79 que é cobrado pela diária e por produto apreendido. Se o interessado não procurar por sua mercadoria no período estabelecido ela é doada ao Fundo Social de Solidariedade do município. Os produtos alimentícios, com SIF e boa procedência, são destinados para entidades assistências de Ubatuba, mediante a avaliação da Vigilância Sanitária da cidade. Os produtos com procedência duvidosa são encaminhados ao aterro sanitário. O disque denúncias do Setor de Fiscalização é o (12) 3834-1005. PMU



Prefeitura dá continuidade aos estudos para elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo

O processo está em fase de levantamento e diagnóstico; a construção da nova lei contará com o envolvimento de diversos setores

O núcleo gestor que está trabalhando nos estudos para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.) deu continuidade ao cronograma de atividades, com uma segunda reunião, ocorrida nesta terça-feira, 23. No momento, o grupo está trabalhando na fase teórica e de diagnóstico das situações, não tendo, ainda, iniciado efetivamente a formulação da nova lei.
A elaboração da nova lei, que substituirá a Lei nº 711, de 1984, contará com a participação efetiva de diversos segmentos da prefeitura, além de órgãos externos diretamente envolvidos nas questões sobre as quais dispõe a lei.
A intenção é que a lei seja prática e de fácil aplicação. Para isto, o núcleo gestor decidiu basear os estudos na Região Sul de Ubatuba, que possui a maioria dos principais problemas de toda a cidade e pode ser utilizada como exemplo para outras partes do município.
No próximo dia 30, o núcleo gestor volta a se reunir, desta vez recebendo as secretarias municipais que participarão ativamente do processo de elaboração da nova lei e que, após estudo de suas respectivas áreas de conhecimento, apresentarão suas conclusões.

Saiba mais

A L.U.O.S. é um instrumento fundamental para organizar o processo de desenvolvimento de Ubatuba, disciplinando, por exemplo, a construção de imóveis, a localização das áreas agrícolas, áreas de proteção e áreas de especial interesse turístico, entre outros. Para mais informações acesse:
http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=127; http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=128; http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/dicas_interna.asp?codigo=58; PMU



Prefeitura entrega novo trator a agricultores ubatubenses

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizará, no próximo dia 1º, a entrega solene de um trator agrícola, que servirá para auxiliar nas plantações dos agricultores ubatubenses. O evento acontecerá na Praça Bip, com um ato comemorativo, que reunirá produtores rurais em um café da manhã "da roça". No mesmo dia, quinta-feira, acontece também o Mercado do Produtor Rural, que incentiva o escoamento da produção dos agricultores locais.
A secretária da Smapa, Valéria Gelli, afirma que a aquisição desse trator pela prefeitura representa um grande avanço para a agricultura no município. "Quando assumimos a administração, a frota da Smapa estava sucateada para atender a todo o município. Agora, poderemos dar mais atenção aos agricultores", comemora Valéria.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que esta é mais uma meta alcançada. O fomento à agricultura é um de nossos grandes objetivos. "A melhoria da oferta de máquinas e implementos agrícolas é um dos itens que figuram em nosso plano de governo e que agora se concretiza com a aquisição dessa importante ferramenta de trabalho". PMU



Prefeitura alerta população sobre moluscos contaminados por algas em Santa Catarina

O estado de São Paulo não foi atingido pela maré vermelha, portanto, os moluscos produzidos na nossa região podem ser consumidos normalmente

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária de Ubatuba e a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento alerta aos consumidores e comerciantes responsáveis por restaurantes, quiosques e similares, sobre a ocorrência de contaminação de moluscos por algas nocivas, advindos da região de Santa Catarina. A Vigilância orienta à população a não consumir esses animais, que incluem mariscos, ostras e vieiras.

No estado de São Paulo, tudo normal

O estado de São Paulo não foi atingido pela maré vermelha e, portanto, os moluscos produzidos na nossa região podem ser consumidos normalmente. Fiscais da Vigilância Sanitária estão visitando os estabelecimentos da cidade e orientando os proprietários sobre o perigo de contaminação apenas pelos moluscos do estado de Santa Catarina.
A alga em questão libera uma toxina que contamina os moluscos e permanece presente em seus organismos durante, pelo menos, um mês. Nos seres humanos, a toxina pode causar irritações, diarréias, vômitos e processos cancerígenos. PMU



MTV grava programa especial com Nando Reis em Ubatuba

O cantor e compositor recebeu convidados e interpretou suas canções nas areias da Praia Vermelha do Norte

A MTV, canal de TV a cabo especializado em música, gravou em Ubatuba mais um programa para sua grade especial do verão 2007. No último domingo, 21, o show foi por conta do cantor e compositor Nando Reis, na gravação do programa Luau MTV, na Praia Vermelha do Norte.
O programa, que já embalou muitos verões, volta à tela da MTV neste domingo, 28, às 21h, em edição super especial. A gravação em Ubatuba vai ao ar em duas partes: uma neste domingo e a outra no próximo, dia 4 de fevereiro, também às 21h.
No banquinho, com o pé na areia e de violão em punho, Nando interpretou suas canções e recebeu convidados especiais como Andreas Kisser, Samuel Rosa, Lan Lan, Negra Li e Andréia, da banda Canto dos Malditos na Terra do Nunca. O especial contou também com a canção inédita de Nando Reis intitulada "Tentei Fugir".
A edição especial do Luau MTV com Nando Reis em Ubatuba poderá ser vista também nos horários de reprises. A primeira parte vai ao ar novamente na segunda-feira, 29, às 12h e às 18h; na terça-feira, à meia noite, no sábado às 20h e no domingo às 13h. A segunda parte será reprisada nos mesmo dias e horários, na semana seguinte.

Ubatuba escolhida novamente

2007 é o terceiro ano consecutivo que a MTV escolhe Ubatuba como cenário para a gravação de diversos programas a serem exibidos para todo o Brasil. As gravações duraram quase três meses, com início na segunda quinzena de novembro e término com o Luau do último domingo.
Ao todo, foram quatro programas diferentes, gravados em Ubatuba e apresentados na grade da emissora durante todo o verão. Durante o mês de novembro, aconteceram as gravações dos programas "Chá das Minas", que discute assuntos do universo feminino, e "Casal Neura", que tem esquetes em que os atores são os próprios apresentadores, Cazé e Marina, mostram os principais conflitos de um casal à beira-mar.
Em dezembro, aconteceram as gravações do programa "Covernation", comandado por Marcos Mion, também na Praia Vermelha do Norte, com a presença de diversos cantores famosos, interpretando canções de outras bandas.
O "Chá das Minas" vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 20h. O "Casal Neura" pode ser visto ás quartas-feiras, às 21h30 e o "Covernation" aos sábados, às 22h.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a volta da MTV para Ubatuba demonstra que a cidade está preparada para receber mídias de grande porte. "Eventos como esses, além de movimentar ainda mais a cidade, promovem as belezas e o turismo de Ubatuba. Nós incentivamos a vinda das mais diversas mídias para o município, pois elas representam veículos que levam a nossa imagem para todo o Brasil e até mesmo para o exterior”. PMU/MTV



Prefeitura de Ubatuba retoma área pública no Perequê-Açu

A Prefeitura de Ubatuba realizou, na manhã desta quarta-feira, 24, a reintegração de posse da área onde, até então, estava situado o Camping Clube do Brasil, na Praia do Perequê-Açu. A área esteve ocupada durante mais de 30 anos e um processo movido pela prefeitura tramita na justiça desde 1995. No início da semana passada, a Juíza Mônica De Stasi concedeu a sentença favorável à prefeitura, determinando que a área fosse retomada.
No momento da reintegração, não havia a presença de turistas, mas havia sete trailers e quatro barracas, de pessoas que moram fora de Ubatuba. Os trailers foram lacrados e os proprietários que quiserem retirá-los do local deverão fazer o pedido judicialmente. Nesses casos, a assessoria jurídica da prefeitura se coloca à disposição para esclarecer o orientar os proprietários.
A reintegração de posse ocorreu de forma tranqüila, sem a resistência dos funcionários que ainda trabalhavam no local. Para fazer cumprir a determinação judicial, estava presente o oficial de justiça, Pascoal Pitta, o procurador da assessoria jurídica da prefeitura, Ronaldo de Andrade, membros da Guarda Municipal e braçais da prefeitura que foram auxiliar na desocupação.
A prefeitura ainda estuda qual será a melhor utilização da área, mas o prefeito Eduardo Cesar já considera que a reintegração é uma vitória para o município. "Nós estamos trabalhando para recuperar áreas públicas que foram tomadas indevidamente e devolvê-las à comunidade, em forma de projetos que vão atender aos interesses coletivos e não individuais", finalizou o prefeito. PMU



Campanha Verão Limpo 2007 chega a Ubatuba em fevereiro

Atividades acontecem na praia do Perequê-Açu

A praia do Perequê-Açu receberá nos dias 1 e 2 de fevereiro a Campanha Verão Limpo 2007, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB em parceria com a Prefeitura de Ubatuba.
As atividades do evento irão acontecer em um conjunto de tendas instaladas na praia onde banhistas poderão participar de uma extensa programação. Estão programadas atividades que estimulam a consciência ambiental e a preservação dos recursos naturais litorâneos como Oficina cartilha de atividades, com mensagens educativas e figuras para colorir; arena de escultura que prevê atividades de esculturas na areia, focando a limpeza da areia, praia e mar; teatro infantil com temas ambientais e apresentação do Laboratório Móvel de Monitoramento de Qualidade de Águas.
Voluntários de Ubatuba distribuirão à população sacolinhas plásticas para lixo e a “Cartilha sobre Balneabilidade”, contendo informações sobre o trabalho de monitoramento da CETESB nas praias paulistas. Durante o período da operação, que teve início dia 4 de janeiro, em Santos, a CETESB também está intensificando o monitoramento da qualidade das águas utilizadas pelos banhistas, nas praias mais frequentadas, passando a realizar, nestas, mais duas coletas semanais, além das realizadas regularmente aos domingos, e oferecendo uma atualização mais constante dos dados, que são disponibilizados na internet.
A Campanha Verão Limpo 2007 tem patrocínio da COMGÁS Natural, Porto Seguro e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, e apoio da Polícia Militar, PARAMOUNT, DER, DERSA, ECOVIAS e ARTESP. PMU



Prefeitura realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará, neste sábado, 27, uma feira de adoção de filhotes de cães e gatos. O evento acontecerá na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum, das 9 às 12h. Os interessados em adotar um animal de estimação devem ter consciência de que eles vão fazer parte do convívio da família durante muitos anos e precisarão, além do carinho e alimentação, cuidados especiais, como vacinação adequada e visitas ao veterinário.
A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz afirma que esses cuidados serão muito bem retribuídos pelos bichinhos de estimação. "O importante de ter um animal, independente dele ser de raça ou não, é o carinho e a fidelidade que ele dedica à família que o adota. As pessoas que aceitam a oportunidade de adotar um bichinho vira-latas aprendem a gostar do diferente e, geralmente, têm muitas alegrias com eles". PMU



Casa do Brinquedo faz parte do roteiro de férias das crianças em Ubatuba

A Casa do Brinquedo de Ubatuba continua sendo uma opção para as crianças nessas férias em Ubatuba. Atendendo crianças até 12 anos de idade, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h30 e das 17h30 às 19h30 e também aos sábados das 9h30 às 11h30, a Casa do Brinquedo se torna uma roteiro para antes ou depois da praia ou opção nos dias de chuva. “Estamos recebendo visitantes de diversas cidades e todos têm se divertido muito. Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo”, conta Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Fundo Social de Solidariedade.
Com brinquedos e jogos apropriados para as diversas faixas etárias, a Casa do Brinquedo de Ubatuba dispõe de monitores para ajudar nas brincadeiras.Uma das novidades desta temporada é a tenda do Karaokê, onde as crianças soltam a voz em diversos ritmos. Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante e quem vai pela primeira vez precisa apresentar um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608. PMU



Em Ubatuba, ano letivo começa com pais na escola

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizará no próximo dia 7 a abertura do ano letivo, com o projeto “Pais na Escola”. Neste dia, os pais de alunos das Emeis e Ensino Fundamental deverão acompanhar seus filhos até as escolas. Em cada unidade escolar, os pais serão recepcionados pelos professores que explicarão os detalhes da metodologia de trabalho que será desenvolvida durante o ano.
“Não será uma atividade demorada, pois sabemos que muitos pais têm compromissos com o trabalho, mas o comparecimento deles nesse dia é de suma importância para que haja a integração da escola com a família do aluno e os pais possam conhecer as pessoas que estarão com seu filho durante o ano”, diz Akemi Matsuoka, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.
As aulas começam às 7 horas, no período da manhã e às 13h no período da tarde. PMU



Emdurb realiza processo seletivo para operário braçal

Os operários vão trabalhar na manutenção e limpeza de vias públicas, praias, valas, canais, margens de rios, corte de grama, entre outros serviços afins

553 pessoas se inscreveram para o processo seletivo da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), que vai contratar trabalhadores braçais por prazo indeterminado. A prova acontece no dia 4 de fevereiro, em local a ser definido.
São 120 vagas para a função de operário braçal e a contratação dos aprovados será realizada sob o regime da CLT. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais, com remuneração de um salário mínimo mensal e uma cesta básica.
As funções a serem desenvolvidas pelos contratados são referentes a serviços gerais de manutenção das vias e logradouros públicos, assim como limpeza de praias, valas, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias, manutenção de parques e jardins, entre outros serviços afins. PMU



Prefeitura acompanha obra da Sabesp na Salvador Corrêa

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está acompanhando as obras de reparo que estão sendo realizadas pela Sabesp na rede de esgoto que passa na Rua Salvador Corrêa, esquina com a Rua Liberdade.


O problema, que foi diagnosticado no dia 30 de dezembro, é derivado do abatimento da rede de esgoto do local. A Sabesp realizou um paliativo para os dias de mais movimento da temporada e nesta semana iniciou efetivamente o reparo, que deve estar completo até esta quinta-feira, 25.
A equipe da Secretaria de Obras está acompanhando todo o processo, já que dias antes de acontecer a queda na rede de esgoto, a prefeitura havia completado o serviço de pavimentação da Rua Salvador Corrêa. Após a conclusão do serviço por parte da Sabesp, a prefeitura deve pavimentar novamente o local e abrir para o trânsito de veículos.
O gerente da Sabesp de Ubatuba, Iberê Fábio Horie Kumcevicius, afirma que a rede de esgoto que passa por ali é antiga, tem mais de 25 anos. Iberê explica também que o rompimento da rede de esgoto na Rua Salvador Corrêa ocorreu, provavelmente, por causa do proprietário de um imóvel que possui um ramal de ligação de esgoto, que deve ter tido problemas e antes de acionar a Sabesp ou a prefeitura, tentou resolvê-lo sozinho e acabou prejudicando a rede. PMU



Últimos dias para inscrever projetos e propostas de cursos e oficinas na Fundart

Serão aceitos projetos relacionados a artesanato, artes cênicas, dança, artes plásticas, folclore, fotografia, cinema e vídeo, história, geografia, literatura e música

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está aceitando propostas de projetos de cursos, oficinas e parcerias da para o ano de 2007. O prazo para entrega do material termina no próximo dia 30. Os interessados deverão retirar o formulário na própria sede da Fundart ou através da Internet. Serão aceitos projetos relacionados a artesanato, artes cênicas, dança, artes plásticas, folclore, fotografia, cinema e vídeo, história, geografia, literatura e música.
A aprovação dos projetos será feita pelo Conselho Deliberativo da Fundart e serão analisados diversos itens, como qualidade da proposta, a adequação ao tempo de duração do curso e ao espaço disponibilizado ou proposto; o detalhamento claro e coerente da proposta; o currículo do proponente; o tempo de experiência na área cultural pretendida; a relevância sócio-cultural e os custos do projeto. Após julgamento da comissão, o candidato poderá ser chamado para uma entrevista pessoal.
As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente ou por um representante legal, no prédio da administração da Fundart. As propostas deverão ser apresentadas em formulário apropriado disponível no site da Fundação. As eventuais dúvidas referentes ao edital poderão ser esclarecidas na Fundart, situada na Rua Félix Guisard Filho, 06, Centro, de segunda a sexta, em horário comercial, pelo telefone (12) 3833 7000 ou ainda pelo e-mail:
criação@fundart.com.br. O formulário pode ser adquirido pelo site http://www.ubatuba.sp.gov.br/. PMU



Ubatuba precisa de combinação de resultados para seguir no Paulista de Beach Soccer

A equipe de Beach Soccer de Ubatuba continua na luta por uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista da modalidade, que acontece em São Paulo até o próximo domingo.
Na partida de estréia, após um início empolgante, onde a equipe de Ubatuba chegou a liderar o placar por 5 a 2, uma desatenção geral do grupo, somada a garra do time de Santo André fez com que a partida terminasse com o placar de 6 a 5 para a equipe do ABC paulista.
Ubatuba abriu o placar com Osni, mas Santo André empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa Ubatuba ampliou a vantagem com gols de Pérsio, Leandro e Osni; Santo André iniciou a terceira etapa marcando o seu segundo gol e diminuindo a vantagem para 4 a 2, mas Leandro marcou novamente e parecia que Ubatuba se encaminhava para a vitória, porém um pênalti, cometido quando faltavam sete minutos para o final do jogo, foi a senha para a virada do time adversário, que precisou de quatro minutos para mudar o marcador.
Para o técnico Ednelson Prado, o cansaço foi o principal adversário de Ubatuba. “O nosso maior problema foi a falta de homens de marcação no banco de reservas; Santo André usou todos os seus jogadores durante a partida, porem nós estávamos desfalcados e o time cansou no final.”

Combinação de resultados

Na segunda rodada, disputada na quinta-feira, 25, Ubatuba não conseguiu a reabilitação frente à equipe do Guarujá, e foi derrotada pelo placar de 6 a 3. Na outra partida do grupo Jacareí venceu Santo André por 9 a 6.
Ubatuba ainda tem chances de classificação, precisando vencer seu compromisso desta sexta-feira, contra Jacareí por uma diferença de no mínimo 4 gols, e torcer para uma vitória do Guarujá sobre Santo André. A classificação do grupo A tem a equipe do Guarujá (Classificado) com 6 pontos, Santo André e Jacareí, 3 pontos, Ubatuba não pontuou ainda.


Critérios de desempate

Os critérios para definir os classificados, em caso de empate no número de pontos ganhos são os seguintes: maior número de vitórias; confronto direto; saldo de gols; maior número de gols marcados;menor número de gols sofridos; gol average (gols marcados dividido pelos gols sofridos); pontuação disciplinar (soma dos cartões recebidos onde cartão vermelho valerá 3 pontos e cartão amarelo: 1 ponto); sorteio público na sede da FPBS.

Resultados primeira rodada
Ubatuba 5 x 6 Santo André, Sumaré 2 x 11 São Paulo, Caraguatatuba 7 x 6 Lorena, Guarujá 6 x 3 Jacareí

Terceira rodada – 26/01
14h30:Sumaré x Lorena;15h30:Caraguatatuba x São Paulo;16h30: Jacareí x Ubatuba; 17h30: Guarujá x Santo André. PMU

Voltar