Total de visualizações de página

sábado, janeiro 20, 2007

Notícias da Prefeitura

Teatro Mágico cancelado

A Prefeitura de Ubatuba informa que, por motivos técnicos, o evento "Teatro Mágico", que aconteceria neste sábado, 20, foi cancelado. PMU




Prefeito recebe apresentadora do Late Show em seu gabinete

O prefeito Eduardo Cesar recebeu, na manhã desta sexta-feira, 19, a apresentadora Luiza Mell, que comanda o programa Late Show, da RedeTV! O objetivo da visita foi entrevistar o prefeito sobre o programa de esterilização de cães e gatos, que será realizado por meio de uma unidade móvel que percorrerá os bairros e terá início em fevereiro.
A apresentadora iniciou a entrevista parabenizando o prefeito e afirmando que Ubatuba é uma cidade que respeita os animais. Disse também que será madrinha da campanha de esterilização em Ubatuba e voltará à cidade para inaugurar a unidade móvel. Durante a entrevista, Luiza Mell descobriu que Eduardo Cesar, enquanto vereador, foi autor da lei que proíbe circos com animais de se apresentarem na cidade e elogiou a iniciativa.

Late Show Especial Ubatuba

A equipe Late Show esteve em Ubatuba durante toda esta semana, gravando uma série de reportagens sobre a cidade. O Late Show Especial Ubatuba será apresentado ao longo de quatro domingos, com reportagens sobre pontos turísticos, projetos sociais e ecológicos desenvolvidos no município. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está dando apoio logístico às gravações. O primeiro programa sobre Ubatuba vai ao ar neste domingo, 21, a partir das 17 horas, na RedeTV.
Entre os lugares visitados pela equipe durante as gravações, destacam-se a Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix, Aquário de Ubatuba, Museu do Automóvel,
Mirante da Praia Grande, a Gruta que Chora, na praia da Sununga e a Ilha Anchieta, entre outros. Eles realizaram também uma reportagem sobre o projeto social "Escolata", de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

O programa

O Late Show é um programa que fala do relacionamento entre o homem e os animais. Esse programa está no ar há quatro anos e desde o início deste ano, ampliou a sua área de atuação, inserindo em seu contexto ecologia e meio-ambiente.
A primeira viagem realizada com o intuito de mostrar as belezas naturais, aliadas às belezas de atitudes em relação à natureza foi para a Amazônia, série que rendeu oito reportagens pelo Estado.
O Late show Especial Fernando de Noronha e o Late show Especial Maranhão, segundo a produção do programa, foram "um estrondoso sucesso" e agora, a pedido de Luisa Mell, apresentadora do programa, o desejo é divulgar as belezas de Ubatuba. "Tenho uma relação afetiva com Ubatuba porque venho para cá desde criança. Essa é uma cidade abençoada pelas belezas naturais e tem tudo a ver com a nova fase do nosso programa". PMU



Carnaval em Ubatuba tem comissão organizadora

A comissão está buscando as melhores formas de promover o Carnaval neste ano

Com o objetivo de organizar o Carnaval e realizar uma festa cada vez mais bonita em Ubatuba, a prefeitura tomou a iniciativa de montar uma comissão formada por comerciantes, coordenadores de blocos e representantes da prefeitura nas áreas de turismo e de cultura.
A comissão tem se reunido no gabinete da prefeitura para discutir diversos assuntos referentes ao Carnaval 2007 em Ubatuba. Juntos, os componentes da comissão estão decidindo questões relevantes, como: encontrar as melhores formas de promover os desfiles dos blocos, sem que isso impeça o trânsito na Avenida Iperoig, contratação de trio elétrico, implementação do Carnaval à Moda Antiga e outras atrações para moradores e turistas.

Participação

A presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, afirma que os empresários estão satisfeitos por poder opinar e participar das decisões relativas ao Carnaval da cidade. "É a primeira vez na história de Ubatuba que acontece essa abertura por parte da prefeitura. Estamos felizes por podermos colaborar para que o Carnaval seja melhor a cada ano. Nós pretendemos continuar trabalhando juntos, para que o carnaval em Ubatuba tenha uma identidade e se torne mais uma importante atração na nossa cidade".
O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa é mais uma atitude que busca o entendimento e a união entre as pessoas, no sentido de implementar o turismo de qualidade em Ubatuba. "Estamos trabalhando participativamente, com todas as partes interessadas e buscando tomar decisões que agradem a todos e beneficiem a coletividade”, concluiu o prefeito.
Além da comerciante Patrícia Brauer, compõem a comissão, os comerciantes: Lupércio Donizetti e Vagner Nogueira. Representando a Fundart, o presidente da Fundação, Pedro Paulo Teixeira Leite e o folclorista Nei Martins. Da Secretaria de Turismo, participam o secretário Luiz Felipe Azevedo e seu assessor, Silvinho Brandão. Cada bloco carnavalesco também tem seu representante: Bloco da Caxorrada - Silvinho Brandão, Bloco do Galo - Fábio, Turma do Funil - Lucile, Água Doce - Eduardo, Recordar é Viver - Dona Ophélia, Itaguá - Walter, Perequê- Açu - Dirceu, Estufa – Pedro e Guaruçá – Julio. PMU



Prefeitura realiza Feira de Adoção de Cães e Gatos no próximo sábado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará, no sábado, 27, uma Feira de Adoção de filhotes de cães e gatos. O evento acontecerá na Praça Nóbrega, em frente ao antigo Fórum, das 9 às 12h. Os interessados em adotar um animal de estimação devem ter consciência de que eles vão fazer parte do convívio da família durante muitos anos e precisarão, além do carinho e alimentação, de cuidados especiais, como vacinação adequada e visitas ao veterinário.
A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, afirma que esses cuidados serão muito bem retribuídos pelos bichinhos de estimação. "O importante de ter um animal, independente dele ser de raça ou não, é o carinho e a fidelidade que ele dedica à família que o adota. As pessoas que aceitam a oportunidade de adotar um bichinho ‘vira-latas’ aprendem a gostar do diferente e, geralmente, têm muitas alegrias com eles". PMU



Iniciado estudo para instalação de sistema de esgoto na Picinguaba

“Após várias tentativas frustradas, essa é a primeira vez que um passo está sendo dado, efetivamente, a caminho da execução da obra”

Uma reunião ocorrida na noite desta quarta-feira, 17, deu o início oficial aos estudos para a implantação de um sistema de esgoto no Bairro da Picinguaba. O encontro aconteceu na escola da Vila de Picinguaba, e envolveu moradores, membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU), Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba e prefeitura. O começo do levantamento topográfico está previsto para começar na segunda-feira, dia 22, e moradores do bairro estão sendo contratados para auxiliar nesta primeira etapa do projeto.
Segundo o presidente da AEAU, Mauro Bezerra, a instalação de um projeto de instalação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no Bairro da Picinguaba é algo que a comunidade vem buscando desde 1993. "Após várias tentativas frustradas, essa é a primeira vez que um passo está sendo dado, efetivamente, a caminho da execução da obra”, disse.

Parceria bem-sucedida

Bezerra lembrou que a verba destinada a essa primeira etapa do projeto foi disponibilizada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), graças a uma parceria entre a Prefeitura e a AEAU. “Após uma conversa com a prefeitura, a Associação dos Engenheiros tomou a frente dos trabalhos e depois de vários meses de negociações com o Fehidro, finalmente houve o depósito da primeira parcela do dinheiro destinado ao estudo. Este trabalho só está sendo possível por conta da parceria entre a Associação e a Prefeitura de Ubatuba. É gratificante vermos o resultado do nosso trabalho sendo revertido em benefício para a nossa cidade”, disse o presidente da AEAU.

Educação ambiental

O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano da prefeitura, Rafael Ricardi Irineu, falou em nome do prefeito Eduardo Cesar e afirmou estar muito contente com a parceria bem sucedida entre a prefeitura e a AEAU. Rafael falou ainda sobre a contra-partida da prefeitura nesta primeira etapa, que será a instalação de um projeto de Educação Ambiental no bairro. "Nós apoiaremos integralmente o projeto no que for preciso. Contamos com o auxilio da comunidade para os profissionais que estarão trabalhando, dando o maior número de informações possível e permitindo que essas pessoas entrem em suas casas para a medição das propriedades".

As etapas do projeto

A empresa Companhia do Ambiente Ltda, responsável pela coordenação de todos os trabalhos que serão realizados no local, esteve presente na reunião, explicando como acontecerão os trabalhos. A princípio, serão realizados alguns levantamentos sobre a situação topográfica e sócio-econômica do bairro, para depois ser realizado um projeto-básico que apontará alternativas de sistemas de coleta e tratamento. Todo o processo será documentado e, ao seu término, será realizada uma prestação de contas.
Esta primeira etapa é considerada fundamental para a efetiva execução do projeto, pois permitirá a execução de um sistema de coleta e tratamento eficiente. Além disso, esse mesmo estudo poderá ser utilizado posteriormente, em outras obras de melhoria do bairro, como a instalação de um sistema de distribuição de água.
Estiveram presentes: o presidente da AEAU, Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra, o Secretário de Arquitetura e Planejamento, Eng. Civil Rafael Ricardi Irineu, o Assessor de Planejamento da PMU, Sr. René Nakaya, o vice-presidente da Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba, Euler Costa Feijó, conhecido como Lelinho, e comunidade do bairro. PMU



Ubatuba recebe últimas turmas do projeto Interior na Praia

Ubatuba recebe a partir da próxima segunda-feira, 22, a última etapa do projeto “Caravanas do Conhecimento - Interior Na Praia”, versão 2007. Desta vez os alunos de Cajuru, Cândido Rodrigues, Luiz Antonio, Ribeira, Uchoa, Uru e Zacarias (a cidade mais distante desse grupo, 720 quilômetros), terão a oportunidade de conhecer o mar.
Além dos alunos, cada delegação terá quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista, que ficarão alojados na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Até agora, delegações de 13 cidades do interior do estado, tiveram oportunidade de conhecer diversas atrações de Ubatuba.
Os alunos conheceram algumas praias, o Projeto Tamar, a pista de skate e a Praça Trópico de Capricórnio, além de realizarem atividades na escola, como teatro, escolha do Garoto e Garota Interior na Praia e diversos passatempos lúdicos. Um presente especial está reservado a alguns alunos de sorte: um vôo panorâmico de helicóptero sobre a cidade. Os visitantes ficam em Ubatuba até a próxima quinta-feira, 25. PMU



Ong proporciona lazer a crianças de Ubatuba

A Organização Não Governamental (Ong) Passatempo Educativo desenvolveu, entre os dias 15 e 20, uma semana de atividades junto à comunidade do bairro do Taquaral e adjacências.Tendo como base a E.M. José Simeão, uma equipe formada por 18 monitores apresentou a cerca de 150 crianças de 6 a 12 anos o programa “Passatempo de Férias”.
O objetivo do “Passatempo de Férias” é proporcionar atividades lúdicas, ricas em conteúdo, em várias áreas de interesse, através de situações práticas. “As crianças, mesmo em férias, aprenderam brincando, através de ações interdisciplinares”, conta a monitora Paula Caroline de Oliveira Souza. “A Secretaria de Educação de Ubatuba e a diretora da escola, Lea Cristina, nos deram todo o apoio necessário para o trabalho da equipe”, completa Paula.
Brincadeiras como flag football (uma variação do futebol americano, sem contato físico), baseball, bingo ecológico, pequenos grandes pintores, reciclagem de papel, cultura indígena e higiene bucal passaram noções de educação ambiental, artes, saúde, ciências, esportes entre outras matérias.
Para a monitora Carina Cintra Fernandes, as crianças de Ubatuba responderam bem às atividades. “A experiência de trabalhar com as crianças de Ubatuba foi muito boa. Todas são muito receptivas e prontas para o aprendizado”, disse Carina.
A Ong Passatempo Educativo existe há seis anos e já promoveu atividades em Paraty (RJ), São Tomé das Letras (MG), Campos do Jordão, Cunha, Eldorado e Águas de São Pedro (SP), sempre em parceria com as Secretarias de Educação.
O Secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, ressaltou a importância do trabalho da equipe da Ong : “a Secretaria de Educação está sempre pronta para receber projetos como esse, que mesmo nas férias oferece chance de aprendizado para as crianças de Ubatuba. São pessoas que dedicam seu tempo precioso, deixando suas casas para oferecer momentos de lazer educativo às crianças”, disse o secretário. Mais informações sobre a Ong Passatempo Educativo podem ser obtidas no site
www.passatempoeducativo.org.br PMU



Saúde:
Novas ações garantem continuidade de atendimento digno à população

O prefeito cumpriu com sua palavra e o atendimento continua funcionando normalmente

A Prefeitura de Ubatuba está adotando uma série de ações para garantir o bom atendimento à saúde, principalmente durante a temporada de verão. A intenção é que os munícipes e turistas não sejam prejudicados devido ao período de transição gerado pela troca de secretários na Secretaria Municipal de Saúde.
Os salários de todos os funcionários da saúde vinculados aos convênios da Santa Casa foram devidamente acertados nesta sexta-feira, 19, como combinado em reunião entre a prefeitura e os trabalhadores. As cestas básicas foram entregues em forma de vale, de tal modo que os funcionários possam utilizá-los diretamente no supermercado.
A enfermeira Maria de Loretto, da Unidade de Saúde da Família do bairro da Estufa II, diz que valeu a pena acreditar na palavra do prefeito: “é justamente nos momentos de dificuldades que esperamos contar com as pessoas. Para isso, bastou um pouco de paciência e acreditar no que o prefeito estava dizendo. Eu sabia que ele cumpriria sua palavra”.
O prefeito Eduardo Cesar garante que este tipo de problema não ocorrerá novamente: “tivemos dificuldades orçamentárias, mas garanto que isso não se repetirá. Não temos intenção alguma em atrapalhar os serviços de saúde, muito pelo contrário, estamos empenhados em ações que visam tão somente a certeza do bom atendimento”.
De acordo com o Superintendente de Atenção Básica à Saúde, Érico Vasconcelos, uma série de fatores contribuiu para esta situação. “Jamais imaginávamos que isto pudesse acontecer. Muitos fatores contribuíram para isso, como por exemplo, os feriados decorrentes das festas de fim de ano, que impediram a prévia comunicação às pessoas envolvidas. Mas estamos certos de que o ocorrido servirá para, entre outras coisas, fortalecer nossas relações e aprimorar o vínculo com os trabalhadores da saúde e nossa população”.


Novos veículos reforçam ações

Ainda dentro das ações que objetivam a melhoria da qualidade do atendimento à saúde em Ubatuba, a prefeitura adquiriu novos veículos que atuarão na prevenção e no controle de doenças. No início do mês chegaram os três carros restantes dos cinco adquiridos para atuarem no controle de vetores do mosquito da dengue. Os veículos estão em processo de licenciamento e começarão a circular em breve.
O prefeito Eduardo Cesar explica que esses carros são importantes por causa da extensão do município. "Ubatuba é uma cidade que possui muitos bairros distantes e de difícil acesso. Se quisermos ter controle sobre a incidência da doença, devemos trabalhar no município como um todo". Segundo dados da Secretaria de Saúde, a dengue continua sob controle em Ubatuba.
Além da Unidade Móvel de Saúde Bucal, que facilita o acesso das comunidades que residem em localidades mais distantes às ações de prevenção e tratamento odontológico,
outro veículo que vai reforçar as ações da prefeitura é a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos. O trailer, que foi adquirido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será utilizado pelo Centro de Controle de Zoonoses para levar o serviço de castração aos bairros da cidade.
Segundo o Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, tudo indica que as atividades da nova unidade terão início em fevereiro. Para o prefeito Eduardo Cesar, a esterilização dos animais atinge direta e indiretamente a qualidade de vida das pessoas, evitando o abandono de filhotes nas ruas, diminuindo acidentes e riscos de doenças. PMU



Divulgada convocação do beach soccer de Ubatuba para o campeonato paulista

Equipe jogará no grupo A da competição, que começa na próxima quarta-feira

O técnico Ednelson Prado anunciou na sexta-feira, 19, a convocação dos 10 jogadores da equipe que representará Ubatuba no 3º Campeonato Paulista de Beach Soccer, a partir da próxima quarta-feira, 24. Para o gol, foram chamados Maicon e Bittencurt; Fabrício, Lagarto e Roni serão os defensores, e Alex, Pérsio, Reginaldo, Osni e Leandro jogarão mais à frente.
“A equipe se conhece e tem chances de chegar entre as melhores do torneio”, comentou o treinador. “Durante a semana fizemos treinamento em dois períodos, porém, com a proximidade da competição, passaremos a apenas um treino por dia”, disse Ednelson. Neste sábado, a equipe realiza coletivo no período da tarde, na praia do Cruzeiro, preparando-se para a estréia no torneio.

Grupos


O sorteio dos grupos aconteceu na última quinta-feira,18, na sede da Federação Paulista de Beach Soccer. Ubatuba ficou no grupo A, ao lado de Guarujá, Santo André e Jacareí; no grupo B estão as equipes de Caraguá, Sumaré, São Paulo e Lorena.
Os jogos do Campeonato Paulista de Beach Soccer serão disputados na arena montada no Centro Educacional e Esportivo Helio Ribeiro, no bairro da Moóca, na capital paulista.
A primeira fase termina dia 26 e os dois melhores colocados de cada grupo disputam a semifinal no dia 27. A final acontece no dia 28 de janeiro. PMU

Voltar