Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Notícias da Prefeitura

Prefeito dá as boas-vindas às crianças que estão em Ubatuba pelo projeto “Interior na Praia”

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na noite desta segunda-feira, 8, na E.M Padre Anchieta para dar as boas-vindas para as cerca de 200 crianças que chegaram a Ubatuba para o projeto “Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia”. 99% das crianças, que vieram das cidades de Iacanga, Macedônia, Nova Luzitânia, Pirassununga, Ribeirão Bonito e Pradópolis, estão vendo o mar pela primeira vez em Ubatuba.
“Agradeço aos prefeitos de suas cidades e desejo a todos vocês momentos maravilhosos em Ubatuba. Acredito que vocês vão se divertir muito e levar para casa boas lembranças de nossa cidade”, disse Eduardo Cesar.
Em Ubatuba, os visitantes conhecerão as praias do Perequê-Açu, Enseada e Ubatumirim e entre os passeios estão visitas ao Projeto Tamar, pista de skate e Praça Trópico de Capricórnio. Na escola haverá teatro, escolha do Garoto e Garota Interior na Praia e atividades lúdicas com o comunicólogo Jorge Lee, como a Oficina de Comunicação e Expressão que tem como proposta um “jornal ao vivo”. O objetivo é proporcionar momentos lúdicos e de descontração, despertando nos participantes a consciência da importância do trabalho em grupo.
Em todas as praias em que os participantes do projeto visitarem, haverá um salva-vidas fazendo o acompanhamento da delegação. Além dos alunos, cada delegação tem quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista. Estas delegações ficam em Ubatuba até a quinta-feira, 11, e a partir do dia 15 chegam crianças de outras cidades. O projeto “Caravanas do Conhecimento - Interior Na Praia” é realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais. É organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais. PMU



Ação verifica cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nas noites de Ubatuba

Em uma ação conjunta da prefeitura, através das Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social e Segurança Pública de Ubatuba, em parceria com o Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar e os voluntários do Juízo, foi realizada uma ronda na região sul do município, visando fiscalizar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como resultado da operação, um estabelecimento foi fechado, alguns autos de infração foram lavrados e alguns menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar e, posteriormente, a seus pais.
“Desde o ano passado vínhamos realizando ações, mas nenhuma com o apoio de tantas entidades, como dessa vez”, conta o comissário de menores, Luiz Carlos Castilho Jr.
O comissário avisa ainda que grupo dará continuidade a esse tipo de operação durante toda a temporada de verão. “Precisamos tirar o menor das ruas em horário inadequado, evitar o contato dele com álcool e outras coisas que possam lhe trazer prejuízo. A lei existe para ser cumprida e estaremos atentos para que isso seja feito”, disse.
Segundo Castilho, muitos estabelecimentos têm se disciplinado, visando cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Notamos que a maioria dos comerciantes tem se empenhado em obedecer a lei, afixando placas e respeitando os horários, mas precisamos de um apoio maior”.
Outro fator que vem preocupando o comissário é o grande o número de crianças que ficam recolhendo latas nas ruas e praias. “Estamos tirando esses menores das ruas e encaminhando-os aos pais ou responsáveis. Em seguida, procuramos nos reunir com os pais dessas crianças, buscando uma outra forma de arrecadação para a família”.

Artigos da Lei

Conforme consta no artigo 75 da lei 8.069/90, o menor deve freqüentar eventos classificados como adequados à sua faixa etária. É considerado adolescente o jovem com idade entre 12 e 18 anos.
O parágrafo único do artigo 74 da mesma Lei, diz que os proprietários dos estabelecimentos devem afixar em lugar visível, na entrada, informações sobre a natureza do espetáculo e faixa etária especificada no certificado de classificação.
A entrada e a permanência de crianças e adolescentes nos locais que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere também não é permitida, conforme o artigo 80. Já o artigo 81 proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. PMU



Inscrições para o vestibulinho do Tancredo começam nesta quarta-feira

Devido a problemas técnicos, a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba informa que o início das inscrições on-line para o Vestibulinho Tancredo 2007 foi adiado para esta quarta-feira, dia 10, a partir das 12 horas. As inscrições serão feitas somente via Internet, até às 16 horas do próximo dia 17, no endereço eletrônico da Prefeitura de Ubatuba, que é:
www.ubatuba.sp.gov.br.
Para facilitar as inscrições de quem não possui computador, a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Gastão Madeira nº 101, disponibilizará, durante seu horário de expediente, um terminal exclusivo para as inscrições do vestibulinho. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no valor de R$ 10,00 (dez reais).
A prova acontece no próximo dia 21, nas dependências da E. M. Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Av. Rio Grande do Sul, 600 e terá início às 8h30. Os portões serão fechados às 8h, não sendo permitida a entrada de candidatos após este horário. PMU



Casa do Brinquedo de Ubatuba tem programação especial de Verão

Depois de um período fechada ao público para manutenção, a Casa do Brinquedo de Ubatuba volta às atividades nesta quarta-feira, 10, com uma programação especial de verão, em dois horários de funcionamento, das 9h30 às 11h e das 17h30 às 19h. Durante o período das férias escolares, haverá atendimento todas as quartas, quintas e sextas-feiras. A novidade é o atendimento também aos sábados, no período da manhã.
Desenvolvida por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação, a Casa do Brinquedo possui centenas de brinquedos, jogos de mesa e tabuleiro, divididos por faixas etárias. Por essa razão, essa é uma ótima e inovadora opção de lazer para quem tem até 12 anos. As atividades são sempre controladas por monitores e o amplo espaço garante a diversão.
Os menores de cinco anos também podem freqüentar a Casa, porem é necessário o acompanhamento de um responsável. Para quem visita a Casa pela primeira vez, é necessária a apresentação de um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A Casa do Brinquedo de Ubatuba fica na Rua Salvador Correa, 276. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608. PMU

Voltar