Total de visualizações de página

sábado, janeiro 13, 2007

Notícias da Prefeitura

Trilha histórico-cultural com “Filhos da Ilha” já é sucesso neste verão

O diferencial é que a trilha é monitorada por pessoas que viveram ali na época em que o Instituto Correcional da Ilha Anchieta ainda estava em funcionamento

A trilha histórico-cultural oferecida aos visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta tem atraído muitos curiosos para conhecer a história do antigo presídio que ali funcionava e da rebelião de 1952, considerada a maior de toda a história com sucesso de fugas. O grande diferencial da trilha é que os relatos são contados aos turistas por pessoas que nasceram ou viveram ali na época, os chamados “Filhos da Ilha”, o que torna o passeio muito mais atraente e interessante, já que os monitores falam, emocionados, sobre aspectos que, muitas vezes, a história não conta.
“Para nós está sendo maravilhoso. Nós amamos este lugar!”, diz Neuza Almeida, filha do Cabo Herodi, que trabalhava no presídio na época da rebelião. Neuza e o irmão Célio são alguns dos monitores “Filhos da Ilha” que estão trabalhando voluntariamente para não deixar que a história se perca no tempo.
Dionéia da Cruz, filha de um guarda civil, conta que a oportunidade de passar às pessoas as experiências que ela e a família viveram na Ilha está sendo recompensadora. “Não queremos deixar a história morrer. Estar aqui está sendo o maior presente que Deus poderia me dar”, fala emocionada a “filha da Ilha”, que nasceu ali e tinha apenas cinco anos quando ocorreu a rebelião.
O visitante que chega na Ilha Anchieta tem a oportunidade de escolher diferentes tipos de trilhas, todas oferecidas gratuitamente: interpretação ambiental, histórico-cultural ou subaquática. A trilha histórico-cultural monitorada pelos “filhos da Ilha” possui horário fixo para saída, de quinta-feira a domingo, durante todo o mês de janeiro e o feriado de carnaval, em fevereiro. Esta trilha possui oito pontos de interpretação, entre eles as ruínas do presídio, as vilas civil e militar e a capela onde aconteciam os casamentos e batizados, nos quais os monitores vão passando as informações mais interessantes.
O cirurgião-vascular, Lúcio Rodrigues Gomes, turista vindo de Taubaté, ficou impressionado com a trilha: “nós gostamos muito, exatamente porque as informações foram passadas por uma pessoa que viveu aquilo e por isso pode contar os detalhes da história. É um passeio diferente, que mistura cultura e contato com a natureza, num banho de história”, disse o médico.
Rafael, filho do médico Lúcio, tem apenas nove anos, mas ficou encantado com a trilha: “achei muito legal porque gosto de conhecer a cultura de outros lugares. Fiquei um pouco assustado com a história da rebelião porque isso não é comum. O mais legal para mim é que tivemos uma pessoa que conhece a história de verdade para nos contar porque se a gente só visse os lugares não saberíamos de nada”, disse o menino.
A trilha histórico-cultural pode ser feita com agendamento prévio, através do telefone 3832-9059. Recomenda-se o uso de tênis e roupas confortáveis para a realização da trilha.
A trilha com os “Filhos da Ilha” é uma parceria da diretoria do Parque Estadual da Ilha Anchieta com a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo.
Confira os horários de saída:
Quintas, sextas, sábados e domingos: 9h, 11h, 13h e 15h. Com duração prevista de cerca de uma hora cada trilha. PMU



Trilhas subaquáticas são opções de lazer e educação ambiental na Ilha Anchieta

O visitante tem ainda a oportunidade de escolher entre três modelos de trilhas subaquáticas

Os visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta estão sendo presenteados com diversas opções de lazer durante esta temporada de verão. Além das belas praias e do Centro de Visitantes, onde o turista recebe informações sobre o Parque e sobre a postura que deve adotar enquanto está na Ilha, estão sendo oferecidas diferentes trilhas, que devem agradar todos os gostos.
As trilhas subaquáticas são das mais procuradas, já que oferecem o contato direto com o ambiente marinho, proporcionando a oportunidade de apreciar algas, corais, estrelas-do-mar, peixes e parte do ecossistema da região, com acompanhamento de monitores devidamente capacitados. O visitante não precisa, necessariamente, saber nadar, mas deve sentir-se à vontade na água.

Integração com o meio ambiente

Além de poder realizar as trilhas subaquáticas gratuitamente, o visitante da Ilha Anchieta tem três modelos de trilhas para escolher: o mergulho autônomo, o mergulho livre e o aquário natural. Antes do início da atividade, as pessoas ouvem uma pequena explanação sobre a importância do mar e os impactos ambientais, bem como instruções de como se comportar durante a trilha. Ainda parte da preparação para a trilha subaquática, o alongamento e sensibilização.
“O preparo é importante porque além de ser uma atividade esportiva, a trilha envolve a ação da pessoa em todo o ambiente ao redor. Procuramos fazer com que a pessoa apure seus sentidos para estar integrada com o meio e perceber o próprio corpo”, explica o professor do Instituto de Biociências da USP, Flávio Berchez, idealizador do projeto.
Berchez explica também que as trilhas subaquáticas fazem parte de um projeto de educação ambiental que as utiliza como instrumento. “As trilhas não têm tanto a ver com biologia, mas com a transformação interna e externa do indivíduo”, acredita o professor, que desde 2002 trabalha voluntariamente com o projeto de trilhas subaquáticas.

Modelos

Todos os modelos de trilhas subaquáticas têm acompanhamento de monitores e iniciam da mesma forma: palestra, alongamento e sensibilização. O mergulho autônomo é realizado com cilindro e tem a duração de 45 minutos, com acompanhamento individual.
O livre é feito com snorkel e máscara, seguindo um trajeto demarcado ao longo do costão rochoso, utilizando balsas de flutuação e fichas plastificadas com informações sobre os organismos que normalmente podem ser avistados durante a trilha. Este modelo tem duração de uma hora e pode ser realizado com até quatro pessoas por monitor. Há paradas em pontos de interpretação, quando o monitor passa informações aos visitantes. “O ponto principal para nós é o ganho afetivo dos que participam das trilhas. Muitos ficam emocionados e sensibilizados com o que vêem e ouvem durante as atividades”, acrescenta o professor Berchez.
A outra opção é a visita ao aquário natural, que dura trinta minutos e a pessoa fica com a água na altura da cintura, tendo a oportunidade de enxergar os organismos marinhos com a utilização de cones que funcionam como máscaras de mergulho. Esta trilha pode ser feita por até cinco pessoas por monitor. Todos os modelos de trilha podem ser agendados quando o visitante chega na Ilha Anchieta, junto aos monitores, mediante o preenchimento de ficha de inscrição, diariamente, até o dia 31 de janeiro.

Capacitando monitores da comunidade local

Com a intenção de criar novas opções de turismo e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda para a comunidade local, o professor e coordenador do projeto de trilhas subaquáticas, Flávio Berchez, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, está oferecendo o curso de capacitação em monitoria para quatro jovens da Vila Picinguaba, no extremo norte do município. Andressa, Nilmara, Amanda e Tatiane estão recebendo aulas teóricas e práticas, juntamente com a conceituação correta sobre a educação ambiental.
Para Berchez, o fato de haver monitores locais pode fazer com que as trilhas subaquáticas se estendam durante outros meses do ano e sirvam como base para concepções de outros modelos de trilhas, inclusive em terra.
“O turismo, normalmente, é baseado sempre nas mesmas atrações e isto é ruim. A criação de novas opções que, simultaneamente, sejam fonte de renda e alternativas que proporcionam a evolução do monitor e do participante, são muito menos impactantes que o turismo convencional. Estes monitores podem se tornar multiplicadores e levar a idéia do projeto a outros lugares e pessoas”, explica o professor. Uma das idéias é a realização de trilhas subaquáticas na Ilha das Couves, também na região norte de Ubatuba.
“Nossa intenção é ensinar outras pessoas, aplicar o que aprendemos aqui na Vila Picinguaba e na Ilha das Couves. Espero dar continuidade a este trabalho, proporcionando oportunidades e despertando interesses”, conta Andressa Fernandes Tenório.
Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, a participação de moradores da comunidade da região norte no projeto das trilhas é uma oportunidade única e que deve ser muito bem aproveitada. “O professor Berchez abriu mão de seu tempo livre para capacitar estas moças, por isso quero agradecê-lo em nome de toda a prefeitura e de todo o município, que também tem muito a ganhar com a continuação deste projeto em outros pontos de Ubatuba”. Mais informações sobre as trilhas subaquáticas podem ser obtidas através do telefone 3832-9059. PMU



Ubatuba tem novo secretário de Saúde

Tomou posse nesta semana, o novo secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Maurício Oliveira Silva. Ele foi escolhido pelo prefeito Eduardo Cesar por sua capacidade técnica em administração. Maurício é graduado em Ciências Políticas e Sociais, com especialização em Administração de Recursos Humanos e pós-graduado em Administração de Empresas.
O novo secretário é um profissional com mais de 20 anos de experiência, adquirida principalmente em empresas. Sua atuação se destaca nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos. Seu último cargo foi justamente na Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, atuando na gestão das unidades básicas de Saúde e Programa de Saúde da Família, além das unidades de atendimentos específicos, como a de Atenção às Moléstias Infecto-Contagiosas, incluindo Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS; Centro de Atenção Psicossocial; Clínica de Fisioterapia e Reabilitação e Centro de Especialidades Médicas. PMU



Ubatuba aguarda chegada da segunda turma do programa Interior na Praia

Chegam a Ubatuba nesta segunda-feira, 15, as delegações da segunda turma de participantes do projeto “Caravanas do Conhecimento - Interior Na Praia”, versão 2007.
Desta vez Ubatuba receberá alunos entre 9 e 12 anos, das cidades de Guaira, Hortolândia, Piraju, Rancharia, Taquarituba, Tatuí e Valparaíso, que verão o mar pela primeira vez.
A delegação de Valparaiso, que fica na região de Araçatuba, a 784 Km de distância (mais de 9 horas de viagem) é a que enfrentará a maior viagem entre todas que virão à Ubatuba este ano.
Cada delegação terá quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista, totalizando aproximadamente 280 pessoas que ficarão alojadas na E.M. Padre José de Anchieta.

Despedida

Na manhã de sexta-feira, 12, as delegações de Iacanga, Macedônia, Nova Luzitania, Pirassununga, Ribeirão Bonito e Pradópolis, deixaram o alojamento da Escola Anchieta, levando na bagagem momentos inesquecíveis. O último passeio foi à praia do Perequê-Açu, na tarde de quinta-feira,11, em um momento em que o tempo nublado, que predominou durante toda a semana, deu uma trégua, e permitiu que os jovens visitantes aproveitassem momentos de verdadeiro verão em Ubatuba.
Edison Soller, coordenador das atividades em Ubatuba, comentou a primeira semana do projeto em Ubatuba. “Para as crianças e também para alguns monitores, tudo era novidade. As praias, ondas, os passeios e brincadeiras, tudo era motivo de festa e alegria. Agora vamos nos preparar para receber, da mesma forma, nossos próximos visitantes”, disse o coordenador. PMU



Santa Casa finaliza convênio com Samesp

A Santa Casa de Ubatuba finalizou, nesta semana, o convênio com a empresa Samesp. O motivo da suspensão foi a falta de acordo na nova tabela de cobrança de serviços hospitalares da Santa Casa. O serviço de auditoria da Santa Casa está revendo os contratos de todos os convênios existentes na instituição. Segundo os auditores da Santa Casa, existe uma grande defasagem nos valores das tabelas dos convênios, que deverão ser corrigidos brevemente. PMU



Fundart prepara apresentações musicais para o mês de janeiro

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura, realiza neste mês diversas apresentações musicais, que pretendem agradar a todos os gostos e idades. Serão quatro grupos diferentes, todos derivados da Banda Lira Padre Anchieta, que levarão ao público o melhor da música popular e erudita. A primeira apresentação acontece neste sábado, 13, com o quarteto de clarinetas chamado "Saia Justa", especializado em música erudita, geralmente interpretada por grupos pequenos, como esse. O evento acontecerá na Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 20h45.
Ao longo do mês, os amantes da boa música poderão assistir também às apresentações do grupo "Tupinambrás", especializado em música brasileira, com ênfase no choro e bossa nova. O diferencial dessa banda são os arranjos personalizados e a experimentação musical.
Outro grupo interessante de ver e ouvir é o "Solstício Maior", que é mais voltado ao público infantil e abrange vários gêneros, misturando música, teatro e poesia. Durante a apresentação o grupo realiza diversas performances e toca desde cirandas infantis e folclore, até música popular.
A Banda Lira Padre Anchieta também realizará apresentações, com um repertório bem variado que inclui sucessos do cinema, da Música Popular Brasileira, Jazz e Rock. Vale a pena conferir. Anote a programação em sua agenda e participe da vida cultural de Ubatuba!

13 - SÁBADO
20h45 - Pça Exaltação à Santa Cruz
Apresentação Musical
QUARTETO SAIA JUSTA

14 - DOMINGO
21h - Pça Anchieta - Casarão do Porto
Apresentação Musical
BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA

20 - SÁBADO
20h45 - Pça Exaltação à Santa Cruz
Apresentação Musical
GRUPO TUPINAMBRÁS

21 - DOMINGO
21h - Pça Anchieta - Casarão do Porto
Apresentação Musical
BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA

27 - SÁBADO
20h - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
20h45 - Pça Exaltação à Santa Cruz
Apresentação Musical
GRUPO SOLSTÍCIO MAIOR

28 - DOMINGO
21h - Pça Exaltação à Santa Cruz
Apresentação Musical
BANDA SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA PMU



Cine Elektro exibe filmes na Avenida Iperoig

A empresa Elektro, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, realiza mais uma vez no município, o projeto Cine Elektro. O evento acontecerá no próximo dia 21, um domingo, na Avenida Iperoig, ao lado do Centro de Informações Turísticas. O projeto promete chegar à cidade causando impacto com uma carreata que percorrerá as principais ruas do Centro.
Os filmes serão exibidos em uma tela de 4 x 10 metros. O primeiro filme, voltado para o público infantil, será exibido às 20h20 e chama-se "Carros", uma animação produzida pela Disney. O segundo filme tem início marcado para as 22h20 e trata-se da superprodução "Superman – O Retorno". PMU

Voltar