Total de visualizações de página

sábado, julho 08, 2006

Notícias da Prefeitura

Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, inicia no próximo dia 22, a Campanha de Vacinação contra a raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 17 de agosto, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, da mordida de um animal infectado. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado. As comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação. PMU



Formatura do Proerd reforça a luta de Ubatuba contra as drogas

A formatura da turma do primeiro semestre de 2006 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo) reuniu cerca de mil alunos das escolas das redes municipal e particular de Ubatuba. A cerimônia, realizada no Salão da Igreja São Francisco, nos últimos dias 5 e 6, contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Eduardo Cesar, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Cap. Ivo de Oliveira Lopes e a secretária de Educação, Patrícia Pereira.
Durante as solenidades, os alunos puderam acompanhar vídeos mostrando o trabalho da Polícia Militar, além de apresentaram redações premiadas sobre o combate às drogas, números musicais e coreografias, todas muito aplaudidas pelo público, que lotou o salão.
Os soldados PM Renato Vella e Beatriz de Oliveira, responsáveis pelas aulas em Ubatuba, conduziram o evento, sempre interagindo com as crianças do auditório. A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou que o trabalho de combate às drogas deve continuar com o auxílio dos pais.“A parceria com a Polícia Militar, nos possibilita mostrar para as crianças como elas devem agir para ficar longe das drogas, mas é importante lembrar também que esse trabalho não acaba na formatura; continua em casa, com os pais. Por isso a participação deles á fundamental à partir de agora”, disse a secretária.
“É bom ver que essas crianças já têm a noção do mal que a droga pode causar. Por isso temos buscado atuar em conjunto, oferecendo educação e esporte, para mantê-las longe das drogas. Estamos construindo novas salas de aula, quadras poliesportivas, enfim, novos espaços para nossas crianças”, disse o prefeito Eduardo Cesar que acompanhou a solenidade de formatura na quinta-feira, 6.
O Capitão PM Ivo, presente na cerimônia de quarta-feira, 5, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Ubatuba nesses 9 anos em que o Proerd acontece no município.Desde 1998 cerca de 14 mil crianças já foram atendidas pelo programa no município. As crianças tiveram 16 aulas com noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre escolares e auxílio ao desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência; os pais tiveram palestras com temas sobre comunicação com os filhos, noções básicas sobre uso de drogas até resolução de conflitos e a violência. PMU



Artesanato, cultura popular e música erudita na programação da Fundart

Festas regionais e Festival de Inverno são destaques da Programação Cultural de Ubatuba no mês de julho. Graças a uma parceria da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) com a Secretaria Estadual de Cultura, algumas atrações do Festival de Inverno já conhecido em cidades como Campos do Jordão, virão para Ubatuba neste mês. No domingo, dia 9, às 21h o auditório da Fundart servirá de palco para uma apresentação musical de canto lírico dos Jovens Cantores da Universidade Livre de Música.
Dentro do projeto, acontecerão também duas exibições de cinema, com um filme infantil e outro adulto, brasileiro. Festa da Mandioca e Festa do Divino animarão o público, com comida típica, manifestações culturais e shows. Outro ponto alto da programação de julho é a Exposição de Artesanato, que está encantando centenas de pessoas no Casarão da Fundart. Confira a programação e participe! PMU

01 a 31 - Casarão do Porto
EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DE UBATUBA

7 a 9
FESTA DA MANDIOCA

7 a 16 - Pça. Exaltação da Santa Cruz
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

8 - SÁBADO
16H - Casarão do Porto
OFICINAS MUSICAIS
Apresentação dos trabalhos realizados no primeiro semestre das Oficinas Lira do Amanhã, Musicalizar é Preciso, Piano, Rabeca e Canto Coral.

9 - DOMINGO
21H - Auditório da Fundart
APRESENTAÇÃO MUSICAL DE CANTO LÍRICO
Jovens Cantores (ULM - Universidade Livre de Música)

22 - SÁBADO
19H - Pça. Benedito Inácio Pereira (Praça Bip)
Cinema Infantil - A Ilha do Terrível Rapaterra
20h30 - Pça. Benedito Inácio Pereira
Cinema Adulto - Houve uma vez dois verões

29 - SÁBADO
20h - Casarão do Porto
Serestas e Seresteiros



Campanha do agasalho em Ubatuba ultrapassa 24 mil peças

Balanço parcial foi divulgado pelo Fundo Social de Ubatuba

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba divulgou balanço parcial da Campanha do Agasalho 2006. Até a tarde de quinta-feira, 6, já haviam sido contabilizados 24.437 peças. Esse número se aproxima dos 25.322, obtidos em 2005 e a marca pode ser alcançada, pois ainda existem postos que não fizeram a entrega das doações.
O Fundo Social recebeu nesta semana diversas doações, entre elas a das escolas estaduais, que arrecadaram 8.822 peças, sendo a que mais arrecadou foi a Escola Maria Alice Alves Pereira, na Marafunda, que como prêmio recebeu um kit esportivo.
Outra doação importante que foi recebida nesta semana foi a dos Escoteiros e da Loja Maçônica Luminares do Atlântico. “O coração dos moradores de Ubatuba está sempre disposto a colaborar. Agradeço a participação de todos os envolvidos, que mais uma vez deram um show de solidariedade”, disse a presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise Cesar. PMU



Ubatuba participa do 13º Surf & Beach Show

Ubatuba esteve presente no 13º Surf & Beach Show, que aconteceu de 4 a 7 de julho, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo montou um estande com o objetivo de divulgar o projeto “Ubatuba Pura Aventura”, que trará para a cidade diversos eventos envolvendo esportes radicais. O prefeito Eduardo Cesar esteve presente no dia de Abertura e manteve contato com representantes da cidade de Mar del Plata, a “Capital do Surf” na Argentina.

Surf & Beach Show

A Surf & Beach Show é o maior evento comercial dos segmentos surf, skate e moda praia da América Latina. Na última edição, registrou 40 mil visitantes e movimentou negócios da ordem de R$ 230 milhões. Essa feira atrai uma grande concentração de compradores para um ambiente descontraído e propício para vendas. PMU



Final da Copa Filipe Garcez de Futebol Society acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira, 7, a final da “I Copa Filipe Garcez de Futebol Society”, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Na abertura da rodada, jogam SMEL X Engº Aylson, na disputa pela medalha de bronze; em seguida o time do JK enfrenta a equipe do Ronaldo. As partidas acontecem a partir das 19 horas, na Quadra da Piscina Municipal.
O torneio, que contou com a participação de 12 equipes, homenageou a Filipe Garcez, empresário apaixonado por esportes, em especial o futebol. Filipe faleceu em 12 de maio de 2000, aos 42 anos, vítima de um enfarte fulminante, enquanto disputava uma partida de futebol. Seus familiares estarão presentes para acompanhar a final do torneio que leva seu nome. PMU

Voltar