Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 28, 2006

Notícias da Prefeitura

Conferência de Cultura traz novas propostas para o Plano Diretor

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) realizou, nos dias 25 e 26 deste mês, um encontro para discutir as diretrizes básicas da área cultural para o Plano Diretor no município. A discussão foi dividida em dois temas centrais: macro e microcultural. Participaram do encontro o vice-prefeito Domingos dos Santos, o secretário de Segurança Andrade Henrique, coordenadores dos grupos setoriais da Fundart, professores, artistas e profissionais ligados à área.
O primeiro tema teve subdivisões como: políticas de estado, ações de governo, identidade cultural, gerenciamento e acesso aos bens culturais e inclusão digital. No tema microcultural, os participantes se dividiram em grupos de Artesanato, Folclore, Música, Artes Plásticas, Cinema e Fotografia, Artes Cênicas, Inclusão digital, Patrimônio Histórico, Arquivo e Literatura e elaboraram propostas específicas para cada área.
Durante cerca de seis horas, dentre muitas idéias, foram sugeridas a criação de um Fórum Permanente de Cultura, instalação de centros culturais nos bairros, criação do Centro de Tradições Caiçaras, possível tombamento de grupos e costumes tradicionais do município, criação de um Fundo Municipal de Cultura, etc.
No primeiro dia, o arquiteto Renato Nunes abriu o encontro explicando a metodologia do Plano Diretor que está sendo realizado pela Prefeitura em todo o município, e como a área da cultura estará integrada no plano. No segundo dia, o encontro foi aberto pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, que discorreu sobre o histórico de Ubatuba, descrevendo em detalhes sua geografia e como foi sendo ocupada pela população ao longo dos anos. Ele mencionou também a destruição dos costumes das comunidades tradicionais e a importância da preservação do que ainda resta.
Dentro das propostas específicas, estão: a construção de um auditório, de um salão de exposições, de um Arquivo Municipal e outras que em breve estarão disponíveis no site da Fundart. O presidente da Fundação, Martiniano Vianna, falou sobre a importância do encontro para a definição de metas para os próximos dez anos na área cultural. “É fundamental a participação da sociedade nesse processo, para sugerir, fiscalizar e cobrar do poder público ações efetivas nesse âmbito”, disse. PMU



Defesa Civil doa mel a projeto de apoio a pacientes oncológicos

O mel doado servirá de matéria-prima para a fabricação de um remédio feito à base de babosa, mel e cachaça

A Defesa Civil de Ubatuba, órgão ligado à Prefeitura Municipal, realizou uma doação de mel ao “Projeto Convivendo”, na manhã desta quarta-feira. O enxame foi retirado do telhado de uma casa no Bairro Itamambuca. As abelhas foram encaminhadas para o Apiário da Defesa Civil e o mel servirá de matéria-prima para a fabricação de um remédio caseiro utilizado por pacientes com câncer em fase de tratamento.
Segundo a diretora-presidente do projeto, Nélia Carvalho, a quantidade de mel doada será suficiente para fornecer o remédio para cerca de 47 pacientes. Depois de retirado o mel da colméia, a cera servirá para a produção de quadros alveolados, que servem para ambientar as abelhas em suas novas casas, no apiário. PMU



Prefeito de Ubatuba conhece instalações dos jogos regionais de Lorena

O objetivo é preparar-se para receber os jogos em 2007

O prefeito Eduardo Cesar visitou nesta quinta-feira, 27, a delegação de Ubatuba que participa dos 50º Jogos Regionais, na cidade de Lorena. O prefeito foi levar seu apoio aos atletas ubatubenses que permanecem na disputa, como os do beach soccer, que disputarão a medalha de bronze no final de semana, as equipes de karatê, tênis e ginástica rítmica.
Eduardo aproveitou para conhecer as instalações preparadas por Lorena para os Jogos deste ano. Acompanhado pelos secretários de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., Fazenda, Gilson da Silva, por membros da Secretaria de Obras de Lorena e por uma delegação de esportistas e engenheiros de Ubatuba, o prefeito observou como deve preparar a cidade para receber os Jogos em 2007.
A comitiva visitou o Centro Social Urbano, os ginásios da escola Mário Covas e da UNISAL e o Clube Comercial, além da Escola Milton Ballerini, onde funcionam o comitê dirigente e a sala de imprensa.
Procurado por repórteres de diversas cidades, Eduardo garantiu que Ubatuba fará uma grande festa para receber os 51º Jogos Regionais em 2007. “Queremos fazer uma festa, no mínimo igual à que Lorena preparou este ano. Já demos inicio às obras que terão a qualidade que os Jogos Regionais merecem”, disse o prefeito.

Contagem regressiva

Para o prefeito de Ubatuba os Jogos já começaram. “Entramos na contagem regressiva para uma das edições mais bonitas dos Jogos. A competição, por si só já é um espetáculo que reúne alguns dos melhores atletas do Brasil, isso, aliado às belezas naturais de Ubatuba, tornarão os 51º Regionais inesquecíveis”, disse Eduardo.
Durante a visita, o prefeito também manteve contatos com Darcio Lucca, Presidente do Comitê Dirigente dos Jogos e Lauro Gonçalves, diretor da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer do Estado (SEJEL).
Após percorrer os locais, Eduardo almoçou com os atletas, na E.M. Climério Galvão César, local onde a delegação de Ubatuba está alojada.

Resultados 26/07

Voleibol (feminino) - Guarulhos 3 X 1 Ubatuba

Beach Soccer (feminino) - Ubatuba 1 X 3 Lorena

Voleibol (masculino) - Ubatuba 0 X 2 Taubaté

Tênis (masculino) - Ubatuba 2 X 0 Lorena

Beach Soccer (masculino) - Ubatuba 6 X 5 Ilhabela

Handebol (feminino) - Ubatuba 18 X 27 Cruzeiro

Handebol (masculino) - Ubatuba 23 X 30 Poá

Resultados 27/07

Tênis (masculino) - Ubatuba 0 X 2 Suzano

Biribol (masculino) - Ubatuba 2 X 0 S. Sebastião / Ubatuba 2 X 0 Guarulhos

Handebol (feminino) - Ubatuba 6 X 36 Pindamonhangaba

Classificação final por Modalidade até 27/07

Modalidades Oficiais

Ginástica Artística Feminina sub 21 – 5º lugar
Tênis de Mesa Feminino sub 21 – 4º lugar
Basquete Masculino livre – 8º lugar
Capoeira Feminino – 7º lugar
Capoeira Masculino – 8º lugar
Ciclismo Masculino – 4º lugar
Ciclismo Feminino – 2º lugar
Damas – 5º lugar
Ginástica Artística Masculina livre – 7º lugar
Tênis de Mesa Masculino livre – 7º lugar
Vôlei de Praia Masculino – 8º lugar

Modalidades Extra–oficiais

Kung Fu Feminino – campeão
Kung Fu masculino – 3º lugar
Futmesa – campeão PMU



Festival do Camarão será matéria no Programa de Adriane Galisteu


O repórter Juliano Ceglia, do Programa Charme, comandado por Adriane Galisteu e veiculado pelo SBT virá para Ubatuba, especialmente para cobrir a 13ª edição do Festival do Camarão. O evento, que acontecerá na Praia da Almada já é famoso pelas delícias derivadas do camarão e a ênfase na cultura caiçara. A matéria do programa abordará aspectos da vida dos pescadores, como a construção e corrida de canoas.
O Festival, que começou nesta quinta-feira, dia 27, vai até o dia 30 de julho. Além dos pratos típicos, feitos à base de camarão, diversos eventos estão programados durante todos os dias, das 12 às 22 horas. O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao saborear pratos como: bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão e muitas outras delícias, o público poderá assistir a apresentações de capoeira, danças folclóricas, shows populares, soltura de tartarugas, teatro e muitas outras atrações. PMU



Conselho Municipal de Turismo elege sua primeira diretoria

Com a eleição da diretoria, o CMT avança na busca do desenvolvimento turístico em Ubatuba

O Conselho Municipal de Turismo (CMT) elegeu, na última quarta-feira, 26 de julho, sua primeira diretoria e que deve estar à frente do Conselho durante os próximos dois anos. A escolha de Pedro Paulo Orabona para presidente foi unânime. Para vice-presidente o escolhido foi Fernando Esteves Pedreira (Associação da Baia do Mar Virado); Gustavo Ferreira (Associação Náutica) foi eleito como secretário e Raquel Muniz (OAB) será a segunda secretária.
Pedro Paulo Orabona, que representa a Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba foi aclamado em sessão ordinária do Conselho, que também votou e aprovou seu regimento interno. Também foi eleita durante a sessão, a primeira comissão setorial, da área náutica, que trabalhará no projeto de implantação do píer do Itaguá.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a posse da diretoria do CMT marca o início efetivo dos trabalhos deste Conselho. “Estamos cumprindo com mais um compromisso, que é o de instituir um Conselho Municipal de Turismo para definir ações para incrementar esta que é nossa principal atividade econômica”, disse o prefeito.
Luiz Felipe Azevedo, secretário municipal de Turismo, acredita que “Ubatuba determinou seu caminho, definindo a transformação da cidade em um destino turístico profissional. Cada setor de interesse atuará de modo objetivo, entendendo que o sucesso do todo é o sucesso de cada um. Estamos diante de uma grande e histórica oportunidade, a hora é de trabalho, temos que pensar, agir e nos direcionar para o desenvolvimento turístico de Ubatuba”, afirmou Luiz Felipe.

Membros capacitados

Para que o grupo possa trabalhar de forma otimizada, um grande trabalho de capacitação foi realizado no primeiro semestre deste ano. Os membros participaram de oficinas de nivelamento com o moderador José Gabriel Pesce, considerado atualmente um dos melhores profissionais brasileiros no ramo do turismo.
O empresário Alfredo Cunha Filho, dono de um restaurante em Ubatuba e um dos integrantes do Conselho, participou da capacitação. Ele afirma que ações como essa ajudam a “melhorar a cabeça do empresário”. “Nós precisamos saber o que queremos do turismo em Ubatuba. Algumas cidades estão investindo no turismo popular. Eu acho que nós, aqui, temos potencial para trabalhar com um turismo qualificado, com famílias que vêm para cá e fazem a economia se movimentar. O Conselho tem a função de dividir essa responsabilidade com o prefeito, dar sugestões, batalhar junto com ele para que as coisas aconteçam. Temos que aproveitar que o prefeito Eduardo Cesar nos dá essa abertura para conversar e discutir o que é melhor para a nossa cidade.”

Planos para o futuro

O Conselho Municipal de Turismo é uma ferramenta para que a população possa atuar diretamente nas propostas para que esse segmento se faça de forma organizada e sustentável. Para tanto, ele é dividido por setores de interesse. Dessa forma, cada cidadão poderá atuar, dando sugestões e opiniões que poderão compor o Plano Municipal de Turismo. O arquiteto Daniel Corrêa, conselheiro que representa o Instituto de Arquitetos do Brasil em Ubatuba explica que o Conselho é uma nova estrutura de poder. “Nós somos responsáveis por fazer uma ponte entre a população e o poder público. Nossa função é ouvir, discutir, buscar soluções e batalhar pela realização das metas que traçamos a partir dos anseios da sociedade ubatubense. A criação e implementação desse conselho já é um grande avanço para a nossa cidade”.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a mobilização da sociedade representa a garantia de que os seus anseios serão atendidos, de forma que a coletividade só terá benefícios. “Nós vivemos em uma cidade onde a natureza é abundante e preservada. Somente isso já nos coloca em uma posição privilegiada em relação ao turismo. Se conseguirmos organizar a cidade de forma a oferecer produtos de qualidade em todos os sentidos, temos grandes chances de tornar Ubatuba uma referência nacional e internacional. Mas para isso, é preciso que todos trabalhem juntos, sociedade civil e poder público”. PMU

Voltar